quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

M E D I T A Ç Õ E S    Q U A R E S M A I S:
O SERVO SOFREDOR - A história da paixão de Cristo IX

Amigo, para que vieste?

     Ora, o traidor lhes tinha dado este sinal: Aquele a quem eu beijar, é esse; prendei-o.  E logo, aproximando-se de Jesus, lhe disse: Salve, Mestre! E o beijou.  Jesus, porém, lhe disse: Amigo, para que vieste? Nisto, aproximando-se eles, deitaram as mãos em Jesus e o prenderam. (Mateus 26.48-50)

     A traição de Judas é amplamente descrito no Antigo e no Novo Testamento, para advertência a todos nós.
     Judas foi um verdadeiro apóstolo. Ele foi enviado a pregar o Evangelho e expulsou demônios (Mateus 10.5). Sem dúvida confessou com o apóstolo Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo (Mateus 16.16). Mesmo assim, Satanás conseguiu desviá-lo da fé. Judas teve antecedentes. Profetas e pessoas que fizeram proezas em nome de Deus, que tiveram o dom do Espírito Santo, mas depois caíram da fé. Lembramos o rei Saul. A culpa de tais quedas não é de Deus, mas das próprias pessoas que caíram.
     Como foi possível a Satanás prostrar Judas em tão grave pecado, desviá-lo da fé e levá-lo à eterna condenação? O que Satanás fez com muitos outros e ainda hoje o faz com muitos cristãos. É preciso lembrar que temos nossa natureza carnal, corrupta pelo pecado, que não muda. Este “velho homem em nós, por contrição e arrependimento diários, deve ser afogado e morrer com todos os pecados e maus desejos, e, por sua vez, sair e ressurgir diariamente novo homem que viva em justiça e pureza diante de Deus eternamente” (Catecismo Menor). Quem se descuidar nessa luta e não se examinar diariamente à luz da palavra de Deus, e em arrependimento e fé buscar perdão e forças de Jesus, perecerá. Deus não abandona ninguém, a não ser quando a pessoa insistentemente resiste ao Espírito de Deus.
     Com grande amor Jesus buscou a Judas. As muitas admoestações durante os três anos de discipulado.  Quantas vezes Jesus advertiu contra a avareza e o amor ao mundo. As advertências especiais aos discípulos e a Judas na quinta-feira santa à noite. Tudo em vão.  Mesmo assim, Jesus revela amor a Judas ainda no Jardim Getsêmani: Amigo, para que vieste? Mesmo sabendo Jesus o que Judas estava fazendo, não o acusa antes da consumação do pecado, mas o convida à reflexão. Judas pensa no que você vai fazer. Mas Judas não deu importância, abraçou hipocritamente a Jesus, para lhe dar o beijo da traição. Então Jesus lhe disse claramente: Judas, com um beijo trais o Filho do homem?(Lucas 22.48) Judas recuou. Seu trabalho estava concluído. Ele traiu Jesus por 30 moedas de prata.
     O que se passou na cabeça de Judas ao trair a Jesus? A Escritura não o revela. Conhecemos, no entanto, o procedimento de Satanás. Ele apresenta o pecado como algo vantajoso e bom. Talvez Judas tivesse pensado o seguinte: Jesus é o Filho de Deus. Eles não conseguirão prendê-lo. Já tentaram várias vezes prendê-lo, e ele sempre se livrou. Talvez isso apresse, como todos pensavam, a manifestação do reino de Deus (Atos 1.6). Eu terei o dinheiro e Jesus me perdoará. Não é assim, que o diabo tenta ainda hoje muitos para o pecado? 
     Que coisa triste. Satanás arrancou Judas das mãos de Jesus, para precipitá-lo na eterna condenação. Sirva-nos isso de advertência: Com o pecado não se brinca. Satanás, como uma aranha astuta, com sua teia maldosa, prende e enrola a pessoa com pecados cada vez mais graves, até sufocar-lhes a fé. Daí as diversas admoestações da Escritura: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação (Marcos 14.38). Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor (Filipenses 2.12). Isto pelo apegar-se a palavra e sacramento, pelos quais Deus Espírito Santo nos fortalece para que possamos lutar, resistir e servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO