sexta-feira, 24 de agosto de 2012


Queridos irmãos carmelitas:
Iniciamos, hoje, o nosso retiro anual.  Se você não pode participar junto conosco deste "tempo de graça", reze por nós.
Por estarmos fora nestes dias, vamos colocar os textos do sábado, dia 25, e do domingo, dia 26, com antecedência.  Não deixe de ler a Lectio da XXI Semana e a meditação do Evangelho do sábado.
Por ser domingo, neste ano não faremos memória da Transverberação do Coração de Santa Teresa, mas nada nos impede de rezar e meditar sobre esta graça singular que esta santa carmelita recebeu de Nosso Senhor.

RANSVERBERAÇÃO DO CORAÇÃO DE S. TERESA DE JESUS
26 de agosto
    Este fogo é o amor de Deus que em Santa Teresa foi derramado com tal abundância que abrasou o seu coração. A transverberação é a manifestação da força do amor de Deus aceite, desejado e vivido pela Santa no seu matrimônio espiritual. Partilhamos o testemunho de Santa Teresa de Jesus sobre o recebimento desta Graça:
  
     "Via um anjo ao pé de mim, para o lado esquerdo, em forma corporal, o que não costumo ver senão por maravilha. Ainda que muitas vezes se me representam anjos, é sem os ver...
      Nesta visão quis o Senhor que o visse assim: não era grande mas pequeno, formoso em extremo, o rosto tão incendido, que parecia dos anjos mais sublimes que parecem todos se abrasam. Devem ser os que chamam Querubins, que os nomes não me dizem, mas bem vejo que no Céu há tanta diferença duns anjos a outros e destes outros a outros, que não o saberia dizer.
    Via-lhe nas mãos um dardo de ouro comprido e, no fim da ponta de ferro, me parecia que tinha um pouco de  fogo. Parecia-me tocar-me este dardo no coração algumas vezes e que me chegava às entranhas. Ao tirá-lo, dir-se-ia que as levava consigo, e me deixava toda abrasada em grande amor de Deus.
     Era tão intensa a dor, que me fazia dar aqueles queixumes e tão excessiva a suavidade que me causava esta grandíssima dor, que não se pode desejar que se tire, nem a alma se contenta com menos de que com Deus. Não é dor corporal mas espiritual, embora o corpo não deixa de ter a sua parte, e até muita. É um requebro tão suave que têm entre si a alma e Deus, que suplico à Sua Bondade que conceda esta mesma graça a quem pensar que minto." (Santa Teresa de Jesus, Livro da Vida, cap. 29, 13). 

ORAÇÃO
Senhor, que abrasastes Santa Teresa de Jesus, (nossa Mãe), com o fogo do vosso amor e a fortalecestes para os grandes empreendimentos realizados em vosso nome, concedei-nos, por sua intercessão, a graça de experimentar a força do vosso amor, que nos move a trabalhar generosamente pelo vosso reino. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LECTIO DIVINA PARA A XXI SEMANA DO TEMPO COMUM
Ir. Anabela Silva fma

«Para quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna.»

     O Evangelho deste Domingo convida-nos a fazer o ponto da situação da nossa fé. Não se pode brincar ao acreditar e não acreditar: ou se está com Cristo ou se está contra Ele. Jesus não é de meias medidas e a nossa fé não se vive ao sabor dos ventos. Nos cristãos tem de crescer a consciência de se ser fiel à opção que se tomou e se quer viver. E quando se decide por Cristo é com coragem que se aceita tudo o que vem proposto; não podemos aceitar apenas algumas partes: este episódio é bom, estas palavras também são suaves, não choca muito… não se pode ser “mornos”. O cristão acolhe e assume a totalidade de Cristo na sua vida. Claro que por vezes é duro, são palavras demasiado fortes, ruidosas, incomodativas, para alguns “fora de prazo”. E, infelizmente, nos dias de hoje, são muitos os cristãos que fazem parte do grupo dos discípulos que dizem: “Estas palavras são duras. Quem pode escutá-las?”. Escolher Cristo não é tanto entrar pelo campo da compreensão e da razão, mas é aderir a Ele com tudo o que possa acontecer e confiar. É unirmo-no a Ele na comunhão de vida, ser uma coisa só com Ele, como Ele é com o Pai.

Evangelho segundo S. João (6, 60-69)
     «Naquele tempo, muitos discípulos, ao ouvirem Jesus, disseram: “Estas palavras são duras. Quem pode escutá-las?” Jesus, conhecendo interiormente que os discípulos murmuravam por causa disso, perguntou-lhes: “Isto vos escandaliza? E se virdes o Filho do homem subir para onde estava anteriormente? O espírito é que dá vida, a carne não serve de nada. As palavras que Eu vos disse são espírito e vida. Mas entre vós, há alguns que não acreditam.” Na verdade, Jesus bem sabia, desde o início, quais eram os que não acreditavam e quem era aquele que o havia de entregar. E acrescentou: “Por isso é que vos disse: Ninguém pode vir a mim, se não lhe for concedido por meu Pai.” A partir de então, muitos dos discípulos afastaram-se e já não andavam com Ele. Jesus disse aos Doze: “Também vós quereis ir embora?” Respondeu-lhe Simão Pedro: “Para quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós acreditamos e sabemos que Tu és o Santo de Deus.”»

SEGUNDA FEIRA

PALAVRA - Naquele tempo, muitos discípulos, ao ouvirem Jesus, disseram: “Estas palavras são duras. Quem pode escutá-las?”
    Estranhamente, o discurso sobre o pão da vida, destinado aos judeus, fez pensar e interrogar os discípulos de Jesus. Sentem as palavras demasiado duras para serem entendias, e mesmo entendidas, a coragem para as assumir parece ter caído por terra. Os seus ouvidos criaram “barreiras” para que cada palavra tocasse o coração e levasse a uma mudança de vida.

MEDITAÇÃO
      A fé não é tanto uma questão de compreensão das coisas que se ouvem e das propostas que se fazem. A fé convida a dar um salto de qualidade: a distanciarmo-nos do que é material, não faze-lo “senhor da nossa existência” e acolhermos o Evangelho da Vida, que alimenta o nosso ser e o nosso fazer, dá sentido ao que somos e fazemos. Mas, há discípulos contemporâneos, que seguindo o Mestre, correm atrás do triunfalismo e do sensacionalismo. E diante de palavras “duras” não aderem porque o que está em causa é a dar a vida. O dom de si mesmo é um risco demasiado grande.

ORAÇÃO
      Senhor, é triste apercebermo-nos de amigos, familiares, conhecidos deixarem-Te para seguirem não se sabe bem quem ou o quê. Dá-me, Senhor, a coragem de Te seguir sempre, mesmo quando não compreendo as situações e as Tuas palavras ”duras”.
      Dá-me a capacidade de testemunhar que só Tu és a minha/nossa felicidade e alegria, porque, como Tu mesmo o disseste: “que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida?”

AÇÃO
     Hoje, farei uma pequena avaliação da minha capacidade de escuta: escolho alguns versículos do discurso de Jesus sobre o Pão da vida; em seguida faço uma leitura cuidada dos mesmos; deixo alguns minutos de silêncio e medito nas palavras escutadas; na minha reflexão clarifico como deixo que as palavras de Cristo sejam vida em mim ou não.

TERÇA FEIRA

PALAVRA - Jesus, conhecendo interiormente que os discípulos murmuravam por causa disso, perguntou-lhes: “Isto vos escandaliza? E se virdes o Filho do homem subir para onde estava anteriormente?
     A interpelação de Cristo perante a atitude dos discípulos é direta e radical: tudo o que Eu disse é escândalo para vós? Murmuração, questões e mais questões dentro de cada um, acaba por abalar a pouca fé que exista. Se nas coisas visíveis têm dúvidas, o que será quando não tiverem consigo o Filho do Homem? Como conseguirão entender as coisas do Alto?

MEDITAÇÃO
     Cristo sabe de que “farinha” somos feitos. Conhece-nos bem e por isso não faz grandes rodopios à nossa volta: interpela-nos rapidamente a fim de que seja tomada uma decisão. A proposta é acolhida ou rejeitada, não é negociada, não se ajusta às nossas exigências. É importante uma decisão pessoal e radical. Pedindo que a nossa fé aumente, fazendo pequenos passos, para entendermos a Sua Presença sensível entre nós. Para se viver a fé é preciso escolhas sérias e corajosas. Como refletia alguém: «No fundo, acreditar, é render-se. Render-se ao Amor de Deus, à experiência de que precisamos d’Ele e que podemos confiar, porque Ele tem tudo para nos conquistar e oferece-nos muito mais do que aquilo que possamos sonhar. Mas é uma rendição, porque a nossa liberdade resistiu até mais não puder, porque bem lá no fundo, de Deus, temos um pouco de medo e suspeitamos. Até ao fim queremos ter as nossas e outras seguranças e apoios. É resistência também da nossa inteligência que não “vê” e não compreende até à evidencia da verdade e escolhas, por vezes desconcertantes, de Deus a nosso respeito e sobre a história.»

ORAÇÃO
 Senhor, Tu conheces o íntimo do meu ser;
 Criaste-me desde o principio e conheces o meu coração.
 Mas, hoje, Senhor, diante do teu olhar,
 da tua voz que pronuncia o meu nome,
 da Tua presença na minha vida,
 do teu contínuo bater à minha porta:
 Como reajo? Que escolhas faço?
 Quais são as minhas respostas?
 Talvez eu também comece a murmurar,
 a trair, a afastar-me e a esquecer-Te.
 “Senhor, não seguirei mais ninguém, só a Ti”:
 A minha vida é mesmo assim?
 Faço minhas estas palavras?
 Respondo, cada dia, cada momento,
 nas situações mais diversas da vida,
 nos ambientes, no encontro com as pessoas,
 ao convite pessoal de Cristo «Vem e segue-Me?»
 Quem sigo? Para onde corro? Quais as pegadas que sigo?
 «Faz, Senhor, que eu venha a Ti!»

AÇÃO
     Hoje, procuro não cair na tentação de murmurar seja sobre que assunto for ou sobre alguém. Diante de alguma incompreensão ou tentação digo no silêncio ou a voz baixa uma breve frase bíblica que conheça.

QUARTA FEIRA

PALAVRA - O espírito é que dá vida, a carne não serve de nada. As palavras que Eu vos disse são espírito e vida. Mas entre vós, há alguns que não acreditam.”
      Um belíssimo remate de Jesus que orienta para o seu projeto: a vida do Espírito. Mas a dificuldade de alguns perante a linguagem permanece porque não acreditam, não acolhem a proposta; acima de tudo não acolhem a mudança. A vida deve ser movida pela força viva do Espírito de Cristo.

MEDITAÇÃO
      É mais fácil dar ouvidos às vozes que orientam o mundo e que comandam o homem para o espaço da superficialidade, do materialismo, da new age, do facilitismo, do que à voz do Espírito. Interrogo-me algumas vezes: que espírito é este que move para frente imensa multidão? Que espírito é este que deixa a marca da desilusão? Hoje, sente-se a dificuldade de dar ouvidos aos impulso do Espírito. E como não há escuta atenta, muitos não acreditam. E, no entanto, é esta vida espiritual que faz falta: com a força do Espírito “elevar-se para Deus e apostar na vida que permanece para a Eternidade.” A sabedoria terrena/humana é incapaz de entrar nos mistérios de Deus. Deixar entrar Cristo e a força da Sua Vida na existência humana, deixar-se guiar pela ação do Espírito, é amadurecer na fé e na entrega feliz de cada instante da vida. 

ORAÇÃO
 Rezo devagar a oração de S. João da Cruz
 «Como conheço bem a Fonte
 que brota e corre silenciosa,
 mesmo que seja noite.
 Esta fonte eterna está escondida,
 mas eu sei muito bem onde se esconde,
 mesmo que seja noite.
 Não conheço a sua origem, porque não tem…
 Mas sei que tudo nasce dela,
 mesmo que seja noite.
 Sei que não existe nada de mais belo
 e que o céu e a terra se abastecem das suas águas,
 mesmo que seja noite.
 Esta Fonte eterna está escondida
 no pão vivo que nos dá a vida,
 mesmo que seja noite.»

AÇÃO
 Hoje, desde que acordo até que me adormento, peço a presença e a força do Espírito para que ilumine o que digo, faço e sinto.

QUINTA FEIRA

PALAVRA - Na verdade, Jesus bem sabia, desde o início, quais eram os que não acreditavam e quem era aquele que o havia de entregar. E acrescentou: “Por isso é que vos disse: Ninguém pode vir a mim, se não lhe for concedido por meu Pai.”
 Jesus tinha bem presente que o seu Evangelho não seria aceite por todos. Do conhecimento que tinha da realidade humana e da sociedade, sabia que alguns confundiriam a mensagem anunciada, acolhendo-a demasiadamente humana e pensando ser fácil de manipular. Mas a lógica de Deus e diferente da lógica humana.

MEDITAÇÃO
 A mensagem é dom para todos, e como tal deve ser acolhida, sem pretensões de igualá-la a um acordo de bom senso humano. É dom do Pai e quem não se abre a Cristo e à Sua Palavra, deixa o Mestre, como o jovem rico, porque não acolheu em si a lógica de Deus: ser dom para todos, até à entrega incondicional da vida. E com a vida vai-Lhe resistindo, contando apenas com as suas forças, consigo mesmo. Possivelmente não chegará longe e possivelmente nunca entenderá o Amor de Deus. Este “entendimento” do Amor de Deus para com a humanidade é um dos grandes perigos da nossa sociedade, sobretudo para a nossa juventude.

ORAÇÃO
 Na minha oração de hoje, peço ao Senhor, um coração aberto para acolher o dom do Amor de Deus. Rezo calmamente o salmo 33

A toda a hora bendirei o Senhor,
 o seu louvor estará sempre na minha boca.
 A minha alma gloria-se no Senhor:
 escutem e alegrem-se os humildes.

Os olhos do Senhor estão voltados para os justos
 e os ouvidos atentos aos seus rogos.
 A face do Senhor volta-se contra os que fazem o mal,
 para apagar da terra a sua memória. 

Os justos clamaram e o Senhor os ouviu,
 livrou-os de todas as suas angústias.
 O Senhor está perto dos que têm o coração atribulado
 E salva os de ânimo abatido.

AÇÃO
 Hoje, com o meu modo de ser, tentarei ser presença e testemunha do Amor de Deus. Quem me encontrar ao longo do dia, quem falar comigo ou simplesmente passe por mim, sinta que Deus o ama. 

SEXTA FEIRA

PALAVRA - A partir de então, muitos dos discípulos afastaram-se e já não andavam com Ele.
 Era de se prever o afastamento destes discípulos. Não aspirando às coisas do alto, permanecendo no que é material e humano, o seguimento torna-se difícil e a fé débil. Sem adesão a Cristo, vive-se a separação.

MEDITAÇÃO
 Muitos destes discípulos fazem parte das nossas comunidades. Como alguém dizia: «Não são traidores, são pessoas coerentes». Pelos menos não fingem nem sentem o peso da incoerência. Afastam-se porque ainda não chegou a sua hora. Não entendem as exigências de Jesus e Jesus respeita a liberdade de cada um. Assim, também nós devemos fazer. Não quer dizer que não se vá convidando, falando, propondo, mas nunca devemos impor, respeitando o ritmo e a liberdade de cada um. Sem se deixar levar pelo empenho excessivo de querer converter tudo e todos, o cristão deve ser coerente com a sua fé e o amor para com Deus e os irmãos.

ORAÇÃO
 Num momento oportuno, rezo o Pai- Nosso. Páro em cada frase por um instante, para que possa ter bem presente as intenções da minha ação de hoje.

AÇÃO
 Hoje, rezo por todos aqueles que se afastaram da Igreja, da vida da comunidade; rezo pelos que assim não se deixaram iluminar por Cristo; rezo pelos que criticam a vida e a ação da Igreja.

SÁBADO

PALAVRA - Jesus disse aos Doze: “Também vós quereis ir embora?” Respondeu-lhe Simão Pedro: “Para quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna.Nós acreditamos e sabemos que Tu és o Santo de Deus.”
 Perante aquele abandono, Jesus dirige-se em particular aos Doze: Também vós quereis ir embora? E Simão Pedro, em nome de todos proclama a profissão de fé que Cristo hoje também espera dos cristãos.

MEDITAÇÃO
 Nos dias hoje, não podemos negar que seguir Cristo é duro. Duro no sentido que é empenhativo porque toca a vida a todos os níveis. Não podemos pretender viver na mediocridade a nossa existência. Não é para isso que Deus nos chama. Não é para ali que está direcionada a nossa felicidade. A escolha e o testemunho por Cristo é um risco, especialmente para o mundo juvenil. A fé não se perde, não se deixa porque a Igreja é “conservadora” “retrógada”, não se atualiza, tem muito dinheiro, porque o padre não motiva e então … …deixa-se de ter fé porque custa; a fé não é compreender, a fé é aderir e viver Cristo, é andar contracorrente… e isto nem todos sentem. Mas está tudo aqui. Porque as Palavras de Cristo são vida eterna e dão serenidade à alma. São projeto que dignifica a pessoa humana. Quem segue Cristo crê que Ele é o único modelo a imitar, a medida de todas as escolhas e valores. Quem crê em Cristo encontra a Paz e a santidade, e todos os dias dirá: Nós acreditamos e sabemos que Tu és o Santo de Deus.

ORAÇÃO
 Na minha oração de hoje meditarei nas palavras: «Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e Eu o ressuscitarei no último dia»

AÇÃO
 Hoje, preparo-me bem para o Dia do Senhor. No domingo, no momento penitencial, pedirei perdão de coração contrito; no momento da consagração estarei atento à palavras proferidas pelo sacerdote; no momento da comunhão, no silêncio do meu ser, unir-me-ei a Jesus no Pão sagrado, para ser com Ele pão partido para todos, dom para os meus irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO