domingo, 24 de março de 2013

Coroa das Dores de Nossa Senhora



INTRODUÇÃO
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém.
Nós vos louvamos Senhor, e vos bendizemos!
Porque associastes a Virgem Maria à obra da salvação.
Nós contemplamos Vossas Dores, ó Mãe de Deus!
E vos seguimos no caminho da fé!

Primeira Dor – Profecia de Simeão
Simeão os abençoou e disse a Maria, sua Mãe: “Eis que este menino está destinado a ser ocasião de queda e elevação de muitos em Israel e sinal de contradição. Quanto a Ti, uma espada te transpassará a alma”.
Um Pai nosso e sete Ave Marias
Oração: Deus nosso Pai, pelas palavras de Simeão predisseste uma vida de sofrimento para a Mãe do vosso Filho. Concedei, Vos pedimos, que a exemplo da mesma Virgem Maria, cujo coração foi transpassado pela espada da dor, saibamos enfrentar os sofrimentos desta vida e ser solidários com os sofrimentos dos irmãos. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém!

Segunda Dor – Fuga para o Egito
O anjo do Senhor apareceu em sonho a José e disse: “Levanta, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e fica lá até que te avise. Pois Herodes vai procurar o menino para matar!” Levantando-se, José tomou o menino e a mãe e partiu de noite para o Egito. (Mt 2,13-14)
Um Pai nosso e sete Ave Marias
Oração: Deus nosso Pai, fizestes da Virgem Maria, Mãe do Vosso Filho, a mulher forte que conheceu a pobreza e o sofrimento, a fuga e o exílio. Suplicantes, Vos pedimos, que a exemplo da Virgem das Dores, saibamos lutar para defender a vida e os direitos fundamentais da pessoa humana, contra as injustiças e a perseguição dos prepotentes. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém!

Terceira Dor – Maria procura Jesus em Jerusalém
Acabados os dias da festa da Páscoa, o menino Jesus ficou em Jerusalém sem que os pais o percebessem. Pensando que estivesse na caravana, andaram o caminho de um dia e o procuraram entre parentes e conhecidos. E não achando, voltaram a Jerusalém a procura dele. (Lc 2,43-45)
Um Pai nosso e sete Ave Marias
Oração: Deus Nosso Pai, por três dias Maria e José procuraram aflitos seu Filho Jesus. Suplicantes, Vos pedimos, que amparados pela Virgem das Dores, busquemos sempre na penitência e na conversão, o reencontro com Vosso Filho e sejamos solidários com tantas crianças de rua, vitimas da injustiça social, da desagregação familiar e da violência. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém!

Quarta Dor – Jesus encontra sua Mãe no caminho do Calvário
Ao conduzir Jesus, agarraram um certo Simão de Cirene que vinha da lavoura e o encarregaram de levar a cruz atrás de Jesus. Seguia-o grande multidão de povo e de mulheres que batiam no peito e o lamentavam. Voltando-se para elas Jesus disse: “Filhas de Jerusalém, não choreis por mim! Chorai por vós mesmas e por vossos filhos”. ( Lc 23,26 - 27)
Um Pai nosso e sete Ave Marias
Oração: Deus Nosso Pai, no caminho do Calvário, Vosso FilhoJesus e Maria Sua Mãe se encontram. Suplicantes, Vos pedimos, que a exemplo da Virgem das Dores, saibamos ir ao encontro dos que sofrem, compreendendo, compartilhando e aliviando suas dores. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém!

Quinta Dor – Maria aos pés da cruz de Jesus
Junto à cruz de Jesus estavam de pé Sua Mãe, a irmã de Sua Mãe, Maria de Cléofas e Maria Madalena. Vendo a Mãe e perto dela o discípulo a quem amava, disse Jesus para a Mãe: “Mulher, eis aí teu filho!” Depois disse para o discípulo: “ Eis aí a tua Mãe”.
Um Pai nosso e sete Ave Marias
Oração: Deus Nosso Pai, ao pé da cruz unistes a Virgem Maria aos sofrimentos do Vosso Filho, fazendo-a corredentora da humanidade. Suplicantes, Vos pedimos, que a exemplo da Virgem das Dores, saibamos colocar-nos aos pés das infinitas cruzes de nossos irmãos e irmãs, para levar-lhes conforto e esperança de libertação. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém!

Sexta Dor – Maria recebe Jesus descido da cruz
Chegada a tarde, porque era o dia da preparação, isto é, a véspera de sábado, veio José de Arimatéia, um membro ilustre do tribunal dos judeus, entrou decidido na casa de Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Pilatos ficou admirado que ele já houvesse morrido. Mandou chamar o oficial e perguntou se Jesus já estava morto. Informado pelo oficial, deu o cadáver a José, que retirou o corpo da Cruz, envolveu-o num lençol de linho e o depositou num túmulo escavado na rocha. Em seguida, rolou uma pedra sobre a entrada. (Mc 15,43-46)
Um Pai nosso e sete Ave Marias
Oração: Deus Nosso Pai, estando “tudo consumado”, o corpo do Vosso Filho foi descido da cruz e entregue nos abraços de Maria, Sua Mãe. Suplicantes, Vos pedimos que a exemplo da Virgem das Dores, tenhamos os braços sempre abertos para acolher os excluídos da sociedade, escutar seus clamores e solidarizar-nos com eles, na luta pela libertação. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém!

Sétima Dor – Maria deposita Jesus no Sepulcro
Os discípulos tiraram o corpo de Jesus e o envolveram em faixas de linho com aromas, conforme é costume de sepultar os judeus. Havia um jardim perto do local onde fora crucificado e no jardim um sepulcro novo onde ninguém ainda fora depositado. Foi ali que puseram Jesus. (Jo 19,40-42)
Um Pai nosso e sete Ave Marias
Oração: Deus Nosso Pai, a Virgem Maria acompanhou o Seu Filho à sepultura. Suplicantes, Vos pedimos, que a exemplo da Virgem das Dores, caminhemos lado a lado com os que sofrem, para criarmos com eles uma aliança de amor, que os conduza à glória na ressurreição. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO