domingo, 29 de janeiro de 2012


Lectio Divina para a IV semana do Tempo Comum

«Ensinava-os como quem tem autoridade»

O Evangelho que escutaremos esta semana é certamente um texto construído com arte. As pessoas dão-se conta que Jesus ensina com autoridade e que a sua mensagem, a sua doutrina é nova, é viva, é Ele. A sua autoridade vem confirmada por um milagre, que no entanto se transforma num simples sinal. O sinal não é realidade, mas convida a perceber tantas outras coisas. Neste episódio descobrimos em Jesus o Salvador que não aceita o testemunho do mal: Cala-te!
 Evangelho segundo São Marcos (Mc 1, 21-28)
«Jesus chegou a Cafarnaum e quando, no sábado seguinte, entrou na sinagoga e começou a ensinar, todos se maravilhavam com a sua doutrina, porque os ensinava com autoridade e não como os escribas. Encontrava-se na sinagoga um homem com um espírito impuro, que começou a gritar: «Que tens Tu a ver conosco, Jesus Nazareno? Vieste para nos perder? Sei quem Tu és: o Santo de Deus». Jesus repreendeu-o, dizendo: «Cala-te e sai desse homem». O espírito impuro, agitando-o violentamente, soltou um forte grito e saiu dele. Ficaram todos tão admirados, que perguntavam uns aos outros: «Que vem a ser isto? Uma nova doutrina, com tal autoridade, que até manda nos espíritos impuros e eles obedecem-lhe!» E logo a fama de Jesus se divulgou por toda a parte, em toda a região da Galileia».
 SEGUNDA-FEIRA
Palavra - «Jesus chegou a Cafarnaum e quando, no sábado seguinte, entrou na sinagoga e começou a ensinar».
Jesus inicia assim, no Evangelho de Marcos, a sua atividade pública. Num sábado, o dia sagrado dos judeus, Jesus apresenta-se no templo para ensinar. Um Jesus que nunca está só. Sempre acompanhado dos seus discípulos.
Meditação
A missão de Jesus é convocar, reunir para salvar. Jesus vem ao nosso encontro, tal como veio ao encontro dos apóstolos, ele aproxima-se também das pessoas e não está à espera que elas venham a Ele. Dá o primeiro passo e vai ao encontro. É o Deus-conosco, que se faz sempre próximo.
Oração
Obrigado Senhor porque hoje também te aproximas de mim, tu que estás presente na Palavra, nos irmãos, nos Sacramentos. Obrigado pela tua vida, pela tua presença viva, fecunda e silenciosa. Obrigado pelo conforto que nos dás ao recordar-nos de novo que não estou só, mas que posso contar contigo.
Ação
Também eu posso dar um primeiro passo. Aproximar-me de alguém de qual tenho dificuldade em aproximar-me.
 TERÇA-FEIRA
Palavra - «Todos se maravilhavam com a sua doutrina, porque os ensinava com autoridade e não como os escribas».
O seu ensinamento é diferente. «Todos se maravilhavam», pois «ensinava com autoridade». O Evangelista não menciona o conteúdo da mensagem, pois nem isso é importante, Jesus é a boa noticia. 
Meditação
Todos se maravilhavam com Jesus. Jesus encanta, seduz e eu deixo-me encantar, maravilhar. Com que olhos vejo Jesus? É para mim já rotina, sem novidade sem encanto, sem entusiasmo? A sua vida e o seu proceder nos interpelam sempre mais, a sua “autoridade” nos surpreende pois esta advém da sua verdade, da sua simplicidade, do seu ser verdadeiro Homem e verdadeiro Deus.
Oração
Ajuda-me Senhor a deixar-me maravilhar por ti. Vivo na pressa da rotina, da minha agenda, dos meus compromissos, e não sou capaz de olhar tantos sinais que me passam ao lado. Ajuda-me Senhor a deixar-me maravilhar, dá-me paz, dá-me força para travar a pressa que tritura o meu dia a dia turbulento. Deixa-me maravilhar de novo por ti!
Ação
Deixa-te também maravilhar por Jesus. Encontra cinco minutos hoje, e em silêncio procura descobrir as maravilhas da criação, da tua vida, da humanidade. Pára e deixa-te tocar pelas maravilhas que quotidianamente nos passam ao lado redescobrindo assim que Ele nos acompanha.
 QUARTA-FEIRA
Palavra - «Encontrava-se na sinagoga um homem com um espírito impuro, que começou a gritar: Que tens Tu a ver conosco, Jesus Nazareno? Vieste para nos perder?»
O endemoniado representa todas as objeções que nos impedem de seguir Jesus. Este homem estava na sinagoga, participa na oração, professa a sua fé (!), mas as suas palavras querem afastar Jesus da nossa vida.
Meditação 
«Que tens tu a ver conosco?» São tantas as desculpas que encontramos para nos separarmos de Deus, desculpas esfarrapadas, que manifestam a nossa fraqueza a nossa debilidade. Custa-nos aceitar o evidente e deixamo-nos invadir por ingênuas interrogações. Diante de tão grande evidência como será que encontramos tantas dúvidas. Este espírito acredita, professa quem é Jesus! Mas não quer nada com Ele.
Oração
Converte, Senhor, os corações e começa comigo.
Dá-nos mais fé e amor e começa comigo.
Envia Senhor tua Palavra e tudo será recriado.
E começa, começa, começa comigo.
Ilumina, Senhor, os ignorantes e começa comigo.
Endireita os passos desviados e começa comigo.
Envia tua luz tua verdade, que nos levarás tua presença.
E começa, começa, começa comigo.
Desperta, Senhor, a tua Igreja e começa comigo.
Dispõe-na sempre a servir e começa comigo.
Envia, Senhor a tua paz para todos os recantos do mundo.
E começa, começa, começa comigo.
Ação
Eu também digo destas desculpas: não dá tempo, agora não, etc. Os nossos dinamismos encontram tantos modos originais para desculpar-nos. A Palavra de Deus poderá hoje iluminar este aspecto da nossa vida. Como os discípulos de Emaús tantas vezes estamos à frente da mais evidente verdade, mas não acreditamos. Talvez fosse tempo de abrir os olhos… E professar de novo em silêncio: “Senhor eu creio. Ajuda a minha pouca fé! (Mc 9, 24)”
 QUINTA-FEIRA
Palavra - «Sei quem Tu és: o Santo de Deus».
O demônio também acredita. Mas a nossa fé não pode ser indiferente da nossa vida. O diabo – aquele que separa – quer que nos distanciemos de Jesus. Ele sabe que Jesus é «o Santo de Deus»… mas procura sempre separar-nos da sua presença, do seu amor.
Meditação
Não basta acreditar. É preciso aderir com todas as nossas forças e contar com a força dele, com a sua graça, com a sua vida. A nossa sociedade, o nosso mundo, a nossa cultura sofre desta mentalidade: Sabe! Sabemos tantas coisas, conhecimentos, informações, dados e notícias, mas a fé é adesão a Jesus, é vida, é experiência acolhida por cada cristão. Não basta “saber o catecismo de cor”, a doutrina social da Igreja, as encíclicas e a Bíblia, etc. Jesus pede-nos a vida, uma vida a partilhar.
Oração
Estás escondido no verde das florestas,
Nas aves em festa e no sol a brilhar.
Na sombra que abriga, na brisa amiga.
Na fonte que corre ligeira a cantar.
Obrigado, Senhor, porque és meu amigo.
Porque estás sempre comigo e falas para que te escute.
No perfume das flores, na harmonia das cores
E no mar que murmura o teu nome a rezar.
Te agradeço ainda porque na alegria,
Ou na dor de cada dia eu te posso encontrar.
Quando a dor me consome, murmuro o teu nome.
E mesmo sofrendo, eu posso cantar.
Ação
Talvez à luz da palavra de hoje possamos em silêncio dizer a Jesus a nossa profissão de fé. Quem é Jesus para mim. Como dois enamorados que deixam o coração falar. Jesus tu és…
SEXTA-FEIRA
Palavra - “Jesus repreendeu-o, dizendo: «Cala-te e sai desse homem».
É o primeiro milagre de Jesus. Jesus luta contra o mal e não lhe deixa o mínimo espaço. Expulsa-o definitivamente: «Cala-te e sai desse homem».
Meditação
A nossa fé em Jesus não pode ser movida exclusivamente por milagres, porque Jesus é alguém especial. Este tipo de fé é ameaçado pelo medo, pelo terror de um Jesus que pode tudo. Por isso Jesus nos convida a fazer experiência, a experimentar o seu amor, a sua vida, vida que é testemunhada. É neste contexto que podemos perceber como os milagres de Jesus são ligados à experiência de fé das pessoas. Jesus não se diverte a fazer milagres para que acreditem nele.
Oração
Mesmo que eu não queira, converte-me Senhor.
Mesmo que eu não peça, converte-me Senhor.
Mesmo se a consciência me disser que eu não pequei.
Mesmo assim tem piedade de mim pelas vezes que eu errei.
Se alguém saiu ferido, quando por minha vida passou.
Se alguém perdeu a paz, quando meu egoísmo mais forte falou.
Se eu não souber ser irmão, se eu não souber ser cristão.
Perdoa-me Senhor, converte o meu coração.
Ação
Hoje talvez seja uma nova oportunidade como o foi para aquele homem de restabelecer a comunhão com Jesus. Talvez seja esta palavra um convite também a reconciliar-me com Jesus, a reconhecer que nele está a vida, nele está o perdão, nele está a salvação.
SÁBADO
Palavra - «O espírito impuro, agitando-o violentamente, soltou um forte grito e saiu dele. Ficaram todos tão admirados, que perguntavam uns aos outros: “Que vem a ser isto? Uma nova doutrina, com tal autoridade, que até manda nos espíritos impuros e eles obedecem-lhe!” E logo a fama de Jesus se divulgou por toda a parte, em toda a região da Galileia».
Jesus dá assim de novo vida nova àquela pessoa. O primeiro milagre em Marcos é esta libertação do mal e uma adesão plena a Jesus.
Meditação
O texto que temos vindo a meditar ao longo destes dias nos recorda a evidência do mal, do demônio. É importante estarmos conscientes que temos de ser fortes, que como dizemos dia após dia no Pai-nosso, precisamos da sua ajuda para “livrar-nos do mal”. Que o testemunho deste episódio evangélico nos estimule sempre mais a confiar na força de Jesus, na sua graça. Ele é potente, Ele é amor, ele de novo espera-nos de braços abertos.
Oração
Nada nos separará do amor de Deus
Porque, estou convencido de que
nem a morte nem a vida,
nem os anjos nem os principados,
nem o presente nem o futuro,
nem as potestades,
nem a altura, nem o abismo,
nem qualquer outra criatura
poderá separar-nos do amor de Deus
que está em Cristo Jesus, Senhor nosso (cf. Rom 8, 38-39).
Ação
“Se hoje ouvirdes a voz do Senhor, não fecheis os vossos corações”, este será o refrão do salmo de domingo, uma bela frase a repetir ao longo do nosso dia. Pois ele nos convida sempre a viver em comunhão com Ele, a restabelecer esta amizade de vida, esperança e salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO