domingo, 15 de julho de 2012


DIA DE NOSSA SENHORA DO CARMO
ORAÇÃO

Santíssima Virgem Maria, Esplendor e Glória do Carmelo: vós olhais com especial ternura  os  que se revestem do vosso Santo Escapulário.  Cobri-me com o manto da vossa maternal proteção, pois  a vós me consagro hoje  e para sempre.  Fortalecei a minha fraqueza com o vosso poder.  Iluminai a escuridão do meu espírito com a vossa sabedoria.  Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade.  Adornai a minha alma com muitas graças e virtudes.  Assisti-me na vida, consolai-me na morte com a vossa presença e apresentai-me à Santíssima Trindade como vosso filho dedicado, para que eu possa louvar-Vos por toda a eternidade.  Amém!  

V. Rainha e Formosura do Carmo,
 R. Rogai por nós

RENOVAÇÃO DOS VOTOS:
Eu, ...,  renovo meus votos de pobreza, castidade e obediência a Deus, à Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo e ao reverendíssimo padre Fernando Millan, Prior Geral da Ordem dos Irmãos da mesma Bem-aventurada Virgem Maria e seus sucessores, segundo a Regra e as Constituições da Ordem Terceira do Carmo, até a morte.

ANTÍFONA:
FLOR DO CARMELO
VIDEIRA FLORIDA,
ESPLENDOR DO CÉU,
VIRGEM FECUNDA, SINGULAR
MÃE AMÁVEL,
MÃE SEMPRE VIRGEM.
AOS CARMELITAS, SEDE PROPÍCIA,
Ó ESTRELA DO MAR.

Oração dos sete Pai-nossos e Ave-marias em honra da Senhora do Carmo:
Maria, Rainha e Mãe do Carmo, que velais pela Igreja com maternal amor, abençoai o Santo Padre, os nossos Bispos, os sacerdotes, os religiosos e todo o povo cristão. Abençoai a cada um de nós que desejamos vossa proteção, agora e na hora de nossa morte. – PN, AM e GP

Maria, Virgem - Mãe Imaculada e Rainha do Carmo, que sempre concedestes as maiores graças aos vossos Carmelitas,  enviai-nos muitas vocações sacerdotais, religiosas e para o Carmelo, para que o vosso Nome seja sempre mais glorificado, para a glória de vosso Filho Jesus Cristo.  - PN, AM e GP

Rainha e Mãe do Carmo, Virgem Mãe Imaculada, que durante séculos fostes honrada em vossa Maternidade Divina no Monte Carmelo pelo profeta Elias e seus sucessores; fazei reinar em nossas famílias essa mesma devoção, que torne cada vez mais presente em nossos lares os vosso Divino Filho Jesus que nos guarde, para a vida eterna. -  PN, AM e GP

Maria, Virgem Mãe Imaculada, Rainha do Carmelo, que tendes concedido as mais extraordinárias graças através de vosso Escapulário, ajudai-me a trazê-lo dignamente, conservando a pureza de coração e de costumes, repelindo tudo o que possa magoar o vosso olhar puríssimo. - PN, AM e GP

Maria, Rainha e Mãe dos Carmelitas, que nos destes como penhor da salvação o Escapulário; nós Vos agradecemos e Vos suplicamos a graça de viver na fidelidade à Lei de Deus para que em nossa morte possamos contar com a vossa presença e ir ao céu contemplar-Vos eternamente. - PN, AM e GP

Maria, Virgem Imaculada, Rainha do Carmo, lembrai-vos que vossos Filhos Carmelitas do Monte Carmelo, após o Pentecostes abraçaram o Evangelho e o anunciaram por toda parte, ensinado também todos a Vos conhecerem e amarem; e no Monte Carmelo Vos consagraram o primeiro templo do mundo em vossa honra. Dai-nos muitos missionários, que por toda parte vos façam conhecer e amar e assim se confirme a dilatação do Reino de Jesus. - PN, AM e GP

Ó Maria Imaculada, Virgem Santíssima do Carmo, que visitastes vossos Filhos Carmelitas no Monte Carmelo, consolando-os e dando-lhes graças abundantes; visitai também as nossas almas, ajudando-nos a fugir do pecado e a praticar com amor as obras de misericórdia. - PN, AM e GP

ATO DE CONSAGRAÇÃO
Oh! Maria, Rainha e Mãe do Carmelo venho, hoje, consagrar-me a vós.
Tudo o que sou e tudo o que tenho entrego em vossas mãos!
Vós olhais com especial bondade os que estão revestidos do vosso Escapulário.
Suplico-vos que fortaleçais com o vosso poder a minha franqueza, iluminai a escuridão da minha mente com a vossa sabedoria.
Aumentai  em mim a fé, a esperança e a caridade, para que possa render-vos todos os dias a minha homenagem.
Que o Santo Escapulário atraia sobre mim o vosso olhar misericordioso,
Traga-me a vossa especial proteção nas lutas diárias, para que eu possa ser fiel a vós e ao vosso Divino Filho.
Possa o santo Escapulário afastar-me de tudo que é pecaminoso e me lembre sempre o dever de imitar-vos e revestir-me com vossas virtudes.
Desde já me esforçarei para viver em vossa presença, ter na vida um espelho da vossa humildade, caridade, paciência, mansidão e empenho!
Mãe querida, apoiai-me com vosso constante amor, para que eu, vosso filho mais pecador, possa um dia trocar o vosso Escapulário pela veste celestial e viver convosco e os santos do Carmelo no Reino do vosso Filho. Amém!


NOSSA SENHORA, MESTRA DOS CARMELITAS.
 Fr. Martinho Cortez, O.Carm.
1 — EM QUE SENTIDO MARIA É MESTRA DOS CRISTÃOS.
         1.1. No sentido que ensina pelo exemplo, apresentado-se até historicamente como modelo para os cristãos nos pontos de pureza e virgindade, de escuta da Palavra, de fé comprovada pelo compromisso concreto, de fidelidade até às últimas consequências e de segunda maternidade junto à Cruz e na solidariedade participativa (Comunidades dos Discípulos).
       1.2. No sentido que ensina também pela palavra.  Embora sejam poucas as suas palavras, passam aspectos da personalidade de Maria com clareza muito grande, expondo para os cristãos as mais variadas formas de imitá-la: “Como se fará isso, visto que não tenho relações conjugais?” (liberdade de questionar e discutir — Lc 1, 34)… “Eu sou a serva do Senhor. Aconteça-me segundo a tua palavra!” (humildade e disponibilidade — Lc 1, 38)… “Minha alma exalta o Senhor e meu espírito se encheu de júbilo por causa de Deus, meu Salvador” (etc.: fé, gratidão, humildade — e Lc 1, 46-55)… “Eles não têm vinho” (amizade atenta e sentido prático — Jo 2, 3)… “Fazei tudo o que ele vos disser!” (confiança e autoridade — Jo 2, 5).
      1.3. No sentido que, sendo mãe, por natureza também é mestra. Fato que nos é lembrado por um documento de João XXII: “Mater et Magistra”, que começa dizendo assim: “Mãe e Mestra de todos os povos” [...]. Sua finalidade é apresentar-lhes a plenitude de vida e a garantia de salvação, pelo fato de ser sua missão a função de gerar filhos, educa-los e servir-lhes de guia em todo o percurso da vida. Essa função de mãe e mestra inclui todas as preocupações com o bem integral da humanidade, pois tudo isso faz parte do mandato de Jesus… Assim como ocorre com a Igreja, aconteceu antes com a Virgem Maria.
      1.4. No sentido que ensina pela prática de virtudes: a autoestima (debate com Deus), capacidade de diálogo (idem), o cultivo da virgindade e pureza, a atitude de escuta, a virtude teologal da fé e virtude humana do espírito decidido, a sensibilidade e atenção para com o próximo (Caná), o altruísmo da intercessão (Caná), o respeito ao plano pessoal de Jesus, autoestima e alegria de ser (Magnificat), a atitude de participação, solidariedade e alegria (Caná), a virtude da discrição (vida pública do Filho), o apoio solidário e moral (junto à Cruz), a humildade (antes de conceber e na vida pública), a força interior (Paixão e Morte).

 2 — EM QUE SENTIDO MARIA É MESTRA DOS CARMELITAS.
      Para ficar somente em alguns autores carmelitas:
      2.1. O Beato Tito Brandsma, em seu livro “Beleza do Carmelo”, comentando S. João da Cruz, chama-o de “doutor mariano” e dá as razões do porque o chama assim. S. João da Cruz fala sobre Maria, apontando-a como ideal para todos os carmelitas. Define-a como mestra, indiretamente, quando a descreve como modelo de atenção às orientações do Espírito, de acolhida da graça de Deus, de pureza imaculada, de completa disponibilidade ao plano de Deus. Maria, pelo que se lê em S. João da Cruz, ensina os carmelitas a transformar seus olhos em olhos contemplativos, para poder enxergar a ação de Deus na história. O grande místico carmelita destaca a caridade fraterna de Maria na visita a Isabel; a presença amiga e construtiva no casamento de Caná; um amor maior do que a dor junto à cruz de Cristo; e a presença amiga, solidária e participativa no meio dos discípulos e apóstolos à espera do Espírito.
      2.2. Santa Maria Madalena de Pazzi apresenta Maria aos carmelitas como instrumento de elevação espiritual capaz de atingir, na graça de Deus, o máximo de humano. Nesse intuito devemos estar diante dela como alguém que quer aprender o cultivo e a prática de virtudes como “a leveza do corpo, a alegria do coração, a liberdade da vontade, a transparência na inteligência, a lembrança dos benefícios na memória, a verdade nas intenções, a simplicidade nas ações, a veracidade nas palavras e a mortificação dos sentimentos”.
      2.3. O nosso historiador Emanuele Boaga afirma que os carmelitas veem hoje bem caracterizados na pessoa da Virgem Maria os elementos que definem o carisma da Ordem: a oração de contemplação, a comunhão fraterna e a diaconia profética. Boaga diz, também, que os corações enamorados por Maria dos carmelitas foram através dos séculos criando expressões carinhosas e chamamentos filiais para Maria; uma delas é exatamente a de “Mestra da Ordem”, que leva uma carmelita da Divina Providência a escrever: “Que tua presença materna, braços sempre abertos, coração vigilante, olhar-ternura, mãos dadivosas, nos ensine a medida do amor, a delicadeza no serviço, o calor da acolhida”.

 3 — COMO OS CRISTÃOS E OS CARMELITAS PODEM APRENDER A MESTRA!
     No seu itinerário de formação carmelita, a nossa Ordem estabelece que somos chamados ao seguimento de Jesus e à fraternidade contemplativa no meio do povo. Para sermos tais, essencial na caminhada carmelita  é que se olhe atentamente para as figuras modelares do profeta Elias e da Mãe de Cristo, ao largo do caminho e na companhia deles.
       3.1. Na imitação de Maria, os carmelitas podem confiar, que serão com certeza guiados por ela ao largo do caminho, pois não é à toa que ela é nossa padroeira, modelo de consagração ao Senhor, presença maternal solícita e permanente. Maria é a mística estrela que nos protege, cobre-nos de luz como seu manto e guia pelas estradas da vida. Unida a deus em Cristo, ela nos ajuda a descobrir a beleza da vocação carmelita, a ter coragem para subir o monte perfeição, que é Jesus.
      3.2. Colocando-nos em caminho, na companhia da Mestra e modelo de vida, a Ordem expões suas razões: Maria é a mulher nova que nos ajuda a nos tornarmos homens e mulheres novos; é a peregrina da fé, que nos anima a certeza de que Deus é vida e amor; é a pessoa sempre disposta a escutar e acolher a Palavra, garimpando em suas profundezas. Maria aponta para o mistério de seu Filho e nos ensina a sermos dóceis ao Espírito, a dizer “sim” ao plano do Pai, a aprimorar o espírito de serviço e a nos capacitarmos para ser geradores de Deus, seja qual for a situação. Maria ensina a aperfeiçoar a vida cristã pela ascese e purificação, que nos permitem contemplar a Deus; a guardar tudo no coração como maneira de buscar e reconhecer os sinais da presença do Senhor no dia a dia. Maria nos ensina a sermos aprendizes da Palavra, a dar atenção ao próximo e indicar-lhe Jesus como o único capaz de oferecer o vinho novo da salvação. Maria ensina a estar junto à cruz de Cristo, que é na verdade o cultivo da fidelidade até às últimas consequências. Por fim, acolhida pelos discípulos como sua mãe, torna-se para todos modelo de oração.
 CONCLUSÃO
      Maria, mãe de Jesus, Mãe e esplendor do Carmelo, nunca pertenceu ao mundo dos pregadores ambulantes, como seu Filho, nem escreveu livros como os evangelistas e apóstolos, mas se projeta em nossa vida como Mestra. Com efeito, semelhante a homens e mulheres que viveram a sabedoria e a arte de viver, ela ensina brilhantemente a todos os alunos de boa vontade que, em todos os caminhos da vida e da história, certamente alguém poderá descobrir, aprender e proclamar que em todos eles o Senhor fez grandes coisas.

LADAINHA DE NOSSA SENHORA
Senhor, tende piedade de nós!
Jesus Cristo, tende piedade de nós!
Senhor, tende piedade de nós!
Deus, Pai dos Céus, tende piedade de nós!
Deus, Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós!
Deus, Espírito Santo, tende piedade de nós!
Santíssima Trindade que sois um só Deus, tende piedade de nós!
Santa Maria, rogai por nós!
Santa Mãe de Deus,
Santa Virgem das virgens,
Mãe de Jesus Cristo,
Mãe da divina graça,
Mãe puríssima,
Mãe castíssima,
Mãe imaculada,
Mãe intacta,
Mãe amável,
Mãe admirável,
Mãe do bom conselho,
Mãe do Criador,
Mãe do Salvador,
Mãe da Igreja,
Virgem prudentíssima,
Virgem venerável,
Virgem louvável,
Virgem poderosa,
Virgem benigna,
Virgem fiel,
Espelho de justiça,
Sede de sabedoria,
Causa de nossa alegria,
Vaso espiritual,
Vaso digno de honra,
Vaso insigne de devoção,
Rosa mística,
Torre de Davi,
Torre de marfim,
Casa de ouro,
Arca da aliança,
Porta do céu,
Estrela da manhã,
Saúde dos enfermos,
Refúgio dos pecadores,
Consoladora dos aflitos,
Auxilio dos cristãos,
Esperança dos carmelitas,
Rainha dos anjos,
Rainha dos patriarcas,
Rainha dos profetas,
Rainha dos apóstolos,
Rainha dos mártires,
Rainha dos confessores,
Rainha das virgens,
Rainha de todos os santos,
Rainha concebida sem pecado original,
Rainha assunta ao céu,
Rainha do santíssimo rosário,
Rainha das famílias,
Rainha da paz,
Rainha e esplendor do Carmelo,
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
D. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
T. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oração:
Ó Maria, Virgem Mãe Imaculada, Rainha do Carmelo, que fostes contemplada pelo profeta Elias na nuvenzinha que subia do mar, depois transformada em chuva copiosa, cobri o mundo com o Vosso Escapulário, para que seja enfraquecido o reino do mal e do pecado, e todos os povos se aproximem de vós para imitar vossa pureza e caridade. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO