sábado, 14 de julho de 2012


LECTIO DIVINA PARA O XV DOMINGO DO TEMPO COMUM

«COMEÇOU A ENVIÁ-LOS DOIS A DOIS”
Sérgio Paulo Pinto

Jesus tinha acabado de ser rejeitado pelos seus conterrâneos, mas não se deixou esmorecer no anúncio do Reino. Escolheu um grupo de homens, como nós, para expandirem o seu anúncio. Chamou-os para os enviar. Concedeu-lhes a sua autoridade e a sua palavra. Agora serão eles a prolongar a própria missão de Jesus. Como eles, todos os cristãos são enviados, são apóstolos. Nessa missão não se deverão preocupar em ter a “segurança” dos bens. A sua única bagagem deve ser Deus. Ter unicamente o evangelho de Deus para anunciar, deverá deixar as mãos e o coração livres para a missão. Assim, cada cristão, está no mundo em nome de Jesus e com a força dos seus gestos.

Evangelho segundo S. Marcos (6, 7-13)
Naquele tempo, Jesus chamou os doze Apóstolos e começou a enviá-los dois a dois. Deu-lhes poder sobre os espíritos impuros e ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, a não ser o bastão: nem pão, nem alforje, nem dinheiro; que fossem calçados com sandálias, e não levassem duas túnicas. Disse-lhes também: «Quando entrardes em alguma casa, ficai nela até partirdes dali. E se não fordes recebidos em alguma localidade, se os habitantes não vos ouvirem, ao sair de lá, sacudi o pó dos vossos pés como testemunho contra eles». Os Apóstolos partiram e pregaram o arrependimento, expulsaram muitos demônios, ungiram com óleo muitos doentes e curaram-nos.

SEGUNDA FEIRA

PALAVRA - Naquele tempo, Jesus chamou os doze Apóstolos e começou a enviá-los dois a dois.

MEDITAÇÃO
Jesus chamou e enviou… O chamamento e o envio dos Doze vêm em continuação. Não se podem separar. Na verdade, a vocação de filhos realiza-se na missão aos irmãos. Jesus não chamou nem sábios, nem homens perfeitos. Apenas alguns pescadores e pecadores. Homens como nós. E são doze, como as doze tribos de Israel. É como se todo o povo partisse em missão, uma missão comunitária, dois a dois. A comunidade é ponto de partida e de chegada da missão: realiza a filiação na fraternidade. Só quem é filho é irmão e só quem é filho se faz irmão. Depois de conviverem com Jesus, ouvirem as suas palavras e verem os seus gestos de amor, serão eles, daqui por diante, que prolongarão esse coração amante de Jesus. Que privilégio. Que honra!

ORAÇÃO
Senhor, não sou nem sábio, nem perfeito. Por isso, Te pergunto: “Por que a mim, Senhor, tanta predileção? Porque me chamaste?”. E Tu respondes-me: “Antes de te formar no ventre de tua mãe, Eu te conheci; antes que fosses dado à luz, Eu te consagrei, para fazer de ti profeta das nações” (Jr 1,5). Agora sei, Senhor, que Tu, nas margens de um lago qualquer, “não escolhes nem sábios, nem ricos, queres somente que eu Te siga”. Ajuda-me, Senhor, a corresponder a tamanho amor; desinstala-me das minhas comodidades e do meu egoísmo; envia-me aos irmãos, em Teu nome.

AÇÃO
Cada cristão foi amado e escolhido individualmente por Deus para depois nos enviar em missão. Todo um Deus que me escolheu… a mim! E me enviou… a mim! Tenho consciência disso? Agora percebo porque não posso ficar inerte, sem nada fazer? Que missão preparou Deus para mim? Não posso defraudar Deus.

TERÇA FEIRA

PALAVRA - Deu-lhes poder sobre os espíritos impuros.

MEDITAÇÃO
Bem desejavam os discípulos permanecer sempre lado a lado de Jesus, mas porque o Reino de Deus deveria ser anunciado a todos, enviou-os ao mundo como seus representantes pessoais. E a primeira tarefa foi o poder sobre os espíritos impuros! Numa época que tanto se buscam as “forças ocultas”, não deixa de ser curioso que é precisamente esta a primeira missão dos discípulos: afastar os espíritos impuros! Proteger o povo de tudo aquilo que o escraviza, que destrói a sua vida e a sua felicidade, de tudo o que o afasta de Deus. Onde existe Deus, não há lugar para espíritos vazios e assustadores. Ele sim, é a nossa segurança e a nossa certeza.

ORAÇÃO
Tantas vozes, Senhor. Tantos que falam e gritam. Vozes de “espíritos” que prometem falsas seguranças, que pretendem garantir soluções fáceis para tudo. Vozes de “espíritos” que se pagam em troca da promessa de uma felicidade ilusória e que nunca chegará. Vozes de “espíritos” que nos deixam mais vazios, isolados, desesperados, que geram violência, terror, exclusão… Mas Tu, Senhor, deste-me poder para vencer estas estruturas de morte, que bloqueiam a felicidade dos que estão à minha volta; ajuda-me a derrubá-las para que a Tua voz, sim, a Tua voz, Senhor, chegue a cada coração e com ela a serenidade, a felicidade há tanto desejadas.

AÇÃO
Que “espíritos impuros”, que circuitos de morte, de violência, de exploração se abatem sobre a quem fomos enviados e deles afastam Deus? Hoje, de modo especial, com a força recebida por Jesus, vou enfrentá-las, para as derrubar e assim restituir, aos que me foram confiados, a dignidade humana e a dignidade de filhos de Deus.

QUARTA FEIRA

PALAVRA - Ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, a não ser o bastão: nem pão, nem alforje, nem dinheiro; que fossem calçados com sandálias, e não levassem duas túnicas.

MEDITAÇÃO
A instalação do Reino de Deus hoje, como naquele dia, é uma prioridade absoluta. Por isso, com o coração cheio de Jesus, será essa a grande e única bagagem dos discípulos. O apóstolo, apresentando-se pobre, pode receber o dom de ser acolhido e assim dar a quem o acolher, o grande tesouro que é Jesus. A ausência de dinheiro faz com que as relações sejam gratuitas e de amor, em vez de estarem manchadas pelo interesse. E porque a missão é urgente e árdua, é-nos permitido o bastão na mão, para esconder o cansaço dos nossos pés, revestidos com sandálias, que farão mais firmes e decididos os nossos passos. Quem se despoja das seguranças humanas, quem não calcula o seu interesse cegamente e se entrega à missão, confiando apenas em Deus… esse torna-se o melhor apóstolo: que levará Deus, “só” Deus, a ti, irmão!

ORAÇÃO
O modo como faço apostolado, Senhor, é um reflexo do que trago na minha bagagem para a missão. Que não me preocupe só, Senhor, por dizer coisas bonitas… mas que repita as Tuas palavras. Que não me preocupe, Senhor, pelo que dizem de mim, mas que eu fale continuamente de Ti. Ajuda-me, por isso, a “descarregar” o meu egoísmo, que pesa tanto, os meus bens, que tanto me ocupam, a minha imagem, que por vezes encobre a Tua. Desprendido de tudo, Tu serás, Senhor, a minha segurança, a minha certeza, o meu “pão nosso de cada dia”. E então sim, o meu apostolado chegará à maturidade, porque “carregado” de Ti e oferecido aos irmãos.

AÇÃO
A minha única “bagagem” para o dia de hoje será “apenas” Deus. As minhas palavras e os meus gestos estarão “carregados” d’Ele, só d’Ele.

QUINTA FEIRA

PALAVRA - Disse-lhes também: «Quando entrardes em alguma casa, ficai nela até partirdes dali.

MEDITAÇÃO
Ao serem acolhidos numa casa, os discípulos, quando depois chegar a hora de partir, devem deixar a semente de novos discípulos e de nova comunidade de enviados. A casa é o lugar da intimidade por excelência. Ali se encontram os que mais queremos e com eles partilhamos os melhores dons. “Ficar numa casa”, significa dar o melhor de si, significa “estar” de corpo e alma, não de fugida, nem a meias ou a medo. É, portanto, dar-se e dar o melhor. Que pode dar de melhor um discípulo, a não ser o grande tesouro que traz em seu coração: Jesus? “Ficar numa casa, como Jesus pede, até partirmos”… não é mais que estar como apóstolos, e fazer-se presente em nós, o próprio Jesus. Talvez valesse a pena repensarmos o nosso “ficar” na nossa casa, na nossa paróquia, na nossa sociedade… “até partirmos”! Para trás, onde tenhamos estado, teremos que deixar, florescidas, sementes eternas de amor, que perfumarão outras casas, outros corações.

ORAÇÃO
Tudo o que se tem no coração terminará por estar nos nossos lábios. Assim, se não falamos de Ti, Senhor, mais cedo ou mais tarde acabará por esmorecer a fé em nós. Que pena. Que oportunidade perdida. Mas que a nossa presença, por algum tempo, em alguma “casa”, seja uma bênção para os que ali “moram”. Ajuda-me, Senhor, por isso, a dar o melhor de mim, a dar o melhor que trago em mim: Tu próprio! Não sou sábio, nem perfeito, não tenho nem alforje recheado, nem outros bens que oferecer, mas tenho permanentemente em meus lábios, o amor que me deste e que me arde no coração, que hoje quero partilhar nas “casas” que se abrirem para mim.

AÇÃO
Hoje vou entrar numa “casa”, num coração e “ficar” ali como apóstolo. Vou levar a alguém o que de melhor tenho em mim: o amor de Deus. Ao partir deixarei sementes a crescer, que procurarei ir cuidando até que elas próprias se transformem em semente para outros.

SEXTA FEIRA

PALAVRA - E se não fordes recebidos em alguma localidade, se os habitantes não vos ouvirem, ao sair de lá, sacudi o pó dos vossos pés como testemunho contra eles».

MEDITAÇÃO
Sacudir o pó das sandálias era o gesto habitual dos judeus que, entrando em Israel, e tendo passado em território pagão, deixavam para trás a terra das impurezas e marcavam distância para com os infiéis. Com este gesto, o apóstolo evidencia que quem não o acolhe, não acolhe Aquele que o enviou e, por isso, fica excluído da promessa, do projeto amante de Deus. Jesus prepara os discípulos, desde a primeira hora, para as dificuldades da missão. Quando a missão se tornar árdua, recordemo-nos que não estamos sós. Seguremo-nos ao “cajado” e haverá outros corações sedentos de Jesus. Por outro lado, também podemos pensar que acolhimento damos aos “apóstolos” que todos os dias “ficam” conosco. Que transformação deixo que operem em mim, em minha “casa”, no meu coração? Que o seu anuncio de Jesus, em mim, encontre bom acolhimento, para que em minha “casa” possa, também, crescer o Reino de Deus.

ORAÇÃO
Peço-te perdão, Senhor, pelo fraco acolhimento que presto à Tua palavra, nos apóstolos que todos os dias colocas a meu lado. Perdão pelas portas fechadas do meu coração. Perdão pelos ouvidos surdos à Tua voz. Vem de novo a mim, Senhor, nos Teus apóstolos. Vem que meus braços anseiam por Ti. Vem que as portas de minha “casa” estão escancaradas para Te acolher. Vem, Senhor, hoje, que meus ouvidos estão atentos à Tua palavra. Vem, Senhor, e faz realidade em mim o projeto amante de Deus; e assim, o pó das sandálias se transformará em gestos de vida, de doação, de amor.

AÇÃO
Jesus não escondeu as dificuldades da missão. Alguns tornaram-se surdos à sua palavra. Hoje vou fazer uma oração muito especial por aqueles que Jesus me confiou, para que nenhum deles se perca. Vou estar sempre “on-line” com Deus, intercedendo por eles.

SÁBADO

PALAVRA - Os Apóstolos partiram e pregaram o arrependimento, expulsaram muitos demônios, ungiram com óleo muitos doentes e curaram-nos.

MEDITAÇÃO
A nossa vocação cristã só atinge a sua maturidade plena quando nos transformamos em apóstolos, em anunciadores de Jesus, quando “partimos” em missão. Era tão bom poder estar a sós com Jesus, tê-lo “só para nós”… Ele cura o nosso coração, Ele expulsa os nossos “demônios”, Ele unge os nossos doentes e revigora a nossa vida! Que bom estar com Jesus, sempre! Mas “Ele” enviou-nos. “Ele” deu lugar ao “eu” e ao “tu”, enviou o “nós”… recordas-te? Há tantos que esperam de nós os mesmos gestos de Jesus. Há tantos corações para libertar, tantos demônios que afastar, tantos doentes a quem revigorar as forças. Só depende do “nós”. Estás disposto a “partir”, levando apenas Jesus na bagagem? Estás disposto a amar como Ele? Então sim, outros também dirão: como é bom estar com os discípulos de Jesus!

ORAÇÃO
Chamaste-me, Senhor, deste-me a vocação de filho, e com ela aprendi o significado da doação sem limites; agora, Senhor, envias-me em missão e dás-me a vocação de irmão. Envias-me aos irmãos, como apóstolo. Todos os dias parto com eles no pensamento e no coração. Não levo outra bagagem que não Tu; por isso é-me fácil falar só de Ti. Que os meus gestos os ajudem ao arrependimento constante; que a minha união a Ti os ajude a expulsar os “demônios” que os atrofiam e atormentam; que a Tua força em mim, Senhor, os ajude a recuperar as suas forças e a continuar o seu caminho.

AÇÃO
Sou apóstolo. Um apóstolo em missão. Há, por isso, tantos sinais de Jesus que posso realizar com os que Ele me enviou. Talvez não tão portentosos, mas igualmente decisivos: escutar alguém, motivar alguém desanimado, visitar alguém carente… tantos gestos de apóstolos, tantos gestos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO