sábado, 1 de setembro de 2012

Lectio divina da XXII Semana do Tempo Comum


2 de setembro
São Brocardo
   -1150 – 1230 -
2º Prior Geral
São Brocardo nasceu em Jerusalém, de pais franceses que se aplicaram em dar-lhe uma educação cristã. Muito cedo sentiu ele o vazio e o nada deste mundo, pelo que decidiu retirar-se para o Monte Carmelo, onde o seu fervor cresceu mais ainda, sob a influência das lições de São Bertholdo e dos exemplos de tantos e tão admiráveis religiosos. Lá se devotou de tal sorte no serviço de Deus e da SS. Virgem Maria, que atingiu alto grau de santidade. E assim, após a morte de São Bertholdo, foi, por unanimidade, eleito sem sucessor no governo da Ordem, em 1195.
Foi ele quem, no governo da Ordem, se dirigiu a Santo Alberto, o Patriarca de Jerusalém, a fim de obter aquelas regras cheias de sabedoria que, em 1207, Santo Alberto escreveu para o caro filho Brocardo “e outros eremitas que, sob sua obediência, viviam no Monte Carmelo, junto à Fonte de Elias.”
Morreu São Brocardo, aos 2 de setembro de 1230, segundo uns e 1231, segundo outros.
Foi enterrado no Monte Carmelo, onde ainda se mostra  o seu túmulo.
Antes de expirar, recomendou aos seus discípulos, que jamais abandonassem as pegadas da augustíssima Virgem Maria e do Patriarca Santo Elias.

LECTIO DIVINA DA XXII SEMANA DO TEMPO COMUM

 Sérgio Paulo Pinto

«A LEI E A FORMA DE A VIVER À LUZ DE JESUS»

Jesus denuncia a prática dos fariseus, escribas e de todos os que fizeram do cumprimento superficial da lei o centro do culto a Deus. No centro da polêmica está o coração: quando estamos longe do Senhor, tornamos a sua palavra vã e tudo o resto impuro; se estamos com o Senhor, vivemos da sua Palavra e dela nos alimentamos. O puro e o impuro, o lícito e o ilícito, o bem e o mal, o que ajuda à comunhão ou separa da vida, o que traz felicidade ou infelicidade, depende essencialmente, não de tradições ou de regras que classificam coisas ou ações, mas precisamente do coração, das nossas intenções: tudo pode ser bom na medida em que for vivido com um coração puro. O coração puro vê a Deus (Mt 5,8) e dá bom fruto. O coração impuro, longe de Deus, produz obras de morte, vazias, vãs, estéreis. A nossa prática cristã, não pode, portanto, centrar-se no cumprimento formal das tradições, mas deve passar, obrigatoriamente, por um processo de conversão que nos leve à comunhão com Deus e em doação permanente com os irmãos.
EVANGELHO: Mc 7,1-8.14-15.21-23 - Naquele tempo, reuniu-se à volta de Jesus um grupo de fariseus e alguns escribas que tinham vindo de Jerusalém. Viram que alguns dos discípulos de Jesus comiam com as mãos impuras, isto é, sem as lavar. – Na verdade, os fariseus e os judeus em geral não comem sem terem lavado cuidadosamente as mãos, conforme a tradição dos antigos. Ao voltarem da praça pública, não comem sem antes se terem lavado. E seguem muitos outros costumes a que se prenderam por tradição, como lavar os copos, os jarros e as vasilhas de cobre –. Os fariseus e os escribas perguntaram a Jesus: «Porque não seguem os teus discípulos a tradição dos antigos, e comem sem lavar as mãos?». Jesus respondeu-lhes: «Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim. É vão o culto que Me prestam, e as doutrinas que ensinam não passam de preceitos humanos’. Vós deixais de lado o mandamento de Deus, para vos prenderdes à tradição dos homens». Depois, Jesus chamou de novo a Si a multidão e começou a dizer-lhe: «Ouvi-Me e procurai compreender. Não há nada fora do homem que ao entrar nele o possa tornar impuro. O que sai do homem é que o torna impuro; porque do interior dos homens é que saem os maus pensamentos: imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, cobiças, injustiças, fraudes, devassidão, inveja, difamação, orgulho, insensatez. Todos estes vícios saem lá de dentro e tornam o homem impuro».

SEGUNDA-FEIRA

PALAVRA - Naquele tempo, reuniu-se à volta de Jesus um grupo de fariseus e alguns escribas que tinham vindo de Jerusalém.

MEDITAÇÃO
        A pessoa de Jesus, as suas palavras e gestos não passaram desapercebidos às pessoas do seu tempo. É natural, por isso, que pessoas de todas as classes quisessem estar com Ele: alguns por curiosidade, outros à procura de um sentido para a vida, outros em busca de um motivo para acabar com Jesus, que se tornava perigoso, outros à procura de Deus… e de razões para te amar mais, a ti, como irmão! Hoje apareceram, também, os escribas e os fariseus, à volta de Jesus, vindos de longe, de Jerusalém. Os fariseus são aqueles que guardam as tradições, os escribas aqueles que as conhecem. Fariseus e escribas não nos são muito simpáticos, mas a verdade é que muitos deles eram bons crentes. Quase todos cometeram o mesmo erro: esqueceram-se que seguir as tradições é um passo importante, mas por si só, se nos esquecermos do irmão, não basta para chegar a Deus. Poderemos estar a cometer o mesmo erro…

ORAÇÃO
       Tal como os fariseus e os escribas, também hoje, Senhor, venho a Ti. Venho de longe. Venho de caminhos onde tantas vezes Tu não Te encontras. Venho da minha “Jerusalém”, das minhas seguranças. E, como eles, venho tantas vezes a Ti, exigindo que cumpras as minhas razões. Mas hoje aqui estou, Senhor, de mãos vazias, sem o meu egoísmo, sem a pretensão de querer manipular-Te. Venho de longe, para estar sempre perto de Ti. Venho sem falsidade, sem preceitos e decretos vazios. Hoje, Senhor, venho a Ti como filho, para sentir o Teu abraço de Pai e levá-lo aos meus irmãos. Senhor, venho de longe, eis-me aqui, todo Teu.

AÇÃO
      Longe de Deus, cada vez falaremos menos d’Ele e com Ele. Por isso, hoje, como fizeram os fariseus e os escribas, vamos passar o dia com o Senhor, com coração aberto.

TERÇA-FEIRA

PALAVRA - Viram que alguns dos discípulos de Jesus comiam com as mãos impuras, isto é, sem as lavar. – Na verdade, os fariseus e os judeus em geral não comem sem terem lavado cuidadosamente as mãos, conforme a tradição dos antigos. Ao voltarem da praça pública, não comem sem antes se terem lavado. E seguem muitos outros costumes a que se prenderam por tradição, como lavar os copos, os jarros e as vasilhas de cobre.

MEDITAÇÃO
      Os fariseus procuravam viver num estado de pureza permanente. E para consegui-lo submetiam-se a um sem fim de preceitos, sobre os mais variados temas. A intenção era boa, sem dúvida: queriam consagrar toda a sua vida, as suas atividades, a Deus, desde o nascer do dia até ao anoitecer, guardando uma disciplina rigorosa. Lavar as mãos antes das refeições é para nós hoje uma questão de boas práticas de higiene. Mas o problema dos fariseus pode muito bem ser o nosso hoje: preocupavam-se por se sentar à mesa com as mãos limpas, e assim comer descansados, “puros”, mas esqueciam-se que desprezaram, lá fora, um irmão leproso, porque impuro, um irmão pecador, porque impuro, um irmão estrangeiro, porque impuro… sem lhes tocar, sem lhes falar, deliberadamente, com risco de ficarem também eles impuros! As suas boas intenções, afinal, eram insuficientes para chegar a Deus! E as minhas? Se me sentar à mesa, limpo, mas tiver desprezado lá fora o irmão… não tenhamos dúvidas: não basta para chegar a Deus, porque impuro estará o meu coração!

ORAÇÃO
     Alguns dos teus discípulos, Senhor, comiam com as mãos impuras, mas podiam perfeitamente aproximar-se da Tua mesa, da mesa da eucaristia, porque puros estavam os seus corações. Tantas tradições, tantos preceitos, mas longe de Ti, Senhor, e dos irmãos! Tantos ritos, mas que não passam pelo coração. Que o meu coração, Senhor, não despreze os irmãos que encontro na praça pública; que os meus pés não se afastem deles, com medo de se contaminarem; que as minhas mãos estejam sujas, porque empenhadas em purificar as sujidades deste mundo. Que o meu culto a Ti, Senhor, não despreze os meus irmãos.

AÇÃO
          No dia de hoje, vou cruzar-me, certamente, com tantas pessoas, algumas delas consideradas “impuras”. Que nenhuma se sinta desprezada pelo meu olhar, pelas minhas mãos, pelas minhas tradições.

QUARTA-FEIRA

PALAVRA - Os fariseus e os escribas perguntaram a Jesus: «Porque não seguem os teus discípulos a tradição dos antigos, e comem sem lavar as mãos?».

MEDITAÇÃO
         Na perspectiva dos fariseus e dos escribas a purificação das mãos antes das refeições não era uma simples questão de higiene, mas sim religiosa. Tinham uma obsessão pelos ritos de purificação. Por isso, escandalizados, unem-se contra os discípulos de Jesus que comiam esquecendo-se das suas prescrições. E repreendem o próprio Jesus: “porque não seguem os teus discípulos a tradição dos antigos?”. De fato, os verdadeiros discípulos de Jesus têm sempre as mãos “impuras”, porque continuamente estendidas para os leprosos, os pecadores, os pagãos, os desprezados. Sim, os fariseus têm razão, a culpa de tudo isto é do nosso mestre, Jesus, que nos ensinou a tocar o “impuro”, a amá-lo e a transformá-lo em irmão. Este é o único caminho para chegar a Deus.

ORAÇÃO
     Meu Senhor e meu Deus, preocupo-me tantas vezes por aspectos exteriores… e escandalizo-me, como os escribas e fariseus, confundindo as boas práticas de higiene com o culto a Ti devido. Ajuda-me, Senhor, a centrar o meu interesse na intimidade, no coração e não em aspectos exteriores e formalistas. Que não viva obcecado se o mundo me mancha as mãos, desde que não se apodere do meu coração e não me faça desprezar os irmãos rejeitados, “impuros”, que todos evitam para não serem confundidos com eles.

AÇÃO
Jesus, o nosso mestre, é o grande responsável por nós, cristãos, termos abandonado algumas tradições superficiais e nos termos centrado no essencial: amar a Deus, empenhados com os irmãos. Hoje vou alargar esta cadeia de amor.

QUINTA-FEIRA

PALAVRA - Jesus respondeu-lhes: «Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim.

MEDITAÇÃO
      Agora já não é difícil perceber o que Jesus nos quer dizer ao defender os seus discípulos de mãos impuras. Este povo honra a Deus com os lábios, mas mantém bem afastado d’Ele o seu coração (Is 29,13). A religiosidade dos fariseus é uma prática exterior, cheia de palavras, orações e ritos, tantas vezes lindos e solenes, mas que esquece o irmão e não vive em concreto o amor do Senhor. Não só amar com palavras, mas com fatos e na verdade (1Jo 3,18). Por isso, Jesus chama-lhes “hipócritas”, porque se servem de tudo, mesmo de Deus, para proveito próprio; preocupam-se por “parecer” e fingem amar. E nós? Que é feito do nosso coração?

ORAÇÃO
         Senhor, tantas vezes, Te pergunto: ‘Fala-me; que queres de mim?’. E hoje não podias ser mais claro, Senhor, no que pretendes para mim, todos os dias. Que me adianta repetir mecanicamente palavras bonitas, dizer que Te amo, que estou disposto a dar a vida por Ti… se depois, na vida concreta o meu coração está bem longe de Ti e não é consequente com essas palavras? Perdoa a minha hipocrisia, Senhor. Perdoa a minha hipocrisia, Senhor. Como sei que as minhas decisões importantes estão longe de Ti, aqui estou de novo, venho de novo a Ti, disposto a uma verdadeira conversão do coração, dolorosa, é certo, mas que será libertadora, porque já não mais estará o meu coração longe de Ti, Senhor.

AÇÃO
       O coração é o centro das nossas decisões. Que as nossas ações deste dia não sejam manchadas pela hipocrisia. E que o nosso coração seja sincero no amor que os nossos lábios professam ao Senhor e aos irmãos.

SEXTA-FEIRA

PALAVRA - É vão o culto que Me prestam, e as doutrinas que ensinam não passam de preceitos humanos’. Vós deixais de lado o mandamento de Deus, para vos prenderdes à tradição dos homens».

MEDITAÇÃO
        Pena que os fariseus e os escribas se tenham preocupado por se manterem “puros”, apenas exteriormente. Decretaram infindáveis leis e preceitos, desvirtuando o culto a Deus. Transformaram a sua religiosidade num culto “vão”, numa religião vazia e estéril, que não se preocupa em procurar continuamente a vontade de Deus e o amor gratuito aos irmãos. Por isso as suas tradições estão em claro contraste com o mandamento de Deus. São apenas preceitos humanos, que esquecem ‘o amor a Deus com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças… e o amor ao próximo como a si mesmo’ (Mc 12,28-31). Tantos preceitos, tantas leis, tantas palavras… e com o coração tão longe de Deus e dos irmãos. Que pena, quando nos comportamos deste modo, como os escribas e fariseus. Jesus não podia ser mais claro: deste modo, “é vão o culto que me prestam”.

ORAÇÃO
      Tantas vezes o meu culto a Ti, Senhor, tem sido estéril, vazio. Quantas vezes me escudei em um sem fim de preceitos, que me davam segurança, que me faziam sentir “salvo”, “justificado”, “puro”, mas que me levavam sempre para mais longe de Ti e dos irmãos. Quantas vezes ‘deixei de lado’, desprezei o Teu mandamento de amor. Mas hoje, Senhor, quero ‘amar-Te com todo o meu coração, com toda a minha alma, com todo o meu entendimento, com todas as minhas forças… e quero amar o próximo como a mim mesmo’ (Cfr. Mc 12,28-31). Este é o único caminho que torna o meu coração verdadeiramente puro e perto de Ti.

AÇÃO
     É muito grave que sejam acusados, pelo próprio Senhor, de nos esquecermos do mandamento de Deus e preferirmos as tradições dos homens. Não podemos esquecer, hoje e sempre, o mandamento de Deus: amar a Deus e amar o próximo. A partir daqui, todos sabemos bem o que fazer.

SÁBADO

PALAVRA - Depois, Jesus chamou de novo a Si a multidão e começou a dizer-lhe: «Ouvi-Me e procurai compreender. Não há nada fora do homem que ao entrar nele o possa tornar impuro. O que sai do homem é que o torna impuro; porque do interior dos homens é que saem os maus pensamentos: imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, cobiças, injustiças, fraudes, devassidão, inveja, difamação, orgulho, insensatez. Todos estes vícios saem lá de dentro e tornam o homem impuro».

MEDITAÇÃO
        Como naquele dia, Jesus também nos adverte hoje: Ele não quis defender uns discípulos de mãos sujas, mas quis mostrar onde se decide a verdadeira pureza do crente e, com isso, a capacidade de entrar em comunhão com Deus. Ainda que com as mãos pouco limpas, os discípulos de Jesus podem comer, sempre que mantenham limpo para Deus o seu coração, pois é deste que saem as verdadeiras impurezas. Ocupados com o que realmente suja o mundo, não lhes preocupa se o mundo sujou as suas mãos, desde que não lhes suje o seu interior, desde que essa “sujidade” não lhes nasça no coração. Nos jornais, nas revistas, na TV, tantas preocupações, legitimas, com as boas práticas de higiene, fazendo sacrifícios enormes para cumprir as dietas mais rigorosas… mas muitos de nós cristãos, não estamos dispostos a fazer “pequenas dietas” nas nossas ações do dia-a-dia que nos levem a uma verdadeira conversão do coração, na doação, sem hipocrisia, aos irmãos, único caminho para chegar a Deus.

ORAÇÃO
    ‘A boca fala da abundância do coração’ (Mt 12,34). Um coração que tem dentro a palavra da vida, torna tudo puro, Senhor; um coração que tem dentro palavras de morte, torna tudo impuro. Sei, meu Deus, que o bem e o mal não está nas coisas, mas nas nossas ações, e antes disso, nas nossas intenções. Que as minhas palavras sejam palavras de amor e não de egoísmo, que tantas vezes se apodera de mim. Que seja, Senhor, a Tua palavra a comandar o uso que faço das coisas. Que seja uma palavra de comunhão e não de separação, de amor e não de domínio.

AÇÃO
   O que sai do nosso interior, do nosso coração, é o que nos pode tornar impuros. Jesus apresenta-nos uma lista de vícios que nos afastam de Deus e nos tornam impuros, que devemos evitar. Que neste dia, e sempre, as nossas ações sejam reflexo de um coração puro, próximo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO