São David,
rei e profeta
São
Tomás Becket, bispo e mártir
R. Felizes os que esperam no Senhor e seguem os seus caminhos.
Aleluia. Reine em vossos
corações a paz de Cristo, habite em vós a sua palavra. Aleluia.
«O encontraram no templo,
sentado entre os mestres. Ficavam maravilhados com sua inteligência»
Rev. D. Joan Ant. MATEO i García (Tremp,
Lleida, Espanha)
Hoje contemplamos, como continuação do Mistério da Encarnação, a inserção do Filho de Deus na comunidade humana por excelência, a família e, a progressiva educação de Jesus por parte de José e Maria. Como diz o Evangelho, «E Jesus ia crescendo em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e dos homens» (Lc 2,52).
«Como gostaríamos que o amor ao silêncio se renovasse e se reforçasse em nós, este hábito admirável e indispensável do espírito. —Silêncio de Nazaré, ensina-nos o recolhimento e a interioridade» (São Paulo VI)
A obediência ao Pai é que faz
de nós uma família
Fr. Pedro Bravo, O.Carm
Jesus manifesta aqui, pela primeira vez, a consciência de que José não é seu pai carnal, mas apenas Deus é seu Pai, cujo nome aparece aqui, no princípio e no termo da sua vida (23,46) e antes de subir ao céu (24,49; At 1,7). A identidade de Jesus, que resulta da sua relação com o Pai (22,29.42; 23,34), de Quem Ele sabe ser o Filho, o desígnio que o Pai lhe confiou e que Ele sabe “ser necessário” cumprir (gr. dei: 9,22; 17,25; 22,37; 24,7. 44), são tão únicos que Ele não pode ser encontrado a partir do que nos é familiar e conhecido, mas apenas a partir de Deus (10,21s), que está muito acima dos laços carnais (cf. 8,21; 14,26), bem como de tudo o que se possa pensar ou imaginar.
Maria, por sua vez, de mãe, passa a ser também discípula de Jesus, “conservando todas estas palavras” (he. dabar, “palavra, coisa, acontecimento”) proféticas “em seu coração” (v. 19; Gn 37,11), aguardando que se cumpram, de modo a assim se revelar o seu sentido.
1. Para Jesus, a prioridade fundamental é sempre a vontade do Pai, o seu plano para cada um. Qual é a minha prioridade fundamental?
2. Aceito a identidade e vocação próprias daqueles com quem vivo na família ou na comunidade? Como potenciar o seu crescimento?
Famílias abertas ao projeto de
Deus
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO