quinta-feira, 12 de outubro de 2017

13 de outubro: Centenário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

"Eu sou a Senhora do Rosário"
Evangelho (Mt 12,46-50): Naquele tempo, Jesus falava ainda à multidão, quando veio sua mãe e seus irmãos e esperavam do lado de fora a ocasião de lhe falar. Disse-lhe alguém: Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar-te. Jesus respondeu-lhe: «Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?». E, apontando com a mão para os seus discípulos, acrescentou: «Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe».

«Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”

Rev. D. Antoni CAROL i Hostench (Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)

Hoje, celebramos a festa de Nossa Senhora de Fátima, recordando as aparições da Virgem Maria aos três pequenos pastores Lúcia, Jacinta e Francisco. Poderíamos dizer que aquelas manifestações - paradigmáticas na história da Igreja - são como “horas extras” que, nos últimos tempos, Santa Maria tem feito.

E não é caso para menos! Tal como Pio XII advertiu, o grande pecado da modernidade é a perda do sentido do pecado. E isto tem as suas consequências! Na verdade, o mundo tem sofrido recentemente as piores guerras de toda a história da humanidade: nunca foi morta e maltratada tanta gente neste mundo como no séc. XX. A descrição traçada por Joseph Ratzinger - depois Bento XVI - é eloquente: «Em nenhuma época se travaram guerras tão cruéis, tão sangrentas, como na nossa. Sucederam coisas piores do que tudo quanto tinha acontecido antes».

Mas Deus é misericordioso, Pai de bondade que não nos abandona, nem que os homens nos tenhamos afastado muito da sua vontade. Precisamente neste século dos “horrores e holocaustos” (na expressão de S. João Paulo II), quis Deus consolar a humanidade de diversas maneiras. Uma delas foram as aparições de Maria Santíssima.

Nos finais do séc. XIX destaca-se Lourdes; nos começos do séc. XX, salientam-se as aparições de Fátima. Os acontecimentos mostram paralelismos providenciais. Por um lado, os interlocutores da Virgem Maria foram muito novos - de condição simples, mesmo analfabetos -, mas dispostos a fazer a vontade do Pai do céu: a estes Jesus reconhece como «meu irmão, minha irmã e minha mãe» (Mt 12,50). Em segundo lugar, o tema da petição de Maria era a reparação pelos pecados dos homens, a penitência e a oração pelos pecadores.

Peçamos, especialmente hoje, que os homens e mulheres deste mundo façamos a vontade do Pai do céu e cheguemos, assim, a ser mais irmãos de Cristo, mais filhos do Pai e mais irmãos entre nós.

Reflexão

A verdadeira devoção a Maria nos leva a amar Deus sobre todas as coisas.

A devoção a Maria não para nela, pois é conduzida para Jesus Cristo.

“‘Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?’ E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: ‘Eis minha mãe e meus irmãos’” (Mt 12, 48-49).

Hoje, com muita alegria, celebramos Nossa Senhora do Carmo. Isso nos faz lembrar que o Monte Carmelo foi o local onde o profeta Elias, de uma forma contemplativa, defendeu o culto ao Deus único e verdadeiro. Por isso nos unimos a Nossa Senhora do Carmo, pois ela quer nos levar ao monte que é o próprio Cristo.

Uma vez que chegamos nesse monte, queremos adorar o Deus único e verdadeiro.

Algumas pessoas têm dificuldades de amar Maria por achar que cultuá-la nos afasta de Deus. Porém, é o contrário, pois a verdadeira devoção a Nossa Senhora nos leva a amar Deus sobre todas as coisas.

A devoção a Maria não para nela, pois é conduzida para Jesus Cristo. Ela é para nós modelo e seta que nos indica o único Salvador: Jesus. Nossa Senhora é uma obra pronta do amor de Deus, por isso subimos ao Monte Carmelo para contemplar essa obra que foi apresentada aos nossos olhos.

Que Nossa Senhora do Rosário de Fátima interceda por nós e por nossas famílias, ensinando-nos a adorar e amar o Deus único, a fim de que a obra, plena em Maria, também se plenifique em nossa vida.

Perguntas para ajudar na oração
1) O que esse texto tem a me dizer hoje?
2) Que versículo mais me chamou minha atenção.
3) Que atitude me sugere e me revela?
4) Como fazer meus os valores que apresenta?
5) Que aspecto de minha vida precisa ser mudado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO