domingo, 5 de agosto de 2012


LECTIO DIVINA PARA O XVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM

«EU SOU O PÃO DA VIDA…»
 Pe. Tarcízio Morais, sdb

      “Eu sou o pão da vida”. Cristo pode saciar a fome de felicidade, eternidade, verdade, amor e é água viva que sacia todas as sedes. Mais não se lhe pode pedir. Ele é o Messias Salvador, enviado de Deus-Amor para realizar o seu projeto de salvação. A nós cabe-nos acreditar. Deixar-se alimentar por tão grande alimento. Basta a fé.

Evangelho segundo S. João (6, 24-35)
Naquele tempo, quando a multidão viu que nem Jesus nem os seus discípulos estavam à beira do lago, subiram todos para as barcas e foram para Cafarnaum, à procura de Jesus. Ao encontrá-lo no outro lado do mar, disseram-Lhe: «Mestre, quando chegaste aqui?». Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: vós procurais-Me, não porque vistes milagres, mas porque comestes dos pães e ficastes saciados. Trabalhai, não tanto pela comida que se perde, mas pelo alimento que dura até à vida eterna e que o Filho do homem vos dará. A Ele é que o Pai, o próprio Deus, marcou com o seu selo». Disseram-Lhe então: «Que devemos nós fazer para praticar as obras de Deus?». Respondeu-lhes Jesus: «A obra de Deus consiste em acreditar naquele que Ele enviou». Disseram-Lhe eles: «Que milagres fazes Tu, para que nós vejamos e acreditemos em Ti? Que obra realizas? No deserto os nossos pais comeram o maná, conforme está escrito: ‘Deu-lhes a comer um pão que veio do Céu’». Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Não foi Moisés que vos deu o pão do Céu; meu Pai é que vos dá o verdadeiro pão do Céu. O pão de Deus é o que desce do Céu para dar a vida ao mundo». Disseram-Lhe eles: «Senhor, dá-nos sempre desse pão». Jesus respondeu-lhes: «Eu sou o pão da vida: quem vem a Mim nunca mais terá fome, quem acredita em Mim nunca mais terá sede».

SEGUNDA-FEIRA

Palavra - Naquele tempo, quando a multidão viu que nem Jesus nem os seus discípulos estavam à beira do lago, subiram todos para as barcas e foram para Cafarnaum, à procura de Jesus. Ao encontrá-lo no outro lado do mar, disseram-Lhe: «Mestre, quando chegaste aqui?».
         A multidão procura Jesus. Saciados na sua fome e na sua dignidade procuram quem os possa saciar de novo. Como não procurá-lo agora que encontraram um sentido? Quando o encontram, procuram uma forma, uma tentativa de dominá-lo, de o terem para si, de saber sempre como se move e onde o encontrar para saciar as suas necessidades. 

Meditação
 É uma tentação comum entre os cristãos querer controlar a Cristo: a sua missão, as suas palavras, os seus gestos. Interpretá-los e vivê-los, não segundo o trajeto realizado por Deus, mas seguindo a própria vontade. E a vontade de Deus é bem diferente da nossa… Quando chegaste, Senhor, aqui? Quando chegaste à nossa vida? Como podemos viver tendo-nos sempre contigo?    

Oração
 Chegaste ao coração de muitos das mais variadas maneiras. Fizeste milagres com claro conteúdo simbólico. Multiplicaste o pão para saciar a fome. Mas nada disto foi suficiente para despertar a fé. A maioria continua a procurar-te nos lugares errados, com as razões mais desconcertantes. Chegaste a mim e conquistaste o meu ser. Obrigado, Senhor! Por tudo. Por ti.

Ação
 Nas coisas do teu dia-a-dia, procura estar sempre próximo do projeto de Jesus para ti.

TERÇA-FEIRA

Palavra - Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: vós procurais-Me, não porque vistes milagres, mas porque comestes dos pães e ficastes saciados. Trabalhai, não tanto pela comida que se perde, mas pelo alimento que dura até à vida eterna e que o Filho do homem vos dará. A Ele é que o Pai, o próprio Deus, marcou com o seu selo».
Porque ficaram saciados, procuram ainda o Senhor. Esqueceram tudo o resto! Fixaram-se no “alimento que se perde”, deixando de lado o alimento que dura até à vida eterna: o alimento de Deus, o alimento do Filho de Deus, marcado e ungido por Deus. As multidões procuram apenas resolver os problemas e necessidades do seu “hoje”. Esquecem o que vai mais além: a adesão ao Reino de Deus.

Meditação
         Em mil coisas sentimos o abandono de Deus, tão preocupados andamos em apenas saciar a nossa fome quotidiana de sentido e verdade. Esquecemos da fonte primordial. Esquecemos o que mais interessa: procurar o alimento que dura até à eternidade. Procurar o alimento que o Filho do homem nos dá. Procurar a Deus, o próprio Deus, que em seu Filho, se nos fez salvação e profecia nova. Este é o nosso Deus!

Oração
         Tu és, Senhor, o ungido de Deus. Marcado pelo amor do Senhor vieste para nos dar o alimento que sacia todas as nossas fomes: a fome de justiça, a fome de verdade, a fome de amar e ser amado. Tu és, Senhor, o próprio Deus no meio de nós: feito palavra e pão. Feito horizonte e esperança. Feito vida e eternidade. Tu és, Senhor, o meu Deus!

Ação
         Não vivas hoje apenas do pão que sacia a fome, mas procura o pão da Palavra que em Jesus se faz profecia para a nossa vida.

QUARTA-FEIRA

Palavra - Disseram-Lhe então: «Que devemos nós fazer para praticar as obras de Deus?». Respondeu-lhes Jesus: «A obra de Deus consiste em acreditar naquele que Ele enviou».
         Diante das mil coisas do nosso mundo é sempre a fé aquilo que nos faz encontrar com Deus. A multidão do tempo pergunta que deve fazer: nós já sabemos a resposta: acreditar. Responder. Corresponder. Tender para o encontro permanente com Aquele que Deus enviou. E viver somente desse acreditar.

Meditação
         Quem crê acredita. E quem crê, acredita em alguma coisa e em alguém. Sobretudo em alguém. Parece evidente: esse alguém para nós é o Filho de Deus, que se fez um de nós para ser nosso pão de vida. O pão do céu que nos alimenta e salva. O pão da eternidade. Como vives a tua fé? Como é o teu acreditar? Em quem crês? Como crês? Como vives aquilo em que crês? Como vives aquele em quem crês?    

Oração
         Só tu és a minha fé! Faltam-me muitas vezes as palavras para to dizer. Faltam-me os gestos para demonstrá-lo. Mas tu és, Senhor, a minha fé. E eu creio, Senhor, mas aumenta a minha fé. Eu creio em ti, Senhor, mas aumenta este meu crer. Para que crer seja também querer: querer mudar, querer ser sempre teu/tua, querer-te a ti. Tu em mim e eu em ti. Simplesmente. Tão complexamente. Num sim permanente.

Ação
         Que resposta daria Jesus à tua pergunta: “que devo fazer para praticar as obras de Deus”? Difícil resposta? É este o desafio da nossa fé… 

QUINTA-FEIRA

Palavra - Disseram-Lhe eles: «Que milagres fazes Tu, para que nós vejamos e acreditemos em Ti? Que obra realizas? No deserto os nossos pais comeram o maná, conforme está escrito: ‘Deu-lhes a comer um pão que veio do Céu’».
         Para a multidão as coisas não estavam claras. Tudo parecia demasiado complexo. Era preciso ver mais para acreditar. Como Moisés no deserto: é preciso um maná. Um alimento. Um alimento de fé que seja sinônimo de verdade. Um alimento que tenha como origem o céu. Que milagres faz este Jesus para que vejamos e acreditemos?

Meditação
É inclemente a falta de fé. É a dúvida a persistir diante da presença viva e atuante do Senhor. É preciso ser mais do que Moisés no deserto. É preciso ser maná: alimento vivo. Um alimento que dure para sempre ao contrário do perecedouro maná. Um sinal mais. De novo aparece a nossa tragédia feita falta de fé. É preciso ver para acreditar. E pensar que o único que nos é pedido, a única coisa que Deus quer de nós é que aceitemos os seus dons e a sua graça atuante. É assim tão difícil acreditar?

Oração
         Só por ti, Jesus! Vivo sem viver em mim e mais espero que aquilo que vejo e sinto. Venço e vencerei por ti. Por ti e por todos os que neste caminho se fazem comunidade no pão que repartes para ser alimento de eternidade. Só por ti, Jesus, vivemos e testemunhamos a profundidade do sentido, a vida do amanhã da esperança, a casa do pão do céu que és para todos. Só por ti, Jesus! Só para em ti crer. Só para em ti viver. Só para em ti, tudo ser.

Ação
         Jesus deu-nos o novo maná, o verdadeiro pão descido do céu. Que podes tu fazer para ser pão repartido, na fé que vives?

SEXTA-FEIRA

Palavra - Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Não foi Moisés que vos deu o pão do Céu; meu Pai é que vos dá o verdadeiro pão do Céu. O pão de Deus é o que desce do Céu para dar a vida ao mundo».
         É preciso deixar clara a origem do maná do deserto: não provém de Moisés, mas de Deus. Jesus é, por isso, mais do que Moisés. O pão que Ele oferece é pão do céu, isto é, pão de Deus. Em Jesus realiza-se o dom de Deus que não perece, que não termina, porque Ele dá a vida ao mundo, dando-Se. Nele, Cristo, realiza-se o dom que não termina e é para toda a humanidade de todos os tempos.

Meditação
         Na missão de Jesus, completa-se o processo iniciado com Moisés: o povo, vivendo na escravidão do Egito, é libertado e conduzido pelo deserto, até à terra da promessa. Em Cristo, o povo do Senhor, é conduzido à libertação de tudo o que o oprime, como Messias. Como Deus no meio de nós. Porque o pão de Deus é o que desce do Céu para dar a vida ao mundo e Jesus fez-se pão, nosso alimento, dando a sua vida, para que o mundo creia e tenha vida para sempre.    

Oração
         O Senhor fez-se alimento para saciar a nossa fome. Tu, Senhor, és o nosso alimento, o pão da vida que não tem fim. O pão de Deus que desce do Céu para dar a vida ao mundo. Para nos dar vida. Ao agradecer-te este dom, peço-te por todos aqueles que não têm “o pão de cada dia” como alimento; os que não têm “o pão de cada dia” da fé, os que não têm “o pão de cada dia” do amor. Porque tu és alimento, sacia todas as fomes da nossa humanidade. Porque és alimento que sacias as nossas fomes.

Ação
         Dar a vida ao mundo: procura uma forma concreta de seres alimento para quem precisa do pão de Deus.

SÁBADO

Palavra - Disseram-Lhe eles: «Senhor, dá-nos sempre desse pão». Jesus respondeu-lhes: «Eu sou o pão da vida: quem vem a Mim nunca mais terá fome, quem acredita em Mim nunca mais terá sede».
         “Eu sou o pão da vida” é uma fórmula de uma força extraordinária. Jesus é fonte de equilíbrio, de força, de sossego e de paz. E tudo pela fé: quem acredita, nunca mais terá fome e sede. Na comunhão com Cristo acalma-se tanto a fome como a sede de vida que agitam o ser humano.

Meditação
         Em Jesus, Deus está totalmente a favor do ser humano, de tal modo que em Cristo abre-se à comunhão profunda e vital, como quem se dá sem reservas. Como quem se comunica em plenitude. Como fonte de vida. Também nós queremos sempre deste pão. Desta fonte de vida. Desta fonte de amor.

Oração
         Jesus pão da vida, sê para mim e para quantos acompanhe ou encontre, alegria do espírito. Jesus pão da vida, continua a saciar-nos desde o nosso interior. Jesus pão da vida, inunda-nos com a força transformante do mundo. Jesus pão da vida, encoraja-nos para que tenhamos o pão da esperança e da fortaleza para avançarmos sem temeridade diante das dificuldades da nossa vida.

Ação
         “Dá-nos sempre desse pão!”. Apresenta-te diante do Senhor e procura pedir-lhe o pão que te faz falta…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO