quarta-feira, 17 de julho de 2019

TRÍDUO DE SANTO ELIAS PROFETA E NOSSO PAI.

2º dia

ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS
Deus Todo-Poderoso e eterno, que concedeste a teu profeta Elias, nosso pai, viver em tua presença e arder pelo zelo de tua glória, concede-nos buscar sempre teu rosto e ser no mundo testemunhas de teu amor. Amém.

MEDITAÇÃO: Que todo este povo saiba que Tu, Javé, és Deus.

Com razão pode-se chamar Elias de profeta do primeiro mandamento, que manda crer em Deus e adorá-lo, amando-o sobre todas as coisas, sem buscar de outros deuses. Elias defende a primeira consequência do preceito: dar culto só ao Senhor.

Explicava Bento XVI: “somente assim Deus é reconhecido por aquilo que é, Absoluto e Transcendente, sem a possibilidade de lhe pôr ao lado outros deuses, que O negariam como Absoluto, tornando-o relativo. Esta é a fé que faz de Israel o povo de Deus; trata-se da fé proclamada no conhecido texto do Shemá Israel: ‘Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, toda a tua alma e todas as tuas forças’ (Dt 6, 4-5)”

O homem não pode pôr o único Deus junto a outros deuses. Mesmo que tenham transcorrido muitos séculos e as circunstâncias atuais sejam diferentes das do antigo Israel, a tentação de tirar Deus do lugar que lhe corresponde continua tão presente quanto outrora.

Ao descobrir em nossa própria vida interesses, gostos, ou preocupações que tendem a ocupar o primeiro lugar na cabeça ou no coração, podemos pedir ao Senhor que avive nossa fé e a torne realmente operativa, de modo que nada – nem uma criatura, nem um pensamento ou desejo do nosso próprio eu – diminua a dedicação total que devemos a Ele.
Como nos recorda o Papa Francisco, “cada um de nós, na própria vida, de maneira consciente e talvez às vezes sem dar-nos conta, tem uma ordem muito precisa das coisas consideradas mais ou menos importantes. Adorar ao Senhor quer dizer dar a Ele o lugar que lhe corresponde; adorar ao Senhor quer dizer afirmar, crer – mas não simplesmente de palavra – que unicamente ele guia verdadeiramente nossa vida; adorar ao Senhor quer dizer que estamos convencidos que Ele é o único Deus, o Deus da nossa vida, o Deus da nossa história”.

A atuação de Elias nos anima também a ser valentes à hora de dar testemunho público de nossa fé, diante das intenções – velhas, mas que se renovam continuamente – de reduzir a religião a uma questão particular. Pretende-se excluir da vida social toda referência a Deus, como se falar Dele ofendesse algumas sensibilidades.

Para Elias, a sua própria fidelidade ao Senhor não é suficiente. No monte Carmelo reza para que todo Israel saiba que Javé é o verdadeiro Deus, que converte os corações. A fé não pode ficar fechada: “nasce da escuta, e fortalece-se no anúncio”, «implica um testemunho e um compromisso públicos. O cristão não pode jamais pensar que crer é um fato privado”.

LADAINHA II
Senhor tende piedade de nós
Jesus Cristo tende piedade de nós
Senhor tende piedade de nós

Jesus Cristo, ouvi-nos
Jesus Cristo, escutai-nos

Deus Pai do Céu, tende piedade de nós.
Deus Filho Redentor do mundo,
Deus Espírito Santo,
Santíssima Trindade que sois um só Deus,

Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós!
Santa Maria Mãe dos Carmelitas,
São José, patrono do Carmelo,

S. Elias, Profeta de Deus e nosso Pai
S. Elias, homem da brisa leve,
S. Elias, homem de Deus,
S. Elias, homem do conflito,
S. Elias, homem do deserto,
S. Elias, homem do Espírito e do fogo,
S. Elias, homem do silêncio e da oração,
S. Elias, defensor a vida,
S. Elias, honrado com a divina amizade,
S. Elias, indicado por s. Tiago como um exemplo de fé,
S. Elias, inspirador da Ordem do Carmo,
S. Elias, instrumento da Divina Providência,
S. Elias, língua dos mudos,
S. Elias, lutador contra o Anticristo,
S. Elias, luz do mundo,
S. Elias, martelo dos hereges e idólatras,
S. Elias, inimigo dos tiranos,
S. Elias, mestre da oração,
S. Elias, instrutor dos incultos,
S. Elias, glória dos profetas,
S. Elias, mestre dos Santos,
S. Elias, ministro da reconciliação dos pais com os filhos,
S. Elias, norma da perfeição,
S. Elias, promotor da justiça,
S. Elias, modelo de oração perseverante,
S. Elias, pai dos monges,
S. Elias, multiplicador de alimentos,
S. Elias, olho dos cegos,
S. Elias, padroeiro dos órfãos e das viúvas,
S. Elias, pai dos eremitas,
S. Elias, zeloso defensor do culto do Deus único,

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor!
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor!
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós!

Rogai por nós, santo Pai Elias.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!

Oração: Deus eterno e onipotente, que concedestes ao bem-aventurado Elias, vosso profeta e nosso pai, a graça de viver na vossa presença e de se inflamar de zelo pela vossa glória, fazei que, procurando sempre a vossa presença, nos tornemos testemunhas do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

ORAÇÃO FINAL
Santo Profeta Elias, pai admirável do Carmelo, olhai clemente para este vosso filho que, sob a vossa inspiração, busca seguir o caminho que conduz à santidade. Cobri-me com o zelo do Senhor, infundi no meu coração o amor ao bem, aumentai em mim a fé a esperança e a caridade, para que eu possa descobrir na vida dos homens o verdadeiro Deus que passa, e convosco possa subir ao cume do monte Carmelo, monte do Senhor que vive e reina para sempre. Amém.