terça-feira, 11 de dezembro de 2012

2º DIA DO TRÍDUO DE SÃO JOÃO DA CRUZ

ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS:

         Deus, nosso Pai, São João da Cruz viveu os mistérios da vossa morte e ressurreição. Ele fez a experiência do vosso amor e por vós foi provado na fé e no sofrimento. Mediante o trabalho interior, conseguiu descobrir os tesouros da vossa graça. A seu exemplo, fazei que cada um de nós progrida na vida espiritual e caminhe para vós. Encontremos na vossa Palavra estímulo e consolação e, na comunhão com nossos irmãos, vos encontremos na partilha de todos os dons recebidos.  Senhor, enviai-nos o vosso Espírito, o Espírito Santo que é "doador da vida", que é a água viva que jorra da fonte, Espírito de Amor e de liberdade, Espírito que nos concede a liberdade de filhos de Deus e irmãos em Jesus Cristo. Espírito que nos convoca e nos reúne numa mesma família, povo de Deus a caminho do vosso Reino. São João da Cruz nos inspire o gosto pelas coisas do alto, e nos ensine a vos amar com todas as nossas forças e de todo o nosso coração.

   2º DIA - A PURIFICAÇÃO QUE LEVA A ALMA À UNIÃO COM DEUS, É NOITE

   Um tema recorrente nas obras de S. João da Cruz são as Noites. Esse tema já aparecia nas obras dos Padres do Deserto e dos Padres da Igreja, mas não com tanta intensidade.
   Às vezes é um pouco difícil entender o que S. João da Cruz quer dizer por Noite, pois esse termo, nas suas obras, assume muitos significados.
   S. João da Cruz mesmo diz:
   "A purificação que leva a alma à união com Deus, é noite:
   - quanto ao ponto de partida, pois a alma priva-se do prazer de todas as coisas do mundo;
   - quanto ao caminho a tomar - a fé; noite verdadeiramente escura para o entendimento;
   - quanto ao termo ao qual a alma se destina - Deus; ser incompreensível e infinitamente acima de nossas faculdades".
   Assim, a Noite pode significar, a ausência de prazeres e gostos sensíveis (na noite dos Sentidos); ou a ausência de consolações e doçuras espirituais (na noite do Espírito).
   A Noite também refere-se ao caminho para se chegar a união com Deus, que é a Fé. A Fé é um não-saber, um não conhecimento, é um caminhar as escuras e sem o amparo da razão e do saber, é um caminhar sem ver. Por isso, a Fé também é Noite.
   Para S. João da Cruz, Deus é a grande Noite, a grande Treva Sagrada; Deus se encontra na escuridão e na treva e não na luz; isso quer dizer, que nosso conhecimento de Deus sempre é limitado e parcial; em outras palavras, Deus é o Mistério Infinito, o Ser Incognoscível e Incompreensível, que nos ultrapassa ao infinito.
   Mas existem também outras duas acepções para o termo Noite: uma, ao nível da inteligência e da mente, consiste num esvaziamento e silêncio da mente; um vazio de imagens, figuras e representações mentais; um vazio mental; silêncio interior; como diz João da Cruz: "música silenciosa, solidão sonora". A outra acepção para Noite, refere-se ao nível da vontade e do amor: é o vazio de afetos, amores, nudez de apegos, paixões, vazio do coração; em outras palavras, é estar desapegado de tudo e de todos, ou estar livre, pobre e nu. É o "coração de pobre".
   S. João da Cruz também usa muitas outras palavras com significado parecido e semelhante ao termo Noite. Eis algumas: Treva, Escuridão, Vazio, Silêncio, Nada, Pobreza, Simplicidade, Nudez, Despojamento, Indiferença, Desapego...
   Num poema S. João da Cruz fala da "música silenciosa e a solidão sonora"; em outro fala que desceu a escada, "estando já sua alma silenciada"
   Todos estes termos e o termo Noite, sempre querem significar a "privação" e a "falta" de algo; pois assim como a noite comum é a "falta" de luz, as Noites espirituais também são a "falta" de algo.
   No entanto, não nos enganemos, a Noite ainda que seja privação, pobreza, nudez e falta de algo, é uma das maiores riquezas que alguém pode possuir.
   S. João da Cruz faz uma sutil distinção entre Escuridão e Noite.
   Ambas só experimenta quem entrou em si mesmo.
  A Escuridão, consiste num não ver nada, não sentir nada, não provar nada, não ouvir nada... É aquilo que chamam de "aridez", "secura" ou "desolação".
   Na Noite, ainda que também não se veja nada, não se sinta nada, não se prove nada, a gente possui certa "luz" que nos diz que Deus está presente.
   Por isso, a Escuridão é mais sombria que a Noite... na linguagem bíblica, Trevas e Escuridão são representações do mal e do pecado; mas em linguagem mística, Trevas e Escuridão, representam uma coisa muito diferente.
   Em linguagem mística, Trevas e Escuridão, são fenômenos de elevada espiritualidade, que só experimentam aqueles que em boa parte já venceram o pecado. Em linguagem mística as Trevas e a Escuridão são experimentadas por aqueles que "entram em si mesmo".
   Quem entra em si mesmo vê apenas Trevas e Escuridão. No entanto, entrar em si mesmo e mergulhar nas Trevas e na Escuridão consiste em uma elevada espiritualidade.
   Muitas passagens bíblicas também se referem a esse sentido místico das Trevas e da Escuridão. No entanto, na Bíblia, geralmente usa-se Trevas e Sombras, para designar o mal e o pecado.
   A escuridão seria consequência da nossa incapacidade de visualizar essa luz tão intensa chamada Deus. Nossos olhos não suportariam, por isso é só escuridão!Nesse sentido essa escuridão não surge da ausência de luz, mas da sua grande intensidade!

LADAINHA DE SÃO JOÃO DA CRUZ
Senhor tende piedade de nós!
Jesus Cristo tende piedade de nós!
Senhor tende piedade de nós!
Jesus Cristo ouvi-nos!
Jesus Cristo atendei-nos!
Deus Pai do Céu tende piedade de nós!
Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós!
Deus Espírito Santo tende piedade de nós!
Santíssima. Trindade que sois um só Deus tende piedade de nós!
Santa Maria Mãe e Esperança dos Carmelitas, rogai por nós!
São José, Patrono do Carmelo,
Santo Elias, Patriarca do Carmelo
Santa Teresa de Jesus,
São João da Cruz,
Doutor Místico,
Cantor do Amor de Deus,
Pai do Carmelo Descalço,
Modelo de Carmelita,
Sacerdote de Deus Altíssimo,
Serafim de piedade,
Mártir de amor,
Mestre de espiritualidade,
Imagem do Cristo sofredor,
Santo da oração e penitência,
Santo da desnudez espiritual,
Santo do despojamento,
Glória da Santa Igreja,
Tocado pelo Verbo de Deus,
Inundado pela sabedoria do Espírito Santo,
Amigo do Amado,
Retrato vivo de Cristo,
Enamorado de Deus,
Conhecedor dos segredos divinos,
Trovador de Maria,
Modelo da Igreja orante,
Alma de oração,
Contemplativo ardoroso,
Apóstolo infatigável,
Intercessor poderoso,
Mensageiro do Amor,
Príncipe dos poetas de Deus,
Águia das alturas celestes,
Doutor da Fé,
Profeta do Tudo e dos nadas,
Mestre da subida ao Monte Carmelo,
Peregrino das noites escuras e luminosas,
Guia na Noite Escura,
Cantor da formosura de Deus,
Coração em Chama viva,
Alma inflamada de amor,
Sedento da Fonte divina,
Atraído pelo infinito,
Coração de missionário,
Caminhante infatigável,
Amigo dos pobres,
Saúde para os doentes,
Consolo para os que sofrem,
Homem forte,
Homem manso e suave,
Homem celestial e divino,
São João da Cruz obedientíssimo,
São João da Cruz casto e pobre,
São João da Cruz pacientíssimo,
São João da Cruz, glória do Carmelo e da Igreja,
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo.
Perdoai-nos, Senhor!
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo.
Ouvi-nos, Senhor!
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo.
Tende piedade de nós!
V. Rogai por nós, S. João da Cruz.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos:
Ó Deus, que inspirastes ao presbítero São João da Cruz, extraordinário amor pelo Cristo e total desapego de si mesmo, fazei que, imitando sempre o seu exemplo, cheguemos à contemplação da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

ORAÇÃO FINAL
   Nós vos agradecemos, ó Deus porque suscitastes na vossa Igreja e no Carmelo São João da Cruz, sacerdote santo que caminhou durante sua vida ensinando o caminho da oração. Ele, que aqui na terra experimentou o sofrimento, a pobreza, as incompreensões, e nunca desanimou, olhe as nossas necessidades e obtenha a graça que Vos pedimos........ confiantes na intercessão de São João da Cruz e na vossa infinita misericórdia e amor de Pai, Concedei-nos, percorrer o caminho da santidade. E que sejamos atendidos nos nossos pedidos. Amém.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

LEIA, ABAIXO, A MEDITAÇÃO E A LECTIO DIVINA DA FESTA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO