sábado, 7 de abril de 2012


 LECTIO DIVINA PARA A SEMANA DA PÁSCOA
"RESSUSCITOU!”

            É a Páscoa do Senhor! Ressuscitou! Vive! E porque vive, enche de entusiasmo o nosso existir. Anima-nos à esperança. Anima-nos ao testemunho. Anima-nos à fé. É a festa da vida. Do encontro. Da partilha. Em Jesus ressuscitado somos convidados para o encontro com o Evangelho da verdade. Somos comunidade. Somos de Cristo. De Cristo vivo. Feliz Páscoa!

Evangelho segundo São João (Jo 20, 1-9)
           No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi de manhãzinha, ainda escuro, ao sepulcro e viu a pedra retirada do sepulcro.
Correu então e foi ter com Simão Pedro e com o discípulo predileto de Jesus e disse-lhes: «Levaram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde O puseram».
Pedro partiu com o outro discípulo e foram ambos ao sepulcro. Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo antecipou-se, correndo mais depressa do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro. Debruçando-se, viu as ligaduras no chão, mas não entrou.
Entretanto, chegou também Simão Pedro, que o seguira. Entrou no sepulcro e viu as ligaduras no chão e o sudário que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não com as ligaduras, mas enrolado à parte.
Entrou também o outro discípulo que chegara primeiro ao sepulcro: viu e acreditou.
Na verdade, ainda não tinham entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos.

SEGUNDA-FEIRA

Palavra – “No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi de manhãzinha, ainda escuro, ao sepulcro e viu a pedra retirada do sepulcro”.
O Domingo da Ressurreição, primeiro dia da semana é o começo de uma vida nova; uma nova criação; a libertação definitiva! Tempos novos! Sentido novo! Homem novo! Maria madalena, discípula do Senhor, não se aquieta à sua ausência. Vai procurá-Lo, prestar-Lhe homenagem, movida pela força do amor! Porque procurou, apesar da noite escura da ausência e da frieza do sepulcro, constatou a novidade: o sepulcro aberto e vazio! Jesus não estava lá! Afinal, a morte não é a última realidade!

Meditação
            Cada Páscoa, esta Páscoa, pode ser “um primeiro dia” na nossa vida. O início de uma vida diferente, porque marcada pelo sentido novo da Ressurreição. Apesar do escuro da nossa pouca fé, apesar do escuro de uma cultura do evidente e palpável, somos convidados à experiência de vislumbrar sinais de ressurreição anunciadores de uma vida nova! Com e como Maria Madalena e todos os apaixonados pelo Senhor, deixemo-nos mover pela fé e pela sede de Deus! Procuremos o Senhor vivo em nós, nos nossos ambientes, na Igreja, no mundo! Ele está vivo entre nós!

Oração
            “Disseram-nos, Senhor, que estavas morto há três dias, guardado por soldados, e que ninguém podia remover a pedra do sepulcro! …surpreendido, o mundo viu nascer o dia do Senhor.
            Não há ressurreição sem haver morte, nem triunfo se não houver batalha: saibamos nós morrer em cada dia e ser o homem novo!”(da liturgia do tempo pascal- Hino de laudes)

 Ação
            Atento ao que se passa à minha volta – gestos, palavras, atitudes, notícias… vou procurar constatar sinais de ressurreição; sinais de uma entrega de amor, geradora de vida nova.

TERÇA-FEIRA

 Palavra - “Correu então e foi ter com Simão Pedro e com o discípulo predileto de Jesus e disse-lhes: «Levaram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde O puseram”.
Maria Madalena deixa-se tocar pela novidade do túmulo vazio! Corre a levar a mensagem e partilha o fato com os discípulos mais próximos do Mestre. Não sabe ainda o que aconteceu! Apenas testemunha o vazio do sepulcro. Antevê algo de grandioso que não pode guardar para si. Não se fecha ou intimida; mas corre, comunica, para que outros que partilhavam com ela a dor da morte de Jesus possam gozar deste momento de esperança!

 Meditação
            Também pela nossa vida e pelo nosso mundo correm mensageiros do Senhor, anunciadores do “sepulcro vazio”, da vitória do amor e da vida. Gente que O procura de coração, que chora e sofre a Sua ausência, que lamenta o lugar que não Lhe é dado! Vamos nós acolher estes mensageiros da Ressurreição. E, consequentemente, seremos também outros mensageiros que correm a levar a mesma notícia, a mesma experiência aos nossos familiares, amigos, colegas, a conhecidos e desconhecidos! Sejamos mensageiros do Senhor ressuscitado, com a vida e com a palavra.

 Oração
 “Testemunhas da Verdade, não podeis ficar calados: ide proclamar bem alto o Senhor ressuscitado.
 Sois na terra a luz de Cristo, vós que fostes batizados: o nosso mundo tem sede das águas da vida eterna.
 Jesus Cristo é a Passagem para um mundo de esperança: com Jesus Ressuscitado, em vós nasce o homem novo” (da liturgia do tempo pascal- Hino à hora intermédia).

Ação
 Numa conversa, num encontro, num SMS, num e-mail… vou ser mensageiro da vitória do amor, mensageiro da Ressurreição do Senhor, expressão da Sua presença viva em mim e entre nós.

QUARTA-FEIRA

 Palavra - Pedro partiu com o outro discípulo e foram ambos ao sepulcro. Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo antecipou-se, correndo mais depressa do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro. Debruçando-se, viu as ligaduras no chão, mas não entrou.
O anúncio de Maria madalena move Pedro e o outro discípulo que até então acreditavam que a morte tinha vencido e Jesus jazia prisioneiro no sepulcro. Desorientados, inseguros, desamparados, duvidosos e curiosos, correram juntos. Porém, um distanciou-se. Correu mais depressa. Com mais esperança, mais fé, mais coragem!? Chegou primeiro. Constatou os sinais do Ressuscitado. Mas, com medo, dúvida… não entrou! O acontecimento depara-se demasiado grandioso para ser vivido a sós! Não se abrira ainda totalmente à fé na Ressurreição!

 Meditação
            Cada um de nós é chamado a um percurso de crescimento na fé, de encontro com o Ressuscitado no concreto da vida. Cada um faz a sua própria experiência, conforme o dom da graça, a abertura, o empenho, a constância… A graça e o empenho da procura fazem-nos correr mais depressa e levam-nos a contemplar sinais de Ressurreição, em nós e nos outros. Debrucemo-nos e entremos profundamente neste mistério da presença do Senhor vivo entre nós. Ele far-Se-á ver e encontrar.

 Oração
            Senhor, concede-me o dom do Espírito para me abrir à fé na Tua presença, para acreditar na força do amor, na vitória da vida sobre a morte. Toca-me com a força da Ressurreição para Te procurar com empenho e constância! Não me deixes vencer pelo medo, dúvida, incompreensão, vergonha, solidão! Ensina-me a entrar no mistério do Teu amor! Não me deixes ficar à porta, do lado de fora… onde tudo é tão diferente! Preciso da Tua força, da Tua graça para me debruçar sobre o teu Amor e dele aprender a viver ao teu jeito!

 Ação
 Lendo alguma narrativa evangélica de encontro com o Senhor ressuscitado (por ex: Jo 20, 11-18.19-29; 21, 1-14; Mc 16, 9-18; Mt 28, 1-10. 11-20; Lc 24, 1-12. 13-35) vou meditar sobre a Sua presença surpreendente nos caminhos do meu viver, dando-me conta de que Ele caminha a meu lado.

QUINTA-FEIRA

Palavra -  Entretanto, chegou também Simão Pedro, que o seguira. Entrou no sepulcro e viu as ligaduras no chão e o sudário que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não com as ligaduras, mas enrolado à parte.
Também Pedro, o discípulo que negara Jesus na noite da condenação, chega um pouco depois e entra no sepulcro. Também ele constata os sinais da ressurreição: túmulo vazio, ligaduras no chão, o sudário…! Depois de Maria Madalena e do discípulo predileto, Pedro é a terceira testemunha do túmulo vazio. Em várias circunstâncias Pedro manifestara dificuldade em entender os valores que Jesus propõe, raciocinava de acordo com a lógica do mundo e não entendia que a vida eterna pudesse britar da Cruz. Para Pedro a doação e a entrega não podiam conduzir à vitória, à vida. Por isso, a eventual ressurreição de Jesus era uma hipótese absurda. Agora, ao ver pessoalmente os sinais da ressurreição, tudo muda. Vida Nova será a sua missão.

 Meditação
 Apesar dos sinais do Ressuscitado que nos é dado tocar na vida, também nós, como Pedro, nem sempre sintonizamos com Jesus e com o seu projeto de salvação. Não conseguimos perceber, e muito menos aceitar que o amor partilhado até à cruz, o serviço simples e sem pretensões, a doação gratuita da vida, são o caminho sólido e consistente para chegar à vida verdadeira, à realização profunda, à alegria pascal. “Entramos”, “vemos”… mas não nos convencemos de que a Vida verdadeira brota do amor radical até à cruz!

Oração
 “Ó Senhor Jesus Cristo, sois o homem primeiro da nova humanidade.
 Sois luz que não se extingue, sol que não tem ocaso, fulgor da eternidade.
 Ó Senhor Jesus Cristo, imagem do invisível, Palavra criadora.
 Sois vencedor da morte, sois o Ressuscitado, nossa luz redentora.
 Sois a vida sem termo, o caminho sem erro, Páscoa libertadora.”
(da liturgia do tempo pascal- Hino de Vésperas)

 Ação
 Num tempo de reflexão, silêncio e oração dou-me conta das minhas dúvidas de fé, da dificuldade em acreditar vitalmente na presença viva de Jesus Cristo em mim, nos outros, na Igreja e no mundo.

SEXTA-FEIRA

Palavra - Entrou também o outro discípulo que chegara primeiro ao sepulcro: viu e acreditou.
O discípulo que chegou primeiro ao sepulcro não tinha entrado. No seu entusiasmo e amor, foi travado pela dúvida e medo. Precisou do exemplo de Pedro, que apesar de chegar mais tarde é o primeiro a entrar. Cada um agiu ao ritmo da própria fé, paixão, abertura. Mas um precisou do outro para levar a termo a experiência de encontro com os sinais do Senhor ressuscitado. Este outro discípulo entrou, viu e acreditou! Levou ao máximo a sua experiência: acreditar na Ressurreição. Um processo feito de decisões, passos, hesitações, medos… o importante é que entrou, viu, e acreditou que a vitória sobre a morte resulta da lógica do amor até ao extremo.

Meditação
            Ver e acreditar: é o apelo, o convite do túmulo vazio. Movidos pelo amor, seguidores de Jesus, corremos, chegamos, entramos, vemos… e acreditamos. Pela fé e esperança, no seguimento do Senhor, a semente da ressurreição é depositada na nossa vida. Alimentamo-la, fazemo-la crescer com a oração, os sacramentos, a Palavra, com a nossa procura de identificação com o Cristo pascal. Revestidos de Cristo pelo Batismo, somos novas criatura; estamos a ressuscitar até atingirmos a plenitude, a maturação, a vida plena no Senhor. Esta é a nossa fé!

 Oração
            Deus Pai, eu creio em Ti, Senhor e Criador, Deus da Aliança, próximo dos homens e da História, Deus de Misericórdia!
 Senhor Jesus Cristo, eu creio em Ti! Encarnaste para nos revelares e ensinares a imensidão do Amor do Pai! Levaste ao extremo o Projeto de Salvação; por nosso amor foste condenado e morto; para nossa libertação e alegria ressuscitaste! Estás vivo em mim, em nós, na Igreja, no mundo!
            Espírito do Amor do Pai e do Filho, eu creio em Ti! És dom, força, luz, alento, coragem, …és tudo o que me leva a acreditar, a amar e a seguir o Senhor Ressuscitado!

 Ação
            Retomo a consciência da minha identidade de seguidor de Jesus Cristo e renovo profundamente as promessas do Batismo, a vontade de amá-lo e seguir.

SÁBADO

Palavra -  Na verdade, ainda não tinham entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos.
A ressurreição ultrapassa todas as expectativas e raciocínios. Os próprios discípulos, os que privaram com Ele, ainda não tinham entendido a sua lógica, a sua palavra, e muito menos o acontecimento da sua morte e a certeza da ressurreição. O acontecimento da ressurreição é a palavra final que tudo muda. Após esta experiência os discípulos embarcam na lógica do amor e do dom da vida. Compreendem os sinais da ressurreição, descobrem que Jesus está vivo!

Meditação
            Também nós não entendemos a ressurreição do senhor. Procuramos evidências, fatos explicáveis, lógicas compreensíveis. Mas esta ultrapassa-nos, porque só na fé podemos acolher plenamente a verdade da ressurreição. Com ela aprendemos que a vida plena, a transfiguração total da nossa realidade finita e das nossas capacidades limitadas para pelo amor que se dá até à morte. A vida entregue gratuitamente não é um fracasso, mas um caminho para a felicidade verdadeira e sem fim. Será que conduzimos a nossa vida nesta direção? Ou ainda não entendemos a lógica da ressurreição?

Oração
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo!
 Enviai, Senhor, a vossa luz e verdade;
sejam elas o meu guia e me conduzam à vida plena, à alegria sem fim!
 Aleluia! Este é o dia que o Senhor fez, nele exultemos e nos alegremos!

Ação
            Vou deixar transparecer no meu rosto, nas minhas atitudes e nas minhas palavras a alegria da Ressurreição, a esperança da Páscoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO