domingo, 14 de outubro de 2012

Festa de Santa Teresa

SANTA TERESA DE JESUS
VIRGEM DE NOSSA ORDEM E DOUTORA DA IGREJA
FESTA
 Nasceu em Ávila (Espanha) no ano 1515. Tendo entrado na Ordem das Carmelitas, fez grandes progressos no caminho da perfeição e teve revelações místicas. Ao empreender a reforma da Ordem teve de sofrer muitas tribulações, mas tudo suportou com coragem invencível. A doutrina profunda que escreveu nos seus livros é fruto das suas experiências místicas. Morreu em Alba de Tormes (Salamanca) no ano 1582.

LAUDES
Hino
Deixando teus pais, Teresa,
quiseste aos mouros pregar,
trazê-los todos ao Cristo,
ou teu sangue derramar.

Pena porém mais suave
o Esposo a ti reservou:
tombares de amor ferida,
ao dardo que te enviou.

Acende, pois, nossas almas,
na chama do eterno amor:
jamais vejamos do inferno
o fogo devorador.

Louvamos contigo ao Filho,
que ao trino Deus nos conduz;
ele é o Jesus de Teresa,
Tu, Teresa de Jesus!

Ant 1. A minha alma tem sede de vós e por vós suspira, ó meu Deus.
Salmos e cântico do domingo da I Semana
Ant 2. Todas as criaturas vos agradeçam, Senhor, e os vossos santos com louvores vos bendigam.
Ant. 3. As vossas misericórdias, Senhor, eternamente cantarei na assembleia dos vossos santos.

Cântico evangélico
Ant. Quem me ama será amado por meu Pai. Eu o amarei e a ele me manifestarei.

Oração
Ó Deus, que pelo Espírito Santo fizestes surgir Santa Teresa para recordar à Igreja o caminho da perfeição, dai-nos encontrar sempre alimento em sua doutrina celeste e sentir em nós o desejo da verdadeira santidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


VÉSPERAS

Hino
Este é o dia em que Teresa,
qual pomba de branca alvura,
à terra tão pouco presa,
o templo do céu procura.

As falas do Espírito escuta:
Amada, vem do Carmelo!
Esquece, irmã, tua gruta,
que o meu amor é mais belo.

Cantemos o Esposo amado,
que vem desposar Teresa
com seu anel de noivado
e a lâmpada sempre acesa.

Ant.1. O Senhor mostrou-me a Cidade Santa, resplandecente da Glória de Deus, e brilhava como pedra preciosíssima.
Salmos e Cântico do Comum das Virgens ou dos Doutores da Igreja.
Ant.2. Esta é a morada de Deus entre os homens: no meio deles vai habitar o Senhor.
Ant.3. Procuro completar na minha própria carne o que falta das tribulações de Cristo, em solidariedade com o seu Corpo, isto é, a Igreja.

Cântico Evangélico
Ant. Não se perturbe o vosso coração: na casa de meu Pai existem muitas moradas e eu vou preparar um lugar para vós.

Oração
Ó Deus, que pelo Espírito Santo fizestes surgir Santa Teresa para recordar à Igreja o caminho  da perfeição, dai-nos encontrar sempre alimento em sua doutrina celeste e sentir em nós o  desejo da verdadeira santidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.




DECIMO DIA - ORAÇÃO, TRATO DE AMIZADE COM DEUS


1. «VÓS SOIS MEUS AMIGOS»
     Jesus, rodeado por uma multidão que caminha sem rumo, sem se comprometerem Mt 9, 35-38. Ontem como hoje ... Ao mesmo tempo, acompanhado de perto por um grupo de discípulos mais ou menos comprometidos.
    Aos seus discípulos – ontem e hoje – Jesus brinda com a sua amizade: Jo 15, 13 – 15, 11. «Vós sois meus amigos».
    A iniciativa parte sempre do Senhor: Jo 15, 16; Ap 3,20s. A sua amizade é pura graça: Ef: 2,4 ss; 1Jo 3,1 s.
    É nesta relação de amizade com Jesus que se vive a oração cristã: Jo 15,9; 17,26.
    Qualquer que seja a linguagem da oração (palavras, cânticos, gestos, olhares, silêncios contemplativos) o que ora é o Homem na sua globalidade. Mas, o centro de onde brota e se desenvolve a oração (e a amizade) é o coração. «A oração não está em pensar muito, mas sim em amar muito» (Santa Teresa).           
    Santa Teresa: «Outra coisa não é, a meu parecer, oração mental, senão tratar de amizade – estando muitas vezes tratando a sós – com quem sabemos que nos ama... E se ainda O não amais (porque para que seja verdadeiro o amor e para que dure a amizade hão de encontrar-se as condições: a do Senhor já se sabe, não pode Ter falta, a nossa é ser viciosa, sensual, ingrata), não podeis por vós mesmas chegar a amá-lo, porque não é da vossa condição... Oh! Que bom amigo sois, Senhor meu, como o ides rejeitando e sofrendo e esperais que se taça à Vossa condição e, entretanto, lhe sofreis Vós a sua! Tenho visto isto claramente por mim, e não vejo, Criador meu, porque todo o mundo não procura achegar-se a Vós por meio desta particular amizade; os maus – que não são da Vossa condição – para que os façais bons .. » (Vida 8,5-6)

 2. ELEMENTOS CONSTITUINTES DA AMIZADE = ORAÇÃO
     a) Conhecimento mutuo. Deus conhece-me e compreende-me plenamente (é muito consolador): Sal 139, Ef 1,4 ss. Como posso em conhecer a Deus? Deus revela-se a nós na história da salvação por meio da Sua Palavra: Is 55,6 – 13; Jo 6,68; 8,31 s; Heb 1, 1-3; e o seu Espírito: Jo 16, 12 – 15.
    A sua Igreja: Corpo e plenitude de Cristo: Ef 1,22; depositária e interprete da Palavra: Mt 16, 18 s; 28, 18 ss.
    Os acontecimentos da vida iluminados (meditados) pela fé: Rom 8,28.
    Distrações? Podem descentrar de Deus, ou podem ser portadoras de uma mensagem urgente de Deus.
     b) Confiança mutua e fidelidade. Deus é fiel e confia em nós: 1 Cor 1,9; 13,7; Jo 8,10s. Deus ensina-nos a confiar nele, a apoiarmo-nos nele, a viver com Ele: M1 18,1 – 4; Jo 14, 1ss; 2 Tim 1,12.
     c) Amor recíproco. Deus ama-nos com amor eterno e terno: Jer 31,3; Rom 5,5 ss; 8,35. Nós mostramos o nosso amor a Deus. Como Jesus (Jo 8,29) procurando a sua vontade e aquilo que lhe agrada: Mt 7,21; 12,50.
     Para viver em amizade com Deus, nada é mais importante que guardar o mandamento novo: Jo 15,10 – 12; 1 Jo 3,22 ss.
     Ressentimento e ausência de perdão sufocam a vida de oração: Mt 18,23 ss; Col 3,12 ss.
     d) Partilha de dons. Cristo dá-se sem reservas: Mt 26,26s; Gal 2,20. O Dom de si mesmo: Rom 14, 7-9. «Deus não se nos dá totalmente porque não nos damos totalmente a Ele (Santa Teresa).
     e) Alegria participada. Deus alegra-se conosco como com Jesus: Mt 12, 18; Gal 3,26s.
           O Espírito conduz-nos a alegrarmo-nos em Deus: Sal 43,4; Is 35,10; Lc 1,46 ss; Jo 15,11; Fil 4,4 ss.
     f) A amizade com Deus vivida em oração produz uma aproximação mútua, fusão de vontades, união com Deus, finalmente, a transformação nele. É aí onde o orante encontra a sua plena realização: Jo 17,21 ss. A finalidade da oração é a «união da totalidade da Santíssima Trindade com a totalidade do espírito» (S. Gregório Nisa)
 Oh noite que guiaste!
Oh noite amável mais que a alvorada!
Oh noite que juntaste
Amada com amada
amada no Amado transformada!
                                                                                     (S. João da Cruz)

3. PAUTAS PARA A ORAÇÃO PESSOAL
     a) Diz com frequência a Jesus: «Obrigada pela tua amizade. És o meu melhor amigo. Em Ti confio».
    b) Conta a Jesus as tuas coisas mais íntimas. Alguma coisa te preocupa? Consulta Jesus e escuta.
    c) Sente-te envolvido pelos sentimentos do salmo 138. Deixa-te levar por ele. Procura que façam ressonâncias, dentro do teu coração, algumas das suas expressões.
Senhor, Vós me perscrutais e conheceis.
Vós sabeis quando me sento e me levanto,
conheceis à distância o meu próprio pensar.
Quer caminhe, quer repouse, vós o sabeis;
estais atento a todos os meus passos.
Ainda a palavra não chegou à boca,
já a conheceis plenamente.
Estais à minha frente e atrás de mim,
sobre mim repousa a Vossa mão.
Grande demais é essa ciência
para o meu alcance,
tão alta que não posso atingi-la.
    d) A alegria é a melhor resposta aos dons de Deus. Mais, ainda a alegria é a forma que o orante tem a viver Deus. Por isso, procura viver hoje a alegria. Quando alguém nos oferece um presente, olha-nos nos olhos para ver se ficamos felizes. Deus que se nos tem a si mesmo, olha-nos nos olhos para ver se estamos contentes. E, os nossos contemporâneos também nos olham para ver se temos alegria por sermos dos dele.
    e) Comenta e ora estas palavras de Teresa de Lisieux sobre o amor aos outros: «Meditando nas palavras de Jesus compreendi o imperfeito o que era o meu amor às minhas irmãs e vi que não as amava como Deus as ama. Sim, agora compreendo que a caridade perfeita consiste em suportar os defeitos dos outros, não estranhar as suas debilidades, em edificar-se com os menores atos de virtude que as vejamos praticar. Mas, sobretudo, compreendi que a caridade não deve ficar encerrada no fundo do coração. Ninguém disse Jesus, acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de um alqueire, mas sim para colocá-la num candeeiro para que ilumine toda a casa» (Manuscrito

Oração: O Pai, nós vos pedimos que pela intercessão de Santa Teresa possamos descobrir no poço do nosso coração a  Água Viva para regar o jardim da nossa oração deixando-nos amar pela vossa bondade, cantando as vossas misericórdias. Por Nosso Senhor Jesus Cristo ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO