segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Rededicação da Igreja Primaz dos Carmelitas no Continente Americano
Olinda (PE) 5 de agosto de 2012

A Igreja e Convento de Santo Antônio do Carmo de Olinda, foram fundados em 1580, com a vinda dos quatro primeiros carmelitas portugueses ao Brasil. O Provincial em Portugal na época era Frei João Caiado que, em 26.01.1580 autorizou, por ordem do Cardeal-Rei Dom Henrique, a viagem dos Padres Carmelitas: Frei Domingos Freire (superior), Frei Alberto de Santa Maria, Frei Bernardo Pimentel e Frei Antônio Pinheiro.
  Este convento é o primeiro de toda a Ordem Carmelita na América e, embora esteja hoje sob a administração dos frades da Antiga Observância, ele pertence a todos os Carmelitas, pois foi fundado quando a Ordem do Carmo não havia ainda sido dividida em OCarm e OCD.  Portanto, é a igreja primaz das duas Ordens na América.
     Após um período de vários anos de abandono nas mãos do Estado, desde que foi tomado pelo Governo Imperial no final do século XIX, este histórico patrimônio para toda a Ordem foi finalmente restituído aos carmelitas e completamente restaurado.
    Para todos os carmelitas, tanto da OCarm como da OCD, este é o berço de nossa ação missionária em todo o continente americano.
Parabés, então, para todos nós.
Aspecto externo da Igreja Primaz dos Carmelitas nas Américas

Interior da Igreja e altar-mor

Interior da Igreja

Altar-mor
Imagem da Senhora do Carmo, doação de D. Maria I de Portugal
Única imagem que nunca deixou a igreja, mesmo no tempo de maior abandono e destruição.

Altar do Santo Cristo ou do SSmo Sacramento
Da esquerda para a direita - Frei Roberval (Provincial de Pernambuco), Frei Raul (Conselheiro para a América Latina), Frei Fernando Millan (Prior Geral da Ordem do Carmo), Frei Agostino (Provincial de Portugal) e Frei Francisco de Sales (antigo Prior da nossa Província e um dos principais responsáveis pela restauração da igreja)
Nosso querido Frei Tito Figueiroa (último à direita) - Historiador da Ordem em Pernambuco.
Frei Luís, Frei Sormani, Frei Joaquim, Frei Carlos Mesters,  Frei Agostino (de Portugal), Padre Almeida, otc e Frei Sérgio (de Moçambique)
Frei Leonardo, Frei Rosivaldo, Frei Severino e Frei Altamiro.
Nossas monjas e eremitas carmelitas
Bispos Carmelitas Brasileiros rezam a Ladainha dos Santos na solenidade de rededicação
D. Fernando Saburido coloca as relíquias dos santos carmelitas no novo altar.
Atrás, o altar do Senhor Bom Jesus dos Passos, devoção específica do Carmelo da Antiga Observância no Brasil
D. Fernando (bispo de Olinda e Recife) unge o altar
Nosso querido D. Frei João Costa ungindo as paredes da Igreja
Observado por Frei Leonardo e Frei Rosivaldo