1ª
Leitura (1Esd 9,5-9): Na hora da oblação da tarde, eu, Esdras,
levantei-me da minha prostração e, com as vestes e o manto rasgados, pus-me de
joelhos, estendi as mãos para o Senhor, meu Deus, e disse: «Meu Deus, tenho
tanta vergonha e confusão que não posso levantar o rosto para Vós, meu Deus.
Porque as nossas iniquidades multiplicaram-se acima das nossas cabeças e os
nossos pecados acumularam-se até ao céu. Desde o tempo dos nossos pais até ao
dia de hoje, são grandes as nossas culpas. Por causa dos nossos pecados, nós,
os nossos reis e os nossos sacerdotes, fomos entregues às mãos dos reis das
nações, à espada, ao cativeiro, à rapina e à vergonha, como acontece neste dia.
Mas agora, em pouco tempo, o Senhor, nosso Deus, concedeu-nos a graça de
conservar entre nós um resto de sobreviventes e de nos dar asilo no seu lugar
santo. Assim o nosso Deus iluminou os nossos olhos e deu-nos um pouco de vida
na nossa escravidão. Porque nós éramos escravos, mas, na nossa escravidão, o
nosso Deus não nos abandonou: atraiu sobre nós a benevolência dos reis da
Pérsia, dando-nos a vida necessária para erguer a casa do nosso Deus e
restaurar as suas ruínas e concedendo-nos um abrigo seguro em Judá e
Jerusalém».
Salmo
Responsorial: Tob 13
R. Bendito seja Deus, que vive
eternamente.
Bendito seja Deus, que vive
eternamente: o seu reino permanece por todos os séculos. Nas suas mãos está o
castigo e o perdão, a vida e a morte, nada e ninguém escapa ao seu poder.
Dai-Lhe graças, filhos de Israel,
diante das nações, porque Ele vos dispersou no meio dos gentios, mas entre eles
manifestou a sua grandeza: Exaltai-O diante de todos os seres vivos.
Por nossos pecados Ele nos
castiga, mas de novo usará de misericórdia e vos reunirá de todas as nações,
entre as quais vos dispersastes.
Na terra do meu exílio louvarei o
meu Senhor, darei a conhecer o seu poder e a sua grandeza a um povo de
pecadores. Vinde, pecadores, e praticai a justiça na sua presença: talvez vos
mostre a sua benevolência e a sua misericórdia.
Aleluia. Está próximo o reino
de Deus: arrependei-vos e acreditai no Evangelho. Aleluia.
Evangelho
(Lc 9,1-6): Jesus convocou os Doze e deu-lhes poder e autoridade sobre
todos os demônios e para curar doenças. Ele os enviou para anunciar o Reino de
Deus e curar os enfermos. E disse-lhes: «Não leveis nada pelo caminho: nem
cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem duas túnicas. Na casa onde
entrardes, permanecei ali, até partirdes daí. Quanto àqueles que não vos
acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, para que
sirva de testemunho contra eles». Os discípulos partiram e percorriam os povoados,
anunciando a Boa Nova e fazendo curas por toda parte.
«Jesus convocou os Doze e
deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças»
Rev. D. Jordi CASTELLET i Sala (Vic,
Barcelona, Espanha)
Hoje vivemos tempos em que novas
doenças mentais alcançam difusões inesperadas, como nunca tinha havido no curso
da história. O ritmo de vida atual impõe estresse às pessoas, corrida para
consumir e aparentar mais do que o vizinho, tudo isso acompanhado de fortes
doses de individualismo, que constroem uma pessoa isolada do resto dos mortais.
Essa solidão a que muitos se veem obrigados por conveniências sociais, pela
pressão laboral, por convenções escravizantes, faz com que muitos sucumbiam à
depressão, às neuroses, às histerias, às esquizofrenias ou outros
desequilíbrios que marcam profundamente o futuro daquela pessoa.
«Reunindo Jesus os Doze
apóstolos, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para curar
enfermidades» (Lc 9,1). Transtornos, esses, que podemos identificar no mesmo
Evangelho como doenças mentais.
O encontro com Cristo, a pessoa
plena e realizada, traz um equilíbrio e uma paz capazes de acalmar a alma e de
trazer a pessoa de volta a si mesma, trazendo clareza e luz à sua vida e ao seu
futuro. O Evangelho é um critério para esclarecer dúvidas; é bom para instruir
e ensinar, educar jovens e idosos e guiar as pessoas pelo caminho da vida, que
nunca deve desaparecer.
Os Apóstolos «partiram, pois, e
percorriam as aldeias, pregando o Evangelho e fazendo curas por toda parte» (Lc
9,6). Essa é também nossa missão: viver e meditar o Evangelho, a mesma palavra
de Jesus, a fim de permitir que ela penetre no nosso penetrar interior. Assim,
pouco a pouco, poderemos encontrar o caminho a seguir e a liberdade a realizar.
Como escreveu são João Paulo II, «a paz deve realizar-se na verdade (...); deve
realizar-se em liberdade».
Que seja o próprio Jesus Cristo,
que nos chamou à fé e à felicidade eterna, quem nos encha de sua esperança e
amor, Ele que nos deu uma nova vida e um futuro inesgotável.
Pensamentos para o Evangelho
de hoje
« Não poderei descansar até o fim
do mundo, entanto há almas que salvar» (Santa Teresinha de Lisieux)
« Quem tem encontrado
verdadeiramente a Cristo não pode tê-lo só para sim, deve o anunciá-lo» (São
João Paulo II)
« Porque, como todos os fiéis,
são por Deus encarregados do apostolado, em virtude do Baptismo e da
Confirmação, os leigos têm o dever e gozam do direito, individualmente ou
agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação
seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra» (Catecismo da
Igreja Católica, n° 900)
Reflexões de Frei Carlos
Mesters, O.Carm.
* O evangelho de hoje traz
a descrição da missão que os Doze receberam de Jesus. Mais adiante, Lucas fala
da missão dos setenta e dois discípulos (Lc 10,1-12). Os dois se completam e
revelam a missão da igreja.
* Lucas 9,1-2. Envio dos doze
para a missão. “Jesus convocou os Doze, e lhes deu poder e autoridade sobre
os demônios e para curar as doenças. E os enviou a pregar o Reino de Deus e a
curar”. Chamando os doze, Jesus
intensificou o anúncio da Boa Nova. O objetivo da missão é simples e claro:
eles recebem poder e autoridade para expulsar os demônios, para curar as
doenças e para anunciar o Reino de Deus. Assim como o povo ficava admirado
diante da autoridade de Jesus sobre os espíritos impuros e diante da sua maneira
de anunciar a Boa Nova (Lc 4,32.36), o mesmo deverá acontecer com a pregação
dos doze apóstolos.
* Lucas 9,3-5. As instruções
para a Missão. Jesus os enviou com as seguintes recomendações: não podem
levar nada “nem bastão, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem duas
túnicas”. Não podem andar de casa em
casa mas “em qualquer casa onde entrarem, fiquem aí, até se retirarem do
lugar” Caso não forem recebidos,
“sacudam a poeira dos pés, como protesto contra eles". Como veremos, estas
recomendações estranhas para nós tem um significado muito importante.
* Lucas 9,6. A execução da
missão. E eles foram. É o começo de uma nova etapa. Agora já não é só
Jesus, mas é todo o grupo que vai anunciar a Boa Nova de Deus ao povo. Se a
pregação de Jesus já dava conflito, quanto mais agora, com a pregação de todo o
grupo.
* Os quarto pontos básicos da
missão
No tempo de Jesus havia vários
outros movimentos de renovação: essênios, fariseus, zelotes. Também eles
procuravam uma nova maneira de conviver em comunidade e tinham os seus
missionários (cf. Mt 23,15). Mas estes, quando iam em missão, iam prevenidos. Levavam
sacola e dinheiro para cuidar da sua própria comida. Pois não confiavam na
comida do povo que nem sempre era ritualmente “pura”. Ao contrário dos outros
missionários, os discípulos e as discípulas de Jesus receberam recomendações
diferentes que nos ajudam a entender os pontos fundamentais da missão de
anunciar a Boa Nova:
1)
Devem ir sem nada (Lc 9,3; 10,4). Isto significa que Jesus os obriga a
confiar na hospitalidade. Pois quem vai sem nada, vai porque confia no povo e
acredita que vai ser recebido. Com esta atitude eles criticam as leis de
exclusão, ensinadas pela religião oficial, e mostravam, pela nova prática, que
tinham outros critérios de comunidade.
2) Devem ficar hospedados na primeira casa até se
retirar do lugar (Lc 9,4; 10,7). Isto é, devem conviver de maneira estável
e não andar de casa em casa. Devem trabalhar como todo mundo e viver do que
recebem em troca, “pois o operário merece o seu salário” (Lc 10,7). Com outras
palavras, eles devem participar da vida e do trabalho do povo, e o povo os
acolherá na sua comunidade e partilhará com eles casa e comida. Isto significa
que devem confiar na partilha. Isto também explica a severidade da crítica
contra os que recusavam a mensagem: sacudir a poeira dos pés, como protesto
contra eles (Lc 10,10-12), pois não recusam algo novo, mas sim o seu próprio
passado.
3)
Devem tratar dos doentes e expulsar os demônios (Lc 9,1; 10,9; Mt 10,8).
Isto é, devem exercer a função de “defensor” (goêl) e acolher para dentro do
clã, dentro da comunidade, os excluídos. Com esta atitude criticam a situação
de desintegração da vida comunitária do clã e apontam saídas concretas. A
expulsão de demônios é sinal de que chegou o Reino de Deus (Lc 11,20).
4)
Devem comer o que o povo lhes dava (Lc 10,8). Não podem viver separados
com sua própria comida mas devem aceitar a comunhão de mesa. Isto significa
que, no contato com o povo, não devem ter medo de perder a pureza tal como era
ensinada na época. Com esta atitude criticam as leis da pureza em vigor e
mostram, pela nova prática, que possuem outro acesso à pureza, isto é, à
intimidade com Deus.
* Estes eram os quatro pontos
básicos da vida comunitária que deviam marcar a atitude dos missionários ou das
missionárias que anunciavam a Boa Nova de Deus em nome de Jesus: hospitalidade,
partilha, comunhão de mesa, e acolhida aos excluídos (defensor, goêl). Caso
estas quatro exigências fossem preenchidas, eles podiam e deviam gritar aos
quatro ventos: “O Reino chegou!” (cf. Lc 10,1-12; 9,1-6; Mc 6,7-13; Mt
10,6-16). Pois o Reino de Deus que Jesus nos revelou não é uma doutrina, nem um
catecismo, nem uma lei. O Reino de Deus acontece e se faz presente quando as
pessoas, motivadas pela sua fé em Jesus, decidem conviver em comunidade para,
assim, testemunhar e revelar a todos que Deus é Pai e Mãe e que, portanto, nós,
seres humanos, somos irmãos e irmãs uns dos outros. Jesus queria que a
comunidade local fosse novamente uma expressão da Aliança, do Reino, do amor de
Deus como Pai, que faz de todos irmãos e irmãs.
Para um confronto pessoal
1. A participação na
comunidade tem ajudado você a acolher e a confiar mais nas pessoas, sobretudo
nos mais simples e pobres?
2. Qual o ponto da missão
dos apóstolos que tem maior importância para nós hoje? Por que?
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