terça-feira, 21 de agosto de 2012

LAICATO CARMELITA

Rodrigo Lima

Quando Nosso Senhor saiu a reinvidicar homens que O seguissem, encontrou homens toscos e com pouca cultura...Ele bem sabia que assim seria pois, os Doutores da Lei eram homens de elegância apurada mas, sem o entendimento necessário para abandonarem tudo pelo Tudo que era Ele.Foram estes homens rudes que construiram a nossa História de Fé testemunhando com suas vidas a excelente opção que fizeram em segmento do Cristo Senhor nosso.

Assim, também nós somos reinvidicados pelo Cristo a cada respiro nosso; Ele anseia pôr nossas mãos na massa e mais: que sejamos nós mesmos o levedo dela.  Só se pode conhecer a Cristo quando conhecemos a dimensão do nosso nada e a imensidão dos nossos pecados; ainda assim Ele nos quer trabalhando na vinha, no roçado do campo, na herdade que é dele.

O Carmelita procura viver" in obséquio Christi" viver no favor e a favor do Cristo. Somos convocados a segui-lo mais de perto não obstante muitas vezes o nosso cansaço, a nossa falta de fé, o nosso desânimo...Subir o Carmelo antes de tudo é abraçar a Cruz de Cristo não carregá-la somente.Esta mesma cruz que muitas vezes pesa muito aos ombros é o mesmo elevador que nos ascende ao Criador de todas as coisas. Encarar a nossa Missão Leiga no Carmelo para a Igreja é sermos novamente os primeiros discípulos que um dia tomaram a decisão radical de seguir a Cristo!
             Por volta do ano 1207, no tempo das Cruzadas, algumas pessoas cansadas das opressões que havia na época, resolveram viver uma vida diferente. Não queriam mais servir aos reis da terra, mas sim ao Rei do Céu - Jesus. Retiraram-se então para o Monte Carmelo, onde iniciaram uma pequena comunidade orante. Viviam cada um em grutas espalhadas pelo Monte Carmelo e levavam uma vida solitária e simples com trabalho, silêncio e oração. Escolheram Maria a mãe de Jesus para ser a “Senhora do Lugar”, a “Senhora da comunidade”, e em pouco tempo Maria passou a ser conhecida pelas pessoas como “Nossa Senhora do Monte Carmelo”, ou “Nossa Senhora do Carmo”.

Hoje a espiritualidade Carmelita está presente em diversos grupos:

- Ordem Primeira: Os Padres (freis) carmelitas;
            - Ordem Segunda: As Monjas (freiras) carmelitas de clausura;
            - Ordem Terceira: Os Leigos carmelitas (homens e mulheres), e as Freiras carmelitas pertencentes a congregações filiadas a Ordem do Carmo.

Alguns leigos carmelitas procuram viver seu Batismo e o seu compromisso cristão, numa comunidade carmelita ou não. Tendo recebido o Escapulário do Carmo, pertencem à Confraria do Escapulário e usufruem, portanto das graças do tesouro espiritual do Carmelo.

Engajados nas mais diversas pastorais, nos vários serviços e atividades que cada paróquia estão casais, jovens, servindo a Deus, ajudando na construção do Reino. E sob a proteção de Maria, a quem amamos de modo particular, procuramos crescer na vivência da fé, da oração e disponíveis para servir o próximo. Tornamo-nos assim, "presenças marianas" nas comunidades.

A Ordem Terceira do Carmo foi fundada pelo Beato João Soreth, em 1452, na França e é o grupo mais numeroso. Ser terceiro (a) carmelita é poder viver a vida religiosa em seu estado civil, ao lado de sua família, buscando inspiração em Maria, modelo original de vida cristã, no encontro com seu Filho Jesus, mediador entre Deus e os homens no plano da salvação.

Pertencer à Ordem Terceira é viver em união com Deus, em obséquio absoluto de Jesus Cristo, na presença constante do Espírito Santo, pela escuta da Palavra e no serviço fraterno aos irmãos. Revestidos do Escapulário, como meio de afiliação à Ordem, assumimos o compromisso com o cristocentrismo do Carmelo, testemunhando a maternidade divina e espiritual de Maria e sua mediação na história da salvação para que se torne realidade a Encarnação de Cristo no mundo de hoje.

O terceiro carmelita, em virtude de seu Batismo, deve “viver em obséquio de Jesus Cristo”, isto é, numa única comunhão fraterna, onde numa relação de amor recíproco, descobre que faz parte de uma única Família Carmelita. Esta unidade criada e animada por Cristo, requer em todo momento um trabalho ativo dos cristãos leigos realizado com amor.

O apostolado na OTC é um trabalho intenso e fervoroso em todas as suas obras, imbuídas do espírito carmelita, segundo o qual essa perfeição deve ser alcançada pelo viver consciente e constante na presença de Deus, pela vida de união com Cristo, em Maria, com Maria e por Maria.

A etapas de formação na OTC são as seguintes:

· Aspirantado: a pessoa começa a se interessar pelo Carmelo e então participa de algumas atividades do Sodalício·
            . Postulantado: o candidato já começa a freqüentar de forma mais intensa as atividades do Carmelo e também da formação (mínimo de um ano de formação)
            · Noviciado: tempo forte de formação e de obrigações dentro da comunidade carmelitana, o candidato aprofunda no conhecimento do Carmelo, sua espiritualidade e carisma.
            · Profissão Temporária: O candidato faz a profissão temporária renovável por três anos e recebe o hábito.
            · Profissão Perpétua: o irmão ou irmã faz a profissão definitiva na Ordem Terceira do Carmo.

Para ser um carmelita, a pessoa deve gostar de rezar, ser amante do silêncio. Se você deseja iniciar a caminhada, entre em contato conosco!