domingo, 19 de agosto de 2012


LECTIO DIVINA PARA A XX SEMANA DO TEMPO COMUM

Pe. Juan Freitas
«A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida»

     No Evangelho desta semana São João fala-nos de novo do pão. O pão não simboliza somente a Palavra de Jesus que devemos acolher com fé, mas também o sacramento da Eucaristia. As palavras mais repetidas são de fato «carne e sangue», e «comer e beber». Mas depois de entendermos isto, é importante não esquecer que as palavras de Jesus quiseram intencionalmente abordar estes dois temas: a Palavra e o sacramento.
     João não toma em consideração somente a Eucaristia sacramento, mas também toda a existência de Cristo e o projeto de vida do discípulo. No gesto eucarístico é todo o projeto da encarnação que encontra o seu sentido.
     Comer e beber a carne e o sangue de Cristo não significa somente acreditar na presença real do Senhor e no seu dom de amor, mas significa «acolher» aquele dom, pôr-se em sintonia com esse e leva-lo à vida.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 6, 51-58)
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Eu sou o pão vivo que desceu do Céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que Eu hei de dar é minha carne, que Eu darei pela vida do mundo». Os judeus discutiam entre si: «Como pode Ele dar-nos a sua carne a comer?» E Jesus disse-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia. A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em Mim e Eu nele. Assim como o Pai, que vive, Me enviou e Eu vivo pelo Pai, também aquele que Me come viverá por Mim. Este é o pão que desceu do Céu; não é como o dos vossos pais, que o comeram e morreram: quem comer deste pão viverá eternamente».

SEGUNDA-FEIRA

PALAVRA - «Naquele tempo, disse Jesus à multidão: Eu sou o pão vivo que desceu do Céu. Quem comer deste pão viverá eternamente».
    Jesus fala-nos de novo em primeira pessoa. É ele que nos fala de si, da sua missão da sua vida. «Eu sou»: eis a típica expressão bíblica de apresentação. Jesus fala-nos da sua identidade para que nós possamos ir até ele. É mesmo assim o mistério da Encarnação: Deus que vem ao nosso encontro para que nós o possamos encontrar.

MEDITAÇÃO
     «Jesus disse à multidão», Jesus continua a recordar-nos a nós hoje o mesmo que àquelas multidões que o seguiam, que o escutavam, que o procuravam. Ele quer também falar-nos em primeira pessoa com cada um de nós, quer estabelecer com cada um de nós uma especial amizade. Ele está sempre disposto a receber-nos, a escutar-nos e a consolar-nos.

ORAÇÃO
     Ajuda-me Senhor a encontrar-te na minha vida. A fazer de ti alguém central e importante no meu caminhar. Perdoa as vezes que não te quis encontrar e aceita o meu desejo de querer recomeçar.

AÇÃO
    Talvez até esteja de férias, ou dentro de pouco as terei. Quanto tempo posso dedicar a este Jesus que quer estar comigo?

TERÇA-FEIRA

PALAVRA - «E o pão que eu hei de dar é minha carne, que eu darei pela vida do mundo».
     «O pão que eu hei de dar». Este dar é um oferecimento pela vida (salvação) do mundo; a referência à morte de Cristo e à instituição da Eucaristia é fácil de descobrir. O realismo eucarístico das palavras de Jesus não pode ser mais claro: o pão vivo é a carne (não simplesmente o corpo) de Jesus e, simultaneamente, o sangue que é preciso beber. Tema desconcertante para a fé e a cultura judaica; mas Jesus não desfaz um mal-entendido, não apela para um sentido metafórico nem suaviza as suas palavras, antes as reforça com mais clareza. Emprega-se um verbo que exprime com realismo o próprio ato de comer com os dentes (mastigar) e que traduzimos por comer mesmo (realmente).

MEDITAÇÃO
    Jesus dá-se em alimento a nós. ele é o pão, é o alimento que está ao alcance de todos. Ele quer que nós tenhamos vida, que possamos participar da sua vida, desta grande felicidade que é estar com ele. Está disposto de novo a dar tudo, a dar a vida para que nós encontremos o verdadeiro sentido da vida.

ORAÇÃO
    Obrigado Senhor! Pela tua Palavra de vida que nos conforta, que nos encoraja e que ilumina o nosso caminho. De novo nos dizes que estás disposto a tudo por nós. Obrigado pelas tuas maravilhas, obrigado por seres o nosso verdadeiro pão.

AÇÃO
    Vou procurar testemunhar esta experiência a outros. Talvez nas minhas conversas da praia, do café, ao telemóvel, no MSN, sei lá… Jesus dá-se por mim… que poderei eu fazer por Ele…?

QUARTA-FEIRA

PALAVRA - «Os judeus discutiam entre si: Como pode ele dar-nos a sua carne a comer? E Jesus disse-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós».
    Na mentalidade hebraica todo este discurso é difícil de entender. Um fiel judeu que não conhece Jesus e não faz experiência de Jesus não o pode entender mesmo. Como pode alguém dizer «comei a minha carne e bebei o meu sangue»? É certamente algo muito estranho, no entanto Jesus nos convida participar da sua vida, a alimentar-nos dele mesmo.

MEDITAÇÃO
    Somos convidados a participar. Um convite não forçado mas sim obrigatório para podermos encontrar a verdadeira vida. Sem Jesus tudo torna-se mais complicado, a nossa esperança rapidamente esmorece, a nossa alegria é algo passageiro, a vida é algo fruto da sorte com altos e baixos, a certeza é algo inexistente, tudo é relativo. Jesus dá-nos a vida, a vida em abundância.

ORAÇÃO
     Perdão Senhor pelos meus altos e baixos. Por tantas vezes não ser agradecido do grande dom que és para mim. Por não reconhecer a grandeza do teu amor.

AÇÃO
    Vou procurar participar mais ativamente. Procurar participar pondo a minha vida e o meu coração na minha oração, de modo especial na eucaristia dominical.

QUINTA-FEIRA

PALAVRA - «Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia. A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida».
    Se de um lado, quando falamos de comida pensamos em algo biológico e vital, aqui Jesus, seguindo esta linguagem simbólica de São João, nos recorda que só em Jesus encantaremos a verdadeira vida. Jesus é a verdade. E por isso Ele é também a verdadeira comida que nos sacia em plenitude.

MEDITAÇÃO
     Num contexto atual e mundial onde é difícil encontrar a verdadeira verdade, este discurso de Jesus pode passar-nos ao lado. As publicidade farta-se de proclamar o verdadeiro produto, os políticos as verdadeiras soluções, os horóscopos o verdadeiro futuro, etc… tantos proclamam a verdadeira verdade. Será este mais um slogan? Que nos invade e persegue. Jesus sabe que tantos nos perseguem e por isso não hesita e nos recorda Eu sou a verdade.

ORAÇÃO
     Ajuda-me Senhor a saber discernir a verdade. A saber que só em ti está a verdade para a vida. Ajuda-me a testemunhar a tua verdade na minha vida. Ajuda-me a ser verdade.

AÇÃO
    Viver a verdade, sem medos nem receios. A verdade na fé nos encoraja, nos estimula e nos desafia dia após dia.

SEXTA-FEIRA

PALAVRA - «Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou e eu vivo pelo Pai, também aquele que me come viverá por Mim».
    Estamos aqui diante de outros dos temas importantes da teologia de São João, permanecer nele. Este é um tema central no discurso de João pois viver em Jesus, permanecer nele é o grande segredo para viver.

MEDITAÇÃO
    Estar em Jesus, permanecer nele. È assim a vida cristã: eu conto contigo e tu contas comigo. Permanecer em Jesus e partilhar a vida com Ele. É viver na comunhão com Ele. Permanecer em Jesus é confiar que Ele é potente, que Ele é sabedoria, que os seus projetos são os melhores.

ORAÇÃO
Ajuda-nos Senhor a permanecer em ti.
Ajuda-nos Senhor a confiar sempre mais em ti.
Ajuda-nos Senhor a viver por ti, contigo e em ti.

AÇÃO
    Hoje vou encontrar um tempinho para permanecer com ele no sacrário, se for impossível contemplando a natureza. Permanecer nele.

SÁBADO

PALAVRA - «Este é o pão que desceu do Céu; não é como o dos vossos pais, que o comeram e morreram: quem comer deste pão viverá eternamente».
    Ligando-nos à experiência do Êxodo muito significativa a todo o povo de Deus, São João nos convida de novo a acreditar que Jesus é o verdadeiro pão, o alimento que nos dá a vida plena, a eternidade em comunhão.

MEDITAÇÃO
     Todos somos conscientes da necessidade de alimentar-nos. Infelizmente não podemos fazer, como fazemos ao nosso carro, que enchemos o depósito uma vez de vez em quando e nunca mais pensamos nisso. Jesus convida-nos a alimentar-nos espiritualmente com frequência, não podemos desistir, pois significaria morrer.

ORAÇÃO
 Hoje a Igreja te convida:
 O pão vivo que dá vida
 Vem com ela celebrar.

 Este pão — que o mundo creia —
 Por Jesus na santa Ceia
 Foi entregue aos que escolheu.

 Eis o pão que os Anjos comem
 Transformado em pão do homem;
 Só os filhos o consomem:
 Não será lançado aos cães.

 Em sinais prefigurado,
 Por Abraão imolado,
 No cordeiro aos pais foi dado,
 No deserto foi maná.

 Bom pastor, pão da verdade,
 Tende de nós piedade,
 Conservai-nos na unidade,
 Extingui nossa orfandade
 E conduzi-nos ao Pai.

 Aos mortais dando comida,
 Dais também o pão da vida:
 Que a família assim nutrida
 Seja um dia reunida
 Aos convivas lá do Céu.
 (sequência da solenidade do Corpo de Deus)

AÇÃO
    Vou preparar-me para amanhã domingo celebrar bem a liturgia dominical. Vou procurar agradecer ao Senhor o grande dom que na Eucaristia nos dá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO