quarta-feira, 30 de maio de 2012


MÊS DE MARIA

ORAÇÃO PREPARATÓRIA
Senhor, todo poderoso e infinitamente perfeito, de quem procede todo o ser e para quem todas as criaturas devem sempre se elevar, eu vos consagro este mês e os exercícios de devoção que em cada um de seus dias praticar, oferecendo-os para vossa maior glória em honra de Maria Santíssima. Concedei-me a graça de santificá-lo com piedade, recolhimento e fervor.
Virgem Santa e Imaculada, minha terna Mãe, volvei para mim vossos olhares tão cheios de doçura e fazei-me sentir cada vez mais os benéficos efeitos de vossa valiosa proteção.
Anjos do céu, dirigi meus passos, guardai-me à sombra de vossas asas, pondo-me ao abrigo das ciladas do demônio, pedindo por mim a Jesus, Maria e José sua santa bênção. Amém.

MEDITAÇÃO – 31º dia
O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas (Lc 1,49)
Frei José Carlos Lopes Almeida, O

Ao chegar a casa de sua prima, Maria é louvada por Isabel como a bendita entre as mulheres, a bem-aventurada, a feliz, porque acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe tinha sido dito da parte do Senhor.
       Na sua humildade, e certamente ainda perdida no mistério que a envolvia, Maria canta um hino de louvor, eleva a sua voz para enaltecer o Senhor, pois o seu Espírito exulta de alegria no Deus seu Salvador.
O seu canto de louvor parte dessa consciência que o Senhor olhou para a sua humildade, dessa consciência de que o seu recato, a sua paz, a sua justiça, o despojamento da sua vontade para que se cumprisse a vontade de Deus, não conduziu a um aniquilamento, a uma nulidade, mas ao olhar benévolo e misericordioso de Deus para consigo. E a partir desse olhar e do seu acolhimento, da sua disponibilidade para a surpresa de Deus, o Todo-Poderoso fez em si maravilhas, atuou nela como em toda a obra da criação.
Maria é o novo paraíso, no qual pode ser formado o novo Adão, Maria é a nova terra ainda virgem, sem mancha de fogo nem arado, na qual pode ser lançada a semente da vida eterna. Maria é a nova história, um começo de uma nova história, porque o tempo velho era o tempo da promessa e agora é o tempo do acontecimento, o tempo do existir aqui e agora, o tempo do “Eu Sou”.
Por todas as razões Maria reconhece que o Senhor fez nela maravilhas, foi-a formando e moldando como mulher para que estivesse apta a ser a mãe do Salvador, fosse de fato bendita para poder acolher o sumo Bem que vinha viver entre os homens. E, portanto, não pode fazer outra coisa mais que acolher essa vinda, essa vida nova que quer nascer, e louvar a Deus pelo seu amor e a sua preferência por querer viver entre os homens.
Também nós, como Maria, somos convidados a reconhecer as maravilhas que o Senhor fez e faz em nós, a louvar cada obra e cada ação de Deus na nossa vida e na vida daqueles que nos rodeiam e amamos. E quantas maravilhas o Senhor vai fazendo!
O sol que nasce e vemos, a neblina que nos resfria, o pão de cada dia, um corpo amigo para amar, um filho para educar, um trabalho para nos realizar e dignificar, a palavra que trocamos com o desconhecido num desejo de bom dia, um abraço irmão, o cansaço do fim do dia e afinal ainda o corpo vivo.
Mas também a dor da partida e da ausência, a fé de uma eternidade junto de Deus, o crescimento na autonomia e na responsabilização, a fraqueza e os limites do outro, arestas que nos limam nas nossas próprias arestas, a injustiça e a guerra que apelam à nossa insensibilidade, a liberdade de poder fazer o bem ou fazer o mal e a alegria do bem que se fez e a tristeza pelo mal que se consentiu.
Não acreditamos num Deus ausente, e muito menos num Deus passivo. Deus vai fazendo história conosco, na nossa vida e na nossa relação com ele e com os outros. Não é um Deus determinista, e não somos umas marionetes nas suas mãos, mas não podemos negar que vivemos sempre à beira de um convite, de uma mão estendida cheia de estrelas para partilhar.
O Senhor fez em mim maravilhas, faz em mim maravilhas, e quer ainda mais que eu faça maravilhas com o que me oferece maravilhosamente do seu amor.

LADAINHA DE NOSSA SENHORA
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Deus Pai dos céus, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo,
Deus Espírito Santo,
Santíssima Trindade, que sois um só Deus,
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus,
Santa Virgem das virgens,
Mãe de Jesus Cristo,
Mãe da divina graça,
Mãe puríssima,
Mãe castíssima,
Mãe imaculada,
Mãe intacta,
Mãe amável,
Mãe admirável,
Mãe do bom conselho,
Mãe do Criador,
Mãe do Salvador,
Mãe da Igreja,
Virgem prudentíssima,
Virgem venerável,
Virgem louvável,
Virgem poderosa,
Virgem benigna,
Virgem fiel,
Espelho de justiça,
Sede da sabedoria,
Causa da nossa alegria,
Vaso espiritual,
Vaso honorífico,
Vaso insigne de devoção,
Rosa mística,
Torre de Davi,
Torre de marfim,
Casa de ouro,
Arca da aliança,
Porta do Céu,
Estrela da manhã,
Saúde dos enfermos,
Refúgio dos pecadores,
Consoladora dos aflitos,
Auxílio dos cristãos,
Esperança dos carmelitas,
Rainha dos anjos,
Rainha dos patriarcas,
Rainha dos profetas,
Rainha dos apóstolos,
Rainha dos mártires,
Rainha dos confessores,
Rainha das virgens,
Rainha de todos os santos,
Rainha concebida sem pecado original,
Rainha assunta ao céu,
Rainha do sacratíssimo Rosário,
Rainha das famílias,
Rainha e esplendor do Carmelo,
Rainha da paz,
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende misericórdia de nós.
V. – Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
R. – Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
OREMOS - Infundi, Senhor, como vos pedimos, vossa graça em nossas almas, para que nós que pela anunciação do Anjo viemos ao conhecimento da encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, pela sua paixão e morte de cruz, sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Pelo mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

ORAÇÃO COMPOSTA POR SANTO AFONSO DE LIGÓRIO
Ó Maria, filha predileta do Altíssimo, pudesse eu oferecer-vos e consagrar-vos os meus primeiros anos, como vós vos oferecestes e consagrastes ao Senhor no templo! Mas é já passado esse período de minha vida!
Todavia, antes começar tarde a vos servir do que ser sempre rebelde. Venho, pois, hoje, oferecer-me a Deus. Sustentai minha fraqueza, e por vossa intercessão alcançai-me de Jesus a graça de lhe ser fiel e a vós até a morte, a fim de que, depois de vos haver servido de todo o coração na vida, participe da glória e da felicidade eterna dos eleitos. Amém.

O “LEMBRAI-VOS” DE SÃO BERNARDO
Lembrai-vos, ó piedosíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que a vós têm recorrido, implorado vossa assistência e invocado o vosso socorro, tenha sido por vós abandonado. Animado de uma tal confiança, eu corro e venho a vós e, gemendo debaixo do peso dos meus pecados, me prostro a vossos pés, ó Virgem das virgens; não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo encarnado, mas ouvi-as favoravelmente e dignai-vos atender-me. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO