sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Batismo do Senhor



Caros irmãos
Devido à viagem que farei neste fim de semana, e para que vocês não fiquem sem a Lectio Divina do domingo, estou adiantando as meditações da festa do Batismo do Senhor e, abaixo, a meditação do dia 12 de janeiro, sábado da féria do Natal.  Segunda-feira, com fé em Deus, retornaremos à normalidade.
Rezemos uns pelos outros.
Marco Antônio, otcarm.

«… em Ti pus toda a minha complacência»

 Pe. Luciano Miguel, sdb

A festa do Batismo do Senhor dá início ao Tempo comum, após toda a dinâmica celebrativa do Natal. Jesus, de repente, cresce para a sua missão, para o anúncio do Reino. Agora é “homem novo”, “filho muito amado”, predileção de Deus. É agora aquele a quem todo o crente deve seguir, assumindo radicalmente as suas atitudes e o seu projeto. É pelo Espírito que se revela a verdadeira identidade de Jesus: ser Filho. A sua missão na história e o seu destino são compromisso na obra do Pai. E Ele sabe que consequência terá esta missão e este compromisso: a salvação de todos os homens na abundância da sua vida sem fim.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 3,15-16.21-22) - Naquele tempo, o povo estava na expectativa e todos pensavam em seus corações se João não seria o Messias. João tomou a palavra e disse-lhes: «Eu vos batizo com água, mas vai chegar quem é mais forte do que eu, do qual não sou digno de desatar as correias das sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com o fogo». Quando todo o povo recebeu o batismo, Jesus também foi batizado; e, enquanto orava, o Céu abriu-se e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corporal, como uma pomba. E do Céu fez-se ouvir uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado: em Ti pus toda a minha complacência».

SEGUNDA-FEIRA

PALAVRA - Naquele tempo, o povo estava na expectativa e todos pensavam em seus corações se João não seria o Messias.
Ao longo da História de Israel houve momentos em que o desejo de vinda do Messias invadia a todos. Esta era uma dessas ocasiões. Para mais, aparecera João Batista que, pela sua pregação e estilo de vida coerente, acalentava ainda mais as expectativas e esperança do povo.

MEDITAÇÃO
Como o povo de Israel, hoje também a humanidade inteira espera a vinda de um “messias”. Há mesmo povos e franjas da sociedade que gritam desesperadamente por ele. A vida tornou-se impossível. Já não sofrem apenas a escravatura política de outros povos, mas também a escravatura social, econômica, psicológica, afetiva. A vida já perdeu sentido e a escravidão tudo domina através da violência, da ânsia do poder, da injustiça, da corrupção. E o pior de tudo é que nos entregamos nas mãos de falsos messias que só trazem mais desilusões. Falta-nos o discernimento e a coragem. E a nós cristãos falta-nos descobrir e potenciar a força revolucionária e libertadora que recebemos há já tantos anos no Batismo, a força do Espírito que habita em nós. Jesus é realmente o nosso Messias.

ORAÇÃO
Senhor, os teus conterrâneos esperavam-Te para os “purificares com uma água limpa e um Espírito novo” que lhes mudasse o “coração de pedra em coração de carne”. Sinto também eu a necessidade da Tua vinda para nos libertares e purificares? Anseio-a com todas as fibras do meu coração como os teus conterrâneos Te esperavam? Acabamos de Te deixar como “Deus Menino nascido num presépio” e de repente surges como o Messias adulto que João anuncia. Dou-me conta que a ternura de Belém se transformou numa exigência concreta, exterior, visível, repleta de compromissos? Dá-me consciência, Senhor, de que Tu és de ontem, de hoje e de amanhã, de Belém e do Calvário, o Deus da ternura e da exigência.

ACÃO
Procurarei lutar hoje contra a instalação e a mediocridade no meu agir de cidadão e de cristão.

TERÇA-FEIRA

PALAVRA - João tomou a palavra e disse-lhes: «Eu vos batizo com água, mas vai chegar quem é mais forte do que eu, do qual não sou digno de desatar as correias das sandálias.
João prima, como sempre, pela honestidade, verdade e humildade: ele não é o Messias, afirma-o com todas as letras. Marca perfeitamente a diferença quase abismal entre os dois, entre o seu batismo e o do Messias que o povo espera e que já está perto. Põe Jesus mesmo no topo, pois nem sequer nas correias das sandálias d’Ele, João é digno de tocar.

MEDITAÇÃO
A honestidade e a humildade de João hoje soam a escândalo. Perante tanta ânsia de poder mesmo aniquilando a dignidade do outro, frente à ânsia de aparecer e de parecer que hoje permeiam o sector público e privado, certamente haveria quem não deixaria perder a oportunidade de João Batista para subir na escala social. No momento presente ninguém pode negar esta triste realidade. Como reajo eu a tais comportamentos? Acusando? Condenando? Desesperando? Ou procurando ir contra a corrente mesmo nas coisas e fatos mais insignificantes? Ou pior ainda, deixando-me arrastar por essa corrente? O meu sentir íntimo e agir exterior são tais que interpelam positivamente as pessoas que vivem ao meu lado?

ORAÇÃO
Tu disseste, Senhor: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”! E ainda: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Ajuda-me, Senhor a reconhecer-me na verdade, a fim de que, como João Batista, eu não pretenda aparecer mais do que sou. Que me veja tal como Tu me vês e veja os outros como são a teus olhos. Que me sinta feliz e livre perante tudo e todos pois sei que a teus olhos sou amado como “filho único”. Que alegria saborear a liberdade na verdade!

AÇÃO
Tentarei hoje, nas relações com as outras pessoas, pôr em prática a verdade do ditado: “Mais vale ser do que ter ou parecer”.

QUARTA-FEIRA

PALAVRA - Ele vos batizará com o Espírito Santo e com o fogo.
João explica ao povo a diferença entre o seu batismo apenas de água e o do Messias que seria no Espírito e no fogo. Ou seja, enquanto o dele apenas era um convite à conversão, o de Jesus teria capacidade para purificá-los e lhes perdoar os pecados. Mais tarde Jesus recordá-lo-á a Nicodemos: “Quem não renascer pelo Espírito…”

MEDITAÇÃO
É pelo Espírito Santo que Deus atual nos sacramentos. Nós apenas costumamos fixar-nos na parte visível, mas essa não é a principal. Como adultos, procuramos reviver o grande acontecimento do nosso Batismo? Tomamos consciência que, a um dado momento, assumimos livre e responsavelmente a realidade do nosso Batismo que os nossos pais e padrinhos prometeram em nosso nome? Que projeção tem o Batismo, início da nossa filiação divina, na vida de cristãos que levamos? Sentimo-nos comprometidos com as promessas aí feitas? Sentimo-nos batizados e habitados pelo Espírito?

ORAÇÃO
Senhor, que eu me recorde que o Batismo foi o ponto de partida da minha vocação e missão para o Reino. A partir desse momento Tu, o Pai e o Espírito Santo começastes a habitar em mim. Santíssima Trindade, louvada sejais, porque me escolhestes para vossa morada. E continuais nesta pobre e mal arranjada casas. Que pouca atenção Vos presto como meus hóspedes! Não são sentimentalismos: Vós dissestes que viríeis habitar em mim e não voltais atrás, pois as vossas palavras são habitadas.

AÇÃO
Se me for possível entrar hoje numa igreja com pia batismal, ficarei uns instantes junto dela, recordando o que ai – ou noutra igreja distante – aconteceu entre Deus e mim. Se isso não for possível na realidade, imaginá-lo-ei e louvarei ao Senhor por me ter concedido a primeira e grande graça do Batismo.

QUINTA-FEIRA

PALAVRA - Quando todo o povo recebeu o batismo, Jesus também foi batizado;
O Evangelho apenas nos indica a sucessão dos acontecimentos. Jesus parece dar a vez a todos, ficando Ele para o fim. Mesmo assim em nada se faz notar diferente dos outros. Embora sendo Filho de Deus, alinha-se ao lado de todos aqueles que necessitavam de um batismo de penitência e conversão. Tremendo exemplo de humildade e de comunhão conosco. Aceita o Batismo de água para transformá-lo em Batismo também de Espírito Santo.

MEDITAÇÃO
Inserindo-se no grupo de João Batista, e submetendo-se a um ato público de humilhação, Jesus como que abre um novo estilo de esperar o Messias. Já não são apenas os Judeus mas também os pagãos que vêm escutar João e batizar-se. O batismo de Jesus como que abre as portas à universalidade de filhos de Deus. Se Santo Agostinho diz que “Jesus foi batizar-se para nos deixar uma fonte de limpeza: desde que Ele desceu ao rio a água tudo purifica”, São Paulo avança mais e afirma que “todos os que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo; já não há judeu nem grego…”. O Batismo de Jesus passa a ser o anúncio do “homem novo” em que todos nós nos tornamos ao sermos batizados. É o universalismo da salvação.

ORAÇÃO
Diante do Teu batismo, Senhor, penso no que foi e tem sido o meu. Terá durando os quinze minutos como muitos de agora? Que relação tive depois com as pessoas que me levaram a pia batismal? Tudo se reduziu a um mero rito momentâneo? E como o vivo agora? Dá-me a consciência de que a partir desse momento eu comecei a ser Teu filho querido. Que eu viva como “homem novo” marcado pelo Espírito desde esse momento.

AÇÃO
Procurarei ler algo na Sagrada Escritura que me recorde que a partir do Batismo fiquei marcado e comprometido para uma missão concreta no Reino.

SEXTA-FEIRA

PALAVRA - E, enquanto orava, o Céu abriu-se e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corporal, como uma pomba.
São Lucas associa aqui o Batismo e a oração. Como em várias outras passagens do seu Evangelho, é nos momentos em que Jesus reza que a glória de Deus se manifesta mais visivelmente. Aqui é o céu que se abre e o Espírito Santo desce em forma de pomba. Batismo, oração e Espírito Santo são inseparáveis.

MEDITAÇÃO
A oração cria um ambiente adaptado para a revelação de Deus e ao mesmo tempo apresenta-nos a Jesus na sua plena humanidade, necessitando confiar-se ao Pai para conhecer qual era a sua missão e como realizá-la plenamente. A comunhão entre Jesus e o Espírito torna-se aqui mais que evidente. Por isso João diz que Jesus nos batizará “com o Espírito e com o fogo”. Jesus atual no Espírito e pelo Espírito. Temos consciência que não é apenas no Batismo mas em todos os Sacramentos que o Espírito está presente e atuante? Como O sentimos, por exemplo, na Eucaristia e na Reconciliação? O Espírito não desce apenas sobre Jesus mas permanece em Jesus. Temos consciência que também está em nós?

ORAÇÃO
A pomba era o símbolo do Espírito já desde o Gênesis. Hoje temos outros símbolos e manifestações do Espírito. Basta recordar os seus sete dons: a sapiência, o entendimento, o conselho, a fortaleza, a ciência, a piedade e o temor de Deus. E também os seus frutos: a caridade, a alegria, a paz, a paciência, a benignidade, a bondade, a longanimidade, a mansidão, a fé, a modéstia, a continência e a castidade. Dai-me, Senhor, a graça de eu conseguir fazer de cada uma destas palavras – destes Dons - uma presença sentida, vivida e atuante da habitação do Espírito Santo em mim.

AÇÃO
Ao longo do dia procurarei viver, com gestos e atitudes concretas, um dos dons ou dos frutos do Espírito Santo.

SÁBADO

PALAVRA  E do Céu fez-se ouvir uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado: em Ti pus toda minha complacência».
O Céu abre-se para descer o Espírito Santo e a voz que, pelo seu conteúdo, é evidentemente a do Pai. E assim no Batismo de Jesus torna-se presente a Santíssima Trindade. “Fez-se ouvir uma voz”. Quem a ouviu? Quem captou a divindade que o Pai confere ao Filho com estas palavras? Para além de toda a dimensão visível e audível, o texto encerra uma grande manifestação do Deus Uno e Trino.

MEDITAÇÃO
Antes vimos a comunhão de Jesus com o Espírito Santo. Agora trata-se da comunhão com o Pai. Jesus inicia com o Batismo - e com a ternura especial do Pai -, a sua missão de servo sofredor: a sua vida pública. De onde vem esta “complacência”? Precisamente da atitude do Filho que em tudo procura cumprir a vontade do Pai. São Paulo recorda-nos: “Pelo Batismo sepultamo-nos juntamente com Ele, para que, assim como Cristo ressuscitou dos mortos, mediante a glória do Pai, assim caminhemos nós também numa vida nova”. “Vida nova”, “fazer a vontade do Pai”, “Viver como batizados”. Aceitamos estes desafios?

ORAÇÃO
Deus Pai, também Tu me chamas a ser teu filho muito amado. Concedeste-me esse dom logo no dia do meu Batismo. Hoje te dou graças por isso e Te peço perdão se eu me esqueci desse teu dom divino; se me esqueci de que a partir desse momento a “minha vida ficou escondida com Cristo em Ti”. Perdão se eu vivi esta filiação quase envergonhado. Que eu me recorde, todos os dias, que todos os que procuram fazer a Tua vontade, são amados por Ti como filhas e filhos diletos.

AÇÃO
Deixarei espaço, hoje, para uma presença da Santíssima Trindade em mim, à semelhança de Maria habitada continuamente por aquele Deus que a seduziu, a cativou e a tornou Co-redentora da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO