segunda-feira, 30 de abril de 2012


MÊS DE MARIA
MEDITAÇÃO - 1º dia
CAPÍTULO 1 - FUNDAMENTO DA VIDA MARIANA: MARIA MEDIANEIRA DAS GRAÇAS
Trata-se da vida mariana ou da vida marieforme, quer dizer, uma vida conforme o beneplácito de Maria ou no espírito de Maria. Isto como uma sequência da vida deiforme ou vida divina.
Antes de concluir o meu livro sobre a vida de Deiforme ou a vida divina em Deus, vida que Deus na divina clemência se dignou inspirar-nos, considero importante acrescentar alguma e mostrar como nós devemos comportar-nos a respeito de nossa Mãe Amável. Nosso amor filial por Ela nos estimula a isso. Portanto como nós já dissemos em outro lugar, devemos viver uma vida Deiforme, quer dizer, segundo o desígnio de Deus ou segundo a exigência da vontade divina. Do mesmo modo, podemos levar uma vida também Marieforme, ou segundo o desígnio da Mãe de Deus, Maria. Por isso, aqueles que tomam a decisão de serem seus bons filhos, se valem de uma mesma regra para discernir se suas ações ou omissões concordam com a vontade de Deus e com a vontade de nossa Mãe bondosa – quando tentam, em tudo o que fazem ou omitem, fixar o olhar tanto em Deus como em Sua Mãe Santíssima – para, com prontidão e alegria, cumprir o que sabem que lhes é agradável e evitar cuidadosamente o que sabem que lhes é desagradável. Para viver uma vida sobrenatural e divina é necessária a Graça Sobrenatural ou o Espírito de Deus, que previne, desperta, auxilia, acompanha e segue a alma. Colaborando fielmente com isso, a alma que ama a Deus vive uma vida sobrenatural e divina.
Deus decidiu, porém, segundo os Padres da Igreja, não dar nenhuma graça senão pelas mãos de Maria. Esta é a razão pela qual eles a dominam “Pescoço da Igreja”, por meio do qual, saindo de Cristo, que é a Cabeça da Igreja, devem fluir todas as graças e bênçãos desta Mãe amantíssima. Como consequência, não somente a Graça ou o Espírito de Deus atua nestas almas e nelas imprime a Vida Divina, mas também a graça ou o espírito de Maria atua e imprime Vida Mariana na alma. Santo Ambrósio desejou que o espírito de Maria  
viesse de tal modo em nós quando disse: “Tomara que esteja à alma de Maria em todos para engrandecer o Senhor e esteja em todos, o espírito de Maria para rejubilar-se em Deus, Seu Salvador”. E eu acrescento: “Tomara que o espírito de Maria esteja em nós todos para que, vivendo neste espírito, ele mesmo faça nossas obras por nós e assim possamos viver por ele”. Por isso, Maria fala através da boca de nossa Mãe, a Santa Igreja: “Meu espírito é mais suave do que o mel” (Eclo 24,27) e “Aqueles que trabalham comigo não pecam” (Eclo 24,30), quer dizer, com as graças, por meu intermédio, conquistadas; “Aquele que me encontra, encontra a Vida e recebe a salvação de Deus” (Prov. 8,35). Num outro lugar, ela diz: “Em mim se encontra toda a graça”, quer dizer: para todas as almas que amam ou buscam a Deus “em mim se encontra toda a esperança de vida e de virtude” (Eclo 24,25), de tal modo que ninguém, de qualquer estado ou modo de vida, recebe a graça alguma ou pode ter esperança de vida divina ou virtude cristã fora da mediação de Maria ou fora das graças de nossa Amável Mãe. Neste sentido, a alma piedosa aos poucos vai vivendo vida divina flui do espírito de Deus e do espírito de Maria, quer dizer, de graça de Deus, que vem para nós, através das mãos de Maria. E, assim, a alma chega a viver uma vida cristã, mariana e divina pode dizer: “não sou eu que vivo, mas vive em mim Cristo” (Gl 2,20) e Maria, ou também: o Espírito de Jesus e Maria “permanece em mim e opera obras” (Jo 14,17). É “o mesmo Espírito” de Jesus e Maria que opera tudo na alma (cf. 1Cor 12,11). Pode-se dize, também, que Maria possui o Seu reino na alma e o trono dela junto ao trono de Jesus, Seu Filho; e, na medida que o Reino de Jesus cresce em influência na alma, ao mesmo tempo o reino de Maria também cresce e floresce nela. Assim, realize-se na alma: “A rainha está à tua direita” (Sl 44,10), porque o Reino de Jesus e o reino de Maria florescem de modo indiviso na alma. Jesus e Maria reinam conjuntamente nela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO