terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Semana Santa do Natal: A Igreja espera Jesus com Maria e como Maria

Pe. Humberto, Paróquia de São Gonçalo, Diocese de Petrolina

As antífonas Ó

Hoje, 17 de dezembro, têm início a Semana Santa do Natal. É a segunda parte do Tempo do Advento que se inicia, preparando-nos de modo mais direto para a Natividade do nosso Salvador Jesus Cristo.

A marca desta Semana Santa são as chamadas “Antífonas Ó”.

Elas têm sua origem no século VI e foi introduzido na Liturgia Latina pelo Papa São Gregório Magno. Exprimem a admiração e o extasiamento da Igreja diante do Cristo que virá.

Nestas Antífonas venerabilíssimas, a Igreja une-se à Virgem Maria no mistério da sua expectação: a Virgem Mãe Maria e a Virgem Mãe Igreja extasiam-se juntas na admiração, no contentamento e no louvor do Salvador que virá.

Daí vem a devoção a “Nossa Senhora do Ó” - ou seja, Nossa Senhora das Antífonas Ó, Nossa Senhora que se extasia na contemplação admirada do Filho que vai chegar!

As Antífonas foram compostas como um acróstico, de modo que, tomadas do começo para o fim (do Emanuel para a Sabedoria), formam a frase latina “Ero cras”, que significa: “Amanhã eu virei!” De fato, já no dia 24 pela tarde, a Igreja celebra as primeiras vésperas do Natal do Senhor - ele veio!

Esquema para o retiro
1. Oração ao Espírito santo ou canto
2. Cantar a antífona ou rezar uma ou duas vezes com momento de silencio
3. Meditação pessoal ou em grupo com conteúdo da antífona.
4. Texto Bíblico para o deserto pessoal
5. Santa Missa e pratica de uma obra de misericórdia

Oração ao Espírito Santo
Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do senhor Jesus! Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos! Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa! Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário! Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde, fiel e virilmente, a vontade do Pai. Amém. (Paulo VI).

PRIMEIRA ANTÍFONA DIA 17: Ó SABEDORIA

Ó Sabedoria, que saístes da boca do Altíssimo, atingindo de uma a outra extremidade e tudo dispondo com força e suavidade; vinde ensinar-nos o caminho da prudência!

A busca da sabedora é patrimônio comum a todas as culturas do antigo oriente. As grandes civilizações como o Egito, Mesopotâmia, Grécia nos legaram grande acervo cultural.  As duas primeiras civilizações cultivavam mais a sabedora para uma finalidade pratica, ao contrário da última buscava mais a sabedoria especulativa, sem desconsiderar a primeira.

A sabedora humana e Sabedoria divina vão se encontrar e o fruto deste encontro na experiência de Israel, povo de Deus no Antigo Testamento ao humanismo do tempo. Israel não concebe a sabedora como produção humana, ela é superior a todas. “A sabedoria de Salomão foi maior que a de todos os orientais e que toda a do Egito “(1Rs 5,9-14). Ele ora a Deus, pedindo este dom para bem governar e fazer justiça. Os homens de fé deixam-se guiar pela Sabedora do Alto (1Rs 3,6-14).

Quem pode doar a verdadeira sabedoria tão desejada por todos os homens, mas tão cultivada por poucos? Onde encontrar e quando a encontrar como cultivar!? A verdadeira sabedoria vem de Deus; é Ele quem dá ao homem “um coração capaz de discernir entre o bem e o mal (1Rs 3,19) mas somos tentados a buscar sem a orientação divina, sem a nossa submissão a sua lei como o primeiro Adão até o último (Gn 3,5), como os escribas que muda a Lei do Senhor (Jr 8,8), ou dos conselheiros régios que governam mal Is 5,21. O fundamento da sabedoria é a lei do senhor e deve expandir-se “de uma a outra extremidade”. Como a semente após o plantio é cultivada assim o sábio cultiva a sabedoria e esta consiste “na arte de bem viver”. Na “arte buscar a verdadeira felicidade”. Toda a moral do decálogo passa para os seus conselhos práticos. O sábio reflete sobre a existência no que ela é limitada e passageira, no que ela é destinada a ser gloriosa.

A Sabedoria vai se personificando em imagens até chegar a sabedoria de Deus em pessoa. Jesus, mestre da sabedoria, mansão a maneira dos sábios doutos da ciência. Jesus se coloca como “mais” (Mt 12,42). Jesus sabedoria de Deus, Ele próprio promete o Dom da Sabedoria Lc 21,15 não reconhecida quem confia na sua Sabedoria ou na sua obra ou na sua produção. ‘Vinde” é o convite do sábio para o discípulo que se deixa ir para aprender. Ele comunica a Sabedoria. O filho é a sabedoria do pai como também sua palavra (cf. 1,1-18). Antes oculta junto do Pai, embora em ação no mundo, na história dirigindo através dos homens, antes revelada na lei e nos sábios. Agora ela está revelada em plenitude em Jesus Cristo. Assim todos os textos sapienciais do AT têm cumprimento Nele.

A sabedoria do mundo e Sabedoria cristã. Antes já rejeitada no envio dos sábios e profetas, agora a própria Sabedoria de Deus (Rm 1,21s; 1cor 1,21), a sabedoria deste mundo atingiu o cúmulo de sua loucura quando os homens crucificaram o Senhor da Glória (1Cor 2,8). Por isso Deus condenou esta sabedoria dos sábios que é terrestre Tg 3,15, para confundi-la, ele decidiu salvar o mundo pela Cruz.

São Paulo afirma que Jesus é a Sabedoria de Deus (cf. 1Cor 1,24) e o próprio Jesus chegou a apresentar-se como a Sabedoria que é reconhecida pelos seus filhos (cf. Lc 7,35). De fato, toda esta antífona, de profunda teologia, parte desta certeza.

Depois, desenvolve o tema inspirando-se nos Livros Sapienciais, que nos apresentam a Sabedoria criadora. Para os cristãos, Jesus é esta Sabedoria, através da qual desde o princípio tudo foi criado e tudo é conduzido.

Eis alguns textos da Escritura que serviram de inspiração para a nossa antífona. São textos referentes à Sabedoria que, para nós, cristãos, é o Cristo Jesus:

"O Senhor me formou, primícias de sua obra, de seus feitos mais antigos. Desde a eternidade fui estabelecida, desde o princípio, antes da origem da terra. Quando os abismos não existiam, eu fui gerada, quando não existiam os mananciais de água. Antes que as montanhas fossem implantadas, antes das colinas, eu fui gerada; ele ainda não havia feito a terra e a erva, nem os primeiros elementos do mundo. Quando firmava os céus, lá eu estava, quando traçava a abóbada sobre a face do abismo... Eu estava junto com ele como o mestre-de-obras, eu era o seu encanto todos os dias, todo o tempo brincava em sua presença: brincava na superfície da terra, e me alegrava com os homens" (Pr 8,22-31).

"A Sabedoria faz seu próprio elogio: 'Saí da boca do Altíssimo e como neblina cobria a Terra. Só eu rodeei a abóbada celeste, eu percorri a profundeza dos abismos'" (Eclo 24,1-5).

"Os ingênuos venham aqui; quero falar aos sem juízo: Vinde comer do meu pão e beber do vinho que misturei. Deixai a ingenuidade e vivereis, segui o caminho da inteligência" (Pr 9,4-6).

Pois bem, eis a surpresa! Eis o inesperado: esta Sabedoria infinita, inesgotável e eterna nascerá de Maria Virgem como uma criancinha que sequer pode falar! É por ela que a Igreja hoje suplica humildemente. Quem se abre para acolhê-la descobre o sentido da vida e vive uma existência na verdadeira prudência, sabendo chamar o certo de certo e o errado de errado, porque adquire a capacidade de ver e avaliar tudo com os olhos da Sabedoria de Deus, o Cristo Jesus!

Vem, vem com tua luz, ó Senhor Jesus.

Texto Bíblico para meditação: 1Cor 2,1-9
"O Senhor me formou, primícias de sua obra, de seus feitos mais antigos”. Você é obra da sabedoria divina. Foi pensado por Deus. Chegou neste mundo com a sua permissão.  Estou buscando o meu senhor! sou grato pelas obras do Senhor e pelo dom da vida de minha vida?

Jesus é a Sabedoria de Deus e ela se manifesta na humilhação de sua encarnação e na humilhação de sua morte e morte de cruz! (Fl 2,6-11). Aceito de mente e de coração esta verdade revelada e com que disposição tenho carregado a minha cruz? Tenho me ocupado em cultivar o Dom da Sabedoria com intensidade e perseverança?

Conclua com o Salmo 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO