sábado, 2 de junho de 2012


DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE
Pe. David Teixeira
«Fica Curado»

      Mistério grande vivido na intimidade do encontro entre Deus e a humanidade. Tudo nos é dado nesta forma de amor. E em tudo permanece conosco, ensinando-nos a cumprir tudo o que o Senhor nos indicar. Deus que para nós é pessoa. Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Mistério a contemplar e a viver na missão para que esteja sempre conosco, até ao fim dos tempos.

Evangelho segundo São Mateus (Mt 28, 16-20)
   Naquele tempo, os onze discípulos partiram para a Galileia, em direção ao monte que Jesus lhes indicara. Quando O viram, adoraram-n’O; mas alguns ainda duvidaram. Jesus aproximou-Se e disse-lhes: «Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra. Ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei. Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos».

SEGUNDA-FEIRA

Palavra - …os onze discípulos partiram para a Galileia, em direção ao monte que Jesus lhes indicara.
      Depois da sua ressurreição, no seu primeiro encontro com as mulheres que tinham ido ao sepulcro, Jesus despede-se delas exortando-as a que dissessem aos seus discípulos que estes teriam um encontro marcado com ele, na Galileia. Os discípulos, ainda que sem grandes certezas, mas porque crentes, obedecem à sua palavra.

Meditação
   Também Jesus, através da sua palavra, me convida diariamente para o encontro com ele. No emaranhado dos ruídos, sou capaz de perceber este seu convite? Que motivos tenho para acreditar que ele se quer encontrar comigo? E para que? Sou capaz de ser assim tão obediente quanto estes discípulos, para deixar as minhas coisas e partir para o encontro com ele, onde ele me indicar?

Oração (do ‘Diálogo da Divina Providência’ de Santa Catarina de Sena)
     Vós, Trindade eterna, sois como um mar profundo, no qual quanto mais procuro mais encontro, e quanto mais encontro, mais cresce a sede de Vos procurar. Saciais a alma, mas dum modo insaciável, porque, saciando-se no vosso abismo, a alma permanece sempre faminta e sedenta de Vós, ó Trindade eterna, desejando ver-Vos com a luz da vossa luz.

Ação
     Depois de, com da Santíssima Trindade, perceber onde quer Jesus que eu me encontre com ele (no irmão, no sacrário, no meu trabalho, na eucaristia), procuro obedecer e ir ao seu encontro.

TERÇA-FEIRA

Palavra - Quando O viram, adoraram-n’O; mas alguns ainda duvidaram.
     Desta maneira breve, Mateus faz referência à reação dos discípulos perante a ressurreição de Jesus. No monte, o lugar de Deus, ao verem Jesus vivo, eles adoram-no, mas, depois, há alguns que continuam na dúvida. Assim se repete o que aconteceu com o povo de Israel no monte Sinai: começam por adorar a Deus, mas, depois, duvidam.

Meditação
     Como reajo eu aos mistérios de Deus? Como reajo ao mistério da encarnação, da paixão, da ressurreição, da Santíssima Trindade? Não há atitude mais coerente que a da adoração. Perante um Deus que sei que nos quer como nós não conseguimos entender, só posso ficar agradecido/a e renovando o meu amor.

Oração (do ‘Diálogo da Divina Providência’ de Santa Catarina de Sena)
      Saboreei e vi, com a luz da vossa luz, o vosso abismo insondável. Por isso, ó Trindade eterna, vendo-me em Vós, vi que sou imagem vossa. Ou seja, vi que foi dada inteligência e sabedoria, graças a Vós, ó Pai eterno e ao vosso Filho Unigênito, e que pelo Espírito Santo, que procede de Vós e do vosso Filho, me foi dada esta vontade com que posso amar-Vos.

Ação
     Dedico o dia de hoje a estar especialmente atento/a aos mistérios de Deus e tentar perceber o sentido que têm na minha vida do dia-a-dia.

QUARTA-FEIRA

Palavra - Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra.
     Jesus mostra-se aos seus discípulos quem é realmente. Uma vez ressuscitado, ele é o Senhor do céu e da terra. Mas este poder foi-lhe dado e não conquistado, ou seja, insere-se nos planos de Deus. E como poder que é dado, é para ser posto ao serviço e não para ser usado tiranicamente.

Meditação
     Que poder é esse que Jesus tem sobre o céu e a terra? É um poder que organiza tudo e que me leva a viver de braços cruzados? É um poder que tem todas as soluções para os meus problemas? É um poder que me atemoriza, me controla e subjuga? Ou, muito pelo contrário, é um poder que me motiva a colaborar com ele, a enfrentar as intempéries da vida e a saborear a vida em plenitude?

Oração (do ‘Diálogo da Divina Providência’ de Santa Catarina de Sena)
     Vós, Trindade eterna, sois criador e eu criatura; e conheci - porque Vós mo fizeste compreender quando me criastes de novo no sangue do vosso Filho - conheci que estais enamorado da beleza da vossa criatura, ó abismo, ó Trindade eterna, ó divindade, ó mar profundo…

Ação
     Viver o dia de hoje na certeza do amor que a Santíssima Trindade me tem. Viver na certeza que ela vela por mim, me guarda e me tem consigo e que, portanto, qualquer coisa que me aconteça e faça será para meu bem, ainda que no momento tudo pareça indicar o contrário.

QUINTA-FEIRA

Palavra - Ide e fazei discípulos de todas as nações…
     Depois de fazer com que os seus discípulos reconhecessem que estava vivo e era soberano do céu e da terra, Jesus partilha com eles um desejo, a sua vontade, uma ‘quase-obediência’: que fossem por todo o mundo e que, no contacto com os outros, fizessem destes seus discípulos.

Meditação
     Mais do que uma consolação para mim, o encontro com Jesus deve ser sempre um momento de conversão. É no encontro íntimo com ele que ele se dá a conhecer, dá a conhecer a sua vontade e me dá uma obediência: ele que é o Senhor do céu e da terra quer reinar no coração de cada homem e mulher e conta, portanto, com a minha colaboração.

Oração (do ‘Diálogo da Divina Providência’ de Santa Catarina de Sena)
     Que mais podíeis dar do que dar-Vos a Vós mesmos, ó Trindade eterna? Sois um fogo que arde sempre e não se consome. Sois Vós que consumis com o vosso calor todo o amor profundo da alma. Sois um fogo que dissipa toda a frialdade e iluminais as mentes com a vossa luz, aquela luz com que me fizestes conhecer a vossa verdade.

Ação
     Depois deste encontro - ainda que breve - com Jesus, depois de me converter à sua vontade, procuro hoje sentir-me enviado por ele, ser seu instrumento e colaborar com ele na sua desafiante missão.

SEXTA-FEIRA

Palavra - …batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei.
     Jesus não só partilha com os seus discípulos a sua vontade de tornar os outros seus discípulos mas também a forma como eles devem realizar essa sua vontade: batizando em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo e ensinando a cumprir os mandamentos que já lhes tinha deixado e que se resumiam ao amor a Deus e ao próximo.

Meditação
     Aqui está a fórmula para que possa ajudar outros - incluindo-me a mim - a serem discípulos de Jesus. Começo por integrá-los na sua família, na Santíssima Trindade. Ou seja, começo por ajudá-los a reconhecerem-se como filhos e irmãos de Deus. Uma vez filhos e irmãos, devo ajudá-los a seguirem Jesus no seu amor a Deus e aos outros.

Oração (do ‘Diálogo da Divina Providência’ de Santa Catarina de Sena)
     Espelhando-me na vossa luz, ó Trindade eterna, conheço-vos como único bem, o bem que está acima de todo o bem, o bem feliz, o bem incompreensível, o bem inestimável, a beleza sobre toda a beleza, a sabedoria sobre toda a sabedoria.

Ação
     Aceito o desafio de Jesus e hoje vou procurar ensinar os outros a cumprir o mandamento do amor segundo Jesus. Antes devo ser consciente de que a melhor forma de fazê-lo é começando por mim: amando a Deus e aos outros, à maneira de Jesus.

SÁBADO

Palavra - Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos.
     Jesus sabia que esta missão de fazer dos outros seus discípulos comportava algumas tentações. Dentre elas, por exemplo, a tentação do desânimo e de confiar apenas nas próprias forças e ideias. Para evitar estas e outras tentações, Jesus reforça para sempre a sua presença entre eles.

Meditação
     Faz bem a qualquer um saber que não está nunca sozinho. Faz melhor ainda a um cristão que se vê cercado por tantos desafios saber que não está sozinho e entregue à sua sorte ou à sorte dos outros. Acredito realmente nesta promessa que Jesus fez a todos os seus discípulos. O que faço para tornar esta promessa ainda mais evidente para mim e para os outros?

Oração (do ‘Diálogo da Divina Providência’ de Santa Catarina de Sena)
     Sois a veste que cobre a minha nudez e alimentais a minha fome com a vossa doçura, porque sois doce sem qualquer amargor, ó Trindade eterna.

Ação
     São tantas as ocupações e é tanta a autossuficiência que nem sempre me deixo acompanhar por Jesus que quer ficar comigo para sempre. Hoje, faço um esforço por abandonar-me nas suas mãos e aos seus cuidados e, sobretudo, por senti-lo presente e dar-lhe espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO