terça-feira, 28 de outubro de 2014

V Centenário Teresiano

ORAÇÃO TERESIANA

Deus jamais se resigna a estar afastado de nós.
Ele nos chama para doar a vida, para oferecer o amor, para propor a liberdade; chama para fazer-se dom ao homem, para convida-lo a participar de sua felicidade.
Ele convida e o homem acolhendo com liberdade (que é uma escolha) a oferta gratuita de Deus, empenha-se em tomar-se orante, isto é, em permanecer na sua presença em atitude amorosa e de dócil escuta.
A alma ama (resposta livremente dada) porque se sente amada (dom gratuito).
O amor, antes de ser caminho do homem para Deus é o itinerário de Deus para o homem.
Para Teresa, a arte de orar é a arte de amar. Reza-se quando se ama e ama-se quando se reza. Na oração, a alma toma consciência de ser gratuitamente amada por Deus e lhe responde com amor. Deus e a alma se amam.
Rezar é uma daquelas atitudes que só são tomadas quando se sente amado e quando se ama.

CONSELHOS DE SANTA TERESA PARA NÃO FICAR DESNORTEADO (PERDIDO)
OU DESISTIR (DESANIMAR) NO CAMINHO DA ORACÃO:

1 - DETERMINAÇÃO “Quem começou a se entregar à oração, não a deixe por mais pecados que faça”
Santa Teresa considerava a oração o maior bem do mundo, a tal ponto de afirmar que, quem nela perseverar, será salvo.
Abandonar por qualquer motivo a oração é cair na mais terrível armadilha do demônio, pois esta enfraquece o seu poder para tentar. Satanás fica amedrontado quando vê almas resolutas, convencidas da importância da causa pela qual se luta e da necessidade de não retroceder.
A perseverança se obtém, segundo Teresa, “mediante uma grande e muito determinada determinação”

2 - IMPLORAR O AUXILIO DIVINO — pois sem ele, nenhum propósito pode ser eficaz, nenhum ato de vontade, perseverante.

3 - NÃO TER MEDO DE NADA, NÃO SE ASSUSTAR POR NENHUMA RAZÃO “Venha o que vier, suceda o que suceder, custe o que custar, murmure quem murmurar, quer chegue ao fim, quer morra no caminho, ou falte coragem para os sofrimentos que nele se encontram. Ainda que o mundo venha abaixo, havemos de prosseguir”.
E preciso coragem, firmeza de vontade, para servir a Deus e perseverar na oração.

4 - ANDAR COM ALEGRIA E LIBERDADE DE ESPÍRITO, sem se preocupar se a devoção desaparece por causa de algumas distrações, durante o tempo dedicado ao encontro com Deus. A humildade deve levar o homem a reconhecer-se e aceitar-se por aquilo que é, conservando a serenidade e a paz para melhor servir a Deus. E, de qualquer forma, o estar com o Senhor é uma questão de amor. Quando se ama... o resto não interessa.
Santa Teresa deixa compreender que é orgulho inquietar-se por algumas distrações que nos surpreendem quando nos recolhemos para a oração.

5 — DESCONFIAR DE SI MESMO - Sta. Teresa alerta sobre a excessiva segurança com relação a si mesmo no que diz respeito ao expor-se aos perigos. “E bom andar o orante com temor, não se fiando em si, nem muito, nem pouco, nem se metendo em ocasiões de ofender a Deus ... ou descuidar-se em ocasiões que favorecem seus apetites naturais. Em tudo e em todas as coisas é preciso discernimento, conhecimento de si, renúncia ao amor-próprio e discrição, que é a moderadora de todas as virtudes”

6 — MANTER SEMPRE ‘VIVA A ESPERANÇA — pelo contínuo desejo da oração e a confiança no auxílio divino. A Santa aconselha a “sofrer com paciência as demoras de Deus”. A ela não agradam os apressados e pressupostos, os impacientes, aqueles que mal começam e já querem experimentar as alegrias dos perfeitos. Recorda que a virtude se conquista com o tempo, a paciência e a perseverança e que, quando não falta a confiança no auxílio divino e a boa vontade pode-se estar certo de que todo esforço será coroado de êxito.

7— POR FIM, O CONSELHO MAIS IMPORTANTE DE TODOS: “Todo empenho de quem começa a ter oração — e nunca o esqueçais porque é de suma importância — há de ser trabalhar e determinar-se a conformar sua vontade com a do Senhor dispondo-se com toda a diligência possível E ficai muito certas: nisto consiste a maior perfeição a que se pode chegar no caminho espiritual.  Quanto mais perfeita for esta conformidade, maiores graças receberemos do Senhor e mais adiantados estaremos neste caminho”
Estes conselhos podem ser chamados de “fórmulas do sucesso” e oferecem o esquema básico para a eficácia da oração, fundamento essencial da vida cristã.
Teresa não se cansa de recomendar a paciência e a perseverança, que exigem clareza de idéias e firmeza de propósitos até que o instinto de oração, com a ajuda do Senhor, acabe por se tomar sede quotidiana e alegria de viver.