quarta-feira, 10 de outubro de 2012

PREPARANDO-NOS PARA A FESTA DE SANTA TERESA



SEXTO DIA - COMO ESCUTAR A PALAVRA DE DEUS?

1. ORAR É SABER ESCUTAR

     Ora-se, insistimos, não para que Deus realize os nossos planos, mas para sermos capazes de realizar os planos de Deus. Logo, devemos conhecê-los. A vontade divina - os seus planos - se manifesta a nós através: da palavra revelada - a Bíblia, do magistério da Igreja, dos sinais dos tempos, e de tudo quanto nos acontece na própria vida. Vamos deter-nos na «escuta da palavra», enquanto grupo orante...

2. ESCUTAR A PALAVRA É SABER «PREPARAR-LHE O TERRENO»

    Partamos sempre da Parábola do Semeador (Mt 13,1-9). O terreno onde é lançada a semente é que determina o seu rendimento.
    Quando orarmos, não devemos ir diretamente à Palavra. Preparemos antes devidamente o «nosso terreno». Sta. Teresa dizia que todo o orante «deve ganhar-se a si mesmo» Costumamos estar tremendamente dispersos.      Temos de voltar a conquistar o olhar, o ouvido, o corpo, a imaginação... Sobretudo no início.

3. ESCUTAR A PALAVRA DE DEUS É RECONHECER QUE «EMITE NUMA ONDA» QUE SÓ COM A AJUDA DO ESPÍRITO SEREMOS CAPAZES DE CAPTAR

    Os Apóstolos não só conheciam o Evangelho, mas também o protagonizaram. E não entenderam nada dele... até que desceu sobre eles o Espírito Santo!
     Antes de ler a Palavra, peçamos a Sua luz. Para não a ler e escutar ao estilo de outras leituras, para não nos abeirarmos dela com sentido crítico, com espírito douto, mas para tentar descobrir nela a vontade do Senhor a nosso respeito. Antes de começarmos a lê-la, rezemos: «Vem, Espírito de Deus, inunda o meu ser!»

4. ESCUTAR A PALAVRA É SABER ONDE SE ENCONTRA ESCRITA OU PRONUNCIADA

    Não chega que saibamos que está na Bíblia. Devemos saber localizá-la, selecioná-la, de acordo com as nossas circunstâncias e objetivos. Deus Falou a homens concretos e situações concretas. Hoje, fala-nos também a nós e em nossas circunstâncias concretas. Quanto melhor conhecermos a Palavra, melhor oraremos e ajudaremos a orar.

5. ESCUTAR A PALAVRA É «SABER LÊ-LA»

   Cada leitor, em particular e, sobretudo, em grupo, deve conscientizar-se de que é uma espécie de «semeador». E cada semente há que deposita-la na melhor terra e da melhor forma.
    Por isso, ao lê-la, devemos fazê-lo pausadamente..., com frases breves..., e utilizando um tom de voz apropriado ao tipo de texto que lemos.

6. ESCUTAR A PALAVRA É «SABER ACOLHÊ-LA»

  A palavra, como a semente, é como um menino que precisa de todos os cuidados para que se enraíze na vida e cresça. Para consegui-lo, propomos um método simples:
• uma vez escutada, repetimos partes dessa Palavra no nosso interior,
• interiorizamo-la, tentando sintonizar com os sentimentos que teve, por exemplo Cristo, no momento em que a pronunciou,
• deixamos que essa Palavra percorra todas as dimensões da nossa vida, sobretudo, as mais áridas,
• partindo dessa Palavra, por Ele revelada, estabelecemos uma relação de amizade,
• até chegar, se possível, a um momento de oração contemplativa em que somente o olhemos e nos sintamos olhados, em que fiquemos amando o Amado...

 7. PAUTAS PARA A ORAÇÃO PESSOAL DURANTE A SEMANA 

      1 - Tenta, hoje, fazer «a sós» leitura meditada. Primeiro escolhe o tipo de livro, Bíblia ou outro autor espiritual, logo, antes do momento orante, deves ter preparado o local onde vais meditar. Começa por pedir ajuda do Espírito. Lê pausadamente. Muito pausadamente... Cada vez que uma ideia ou palavra te sensibilize, pára de ler. Tenta fazê-la tua, personalizá-la. Ilumina com ela parte da tua vida. Passa desde ela à súplica, ao agradecimento ou ao louvor. Não procures ler muito ... só o necessário. Essa leitura só te trará proveito se te fizer amar mais o Senhor. Enquanto o conseguires, deixa-te a «saboreá-la».
    2 - Escuta-te, hoje, a ti mesmo. Sim. Verifica se estás alegre ou triste; preocupado com o trabalho ou descansado. Cheio de vontade por fazer algo por Deus ou desmotivado, indiferente. Apoiado por outros ou desanimado, ou até perseguido por todos. Que texto da Escritura escolherias hoje? Procura-o e dispõe-te a escutá-lo.
    3 - Coloca-te hoje à escuta do Senhor através do Magistério da sua Igreja. Terás ouvido ou lido algo que ultimamente tem preocupado a hierarquia da Igreja. Ainda que não tenhas à mão um documento concreto, examina como andas tu em relação ao interesse que nutres pelos problemas da Igreja. Que importância dás à palavra do Papa, do teu Bispo, etc. Ora desde este sentimento, desde esta constatação.
    4 - Se o próximo é outro Jesus entre nós, como escutas tu a quem tens ao teu lado? Deus fala-te também através deles: de suas ilusões, de seus problemas, de suas carências ou vivências de fé... Preocupa-te hoje em escutar os que te rodeiam: na tua casa, no teu trabalho, na tua escola... Pára! Perde o tempo com eles. Se orar é abrir a tua porta a Deus, também o será abri-la aos irmãos; Sobretudo às crianças, aos velhinhos, aos marginalizados...
   5 - Durante este dia coloca-te à «escuta dos acontecimentos» que podem estar sucedendo no mundo ou no teu pequeno mundo. Há acontecimentos de vária ordem: negativos ou positivos; próximos ou longínquos; reversíveis ou irreversíveis... Através de todos o Senhor te fala. E, assim como no rebento, que brota, detectamos a proximidade da Primavera, devemos também tirar as nossas conclusões de tudo quanto acontece. Mas, cuidado! Sempre com a ajuda do Senhor. Notarás que as tuas conclusões são suas, que te farão mais humilde, comprometido e capaz de olhar tudo com amor...
    6 - Escuta Israel! - Esta é a advertência mais repetida no AT. Assim se dirigia o Senhor ao seu povo. Pensa nas vezes que também te terão sido dirigidas essas palavras. Analisa, hoje, a série de motivos concretos pelos quais não escutas.

Oração: Acolhei, Senhor nosso Pai, as nossas preces, pela bondosa intercessão de Santa Teresa que, desprendida dos apegos terrenos, dedicou-se inteiramente a vós, no ardor da caridade. Fazei que possamos aprender com ela a entrega total ao serviço dos irmãos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

LEIA, ABAIXO O TEXTO DA LECTIO DIVINA PARA A QUINTA-FEIRA DA XXVII SEMANA DO TEMPO COMUM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO