sábado, 26 de maio de 2012


LECTIO DIVINA DA SEMANA DE PENTECOSTES
«A paz esteja convosco!»

 Ir. Mª das Dores Rodrigues, fma

A vinda do Espírito Santo em Pentecostes significa a irrupção da vida nova entre os seguidores de Jesus. A vinda do Espírito Santo significou para aquele punhado de discípulos o fim do medo e do temor. Abrem-se as portas da comunidade. Nasce a comunidade dos crentes livre, corajosa e testemunha da paz de Cristo vivo e ressuscitado. Na experiência do nosso Pentecostes esperamos também que o Espírito irrompa nas nossas vidas para nos dar força, para nos tornar mais comunidade, para vencer os nossos medos e nos tornar testemunhas de Jesus Ressuscitado vivo em nós.

 EVANGELHO – Jo 20,19-23
Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, colocou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes serão retidos».

SEGUNDA-FEIRA

PALAVRA - Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, colocou-Se no meio deles...
Este primeiro dia da semana é o Domingo da ressurreição de Jesus. É no anoitecer deste dia que, segundo o Evangelista João, os discípulos recebem o dom do Espírito Santo. Começa por apresentar a situação dos discípulos: o “anoitecer”, as “portas fechadas”, o “medo” são o quadro de uma comunidade desamparada, desorientada e insegura. É uma comunidade que perdeu as suas referências e a sua identidade e que não sabe, agora, a que se agarrar, porque ainda não se encontrou com Cristo ressuscitado. Precisa fazer a experiência do Espírito; só depois, estará preparada para assumir a sua missão e dar testemunho da Salvação. Por isso, Jesus Ressuscitado vem colocar-se no meio deles, com a sua ação vivificadora.

MEDITAÇÃO
Tantas vezes somos assim: fechados, temerosos, inseguros, sem fé e sem esperança! Esquecemos ou ignoramos a força e o sentido deste ‘primeiro dia da semana’; a força da Ressurreição do Senhor; a novidade da salvação; a Nova Aliança que nos faz filhos e regenerados em e por Jesus. Porque somos assim, é o Senhor que toma a iniciativa e vem colocar-se no meio de nós, na nossa vida, no nosso coração, nas nossas comunidades, porque nos quer renovar pelo Seu Espírito!

ORAÇÃO
Vem, Senhor! No entardecer das nossas experiências de solidão e desamparo, na dureza das nossas portas do coração fechadas ao Amor, na angústia dos nossos medos, desânimos, vazios, aridez... vem, Senhor! Faz-Te presente em nós e no meio de nós! Bem sabemos que sempre estás. Mas a nossa pouca fé nem sempre nos permite dar conta de que estás para nos dares Vida. Mesmo assim, vem, Senhor!

AÇÃO
É necessário viver numa atitude de abertura e procura do Senhor ressuscitado que se faz sentir próximo e presente e nos surpreende de tantos modos!

TERÇA-FEIRA

PALAVRA - ...Colocou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco».
Os discípulos fazem a experiência do encontro com Jesus ressuscitado, descobrem-No como centro, ponto de referência, coordenada fundamental à volta do qual a comunidade se constrói e toma consciência da sua identidade cristã, consistente quando centrada no Ressuscitado. Jesus saúda-os, desejando-lhes “a paz” que é um dom messiânico. Neste contexto, esta paz significa a serenidade, tranquilidade, coragem e confiança que Jesus comunica e que permitirá aos discípulos superar o medo e a insegurança: a partir de agora, nada poderá derrotá-los, porque Jesus ressuscitado está “no meio deles”.

MEDITAÇÃO
Os nossos encontros com o Senhor, ou melhor, a percepção do encontro do Senhor que vem até nós, alimentam esta centralidade de Jesus na vida. Como estamos longe de que Ele seja o centro, o ponto de referência, o fundamento que dá consistência à existência?! Precisamos perceber a paz que Ele nos oferece; a paz que nos enche e renova! Só acolhendo as surpreendentes visitas que o Ressuscitado continua fazer, ultrapassando muros levantados e portas cerradas, seremos destinatários desta paz que nos sustenta na fé e nos impele na missão.

ORAÇÃO
 Vem, criador Espírito de Deus, visita o coração dos teus fiéis, e com a graça do alto os purifica.
 Enviado do Pai, consolador, sê para nós a fonte de água viva, o fogo do amor e a unção celeste.
 Ilumina a nossa mente, acende em nós a tua caridade, infunde em nosso peito a fortaleza.
 Livra-nos das ciladas do inimigo, dá-nos a Tua paz e evitaremos perigos e incertezas no caminho.
 (Hino da Liturgia do Pentecostes)

AÇÃO
 Deixar que Jesus entre na nossa vida com o dom da sua paz implica dar-lhe tempo, espaço, atenção, acolhimento, silêncio, adoração...

QUARTA-FEIRA

PALAVRA - Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor.
As “mãos e o lado” que Jesus mostra aos seus amigos na sequência da saudação são os “sinais” que evocam a Sua entrega, o amor total vivido até à cruz. É neste “sinal” de entrega da vida, no amor oferecido até à morte que os discípulos reconhecem Jesus. Estes “sinais” permanecem no Ressuscitado que é o Messias cujo amor se derrama sobre os discípulos do presente e do futuro e cuja entrega alimenta a comunidade até aos fins dos tempos. Daí a alegria que enche os discípulos nesta experiência de encontro com o Senhor Ressuscitado.

MEDITAÇÃO
Precisamos contemplar, constatar as “mãos e o lado” de Jesus. A maior lição de amor e de vida. Escutar o mandato que nos confia: dar a vida por amor! Quem somos nós para tão grande missão? Mas é para isso que se nos apresenta Ressuscitado, mas com os sinais da Cruz! Entrega! Amor sem limites! Convite, desafio! Ele está, pelo Seu Espírito. Enche-nos de paz, força, confiança e alegria.

ORAÇÃO
Vem, Espírito de Deus, com a tua luz e o teu amor. Abre-nos à fé. Ensina-nos a contemplar o Ressuscitado e nele os sinais de Amor de uma entrega total até à Cruz. Vem Espírito de amor e fortaleza, conduz-nos pelo caminho da entrega, da gratuidade e do serviço. Convence-nos de que só este é o caminho da Vida e da alegria profunda.

AÇÃO
Contemplar as mãos e o lado do Ressuscitado é aceitar o caminho da Cruz no concreto da vida; acolher de coração as dificuldades, os obstáculos, as incompreensões... inerentes ao Amor feito serviço e entrega. Com Ele, percorreremos assim, o caminho que nos conduz à alegria pascal.

QUINTA-FEIRA

PALAVRA - Jesus disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco.
De novo, a comunicação da Paz. Um dom do Espírito que o Ressuscitado reforça antes de enviar os discípulos em missão. Antecipa-se com o dom da paz que supera medos, incertezas, limitações, fragilidades, para que a missão do testemunho e anúncio da vida Nova se realize! Sem esta paz que brota do encontro com o Senhor, nada daquilo que qualquer discípulo de Jesus possa dizer ou fazer tem consistência.

MEDITAÇÃO
Precisamos desta insistência do Senhor em conceder-nos este dom do Espírito. Se Ele é o fundamento, o centro, a referência com Quem nos identificamos, por que tanta dispersão, preocupação, distração, agitação, por coisas não essenciais que nos ocupam e desviam da experiência e do anúncio do Senhor Ressuscitado?! Vem Senhor, com a força e a abundância da Tua paz.

ORAÇÃO
Vem, ó Espírito Santo, e a Tua luz celeste soltando raios piedosos nossos ânimos reveste.
És no trabalho descanso, refresco na calma ardente; és no pranto doce alívio de um ânimo penitente.
Suave origem do bem, ó fonte de luz divina, enche nossos corações, nossas almas ilumina.
(Hino da Liturgia do Pentecostes)

AÇÃO
 Acolhendo este dom da paz, seremos portadores e comunicadores da mesma paz àqueles com quem partilhamos a vida no dia a dia.

SEXTA-FEIRA

PALAVRA - Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós».
O envio dos discípulos antecede o dom do Espírito. Como chamados e enviados do Ressuscitado precisam da força do Espírito que os habitará, e lhes dará atitudes evangélicas e palavras de sabedoria. Eles serão o prolongamento da missão de Jesus e da sua Salvação. Só o dom do Espírito concede a audácia profética e o testemunho apostólico capaz de responder ao mandato: ide, anunciai o Evangelho.

MEDITAÇÃO
Cada um de nós é um enviado de Jesus a dar continuidade à sua presença. Todo o cristão é apóstolo e profeta. É-o por dom do Espírito que nos ungiu e nos habita! Somos templos do Espírito, portadores da sua Vida, mensageiros da Sua novidade, testemunhas do Seu amor! Como Jesus, também somos enviados, enviados a proclamar com a vida a grandeza libertadora do Amor de Deus.

ORAÇÃO
Vem, Espírito de Deus, Espírito de Amor e de doação. Vem ensinar-nos a escutar a Palavra de Jesus que nos chama e compromete, enviando-nos em missão. Que ninguém fique indiferente ao Teu convite. Vem, Espírito de coragem e docilidade, ensinar-nos a responder à vontade do Pai. Vem, ensinar-nos a ser enviados do Ressuscitado, mensageiros do Amor, guiados e animados pelo Espírito. Vem, remove-nos dos medos, comodismos, raciocínios, cobardias... Vem, impele-nos!

AÇÃO
 Somos chamados e enviados do Senhor. Com o auxílio e a luz do Seu Espírito faz-nos ver onde e como nos quer envolver no seu projeto de amor. Deixemos que o Espírito nos fale e conduza.

SÁBADO

PALAVRA - Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes serão retidos».
Por fim a comunicação do Espírito. O gesto de soprar sobre os discípulos reproduz o gesto de Deus ao comunicar a vida ao homem de argila (cf. Gn 2,7). Com este “sopro”, Jesus transmite aos discípulos a vida nova e faz nascer o Homem Novo. Possuindo a vida em plenitude estão preparados para, como Jesus e no seu seguimento, fazerem da sua vida um dom de amor. Animados e movidos pelo Espírito são chamados a testemunhar, com gestos e palavras, o amor de Jesus. Jesus explicita ainda a missão dos discípulos: perdoar os pecados. São chamados a testemunhar a Vida e o amor que o Pai quer oferecer a todos os homens. A comunidade, animada pelo Espírito, é a mediadora desta oferta de salvação.

MEDITAÇÃO
O dom do Espírito é o sopro de Vida que brotou da Páscoa de Cristo; tudo renova, transforma e vivifica. Este mesmo Espírito que transformou os Apóstolos, habita-nos. Transforma o medo em coragem; o egoísmo em amor partilhado; o orgulho em serviço simples e humilde. É Ele que nos faz vencer obstáculos, superar fracassos, ultrapassar o cepticismo e a desilusão, reencontrar a orientação, readquirir a esperança e fé. É fundamental tomar consciência da presença contínua do Espírito do Senhor em nós, nos outros, nos nossos ambientes, famílias, comunidades, no mundo, e ficar atentos aos seus apelos, interpelações e indicações. Só Ele nos faz viver em Cristo.

ORAÇÃO
 Vinde Espírito Divino, celeste consolador, e realizai em nós as obras do vosso amor.
 Vinde Espírito Divino, com o dom da sapiência, ensinar a distinguir a verdade da aparência.
 Vinde Espírito Divino, com o dom da fortaleza, fazer crescer nossa fé com invencível firmeza.
 Vinde, Espírito Divino, vinde ao nosso coração, a mostrar-nos o caminho que conduz à salvação.
 (Hino da Liturgia do Pentecostes)

AÇÃO
Como Maria, Mulher dócil e obediente ao Espírito de Deus, tomemos consciência de que somos habitados, animados, fortalecidos, renovados e guiados por este mesmo Espírito que o Senhor nos envia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO