sábado, 17 de março de 2012

Lectio Divina para a IV Semana da Quaresma
Pe. Juan Freitas, sdb

«Deus enviou o seu Filho, para que o mundo seja salvo por Ele».

Neste texto de São João, que é a continuação do diálogo entre Jesus e Nicodemos, Jesus revela a sua própria identidade e a sorte que espera, a missão recebida do Pai e a sua realização. Jesus compara-se à serpente de bronze que Moisés elevou no deserto para libertar o povo pecador. A serpente faz-nos pensar na morte, mas do mesmo modo a serpente faz-nos pensar no antídoto que elimina o veneno mortal. Deste modo João começa a apresentar-nos a cruz como a máxima expressão do amor.

 Evangelho segundo São João (Jo 3, 14-21)
«Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Assim como Moisés elevou a serpente no deserto, também o Filho do homem será elevado, para que todo aquele que acredita tenha n’Ele a vida eterna. Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigênito, para que todo o homem que acredita n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus não enviou o Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. Quem acredita n’Ele não é condenado, mas quem não acredita já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho Unigênito de Deus. E a causa da condenação é esta: a luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque eram más as suas obras. Todo aquele que pratica más ações odeia a luz e não se aproxima dela, para que as suas obras não sejam denunciadas. Mas quem pratica a verdade aproxima-se da luz, para que as suas obras sejam manifestas, pois são feitas em Deus».

SEGUNDA-FEIRA
Palavra - Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Assim como Moisés elevou a serpente no deserto, também o Filho do homem será elevado, para que todo aquele que acredita tenha n’Ele a vida eterna».
Jesus dialoga com Nicodemos chefe dos Judeus (Jo 3,1) e entra na sua “frequência de onda”, entra em sintonia com ele fazendo uma referência a um episódio do Antigo Testamento por todos conhecido. O Evangelista João introduz assim logo no início do seu Evangelho a centralidade da Cruz. Estamos perante um anúncio da paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Meditação
Nicodemos é o modelo do homem que está à procura, modelo dos que têm dúvidas, mas Nicodemos não se fica por ali ele vai ao encontro do Mestre. Ele que era chefe dos Judeus ganha coragem e vai ao encontro de Jesus. Do mesmo modo, Jesus vai ao encontro de Nicodemos, e responde-lhe recordando este episódio do Êxodo.
Jesus vem ao nosso encontro do mesmo modo, fala-nos hoje, recordando-nos sempre a centralidade da sua palavra na nossa vida, recordando que em Jesus encontraremos sempre a solução, a resposta, a vida.

Oração
Pedi a Deus para ser forte, a fim de executar projetos grandiosos,
E Ele fez-me fraco, para me conservar na humildade...
Pedi a Deus que me desse saúde, para realizar grandes empreendimentos,
E Ele deu-me a dor, para o compreender melhor...
Pedi a Deus riquezas, para tudo possuir,
E Ele deixou-me pobre, para não ser egoísta...
Pedi a Deus o poder, para que os homens precisassem de mim.
E Ele deu-me a humildade, para que eu precisasse Dele...
Pedi a Deus tudo, para gozar a vida...,
E Ele me deixou a vida, para eu poder desfrutar de tudo...
Senhor,
Não recebi nada do que pedi,
Mas Deste-me tudo de que precisava (Kirk Kilgour).

Ação
O exemplo de Nicodemos hoje pode convidar-nos a confiar mais em Jesus. A aproximar-nos de Jesus e verbalizar as nossas dúvidas, as nossas fraquezas, reconhecendo que em Jesus está a salvação.

TERÇA-FEIRA

Palavra - Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigênito, para que todo o homem que acredita n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna.
Deus é amor! E a maior prova do seu amor é o ter partilhado conosco a sua vida para que possamos partilhar da sua vida em plenitude. A eternidade do tempo faz-se eternidade da nossa própria história, habitando no território da fé autêntica em Jesus, nosso Salvador. Para que tenhamos (cada um de nós que acreditamos) a eternidade. O sem fim.

Meditação
Este é o grande tesouro que ninguém nos pode roubar. Deus está conosco, Deus está do nosso lado. Ama-nos, Ele é um Deus loucamente apaixonado pelos homens. Porque Pai. Porque Deus. Nele está o segredo da nossa vida, da vida em plenitude. Acreditar! Transformá-lo no centro da nossa vida, dos nossos projetos, do nosso dia-a-dia. Esse é o desafio a abraçar.

Oração
Esta sede de Te encontrar em mim
De correr para Ti, de estar junto de Ti
Guias pelos vales o decurso do meu rio
Única razão és Tu, único sustento Tu
A minha vida existe porque existes Tu.
Tudo gira à Tua volta, em função de Ti
Não importa quando, onde e o porquê…  

Ação
Também eu sou convidado a testemunhar este amor. Um amor que é verdadeiro amor é partilhado, é vivido no dia-a-dia, nas pequenas coisas, em gestos concretos e simples. Simplesmente… dado.

QUARTA-FEIRA

Palavra  - Porque Deus não enviou o Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele.
O monólogo que o Evangelista nos apresenta continua na mesma direção: trata-se da profissão de fé a respeito da identidade de Jesus, Filho do homem e Filho de Deus. Quem acredita no testemunho de Jesus não teme pois é já partícipe da vida divina. A iniciativa de Deus não tem como objetivo condenar o pecador, mas, pelo contrário, salvar.

Meditação
Deus não enviou o Filho ao mundo para condenar! Esta é a grande boa notícia evangélica. Deus quer que o mundo, a humanidade, os homens sejam salvos. É tão fácil condenar, dar o meu parecer como algo absoluto, mas Jesus ensina-nos que Ele veio salvar. A sua missão, a sua vida é amar, amar incondicionalmente. Ainda que tivéssemos todos limites, tantos pecados, tantos enganos.

Oração
Ensina-nos Senhor a amar.
Ensina-nos Senhor a perdoar.
Ensina-nos Senhor!
Pois tu és o mestre,
tu a salvação,
tu a vida.
Ajuda-nos Senhor a descobrir sempre mais
que tu és a vida plena,
o verdadeiro sentido do nosso viver,
tu és o salvador.

Ação
Hoje vou procurar não condenar o mundo. Procurarei salvar, dar entusiasmo, ajudar o que está ao meu alcance, valorizar gestos concretos e simples com uma palavra de coragem. Basta um pequeno gesto, uma palavra, uma atitude.

QUINTA-FEIRA

Palavra - Quem acredita n’Ele não é condenado, mas quem não acredita já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho Unigênito de Deus.
Quem acredita na revelação do Filho é salvo, quem não acredita é já condenado. A salvação é concebida como uma realidade em ato. Deixar de se abrir à fé é fechar-se em si próprio e não querer descobrir que a salvação, a felicidade, a vida plena a encontramos em Deus.

Meditação
A Palavra do Senhor é forte: «quem não acredita já está condenado». Na verdade, a grande «condenação» é sentir-se sozinho, é descobrir-se sozinho neste mundo criado por Ele. É opor-se à evidência da natureza. Neste sentido dizia com sapiência Santo Agostinho: “Criaste-nos para Vós e o nosso coração vive inquieto, enquanto não repousa em Vós.”.

Oração
"Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Eis que estavas dentro e eu fora. Estavas comigo e não eu contigo. Exalaste perfume e respirei. Agora anelo por ti. Provei-te, e tenho fome e sede. Tocaste-me e ardi por tua paz. Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei!” (cf. Santo Agostinho).

Ação
Como testemunhar esta grande notícia? Procurarei testemunhar hoje a alegria de ser cristão, a alegria de não estar sozinho, mas saber que Deus está ao nosso lado.

SEXTA-FEIRA

Palavra - E a causa da condenação é esta: a luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque eram más as suas obras. Todo aquele que pratica más ações odeia a luz e não se aproxima dela, para que as suas obras não sejam denunciadas.
O evangelista associa o tema da vida eterna ao tema da luz. «Eu sou a luz do mundo» (Jo 8,12). Quem se aproxima de Jesus, aproxima-se da luz, quem o rejeita, opta pelas trevas.

Meditação
Partilho convosco uma meditação do Papa Bento XVI fez aos jovens universitários a respeito da luz: «Se as persianas das janelas estão hermeticamente fechadas, o sol mesmo resplandecente não pode iluminar a casa. Se há uma pequena abertura, entra um pouco de luz; se se abre um pouco mais a persiana, o quarto começa a iluminar-se, mas só quando se abre tudo de par em par é que os raios do sol iluminam e aquecem o ambiente. Queridos amigos! Maria é saudada pelo anjo como a "cheia de graça", que significa precisamente isto: o seu coração e a sua vida estão totalmente abertos a Deus e por isso completamente invadidos pela sua graça. Que ela vos ajude a fazer de vós mesmos um "sim" livre e total a Deus, para que possais ser renovados, aliás transformados pela luz e pela alegria do Espírito Santo». (13 Dezembro 2007)

Oração
Senhor tu és a luz do mundo; quem te segue não anda nas trevas (cf. Jo 8,12). Ajuda-nos a viver na tua luz, iluminados pela tua Palavra, pela tua vida, pelo teu amor. Ajuda-nos a ser testemunhas da tua luz.

Ação
Eu também tenho de ser reflexo desta luz, hoje sexta-feira de quaresma, talvez seja o dia propício para reconher que há trevas na minha vida, trevas que precisam de luz, de perdão. Que melhor preparação quaresmal que uma confissão bem preparada e bem celebrada?

SÁBADO

Palavra - Mas quem pratica a verdade aproxima-se da luz, para que as suas obras sejam manifestas, pois são feitas em Deus».
Praticar a verdade é agir com sinceridade, com liberdade, com coração aberto e transparente. É este o convite de Jesus, a verdade, uma verdade que nos liberta (cf. Jo 8,32), que transforma a nossas vidas.

Meditação
A verdade continua a ser o grande desafio da humanidade. Verdade conosco próprios, verdade com os homens, verdade com Deus. Pois na verdade está a paz, está a segurança, a tranquilidade, está a vida. E Jesus é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14,6).

Oração
Nada te perturbe
Nada te espante
Tudo passa,
Só Deus não muda.
A paciência; Tudo alcança;
Quem tem a Deus,
Nada lhe falta.
Só Deus basta! (Santa Teresa)

Ação
Que as minhas palavras, a minha vida, a minha oração sejam verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO