sábado, 3 de novembro de 2012

FESTA DE TODOS OS SANTOS



Pe. David Teixeira

“BEM-AVENTURADOS”

   Festa de todos os santos. A santidade dita em nome próprio. Em nome de todos os que, na fé, nos antecederam neste caminhar para Deus. As bem-aventuranças são o caminho. Os santos, aqueles que já o percorreram. Viver a vida de “Bem-aventurados” é um desafio para todos os cristãos. Também nós somos convidados a esse encontro de alegria e felicidade, carta de navegação da nossa vida para também nós chegarmos à santidade.

   Evangelho segundo São Mateus (Mt 5, 1-12a) -  Naquele tempo, ao ver as multidões, Jesus subiu ao monte e sentou-se. Rodearam-no os discípulos e Ele começou a ensiná-los, dizendo: «Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos Céus. Bem-aventurados os humildes, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o reino dos Céus. Bem-aventurados sereis, quando, por minha causa, vos insultarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós. Alegrai-vos e exultai, porque é grande nos Céus a vossa recompensa».

SEGUNDA-FEIRA

Palavra - Naquele tempo, ao ver as multidões, Jesus subiu ao monte e sentou-Se. Rodearam-no os discípulos e Ele começou a ensiná-los.

Meditação
   Jesus sobe ao monte - o lugar de Deus, por excelência - para aí se encontrar com os seus discípulos e, num clima de intimidade, continuar a ensinar-lhes o que realmente significa ser seu discípulo e qual o caminho a percorrer em direção ao seu reino. Na azáfama do meu dia-a-dia, sou capaz de conseguir uma pausa para subir ao monte com Jesus e deixar-me encontrar e ensinar por Ele?

Oração
   Aqui estou, Senhor, para permitir-te que me encontres. Agradeço o fato de quereres encontrar-te comigo. Quem sou eu, para ti, para merecer tamanha graça? Aproveito, também, para pedir-te perdão por nem sempre estar 100% presente nestes encontros e para renovar o meu desejo de querer confiar-te o meu coração para que o tomes contigo e o ensines.

Ação
   Deus serve-se de muitas maneiras para me ensinar a ser seu discípulo e o caminho para o seu reino. Sabendo disto, ao longo do dia de hoje, vou estar atento às suas pistas: uma cruz a carregar para, assim, sofrer com ele pelo bem dos outros; um pedido de ajuda que me leva a esquecer um pouco de mim e das minhas coisas; uma situação onde posso testemunhar a simplicidade, a esperança e a justiça…

TERÇA-FEIRA

Palavra -Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos Céus. Bem-aventurados os humildes, porque possuirão a terra.

Meditação
   O que significa, para mim, hoje, ser pobre em espírito e humilde? O pobre em espírito e o humilde pode ser aquele que, nas coisas do espírito, vive na consciência de, gratuitamente, ter recebido tudo das mãos de Deus e, em consequência, vive agradecido e é humilde, em vez de ser orgulhoso. Estou disposto a esta pobreza e humildade, para ser melhor discípulo de Jesus e merecer o seu reino?

Oração (adaptação do salmo 131)
   Que o meu coração não seja orgulhoso, nem os meus olhos altivos. Que não corra atrás de grandezas nem de coisas superiores a mim. Que saiba ficar sossegado e tranquilo, como criança no colo da mãe. Que o meu coração espere em ti, Senhor, sempre, nos maus e bons momentos.

Ação
   Vou procurar viver reparando cuidadosamente nas pequenas e rotineiras coisas do dia-a-dia, tais como: o ser capaz de respirar, caminhar, conviver e querer bem aos outros, ter sentimentos e pensamentos, fazer bem as coisas, falar, saborear, rezar, etc., e após cada uma destas coisas dizer humildemente: ‘Obrigado, meu Senhor’.

QUARTA-FEIRA

Palavra - Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

Meditação
   O que significa, para mim, hoje, ser dos que choram e têm fome e sede de justiça? O meu choro e a minha fome e sede de justiça só têm sentido se forem por causa de Deus, da natureza e da humanidade que sofre e por causa da minha luta contra esse sofrimento. Estou disposto a não deixar de ser sensível a todo este sofrimento, a não desistir desta luta e a ser consolado e saciado apenas por Jesus e pelo seu reino?

Oração
   Sabes bem, Senhor, como me é difícil lidar com o sofrimento e como invisto tantas energias para o evitar. Agora sei que isto se deve ao fato de não saber dar-lhe um sentido e, sobretudo, à falta de fé porque na cruz, contra todas as evidências, mostraste-me como o sofrimento é redentor. Suplico-te, portanto, que me concedas a capacidade de saber enfrentá-lo, sempre que a causa for justa.

Ação
   São muitas as situações diárias em que o sofrimento por uma causa justa me bate à porta. Hoje, em vez de evitar, transferir ou lamentar o sofrimento, procuro aceitá-lo, não resignadamente, mas confiando em mim, em ti e no teu reino que já está aqui e que há de vir.

QUINTA-FEIRA

Palavra - Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

Meditação
   O que significa, para mim, hoje, ser misericordioso e puro de coração? Pode significar saber usar o coração para se compadecer, ou seja, para sofrer com, e para ter sentimentos, pensamentos e condutas sinceras e construtivas. Estou disposto a usar assim o coração para conseguir a misericórdia e a visão de Deus?

Oração
(há uma oração conhecida como a oração do coração: ‘Senhor Jesus, filho de Deus vivo, tem compaixão de mim porque sou pecador’. Neste momento de oração, na presença do Senhor, durante um tempo breve, vou repetir continuamente esta oração, como se de um mantra se tratasse)

Ação
   Ao longo do dia, sempre que me lembrar, rezo interior e repetidamente a oração do coração.

SEXTA-FEIRA

Palavra - Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o reino dos Céus.

Meditação
   O que significa, para mim, hoje, ser promotor da paz e perseguido por amor da justiça? Que paz e justiça devo promover e pelas quais sou perseguido? Não é uma paz podre nem uma justiça vulnerável, ou seja, não é a paz e a justiça dos homens e mulheres, mas as de Deus. Estou disposto a manifestar a minha condição de filho de Deus, promovendo a sua paz e justiça?

Oração (adaptado de São Francisco de Assis)
   Senhor, faz de mim um instrumento da tua paz. Onde houver ódio, que eu leve o teu amor. Onde houver ofensa, que eu leve o teu perdão. Onde houver discórdia, que eu leve a tua união. Faz que eu procure mais: consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida plena.

Ação
   Esta Palavra do Senhor diz-me que não basta ser um homem/mulher pacífico/a e justo/a. Pede-me para ir um pouco mais além: ser um promotor da paz e justiça de Deus. Vou procurar, portanto, construir a sua paz e justiça nas várias situações deste meu dia. 

SÁBADO 

Palavra - Bem-aventurados sereis, quando, por minha causa, vos insultarem, vos perseguirem e, mentindo,  - disserem todo o mal contra vós. Alegrai-vos e exultai, porque é grande nos Céus a vossa recompensa.

Meditação
   Sou um discípulo que procura se acomodar às modas ou vontades alheias ou um discípulo que é perseguido, insultado e caluniado por causa de Jesus e, consequentemente, por ser um incômodo, uma pedra no sapato de muita gente? Além disso, sou um discípulo feliz e alegre, apesar de todas essas perseguições, insultos e calúnias ou vivo vitimizando-me e sendo um contra-testemunho?

Oração
   (celebrando o dia de todos os santos, rezo a um santo da minha devoção, pedindo a sua ajuda para ser uma testemunha feliz e alegre de Deus e para, assim, dar mais um passo no caminho da santidade a que todos somos chamados)

Ação
   Cansado de palavras, como posso hoje colaborar no anúncio do evangelho de Jesus? Vou fazer todas as coisas deste dia por, com e nele. Vou-me deter, especialmente, no modo como as devo fazer: sem ceder ao medo, transmitindo felicidade e alegria, tentando imaginar como as faria ele e confiado na sua promessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO