sábado, 12 de maio de 2012


MÊS DE MARIA

MEDITAÇÃO – 13º dia
CAPÍTULO 13 - A VIDA MARIANA É VIVER SEGUNDO O ESPÍRITO DE JESUS

Assim como o Espírito de Jesus incentiva o amor para com Deus-Pai, assim também incentiva o amor para com a nossa amável Mãe. Tal foi o caso do próprio Jesus. O Espírito de Jesus faz com que a alma viva vida divina em Deus e para Deus, e simultaneamente vida mariana em Maria e para Maria, sem impedimento algum para a união perfeita e mística.
Para maior clareza, podem servir-nos estas palavras do Apóstolo: “A prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito de Seu Filho que clama: “Abba,Pater” (Gl 4,6; Rm 8,15). Entendemos, por isto, que o Espírito de Jesus mora nos filhos de Deus e neles opera um terno amor para com Deus Pai, conforme a capacidade de cada um. Ora, assim como o Espírito de Jesus suscitou n’Ele um amor filial para com o Seu Eterno Pai, assim também suscitou n’Ele filiais afetos, amorosos abraços e outras efusões de carinho para com a Sua Mãe caríssima, e isto por toda a eternidade. Que admira, pois, que o mesmo Espírito de Jesus, que nos corações dos filhos de Deus clama: “Abba, Pater”, ou seja, que suscita ternos afetos de amor para com o Pai de Jesus, nos mesmos corações clame: “Ave, Mater”, ou seja, suscite filiais afetos, reverenciais e amorosas efusões, colóquios e outros atos para com a Mãe amável, como aconteceu com Jesus, durante a Sua vida e acontecerá por toda a eternidade? Assim, pois, poder-se-á dizer às almas amantes de Maria: “Porque sois filhos de Maria, enviou Deus aos vossos corações o Espírito de Seu Filho, que clama: “Ave, Mater”, isto é, que suscita em vós filiais carinhos, amorosas inclinações, amistosos recursos, inocentes e ternos abraços e variadas demonstrações de terno amor a Maria, Mãe amabilíssima e digníssima. É o mesmo Espírito de Jesus que opera tudo nestas almas e que suscita, ao mesmo tempo, o amor divino e o amor mariano, sem que um impeça o outro. E, consequentemente, assim como tais almas, pelo amor de Deus, vivem a vida divina em Deus e por Deus, assim também, pelo mesmo espírito de amor, que se estende simultaneamente à Mãe amável, vivem uma vida mariana em Maria e por Maria, pois um e mesmo Espírito opera nelas tais coisas. O mesmo Espírito de Jesus as faz amar a Deus Pai e à Virgem Mãe, a viver em Deus e por Deus e em Maria e por Maria, divina e marianamente ao mesmo tempo. Somente observe-se como isto foi possível, em Cristo, sem dano para a perfeição mais elevada. Então, se compreende, facilmente, como isto pode acontecer em alguns filhos prediletos de Maria, sem dano para a vida contemplativa ou perfeita. Isto entenda-se muito bem. Como admirar-se que onde habita o Espírito de Cristo ali também se manifeste diversos sentimentos e expressões de carinho tanto na contemplação e amor de Deus, como na contemplação e amor de Maria? E tudo isto opera na alma um e mesmo Espírito de Jesus, segundo a Sua vontade e segundo a receptividade de cada um. Daí em diante, ninguém se admire que isto seja possível e, nem mesmo, que isto aconteça realmente em algumas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO