sábado, 21 de julho de 2012


LECTIO DIVINA PARA O XVI Domingo do Tempo Comum
«Como ovelhas sem pastor…»

Tempo de seguir a Cristo Bom pastor. Depois do anúncio eis que regressam ao encontro com Jesus com vontade de comunicar tudo o que tinham feito. Tempo de intimidade. Tempo de Deus. Mas mais impressionante era a situação de todos aqueles que queriam estar com Jesus: como ovelhas sem pastor. Ávidos de Deus. Ávidos da verdade. Certos de tudo encontrar em Cristo Jesus.
Ir. Mª das Dores Rodrigues, fma

EVANGELHO SEGUNDO S. MARCOS (6, 30-34)
Naquele tempo, os Apóstolos voltaram para junto de Jesus e contaram-Lhe tudo o que tinham feito e ensinado.
Então Jesus disse-lhes: «Vinde comigo para um lugar isolado e descansai um pouco». De fato, havia sempre tanta gente a chegar e a partir que eles nem tinham tempo de comer. Partiram, então, de barco para um lugar isolado, sem mais ninguém. Vendo-os afastar-se, muitos perceberam para onde iam; e, de todas as cidades, acorreram a pé para aquele lugar e chegaram lá primeiro que eles. Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-Se de toda aquela gente, que eram como ovelhas sem pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas.

SEGUNDA FEIRA

PALAVRA - Naquele tempo, os Apóstolos voltaram para junto de Jesus e contaram-Lhe tudo o que tinham feito e ensinado.
Estamos diante do regresso dos Apóstolos, enviados de Jesus para dar continuidade à Sua missão de anunciar o Reino. Voltam para junto de Jesus, referência da vida e da missão, e narram-Lhe o que realizaram. Anunciam um mundo novo, um projeto de Vida verdadeira e plena que Deus quer oferecer a todos. Trata-se de uma cena de profunda comunhão de vida e de missão entre os discípulos e Jesus.

MEDITAÇÃO
Como cristãos participamos da vocação de apóstolos. Somos chamados a viver na comunhão com Jesus e enviados em missão, para anunciá-lo e proclamar com a vida. Esta relação com Jesus manifesta-se no fato de ‘voltar para junto dele’ ao fim do dia, ao Domingo, num tempo de retiro, numa pausa, num momento de oração… narrando-Lhe os nossos feitos, as nossas preocupações, as limitações, as tentativas, as vitórias, as quedas; contar-Lhe tudo o que trazemos no coração.

ORAÇÃO
Senhor, quero reavivar a minha identidade de apóstolo que partilha da Tua intimidade, e de enviado a proclamar-te com a vida e com a palavra. Esqueço-me desta vocação; acomodo-me, e tantas vezes ‘vou na onda’ de viver e atuar como os outros! Distancio-me de Ti, sem ter a coragem de voltar e contar-te as minhas preocupações, os meus medos, as minhas dúvidas e a minha vontade de regressar, de ser discípulo do Teu amor e apóstolo da Tua Boa Nova. Hoje, quero voltar para junto de Ti!

AÇÃO
Vou fazer a experiência de voltar para junto de Jesus ao final do dia e falar-Lhe das minhas coisas: o que fiz de bem pelos outros? Como amei? Que sentimentos e atitudes me habitaram? O que poderia ter feito e não tive coragem de concretizá-lo?... Faço deste ‘exame’ uma conversa amiga e confiante com Jesus.

TERÇA FEIRA

PALAVRA - Então Jesus disse-lhes: «Vinde comigo para um lugar isolado e descansai um pouco».
A missão correu bem e os apóstolos estão felizes, mas cansados. Jesus convida-os a irem com Ele para outro lugar a fim de descansarem um pouco. Não se nomeia o lugar; o que interessa não é o lugar geográfico, mas sim que esse descanso deve acontecer junto de Jesus, escutando-O, dialogando com Ele, gozando da Sua intimidade. Só assim os discípulos recuperam as forças; se não confrontarem frequentemente a sua vida e a sua ação com Jesus, a missão não frutificará, correndo o risco do vazio.

MEDITAÇÃO
‘Vinde Comigo!’ Em tempo de férias, este parece ser um convite oportuno e cheio de atualidade dirigido a cada um de nós. Que estas férias não sejam tempo desperdiçado mas sim, um tempo de descanso bem merecido, vivido com Jesus. Deixemos que Ele faça parte dos nossos planos de férias. Parar com Ele longe das ocupações que O ofuscam, regenera as nossas forças físicas e espirituais. Tenhamos a coragem de responder ao convite e ir com Jesus; assim faremos uma experiência de comunhão e intimidade que nos transformará profundamente!

ORAÇÃO
Senhor, ensina-me a ter a coragem de parar contigo; ter tempo e disponibilidade para me encontrar e a Teu lado, avaliar a minha vida, o meu ano de trabalho ou estudos, confrontar Contigo as minhas decisões, as minhas opções e os meus projetos. Cansado, exausto deste estilo de vida vazia e competitiva que me desgasta, quero encontrar-me Contigo, aprender de Ti o sentido da Vida plena, preenchida de verdade, gratuidade e amor!

AÇÃO
Vou programar as minhas férias de forma a ter tempos de paragem e encontro com Jesus, revendo o caminho deste ano, saboreando o sentido profundo do amor de Deus e programando caminhos de maior coerência de vida cristã.

QUARTA FEIRA

PALAVRA - De fato, havia sempre tanta gente a chegar e a partir que eles nem tinham tempo de comer.
A referência ao muito trabalho dos discípulos pretende ser um aviso contra o ativismo exagerado que destrói as forças e leva, tantas vezes, ao desânimo e a perder o sentido da missão. Se já os apóstolos correram este risco, que dizer das nossas vidas, do nosso tempo?

MEDITAÇÃO
Tomemos consciência das realidades e situações que nos ocupam o tempo de tal forma que nem sequer temos tempo para sustentar a vida de forma saudável e equilibrada, aos seus vários níveis. É-nos pedido atenção ao nosso estilo de vida! Afinal, o que nos rouba o tempo e a motivação para nos encontrarmos profundamente conosco, com as pessoas que amamos e com quem partilhamos a vida, com Deus e com a Sua Palavra amiga? Só Ele é o alimento que nos sustém.

ORAÇÃO
Senhor, quero hoje ter tempo para Ti, tempo para me encontrar e ouvir a Tua Palavra, para acolher a Tua presença. Quero parar e deixar-me tocar pelo Teu amor, deixar-me transformar pela Tua vontade, responder ao Teu convite, ir Contigo. Viver o Teu projeto de vida verdadeira e feliz.

AÇÃO
Vou reorganizar a minha vida, os meus dias, a minha semana, de forma a dar-lhe mais qualidade e serenidade, aquela que se aprende no silêncio, na calma e no encontro com Jesus.

QUINTA FEIRA

PALAVRA - Partiram, então, de barco para um lugar isolado, sem mais ninguém.
Os discípulos responderam ao convite. Foram com Jesus para um lugar isolado, sem mais ninguém. Privar com Jesus, tirar tempo para estar com Ele, revigora a pessoa toda, dá sentido à missão e permite ao discípulo, tantas vezes fatigado e desanimado, voltar a descobrir o sentido da vida e renovar o seu empenho.

MEDITAÇÃO
Vamos também nós responder ao convite de Jesus. É Ele que quer estar conosco, dizer-nos a Sua Palavra amiga, o segredo surpreendente dos Seus projetos de mais vida! Deixemos por um pouco os outros, os barulhos, as multidões, as pressas… e partamos no ‘barco’ do silêncio, da reflexão e da oração, que nos leva ao lugar apropriado do encontro profundo com Ele.

ORAÇÃO
Senhor, em silêncio, coloco-me diante de Ti, Contigo, para Te encontrar, escutar, aprender, amar...! Fala, Senhor! Eis-me aqui de coração e mente abertas. Quero estar Contigo. ‘Fala, Senhor, que o teu servo escuta’.

AÇÃO
Vou procurar fazer uma experiência de silêncio, deixando de lado tudo o que possa ser obstáculo: TV, celular, internet, hip pod ... encontrar-me comigo e com Deus no silêncio, e deixar que ele faça parte do meu dia.

SEXTA FEIRA

PALAVRA - Vendo-os afastar-se, muitos perceberam para onde iam; e, de todas as cidades, acorreram a pé para
aquele lugar e chegaram lá primeiro que eles.
Esta busca incansável e impaciente da multidão manifesta a ânsia de vida e de verdade que as pessoas sentem. Revelam fé e abertura à proposta salvadora que Jesus faz e é. Perto dele, com Ele, toca-se a solicitude de Deus, experimenta-se o amor que liberta, alimentamo-nos da Sua vida que nos torna mais pessoas e mais discípulos.

MEDITAÇÃO
É importante estar atento aos sinais, aos testemunhos daqueles que seguindo Jesus dão-Lhe a primazia do amor e do tempo. Aqueles que se retiram com Jesus para participar da Sua vida e da Sua missão de construção do Reino. Precisamos descobrir e valorizar esses mensageiros de Jesus e fazer parte da multidão que acorre até Ele, até aos lugares onde o Senhor nos espera.

ORAÇÃO
Com o salmista rezo a minha sede de Deus:
“Senhor, sois o meu Deus, desde a aurora Vos procuro.
A minha alma tem sede de Vós.
Por Vós suspiro, como terra árida, sequiosa, sem água.
Unido a Vós estou, Senhor,
a vossa mão me serve de amparo. “ (Sl 62)

AÇÃO
Vou descobrir e valorizar algum testemunho que me fale desta importância de dar a Deus um lugar e um tempo na minha vida e no meu dia a dia.

SÁBADO

PALAVRA - Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-Se de toda aquela gente, que eram como ovelhas sem pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas.
Ao desembarcar, Jesus viu as pessoas, teve compaixão e pôs-se a ensiná-las. É a solicitude do amor de Deus atento às sedes do seu povo. Não resistiu; deixou cair os seus planos de ‘estar a sós com os apóstolos’ para responder àquela multidão necessitada de uma palavra de sentido e de amor. Jesus ensina que o serviço ao próximo é sempre a prioridade que quem ama.

MEDITAÇÃO
A comoção de Jesus diante das ‘ovelhas sem pastor’ é sinal da Sua preocupação e do Seu amor, ontem, hoje e sempre. Revela a Sua sensibilidade e solidariedade com todos os sedentos de vida e carentes de sentido. Jesus convida-nos a atender às necessidades dos irmãos. Cada pessoa tem direito a esperar de nós um gesto de bondade e acolhimento. Não podemos ficar indiferentes, comodamente instalados, quando percebemos que alguém vem até nós sedento de um olhar, um sorriso, uma palavra, um pouco do nosso tempo e do nosso amor. Como Jesus, quando necessário, deixemos cair os nossos projetos em favor do serviço aos outros.

ORAÇÃO
Senhor, ensina-me a amar no concreto; ensina-me a estar atento aos gritos silenciosos de quantos precisam de mim, sem o manifestarem. Ensina-me a deixar cair os meus planos, os meus sentimentos, os meus preconceitos, para dar prioridade ao outro que espera um pouco da minha atenção, do meu tempo e do meu amor.

AÇÃO
Vou estar atento (a) a alguém que a meu lado ou ocasionalmente possa precisar de mim; vou dar-lhe atenção, uma palavra de esperança, um pouco de ajuda e alento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO