segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

TRÍDUO DE SÃO JOÃO DA CRUZ



ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS:
Deus, nosso Pai, São João da Cruz viveu os mistérios da vossa morte e ressurreição. Ele fez a experiência do vosso amor e por vós foi provado na fé e no sofrimento. Mediante o trabalho interior, conseguiu descobrir os tesouros da vossa graça. A seu exemplo, fazei que cada um de nós progrida na vida espiritual e caminhe para vós. Encontremos na vossa Palavra estímulo e consolação e, na comunhão com nossos irmãos, vos encontremos na partilha de todos os dons recebidos.  Senhor, enviai-nos o vosso Espírito, o Espírito Santo que é "doador da vida", que é a água viva que jorra da fonte, Espírito de Amor e de liberdade, Espírito que nos concede a liberdade de filhos de Deus e irmãos em Jesus Cristo. Espírito que nos convoca e nos reúne numa mesma família, povo de Deus a caminho do vosso Reino. São João da Cruz nos inspire o gosto pelas coisas do alto, e nos ensine a vos amar com todas as nossas forças e de todo o nosso coração.

1.º DIA – AS QUATRO NOITES DE SÃO JOÃO DA CRUZ - Um resumo da doutrina de São João da Cruz:

   São João da Cruz fala de quatro "Noites", duas passivas e duas ativas; duas dos sentidos e duas do espírito.
São elas:
   - noite ativa dos sentidos;
   - noite ativa do espírito;
   - noite passiva dos sentidos;
   - noite passiva do espírito.
   As duas primeiras são tratadas no livro "Subida do Monte Carmelo", e as duas últimas no livro "Noite Escura". As "Noites" são o mesmo que purificações. Noites "ativas" são aquelas purificações que a alma opera pelo seu próprio esforço e luta; é a parte ascética. Noites "passivas" são aquelas em que é Deus mesmo quem age e purifica; é a mística.

   A "NOITE ATIVA DOS SENTIDOS", consiste em toda sorte de penitências e mortificações dos sentidos, procurando não sentir gosto ou prazer em nada que venha dos sentidos. S. João da Cruz resume essa etapa de mortificações dizendo que a alma deve em tudo imitar Cristo, e deve em tudo tentar assemelhar-se a Ele, que não buscou o que lhe agradava, que não tinha onde reclinar a cabeça, e que não tinha melhor alimento que não fosse fazer a vontade do Pai.

   A "NOITE ATIVA DO ESPÍRITO" consiste numa purificação das três potências da alma: inteligência, vontade e memória. Consiste numa espiritualização dessas três faculdades, purificando-as por meio das três virtudes teologais. Assim, a fé deve purificar e substituir a inteligência; a caridade deve purificar e santificar a vontade; e a esperança deve purificar e espiritualizar a memória.

   A "NOITE PASSIVA DOS SENTIDOS", consiste num estado místico, ou numa forma de oração em que a alma nada sente, nada experimenta, nada prova. É um período de deserto, trevas, aridez, desolação e noite. A alma sente-se abandonada por Deus. Deus retira aquelas "doçuras" e "suavidades" que a alma costumava encontrar na oração. No entanto a alma que está na "noite passiva do sentido", está muito adiantada, e ela sente, as vezes, que nunca esteve tão próxima de Deus e da verdade como agora que anda nas trevas, na aridez e na escuridão. A "noite passiva do sentido" é a preparação para a "vida mística". A "vida mística" ou "oração mística", se caracteriza de maneira especial pela passividade. É quando a alma não fala mais, não discursa mais, não tem mais palavras e permanece em silêncio amoroso diante de Deus. O início da "oração mística", consiste na "oração de simples olhar". É quando a alma apenas olha e cala, mas tem a vontade firmemente fixa e presa no objeto do seu olhar. A "noite passiva do sentido" é a entrada na "vida mística"; é quando a alma entra em si mesma e só encontra trevas e vazio. No entanto, estas trevas e vazio, são cheias de luz. Pois a alma compreende que está bastante adiantada na vida espiritual, e também porque recebe muitas luzes e compreensões a respeito de Deus. A noite passiva do sentido é a entrada na via mística, pois prepara a passagem da meditação discursiva para a oração contemplativa (mística). João da Cruz costuma de maneira especial usar o termo "Noite Escura", para as "purificações passivas".
   São João da Cruz nos dá três sinais sobre quando se está pronto para passar da oração discursiva, para a oração contemplativa:
   - O 1º sinal é não poder meditar nem discorrer com a imaginação, nem gostar disso como antes; ao contrário só acha secura no que até então o alimentava e lhe ocupava o sentido.
   - O 2º sinal é não ter vontade alguma de pôr a imaginação nem o sentido em outras coisas particulares, quer exteriores, quer interiores.
   - O 3º sinal, e o mais certo, é gostar a alma de estar a sós com atenção amorosa em Deus, sem discorrer com o intelecto, em paz interior, quietação e descanso, sem atos e exercícios intelectuais; mas apenas com a atenção e advertência geral e amorosa em Deus.
   No princípio, entretanto, quando começa este estado, quase não se percebe essa notícia amorosa. Primeiro, porque no começo, costuma ser a contemplação muito sutil e delicada e quase insensível; segundo, porque tendo a alma se habituado à meditação (discursiva), cujo exercício é totalmente sensível, com dificuldade percebe esse novo alimento insensível e puramente espiritual. Em geral, a passagem da oração discursiva (meditação) para a oração contemplativa ou mística, se dá após um longo período da "noite passiva dos sentidos".

   A "NOITE PASSIVA DO ESPÍRITO" consiste num tipo de sede ardente, ou de forte saudade de Deus. A alma toma forte consciência de seus defeitos e imperfeições e sente-se abrasada em uma imensa sede amorosa por Deus.
   Essa é a última das purificações, ou noites; após vêm um estágio denominado Desposório Espiritual, e por fim o Matrimônio Espiritual, que é o estado mais elevado que se pode atingir nesta terra, e que consiste numa plena união com Deus e numa total divinização da alma.

LADAINHA DE SÃO JOÃO DA CRUZ
Senhor tende piedade de nós!
Jesus Cristo tende piedade de nós!
Senhor tende piedade de nós!
Jesus Cristo ouvi-nos!
Jesus Cristo atendei-nos!
Deus Pai do Céu tende piedade de nós!
Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós!
Deus Espírito Santo tende piedade de nós!
Santíssima. Trindade que sois um só Deus tende piedade de nós!
Santa Maria Mãe e Esperança dos Carmelitas, rogai por nós!
São José, Patrono do Carmelo,
Santo Elias, Patriarca do Carmelo
Santa Teresa de Jesus,
São João da Cruz,
Doutor Místico,
Cantor do Amor de Deus,
Pai do Carmelo Descalço,
Modelo de Carmelita,
Sacerdote de Deus Altíssimo,
Serafim de piedade,
Mártir de amor,
Mestre de espiritualidade,
Imagem do Cristo sofredor,
Santo da oração e penitência,
Santo da desnudez espiritual,
Santo do despojamento,
Glória da Santa Igreja,
Tocado pelo Verbo de Deus,
Inundado pela sabedoria do Espírito Santo,
Amigo do Amado,
Retrato vivo de Cristo,
Enamorado de Deus,
Conhecedor dos segredos divinos,
Trovador de Maria,
Modelo da Igreja orante,
Alma de oração,
Contemplativo ardoroso,
Apóstolo infatigável,
Intercessor poderoso,
Mensageiro do Amor,
Príncipe dos poetas de Deus,
Águia das alturas celestes,
Doutor da Fé,
Profeta do Tudo e dos nadas,
Mestre da subida ao Monte Carmelo,
Peregrino das noites escuras e luminosas,
Guia na Noite Escura,
Cantor da formosura de Deus,
Coração em Chama viva,
Alma inflamada de amor,
Sedento da Fonte divina,
Atraído pelo infinito,
Coração de missionário,
Caminhante infatigável,
Amigo dos pobres,
Saúde para os doentes,
Consolo para os que sofrem,
Homem forte,
Homem manso e suave,
Homem celestial e divino,
Glória da família carmelitana,
São João da Cruz obedientíssimo,
São João da Cruz casto e pobre,
São João da Cruz pacientíssimo,
São João da Cruz, glória do Carmelo e da Igreja,
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo.
Perdoai-nos, Senhor!
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo.
Ouvi-nos, Senhor!
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo.
Tende piedade de nós!
V. Rogai por nós, S. João da Cruz.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos:
Ó Deus, que inspirastes ao presbítero São João da Cruz, extraordinário amor pelo Cristo e total desapego de si mesmo, fazei que, imitando sempre o seu exemplo, cheguemos à contemplação da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

ORAÇÃO FINAL
Nós vos agradecemos, ó Deus porque suscitastes na vossa Igreja e no Carmelo São João da Cruz, sacerdote santo que caminhou durante sua vida ensinando o caminho da oração. Ele, que aqui na terra experimentou o sofrimento, a pobreza, as incompreensões, e nunca desanimou, olhe as nossas necessidades e obtenha a graça que Vos pedimos........ confiantes na intercessão de São João da Cruz e na vossa infinita misericórdia e amor de Pai, Concedei-nos, percorrer o caminho da santidade. E que sejamos atendidos nos nossos pedidos. Amém.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

LEIA, ABAIXO, A LECTIO DIVINA A TERÇA-FEIRA DA SEGUNDA SEMANA DO ADVENTO

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO