quarta-feira, 24 de abril de 2013

25 de abril: São Marcos, evangelista


Evangelho (Mc 16,15-20): Naquele tempo, Jesus apareceu-se aos onze e disse-lhes: «Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Eis os sinais que acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes e beberem veneno mortal, não lhes fará mal algum; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados». Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu e sentou-se à direita de Deus. Então, os discípulos foram anunciar a Boa Nova por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra pelos sinais que a acompanhavam».

Mons. Agustí CORTÉS i Soriano Bispo de Sant Feliu de Llobregat (Barcelona, Espanha)

Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura

Hoje haveria muito do que falar sobre por que não se ouve com firmeza e convicção a palavra do Evangelho? porque nós os cristãos, guardamos um silêncio suspeitoso sobre o que acreditamos, apesar da chamada à “nova evangelização”. Cada um fará sua própria análise e mostrará sua interpretação particular.

No entanto, na festa de São Marcos, ouvindo o Evangelho e olhando para o evangelizador, só podemos proclamar com segurança e agradecimento onde está a fonte e em que consiste a força de nossa palavra.

O evangelizador não fala porque assim o recomenda um estudo sociológico do momento, nem porque o manda a “prudência” política, nem porque “ele tem vontade de dizer o que pensa”. A ele lhe foi imposto uma presença e um mandato, desde fora, sem coacção, mas com a autoridade de quem é digno de toda credibilidade: «E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura». (cf. Mc 16,15). Quer dizer, que evangelizamos por obediência gozosa e confiadamente.

Nossa palavra, por outro lado, não se apresenta como uma mais no mercado das ideias ou das opiniões, mas que tem todo o peso das mensagens fortes e definitivas. De sua aceitação ou rejeição dependem a vida ou a morte; e sua verdade, sua capacidade de convicção, vem pela via testemunhal, isto é, aparece acreditada pelos signos de poder em favor dos necessitados. Razão pela qual, é propriamente, uma “proclamação”, uma declaração pública, feliz, entusiasmada, de um fato decisivo e salvador.

Por que, então nosso silêncio? Medo, timidez? Dizia São Justino que «aqueles ignorantes e incapazes de eloquência, persuadiram pela virtude a todo o gênero humano». O signo o milagre da virtude é nossa eloquência. Deixemos pelo menos que o Senhor no meio de nós e conosco realize sua obra: estava «Os discípulos partiram e pregaram por toda parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.» (Mc 16,20).

Reflexão:
Marcos 16,14: OS SINAIS QUE ACOMPANHAM O ANUNCIO DA BOA NOVA. Jesus aparece aos onze discípulos e os reprova por não haver acreditado nas pessoas que o haviam visto ressuscitado. Não acreditaram em Madalena (Mc 16,11), nem nos dois que iam pelo campo (Mc 16,13). Várias vezes Marcos se refere à resistência dos discípulos em crer no testemunho daqueles e daquelas que experimentaram a ressurreição de Jesus. Por que é que Marcos insiste tanto na falta de fé dos discípulos? Provavelmente, para ensinar duas coisas. Primeiro: que a fé em Jesus passa pela fé nas pessoas que dão testemunho Dele. Segundo: que ninguém deve desanimar quando a dúvida surge no coração. Até os onze discípulos tiveram dúvidas!

Marcos 16,15: A MISSÃO DE ANUNCIAR A BOA NOVA A TODA CRIATURA. Depois de haver criticado a falta de fé dos discípulos, Jesus lhes confere a missão: “Ide por todo mundo e proclamai a Boa Nova a toda a criatura. O que acreditar e for batizado, se salvará e o que não acreditar, se condenará”. Aos que tiverem a coragem de acreditar na Boa Nova e forem batizados Jesus promete os seguintes sinais: expulsarão demônios, falarão novas línguas, agarrarão serpentes e o veneno não lhes fará mal algum, imporão as mãos sobre os enfermos e estes ficarão curados. Isto acontece hoje:
Expulsar demônios: é lutar contra o poder do mal que mata a vida. A vida de muitas pessoas é melhor por ter entrado na comunidade e por ter começado a viver a Boa Nova da presença de Deus em sua vida;
Falar novas línguas: é começar a comunicar-se com os demais de forma nova. Às vezes, encontramos uma pessoa que não tínhamos visto, porém, parece que a conhecemos há muito tempo. É porque falamos a mesma língua, a linguagem do amor;
Vencer o veneno: existe muitas coisas que envenenam a convivência. Muitas fofocas que causam estragos na relação entre as pessoas. Quem vive na presença de Deus vive acima de tudo isto e consegue que este veneno terrível não o moleste;
Curar os enfermos: em toda parte aparece uma consciência mais clara e mais viva da presença de Deus, aparece também um cuidado especial com as pessoas excluídas e marginalizadas, sobretudo, para os enfermos. Aquilo que mais favorece na cura é que a pessoa se sinta acolhida e amada.

Marcos 16,19-20: ATRAVÉS DA COMUNIDADE JESUS CONTINUA SUA MISSÃO. O próprio Jesus viveu na Palestina e acolheu os pobres de seu tempo, revelando assim o amor do Pai, este mesmo Jesus continua vivo no meio de nós, em nossas comunidades. Através de nós Ele quer continuar sua missão para revelar a Boa Nova do amor de Deus aos pobres. A ressurreição acontece até hoje. Leva-nos a cantar: “Quem nos separará, quem nos separará do amor de Cristo, quem nos separará?”. Nenhum poder deste mundo é capaz de neutralizar a força que vem da fé na ressurreição (Rm 8,35-39). Uma comunidade que quer ser testemunho da Ressurreição tem que ser sinal de vida, tem que lutar contra as forças da morte, para que o mundo seja um lugar favorável à vida, tem que acreditar que o outro mundo é possível. Sobretudo, naqueles países onde a vida da gente corre perigo à causa do sistema de morte que nos foi imposto, as comunidades devem ser uma prova viva da esperança que vence o mundo, sem medo de ser feliz!

PARA REFLEXÃO PESSOAL
• Como acontecem em minha vida estes sinais da presença de Jesus?
• Quais são os sinais que mais convencem as pessoas da presença de Jesus no meio de nós?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO