segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Antífona do Ó do dia 18 de Dezembro



Eliana Maria (Ir. Gabriela, Obl. OSB)

Ó Adonai
guia da casa de Israel, (1)
que aparecestes a Moisés na chama do fogo
no meio da sarça ardente (2) e lhe deste a lei no Sinai:
Vinde resgatar-nos pelo poder do Vosso braço.

Referências Bíblicas:

(1) Deus falou a Moisés e lhe disse: ‘Eu sou o Senhor. Apareci a Abraão, a Isaac e a Jacó como El Shaddai; (“Quando Abraão completou noventa anos, Deus lhe apareceu e lhe disse: ‘Eu sou El Shaddai (Deus da Estepe), anda na minha presença e sê perfeito’” – Gn 17,1) mas pelo meu nome, Adonai (Senhor), não lhes fui conhecido...Eu sou o Senhor; e vos farei sair debaixo das cargas do Egito, vos libertarei da sua escravidão...com mão estendida e com grandes julgamentos. Tomar-vos-ei por meu povo, e serei o vosso Deus’ (Ex 6,2-7).

(2) O Anjo do Senhor apareceu a Moisés numa chama de fogo, do meio de uma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia... O Senhor disse : ‘Não te aproximes daqui; tira as sandálias dos pés porque o lugar em que estás é uma terra santa. Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’.

Então Moisés cobriu o rosto, porque temia olhar para Deus (Ex 3,2-6).

Deus concede a Moisés, ao revelar seu nome, ‘poder’ sobre Ele - assim era percebido pelo povo semita. A revelação do nome de ‘Adonai’ (o Senhor), como sendo guia da casa de Israel, significará para o povo eleito o ‘memorial’ de sua libertação (da saída do Egito até a Terra prometida).

Esta antífona evoca o ciclo pascal. Se Adonai é o Senhor, Ele também é o Cristo. A vinda de Jesus está colocada em relação com a sua obra de salvação.

As teofanias do Antigo Testamento, para os Santos Padres, foram consideradas como as aparições pessoais do Verbo de Deus. Participando da liturgia do Tríduo Pascal, podemos perceber o cumprimento desta identificação: ‘A mão direita do Senhor fez maravilhas, a mão direita do Senhor me levantou, a mão direita do Senhor fez maravilhas (Sl 117,16)’.

O ‘vinde resgatar-nos pelo poder do Vosso braço’ é extremamente rico. Aquele que há de vir é o rebento do qual Isaías fala (Is 11,1), é o Messias que vai dar de novo a vida a seu povo; é também o poder, o apoio e a ajuda.

Da tradição oriental: ‘Virgem, no teu seio foi concebido nosso Deus pelo Espírito Santo, permanecendo inconsumível apesar do fogo ardente; então o Senhor foi a sarça ardente sem ser consumida que Mosiés, o legislador, tinha visto prefigurada’.

‘A sarça ardente nos revela que Deus será como imergido na humanidade, sem por isso a destruir. É Maria que vai cumprir esta união no seu seio, na hora em que ela aceita o anúncio do anjo Gabriel. Com efeito, Maria recebeu no seu seio o fogo da divindade no momento em que o Anjo falou com ela (tal qual a madeira da sarça). Maria concebeu o Menino e permaneceu pura. Maria é santa como a terra ao redor da sarça era santa’.

Da tradição ocidental: ‘Na sarça que Moisés via arder sem consumir-se, reconhecemos o sinal da vossa admirável virgindade. Santa Mãe de Deus, rogai por nós!’.

LEIA, ABAIXO A LECTIO DIVINA DO DIA 18 DE DEZEMBRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO