sábado, 28 de julho de 2012


Lectio Divina para o XVII Domingo do Tempo Comum
Pe. David Teixeira

«Duzentos denários não chegam…»

Muitos aproximavam-se de Jesus para o escutar, para escutar a sua mensagem, para viver a vida nova que apresenta. Porque em Cristo Jesus tudo se faz eucaristia, partilha, ação de Deus. Porque em Cristo a novidade torna-se celebração de amor. Porque em Cristo, cinco pães e dois peixes tornam-se alimento para toda a humanidade. Numa dinâmica do Reino que se torna arte na partilha, alimento que vence a fome, verdade nova.

Evangelho segundo S. João (6, 1-15)
Naquele tempo, Jesus partiu para o outro lado do mar da Galileia, ou de Tiberíades. Seguia-O numerosa multidão, por ver os milagres que Ele realizava nos doentes. Jesus subiu a um monte e sentou-Se aí com os seus discípulos. Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus. Erguendo os olhos e vendo que uma grande multidão vinha ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: «Onde havemos de comprar pão para lhes dar de comer?». Dizia isto para o experimentar, pois Ele bem sabia o que ia fazer. Respondeu-Lhe Filipe: «Duzentos denários de pão não chegam para dar um bocadinho a cada um». Disse-Lhe um dos discípulos, André, irmão de Simão Pedro: «Está aqui um rapazito que tem cinco pães de cevada e dois peixes. Mas que é isso para tanta gente?». Jesus respondeu: «Mandai-os sentar». Havia muita erva naquele lugar e os homens sentaram-se em número de uns cinco mil. Então, Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, fazendo o mesmo com os peixes; e comeram quanto quiseram. Quando ficaram saciados, Jesus disse aos discípulos: «Recolhei os bocados que sobraram, para que nada se perca». Recolheram-nos e encheram doze cestos com os bocados dos cinco pães de cevada que sobraram aos que tinham comido. Quando viram o milagre que Jesus fizera, aqueles homens começaram a dizer: «Este é, na verdade, o Profeta que estava para vir ao mundo». Mas Jesus, sabendo que viriam buscá-lo para O fazerem rei, retirou-Se novamente, sozinho, para o monte.

SEGUNDA-FEIRA

Palavra - Seguia-O numerosa multidão, por ver os milagres que Ele realizava nos doentes.
Apesar dos seus esforços em manifestar a sua condição de Filho de Deus, Jesus, naquele tempo, era seguido por distintos motivos. Desta vez, o evangelista João tem o cuidado de começar por dizer-nos que ele era seguido por causa dos milagres que realizava em favor dos que se encontravam doentes.

Meditação
Será que sou desses que seguem diariamente a Jesus ou acomodo-me às minhas familiares práticas de cristã/o? Onde é que o busco? E onde é que o encontro? Mais importante ainda, porque é que o quero buscar e encontrar? É apenas para poder beneficiar dos seus milagres, para sair curado/a ou é por seguimento incondicional e sem segundas intenções?

Oração
Em vez de buscar-te nos milagres que, às vezes, até passam despercebidos, ajuda-me, Senhor, a perceber que o maior milagre que beneficio é ser teu/tua filho/a e ser por ti amado/a. Faz-me agradecido/a e, com a tua força e discernimento, ajuda-me a saber corresponder no seguindo fiel e diário do teu Filho, Jesus.

Ação
Repetir, para mim mesmo/a, ao longo do dia: “Tu és o/a meu/minha filho/a muito amado/a”.

TERÇA-FEIRA

Palavra - Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus. Erguendo os olhos e vendo que uma grande multidão vinha ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: «Onde havemos de comprar pão para lhes dar de comer?». Dizia isto para o experimentar, pois Ele bem sabia o que ia fazer.
Por motivos não ainda consistentes, a multidão é capaz de seguir Jesus em vez de se preocupar com a festa da Páscoa que se avizinha. É, portanto, o seguimento dos que começam a acreditar! Perante esta multidão, percebendo das suas necessidades e embora sabendo o que deveria fazer, Jesus questiona os seus discípulos sobre como proceder para arranjar pão que saciasse a sua fome.

Meditação
Naquele tempo, uma multidão que começou a acreditar em Jesus, até ao ponto de não se preocupar com coisas importantes, ‘ganhou’ um Deus que se preocupou até com as suas necessidades mais básicas. De que estou eu à espera para deixar que Deus cuide de mim? O que é que me preocupa e continua a afastar-me dos cuidados de Jesus?

Oração (Santa Teresa de Ávila)
Nada te perturbe, nada te espante,
 Tudo passa, Deus não muda,
 A paciência tudo alcança;
 Quem a Deus tem nada lhe falta: Só Deus basta.

Ação
Ao longo do dia, à medida que for deparando com as dificuldades, faço o esforço de confiá-las ao Senhor e, com Ele do meu lado e sob os seus cuidados, de coração sossegado, procuro enfrentá-las diligentemente.

QUARTA-FEIRA

Palavra - Respondeu-Lhe Filipe: «Duzentos denários de pão não chegam para dar um bocadinho a cada um». Disse-Lhe um dos discípulos, André, irmão de Simão Pedro: «Está aqui um rapazito que tem cinco pães de cevada e dois peixes”. Mas que é isso para tanta gente?».
Embora sejam duas as reações dos discípulos que o evangelista João nos apresenta, ambas expressam a escassez e insignificância dos meios ao seu alcance: realmente duzentos denários e cinco pães e dois peixes são bastante pouco para tanta gente! No entanto, expressam, sobretudo, a sua falta de fé em Jesus...

Meditação
São muitas as ocasiões em que Jesus solicita a minha ajuda. Será que me apercebo das suas solicitações ou será que me passam ao lado? Será que respondo como Filipe e André - escudando-me na pobreza dos meus meios - ou será que conto com os meus meios, a minha disponibilidade, generosidade, partilha, entrega e, para além disto, confio tudo a Jesus?  
 
Oração (autor desconhecido)
Só Tu podes dar a fé, mas eu posso dar o teu testemunho.
Só Tu podes dar a esperança, mas eu posso dar confiança aos outros.
Só Tu podes dar o amor, mas eu posso ensinar o outro a amar.
Só Tu podes dar a paz, mas eu posso semear a união.
Só Tu podes dar a força, mas eu posso dar a coragem.
Só Tu és o caminho, mas eu posso indicá-lo aos outros.
Só Tu és a luz, mas eu posso fazê-la brilhar nos olhos dos outros.
Só Tu és a vida, mas eu posso oferecer aos outros a vontade de viver.
Só Tu podes fazer o que parece impossível, mas eu posso sempre fazer o possível.
Só Tu és suficiente em Ti mesmo, mas… preferes contar comigo!

Ação
Da oração que acabei de rezar, escolho uma ação que quero praticar durante o dia de hoje: dar testemunho, dar confiança, ensinar a amar, semear união, dar coragem, aconselhar um caminho, fazer brilhar a luz ou oferecer vontade de viver. 

QUINTA-FEIRA

Palavra - Então, Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, fazendo o mesmo com os peixes; e comeram quanto quiseram.
Apesar da falta de fé dos seus, Jesus aceita os cinco pães e dois peixes. Com eles realiza os mesmos gestos que fará com o pão e o vinho, na última ceia, em tempo de Páscoa. Toma os pães e os peixes; abençoa-os, dando graças; e finalmente distribui-os. No entretanto destes simples gestos é quando se dá o milagre capaz de dar de comer à multidão.

Meditação
Estes gestos de Jesus são aqueles realizados em cada Eucaristia. É aí onde Jesus continua a fazer o milagre capaz de saciar multidões. É ai que Jesus toma aquilo que sou capaz de lho oferecer, seja muito ou pouco, e juntamente com o seu corpo e o seu sangue, dá graças (eucaristia), parte e entrega para saciar as nossas fomes.

Oração
 (Faço uma visita ao Santíssimo, mas se tal não for possível, aproveito este momento e imagino-me diante do Santíssimo. Aí, em silêncio, contemplo-o e deixo que ele me contemple. No fim, agradeço este momento especial de oração).

Ação
Para hoje: Tentar viver eucaristicamente o dia de hoje, ou seja, reconhecendo o que sou e os dons que possuo, agradecendo a Deus e partilhando tudo isso com os outros para saciar as suas fomes.
Para todo o ano: seguindo o exemplo de São João Maria Vianney, que nos é proposto neste ano sacerdotal, procurar valorizar a eucaristia como a obra maior de Deus e como o lugar onde Jesus me convida a ir ter com ele e a viver dele e para ele.

SEXTA-FEIRA

Palavra - “Quando viram o milagre que Jesus fizera, aqueles homens começaram a dizer: «Este é, na verdade, o Profeta que estava para vir ao mundo».
Perante o sinal da multiplicação dos pães e dos peixes, a multidão não vê nisso senão mais um milagre de Jesus e a confirmação da sua condição de profeta. Faça o que Jesus fizer, parece que os que o rodeiam continuam incapazes de o reconhecer como Filho de Deus…

Meditação
Não será Jesus também um desconhecido para mim? Como essa multidão, também eu me aferro às minhas imagens familiares e orgulhosas de Jesus e, por mais sinais, não estou disposto/a a converter-me àquele Jesus que ele quer dar-me a conhecer. E sou incapaz dessa conversão porque isso significaria uma revolução na minha vida...    

Oração
Peço-te perdão, Senhor, pelo meu orgulho, preguiça e resistência à conversão de mente e coração. Peço perdão por não corresponder às tuas iniciativas em dares-me a conhecer como gostarias que eu te conhecesse. Com a luz do teu Espírito, abre os olhos do meu coração e dos meus ouvidos e desmonta as minhas ilusões.

Ação
Viver, ao longo deste dia, de coração disponível e com olhos perspicazes, ouvidos atentos, pés diligentes, palavras de esperança e mãos serviçais.

SÁBADO

Palavra - Mas Jesus, sabendo que viriam buscá-lo para O fazerem rei, retirou-Se novamente, sozinho, para o monte.
Incompreendido pela multidão, que o buscam para o fazerem rei, Jesus foge deles e dos seus projetos e retira-se sozinho, de novo, para o monte, que era, por excelência, o lugar da manifestação de Deus, para aí se encontrar com Ele e com a sua vontade.

Meditação
Jesus, o Filho de Deus, não procurava os títulos e as vaidades deste mundo, mas apenas a realização da vontade de Deus. Quantas vezes não me deixo sucumbir às honras deste mundo e expectativas dos outros e esqueço de que sou filho de Deus e que isso me basta? Quantas vezes não procuro senão a realização da minha vontade em vez da vontade de Deus?    

Oração
Ajuda-me, Senhor, a saber retirar-me e a encontrar-me contigo. Mais do que continuar debruçado sobre mim mesmo, voltado para o meu umbigo, deleitando-me nos meus sucessos, exibindo as minhas grandes qualidades, ajuda-me a retirar-me para o último lugar e a cruz. Aí saberei que não estou entregue a mim mesmo, mas contigo que és o meu maior e único bem.

Ação
Em tudo o que fizer, nas pequenas e grandes coisas, fazê-lo com Jesus, por ele e nele, procurando assim fazer a vontade de Deus mais do que levar avante os meus caprichos e a minha ânsia de êxitos e honras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO