sábado, 24 de novembro de 2012

XXXIV Domingo do Tempo Comum - Festa de Cristo Rei



«É como dizes: sou rei!»

Pe. Tarcízio Morais, sdb

   Esta festa solene de “Cristo Rei e Senhor do Universo” culmina o ano litúrgico e termina o itinerário espiritual e de fé que fomos fazendo ao longo do ano. O longo caminho iniciado com o Advento do ano passado, encontra o seu ponto final nesta festa, neste encontro com Cristo, Rei e Senhor das nossas vidas. É preciso que Cristo reine em cada um de nós. Que o seu Reino seja proclamado e construído por todos os cristãos. Que a sua verdade permaneça. Sabemos que o Reino de Cristo já começou com a sua vinda, já que Ele mesmo o veio anunciar e iniciar. Jesus inaugurou o novo Reino, que «não é deste mundo» (Jo 18, 36), e realizou-o plenamente com a sua morte e ressurreição. Alcançará o seu fim e grandeza quando em definitivo reinar no nosso coração de forma incondicional, vencidos os reinos deste mundo. Para ser Rei e Senhor de todo o nosso ser.


   Do Evangelho de São João (Jo 18, 33b-37) - Naquele tempo, disse Pilatos a Jesus: «Tu és o Rei dos Judeus?». Jesus respondeu-lhe: «É por ti que o dizes, ou foram outros que to disseram de Mim?». Disse-Lhe Pilatos: «Porventura eu sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes é que Te entregaram a mim. Que fizeste?». Jesus respondeu: «O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que Eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui». Disse-Lhe Pilatos: «Então, Tu és Rei?». Jesus respondeu-lhe: «É como dizes: sou Rei. Para isso nasci e vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz».

SEGUNDA-FEIRA

Palavra - Naquele tempo, disse Pilatos a Jesus: «Tu és o Rei dos Judeus?». Jesus respondeu-lhe: «É por ti que o dizes, ou foram outros que to disseram de Mim?»
    O contexto do diálogo com Pilatos antecede o processo de condenação que levará à paixão e morte de Jesus. É um encontro de intimidade com Jesus, no pretório, onde face a face, é interrogado por Pilatos. Pilatos lança a pergunta. Jesus indaga a origem dessa acusação. Quem é interrogado, coloca mais questões, dá outras respostas, continua a revelar o seu mistério de salvação. As respostas não são lineares. Jesus não diz “sim, sou o rei dos judeus”, mas quer fazer entender que tipo de Reino é esse onde ele é Rei.

Meditação
   Pilatos não está interessado em estabelecer qualquer relação com Jesus e no entanto, pelo contexto, percebemos como a realeza de Jesus é proclamada não pelos seus (os judeus), pelos que o acusam, mas por um estrangeiro, Pilatos. Ser “Rei dos judeus” significa ser Messias numa situação que poderia ser considerada de insubordinação a Roma. E é enquanto Messias que Jesus é julgado e condenado. A sua realeza não é, por isso, deste mundo. Não é uma ameaça. É, para todos nós, um Rei de vida nova, de intensidade espiritual, de força interior que transforma e faz descobrir a verdade autêntica que tudo transfigura.

Oração
Depois de cada invocação, digamos, “Ensina-nos a ser como tu”:
•Cristo Rei que nos dás Vida...
•Cristo Rei que perdoas...
•Cristo Rei que compreendes...
•Cristo Rei que nos alimentas...
•Cristo Rei que nos salvas...
•Cristo Rei que nos chamas...
•Cristo Rei que nos corriges...
•Cristo Rei que nos ensinas...
•Cristo Rei que nos guias...
•Cristo Rei que nos consolas...
•Cristo Rei que nos proteges...
•Cristo Rei que nos acompanhas...
•Cristo Rei que nos defendes...
•Cristo Rei que nos amas...

Ação
   Imagina-te a assistir a este diálogo no pretório... de um lado Pilatos acusador, do outro Cristo Redentor. Procura viver o teu dia atuando com justiça e verdade, ouvindo a todos, aplicando a cada instante os critérios de Jesus em cada gesto teu.

TERÇA-FEIRA

Palavra - Disse-Lhe Pilatos: «Porventura eu sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes é que Te entregaram a mim. Que fizeste?».
  A acusação provém de fora do pretório: são os sumos sacerdotes (aliados de Roma para manterem poder e influência junto das autoridades e junto do povo) quem, diante da ameaça do “revolucionário nazareno” o acusam. Interessante é a procura da motivação de semelhante acusação: por quê? Que fizeste? Pergunta, naturalmente, sem resposta.

Meditação
   Que poderia responder Jesus? “Percorri os caminhos de Israel anunciando a boa nova aos pobres, a libertação aos cativos, curando os enfermos, proclamando um tempo novo de esperança e felicidade, declarando bem-aventurados os pobres, os humildes, porque deles é o Reino dos céus”. Nada fez que não pusesse de manifesto um Reino maior que todos os reinos da terra. Que poderia fazer mais Jesus? Entregar a sua vida para salvação de todos. Esse é o episódio seguinte que transformará a realidade da nossa vida e do nosso mundo…

Oração
  Senhor, que este nosso mundo, seja o teu Reino. Reino de justiça, amor e paz. Que a nossa vida seja fortalecida pela tua palavra, pelo teu ensinamento, pela tua verdade. Que a nossa ação seja sempre orientada para o encontro contigo, no teu Reino, hoje e sempre.

Ação
   Cada manhã, quando fazemos o sinal da cruz, despertamos para a realidade da nossa vida como cristãos. Faz com que o sinal da cruz que hoje realizas te recorde que ao longo dia se abre diante de ti uma oportunidade para viver o Reino de Cristo. E que as tuas “armas” a usar serão a caridade, o dom da vida e a palavra de Jesus, Rei e Senhor.

QUARTA-FEIRA

Palavra - Jesus respondeu: «O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que Eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui».
   Jesus não se declara rei, falando antes do “seu reino” (Pilatos fala de rei, Jesus de reino). O seu reino não é deste mundo, mas do mundo futuro. Com normas e leis totalmente distintas, onde não há guardas ou servos para o combate, mas somente a normativa que nasce do amor. Porque o reino de que Jesus fala, o Reino de Deus, é a manifestação plena do amor misericordioso de Deus, da sua bondade e de tudo o que é doação incondicional. Contra as armas de destruição dos reinos deste mundo Jesus oferece a força do amor.

Meditação
   Um reino sem espaço, nem tempo. Apenas feito de amor pleno e verdadeiro. Um reino que continua na ação concreta e quotidiana de todos aqueles que, desde o batismo, se chamam “cristãos”, de Cristo. Nós os cristãos, em qualquer reino humano em que nos encontremos, construímos o reino de Jesus, o reino de Deus, para que o mundo acredite, para que o mundo se transforme, para que este nosso mundo seja de Deus, em Cristo. O “reino de Deus” aqui é o que queremos juntos construir. Como? Testemunhando com fé e verdade a Cristo, Senhor das nossas vidas.

Oração (adaptado do Prefácio da Eucaristia deste dia)
   Senhor, com o óleo da alegria consagrastes Rei do universo o vosso Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor, para que, oferecendo-Se na cruz, vos oferecesse um reino eterno e universal: reino de verdade e de vida, reino de santidade e de graça, reino de justiça, de amor e de paz. Em Jesus, rei do Universo, queremos pedir-te por todos os homens e mulheres deste mundo, crianças, jovens e idosos, que estão necessitados do teu amor, da tua verdade. Para que também neles sejas plenitude de amor.   

Ação
   O Senhor procura uma relação pessoal contigo: quer encontrar-te, estar contigo. Espera por uma troca de amor recíproco, face a face, coração a coração. Não suporta distâncias, nem nevoeiros, nem indiferenças. Procura hoje viver com o coração cheio de Cristo, Rei e Senhor da tua vida.

QUINTA-FEIRA

Palavra - Disse-Lhe Pilatos: «Então, Tu és Rei?». Jesus respondeu-lhe: «É como dizes: sou Rei».
   Ainda que de um Reino distinto dos deste mundo, Jesus, que primeiro o negava, aceita agora este título, precisando o “tipo de rei” que é. Um rei que exercita o seu poder que é feito de caridade, acolhimento, perdão, verdade, contra a violência, o controlo, a submissão. Um rei que habita entre os seus para ser novidade, palavra, encarnação de Deus. Um rei que salva a quem muito ama. Começando pelos mais distantes. Para salvar a todos. Na cruz, trono de luz.

Meditação
   Jesus é rei num trono de serviço e entrega, sem outro poder que não seja o de amar os seus (e toda a humanidade) até ao fim, procurando redimir e salvar todos os que consigo (e em si) encontram vida e vida em abundância. Jesus é Rei do “Reino de Deus” por ele inaugurado. O “Reino de Deus” que partilhamos como missão e tarefa. O “Reino de Deus” que é pertença de todos os “bem-aventurados”. O “Reino de Deus” que significará felicidade para sempre na eternidade da vida.

Oração
  Aceita, Senhor, tudo o que temos para te oferecer na simplicidade da nossa vida. Aceita tudo o que somos e temos, tudo o que vivemos e partilhamos, na certeza de te termos como Rei e Senhor. Faz com que todos os povos do mundo possam viver o dom da unidade e da paz, construindo em cada lar, em cada família, um recanto de amor onde tu reinas, hoje e para sempre. Para que o teu Reino se introduza no quotidiano do nosso existir. Para que o Teu Reino seja a nossa verdade. Para que o Teu Reino seja nosso para sempre.

Ação
   Procura ao longo do dia de hoje viver em plenitude a certeza de que Cristo caminha contigo e é teu Rei e Senhor, repetindo a jaculatória: “Jesus, tu és o meu Rei e Senhor: enche-me de ti hoje e sempre”.

SEXTA-FEIRA

Palavra - Disse-Lhe Pilatos: «Então, Tu és Rei?». Jesus respondeu-lhe: «É como dizes: sou Rei». Para isso nasci e vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade.
   Pilatos quer uma resposta mais clara, um sim ou um não, e de novo o interroga: «Então, Tu és Rei?». João coloca nos lábios de um pagão a expressão que confirma a realeza de Jesus que poderíamos traduzir como “és tu quem diz que eu sou rei”. Foi Pilatos quem o disse e assim é. Mas rapidamente Jesus corrige a característica dessa realeza: para isso vim, não para dominar e infundir terror, mas para servir a verdade. 

Meditação
    Jesus nasceu para nós e foi enviado para nos revelar a verdade de Deus Pai que o enviou, fazendo-se palavra que entendemos (Verbo encarnado de Deus), pela qual percorremos o caminho da salvação. E essa verdade anunciada por Jesus é a “condição essencial” para transformar o mundo. Sem hipocrisias ou meias palavras. Sem ambiguidades. Para chegar ao testemunho profundo e autêntico de Cristo em nós. Por Cristo, somos chamados a uma nova vida. Ao anúncio e ao testemunho na nossa vida do seu Reino de verdade e amor. Somos chamados à transformação de nós mesmos (primeiro) para oferecermos depois o testemunho do nosso acreditar e agir. Na construção da nova (e nossa) cidade, na construção da civilização do amor iniciada em Cristo com o ponto culminante na sua paixão, morte e entrega. Pela cruz para salvação de todos.

Oração
   Neste dia, queremos pedir-te, Senhor, que reines sempre em cada momento do nosso dia, ajudando-nos a pensar, falar, atuar e amar como Ele, segundo o seu coração. Por isso te pedimos que venha até nós o teu Reino, que encha de paz e de luz, em cada recanto do nosso coração. Tu que vives e reinas por sempre, Senhor, em nós!

Ação
   Sabemos o que Jesus um dia disse: “não podeis servir a dois senhores”, como não podemos pertencer a dois reinos… Procura hoje viver na opção fundamental pelo Reino de amor que Jesus nos oferece, conduzindo o teu viver com caridade e otimismo diante das dificuldades.

SÁBADO

Palavra - Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz.
   Quem é da verdade escuta a sua voz. Consequência da verdade é o seguimento, aceitando o caminho proposto por Cristo, como caminho de amor, verdade e vida. Consequência da verdade é a aceitação plena de Cristo, tornando-se, simultaneamente, instrumento de verdade para outros. Testemunho. Verdade em ação.

Meditação
   Dá testemunho quem entrega a sua própria vida. A testemunha afirma com a sua vida, com o seu dar-se, com tudo o que é e tem, a verdade em que crê. Jesus testemunha a verdade que é Palavra do Pai (Jo 17,17) e por esta Palavra ele dá vida. Vida por vida, palavra por palavra, amor por amor. N’Ele encontramos somente o sim, por sempre e para sempre, e neste sim, oferece-nos a verdade do Pai, de si mesmo, fazendo de cada um de nós “seu Reino”. Quem nele confia, compreenderá a sua verdade; quem com Ele é fiel, viverá junto d’Ele no amor (Sab 3, 8-9). Tendo escutado a sua verdade e a sua voz somos agora também nós suas testemunhas. Até onde o amor maior nos levar.

Oração
  Senhor Jesus e nosso Rei: ensina-nos a amar como tu, sem medo, sem constrangimentos, com a força do teu Espírito. Ensina-nos a seguir-te: a ti e ao teu Evangelho. Para que resplandeçam em nós os teus gestos, as tuas palavras, a tua presença. Para que viver, seja viver por ti e para ti. Para que sejas, na profundidade do nosso ser, Senhor do nosso existir. E desta forma, renovados em ti, possamos ser testemunhas da tua verdade e plenitude.

Ação
   Tu que corres no dia a dia, absorvido por mil coisas, empenhado em mil tarefas. Procura um tempo para contemplar a verdade de Deus nas ações concretas de caridade. Visita alguém que não visitas há muito tempo. Um lar de terceira idade. Uma casa de acolhimento para crianças ou adolescentes. Faz-te presença de Jesus neste seu Reino em construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO