terça-feira, 11 de setembro de 2012


LECTIO DIVINA PARA A XXIV SEMANA DO TEMPO COMUM

 Pe David Teixeira, sdb

«Quem dizem os homens que Eu sou? - Tu és o Messias!»

 “Quem dizem os homens que Eu sou?” Esta é uma pergunta de todos os tempos: Quem é realmente Jesus para nós? Que significado tem na nossa vida? Que respostas lhes damos? Quem o quiser seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-O. Ontem, hoje e por toda a eternidade! Para ganhar a vida à luz do seu Evangelho, que salva.
 
EVANGELHO (Mc 8, 27-35)
      Naquele tempo, Jesus partiu com os seus discípulos para as povoações de Cesareia de Filipe. No caminho, fez-lhes esta pergunta: «Quem dizem os homens que Eu sou?» Eles responderam: «Uns dizem João Baptista; outros, Elias; e outros, um dos profetas». Jesus então perguntou-lhes: «E vós, quem dizeis que Eu sou?» Pedro tomou a palavra e respondeu: «Tu és o Messias». Ordenou-lhes então severamente que não falassem d’Ele a ninguém. Depois, começou a ensinar-lhes que o Filho do Homem tinha de sofrer muito, de ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos escribas; de ser morto e ressuscitar três dias depois. E Jesus dizia-lhes claramente estas coisas. Então, Pedro tomou-O à parte e começou a contestá-lo. Mas Jesus, voltando-Se e olhando para os discípulos, repreendeu Pedro, dizendo: «Vai-te, Satanás, porque não compreendes as coisas de Deus, mas só as dos homens». E, chamando a multidão com os seus discípulos, disse-lhes: «Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. Na verdade, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a vida, por causa de Mim e do Evangelho, salvá-la-á».
 
 
- Procura descobrir as palavras que mais vezes se repetem.
 - Com essas palavras, procura descobrir o que é que Jesus te quer dizer esta semana.
 - Procura atuar o que o Senhor Jesus te pede na tua vida, fazendo desta Palavra, oração, e da tua vida, palavra de Deus em ação.
 
 
SEGUNDA-FEIRA
 
 
PALAVRA - No caminho, fez-lhes esta pergunta: «Quem dizem os homens que Eu sou?» Eles responderam: «Uns dizem João Baptista; outros, Elias; e outros, um dos profetas».
      Enquanto os discípulos partilham caminho com Jesus, ele vai partilhando com eles as suas dúvidas. Desta vez, Jesus pergunta-lhes a opinião que os outros têm dele. E os discípulos respondem que os outros dizem que ele é mais um profeta, na linha de João Baptista e de Elias, ou seja, um mensageiro de Deus.
MEDITAÇÃO
      Na minha caminhada de fé, o Senhor vai partilhando comigo as suas dúvidas. Desta vez posso ouvi-lo questionar-me: ‘Quem dizem os homens que eu sou?’ E talvez fique sem resposta porque não sei concretamente o que dele dizem os homens e as mulheres de hoje ou, o que é pior, talvez não tenha nada a dizer-lhe porque já nada dizem dele.
ORAÇÃO
      Há muitos, Senhor, que ainda não te conhecem, não sabem quem és, não experimentaram a vida que és capaz de dar. Concede-me silêncios, palavras e gestos que falem de ti. Concede-me vontade e paixão de falar de ti aos meus irmãos. E que, depois, seja capaz de criar distância para que eles se encontrem contigo e te escutem a ti que tens palavras e gestos de vida.
AÇÃO
      Com silêncios, gestos e palavras vou falar de Jesus àqueles que encontrar no meu trabalho, escola, família, grupo de amigos. Mas faço-o desde o amor que sinto por ele e não com gestos hipócritas, falsas palavras e silêncios vazios.
 
 
TERÇA-FEIRA
 
 
PALAVRA - Jesus então perguntou-lhes: «E vós, quem dizeis que Eu sou?» Pedro tomou a palavra e respondeu: «Tu és o Messias».
     Depois da pergunta sobre a opinião dos outros, Jesus questiona os seus sobre a opinião que eles têm d’Ele. Pedro, que é a voz da comunidade de discípulos, diz que Ele é o Messias, ou seja, aquele que os judeus, dentro de um contexto político-nacionalista, esperavam como o enviado de Deus para libertar Israel.
MEDITAÇÃO
      Na mesma caminhada de fé, o Senhor também me pode perguntar a mim - que às vezes penso que tenho tudo controlado - o que digo dele. Nessas alturas, terei algo de Pedro? Serei capaz de confessar de coração, espontaneamente, que ele é o Messias ou consultarei antes as minhas lições de catequese ou os meus tratados de teologia? Quem é ele para mim?
ORAÇÃO
      Nesta oração ouço a tua pergunta, Senhor: ‘Quem sou eu para ti?’ Mas, se não for pedir muito, deixa-me ouvir também a tua resposta: ‘Eu sou o Messias’. Dá-me a graça de contemplar-te e deixar que sejas realmente o Messias: o libertador dos meus pecados, das minhas incongruências e amarras.
AÇÃO
      Ao longo do dia de hoje, vou procurar viver na presença do Messias, ou seja, consciente de que já fui liberto/a do poder dos meus pecados, das minhas incongruências e amarras. Sou pecador, sim, mas sou filho/a de Deus e, se o permitir, também sou continuamente salvo/a pelo Senhor.
 
 
QUARTA-FEIRA
 
 
PALAVRA - Ordenou-lhes então severamente que não falassem d’Ele a ninguém. Depois, começou a ensinar-lhes que o Filho do homem tinha de sofrer muito, de ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos escribas; de ser morto e ressuscitar três dias depois. E Jesus dizia-lhes claramente estas coisas.
      Aos seus, Jesus proíbe-os severamente de falarem dele, enquanto que ele falava abertamente. Juntos deles, começa por clarificar o significado de Messias e Filho do Homem: alguém que tinha de sofrer, ser rejeitado, morrer e ressuscitar ao terceiro dia. Junto deles, prediz a sua paixão e morte na cruz e a sua ressurreição. Um significado de Messias muito distinto daquele que os discípulos, como judeus, sonhavam...
MEDITAÇÃO
      Posso dizer muito espontaneamente que Jesus é o Messias, o Enviado de Deus para libertar, mas acredito realmente que ele foi e continua a ser aquele que sofre, é rejeitado, morto e ressuscitado? É muito mais fácil buscar um Jesus “light” do que aceitar com crueza o seu sofrimento e morte e com realismo a sua ressurreição. Que implicações traz isto para a minha vida?
ORAÇÃO
      Tenho de reconhecer, Senhor, que também a mim me custa aceitar o fato de que tu és o Deus crucificado e ressuscitado. É mais fácil ver-te como o Deus bom porque não me incomoda nem me implica tanto. Acreditar na tua paixão e morte é encontrar um sentido para os sofrimentos e mortes. Acreditar na tua ressurreição é viver a vida na tua esperança e presença. Converte, portanto, a minha fé, Senhor.
AÇÃO
      O nosso Deus continua a ser o Deus que sofre, que é rejeitado, morto e ressuscitado em si mesmo e nos outros. Hoje, dentro das minhas possibilidades, vou comungar com o seu sofrimento, rejeição, morte e, não menos importante, com a sua ressurreição.
 
 
QUINTA-FEIRA
 
 
PALAVRA - Então, Pedro tomou-O à parte e começou a contestá-lo. Mas Jesus, voltando-Se e olhando para os discípulos, repreendeu Pedro, dizendo: «Vai-te, Satanás, porque não compreendes as coisas de Deus, mas só as dos homens».
      Pedro ficou tão perturbado que, tomando Jesus à parte, longe dos outros, começa a discutir com ele. Mas Jesus, voltando-se para os outros, para que lhes servisse de lição, abertamente repreende a Pedro e diz-lhe as palavras mais duras que alguém poderia dizer a outro: “Vai-te, Satanás”. E isto porque Pedro estava a ser para ele um adversário, um tentador, um opositor à realização do projeto de Deus que passa pela cruz.
MEDITAÇÃO
      Pedro tem destes extremos. Primeiro confessa que Jesus é o Messias e depois discute com ele. E isto porque é um homem impulsivo. Também eu me deixo guiar apenas pelas emoções? Procuro apenas aquilo que me agrada, o que eu acho e sinto ou consulto a Deus e procuro antes a sua vontade, que pode significar a cruz? Só assim é que não serei seu/sua adversário/a e opositor/a e não ouvirei as mesmas palavras duras.
ORAÇÃO
      Também eu às vezes sou Pedro, sou de extremos e sou impulsivo/a. Trabalha as minhas emoções, Senhor. Repreende-as, educa-as. Não peço que as reprimas e excluas, mas, pelo teu Espírito, ilumina-as e faz que estejam de acordo com a tua vontade e com a procura do teu reino.
AÇÃO
      Ao longo do dia, vou evitar a ‘impulsividade’ e estar atento às minhas emoções. Se, por exemplo, costumo manifestar inveja, vou procurar ver em que momentos é que ela surge, procurar aceitá-la e viver essa inveja nas coisas do reino.
 
 
SEXTA-FEIRA
 
 
PALAVRA - E, chamando a multidão com os seus discípulos, disse-lhes: «Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me».
     Aos discípulos Jesus agrega agora a multidão e dirige-lhes umas palavras sobre as exigências de ser seu discípulo. Começa por dizer-lhes que se alguém quiser segui-lo deve realizar três passos: renunciar-se a si mesmo, tomar a sua própria cruz e, só depois de observadas estas duas condições, seguir Jesus. 
MEDITAÇÃO
     Se me considero discípulo/a de Jesus devo procurar realizar os três passos que ele propõe e que me identificam com o seu estilo de vida. A que renunciou Jesus de si mesmo? A que devo renunciar de mim mesmo? Qual foi a cruz que Jesus carregou?  Que cruz devo carregar?  O meu seguimento de Jesus só será credível quando renunciar a mim mesmo/a e carregar a minha própria cruz.
ORAÇÃO
     Perdoa as vezes em que renuncio a ti e aos outros para não renunciar a mim mesmo. Perdoa as vezes em que não carrego a minha cruz mas a descarrego em ti ou nos outros. Perdoa, portanto, as muitas vezes em que não te sigo para poder andar à minha vontade e… sem rumo.
AÇÃO
     Para seguir Jesus hei de renunciar a mim mesmo/a e carregar a minha própria cruz. Hoje, vou renunciar a alguma coisa em mim mesmo e carregar a minha própria cruz. Posso, por exemplo, renunciar a ser preguiçoso/a e carregar a cruz da minha impaciência. E tudo isto, não para ser perfeito/a, mas para seguir Jesus. 
 
 
SÁBADO
 
 
PALAVRA - «Na verdade, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a vida, por causa de Mim e do Evangelho, salvá-la-á».
     Jesus continua a dizer à multidão e aos seus que só poderão ser realmente seus discípulos aqueles que, em vez de se preocuparem com a salvação das suas vidas, porque, paradoxalmente, isso apenas conduz à sua perda, forem capazes de a ocuparem em duas boas causas: nele e no evangelho. Porque só por ele e pelo evangelho é que terão acesso à salvação das suas vidas.                                
MEDITAÇÃO
      No nosso mundo de hoje, estas palavras de Jesus são difíceis, mas não deixam de ser evangelho. Ainda é possível dar a vida por uma boa causa em vez de viver sem sentido. Jesus aponta-me duas boas causas. Como seu/sua discípulo/a sou capaz de apostar a minha vida por ele e pelo seu evangelho? Só assim é que permitirei que a minha vida seja salva.
ORAÇÃO
     Senhor, é perante estas palavras lapidares que muitas vezes me chego atrás. Para mais, porque não são apenas palavras, mas estão confirmadas por muitos exemplos de vida, para além do teu. Muitos foram os que perderam a sua vida por causa de ti e do teu evangelho. E por quê? Porque viram em ti e no teu evangelho uma boa causa pela qual dar suas vidas. Concede-me esta mesma clareza e generosidade.    
AÇÃO
    Pondo em prática esta clareza e generosidade, procurarei empenhar-me um pouco mais na causa de Jesus e do Evangelho que tem um nome: reino de Deus. E este reino é justiça, paz, solidariedade, perdão, entrega, amor. Com a força e criatividade do Espírito, procurarei, hoje, praticar alguns destes gestos do reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO