sábado, 14 de abril de 2012

LECTIO DIVINA PARA A II SEMANA DA PÁSCOA
FESTA DA DIVINA MISERICÓRDIA
«A PAZ ESTEJA CONVOSCO!»

 Pe. David Teixeira, sdb

            Todos estamos necessitados da paz de Jesus: uma paz que se faz memória de amor, presença acompanhante, esperança de um mundo novo, fé neste acreditar que nos faz de Deus. Para podermos reconhecer como é abundante a graça do Deus amor que em Jesus se faz salvação. Porque vimos (e vemos) o Senhor, também nós podemos reconhecer em Jesus o nosso “Senhor e o nosso Deus”.

Evangelho segundo São João (Jo 20, 19-31)
            Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, apresentou-se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos». Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe os outros discípulos: «Vimos o Senhor». Mas ele respondeu-lhes: «Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no seu lado, não acreditarei». Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa, e Tomé com eles. Veio Jesus, estando as portas fechadas, apresentou-se no meio deles e disse: «A paz esteja convosco». Depois disse a Tomé: «Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; aproxima a tua mão e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente». Tomé respondeu-lhe: «Meu Senhor e meu Deus!». Disse-lhe Jesus: «Porque Me viste acreditaste: felizes os que acreditam sem terem visto». Muitos outros milagres fez Jesus na presença dos seus discípulos, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para acreditardes que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e para que, acreditando, tenhais a vida em seu nome.

SEGUNDA-FEIRA

Palavra - Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, apresentou-se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado.
            Segundo o evangelista São João, a aparição de Jesus aos seus discípulos acontece logo na tarde daquele dia, o primeiro da semana, em que Jesus ressuscitou. Estando reunidos os discípulos, Jesus, superando o obstáculo menor das portas fechadas, faz-se presente e, perante o medo, deseja-lhes a paz. Para sossegá-los e afastar qualquer dúvida de que era ele, mostra-lhes as mãos e o lado, marcas da sua crucifixão.

Meditação
            Que medos teriam os discípulos? O texto refere-se apenas ao medo dos judeus. Mas não teriam também medo de Jesus, quando este lhes apareceu, como um fantasma? Também eu tenho demasiados medos que me roubam a paz. Medo dos outros: do que possam dizer acerca de mim e do que me possam fazer. Medo do que me possa acontecer? Medo de Jesus, o ressuscitado?  

Oração
            Vivo intranquilo/a com mil e uma coisas, Senhor. Coisas que estranhamente alimento e, depois, me consomem. Nesta Páscoa, em que, por mim, vences todas as portas fechadas, vem à minha vida. Vem e liberta-me de todos esses medos sem sentido, ensina-me a aproveitar aqueles que me ajudam a ser mais e faz que não tenho medo senão de perder-te a ti, meu único bem e minha paz.

Ação
            Sempre que deparar, hoje, com uma situação de medo, procuro imaginar como Jesus, o ressuscitado, se faz presente, me dá a sua paz e mostra as suas mãos e o seu lado. Depois de, assim, enfrentar esse medo (atenção que não digo superar, porque pode ser um medo saudável), agradeço.

TERÇA-FEIRA

Palavra - Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor.
            Ficarem cheios de alegria foi a reação destes discípulos ao verem Jesus e certificarem de que era realmente ele. Perante a certeza do Senhor que se faz presente, o medo dos judeus e do fantasma de Jesus, dá lugar à alegria. Esta alegria constitui assim um dos dons e frutos da ressurreição de Jesus.

Meditação
            Medito um pouco na minha vida e procuro rever os meus momentos de alegria. Que motivos é que me proporcionaram essa alegria? Jesus está incluído nessas motivações? Quanto é que ainda me falta para perceber que Jesus me dá a alegria que supera as minhas alegrias circunstanciais e que mais ninguém me pode dar ou usurpar?   

Oração
            Neste mundo do bem-estar e simultaneamente depressivo, todos ansiamos pela alegria. Buscamo-la a todo o custo, pagando, por vezes, um preço demasiado alto. Concede-me buscar em ti a minha única alegria. És tu, meu Senhor, quem me dá e quem faz nascer em mim a alegria que resiste ao tempo, a modas e a qualquer intempérie. Obrigado/a.

Ação
            Na certeza de que o Senhor está comigo e é a minha fonte de alegria, procuro aproveitar as várias situações deste meu dia para ficar cheio/a de alegria e agradecido/a.

QUARTA-FEIRA

Palavra - Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos».
            Para contrariar o medo paralisante dos seus discípulos, Jesus envia-os a continuar a não menos desafiante missão do perdão que antes lhe tinha sido confiada por Deus. Para fazê-los participantes da sua vida ressuscitada e os animar nesta nova etapa das suas vidas, sopra sobre eles o Espírito Santo, o doador do perdão.

Meditação
            São muitas as repercussões que a ressurreição de Jesus deve ter na minha vida. Primeiro, a paz. Depois, a alegria. Agora, o perdão. A iniciativa nunca é minha. Não sou eu que ressuscito Jesus. Não é de mim que vem a paz ou a alegria. Não sou eu que me envio. Não sou eu que perdoo. Para um cristão, tudo é dom e tarefa. Que tenho feito com a ressurreição, o Espírito, a paz, a alegria, o perdão, a missão que recebi?

Oração
            Não te entendo, Senhor. Quando tenho medos, em vez de me resguardares, encarregas-me de uma tarefa exigente. No entanto, tens a sensatez de me confiar também uma grande ajuda: o teu Espírito. Ajuda-me a ser consciente de que, com o teu Espírito, é “dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado e é morrendo que se ressuscita para a vida eterna” (S. Francisco de Assis).

Ação
            Partilhar é a palavra de ordem para esta Páscoa. Diz o Evangelho que o que recebi de graça, devo dá-lo de graça (cf. Mt 10,8). Portanto, invisto o dia de hoje na partilha da nova vida de Jesus, da paz, da alegria, do perdão, do Espírito, sobretudo com aqueles que mais precisarem.

QUINTA-FEIRA

Palavra - Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe os outros discípulos: «Vimos o Senhor». Mas ele respondeu-lhes: «Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no seu lado, não acreditarei».
            Os discípulos, pondo logo em prática a missão confiada por Jesus, começam por partilhar com Tomé a sua experiência de Jesus ressuscitado. Tomé, no entanto, não consegue acreditar neles porque não lhe basta a experiência dos outros, precisa ele de se encontrar com Jesus, de experimentar, ver e tocar.  

Meditação
            O nosso Deus, ainda que seja um mistério, é um Deus que se deixa entrever. No entanto, frequentemente sou como Tomé e teimo em ter experiências de Deus à minha maneira. Por causa disso, desperdiço todas as outras experiências que Ele está disposto a conceder-me. Porque é que não sou capaz aceitar a maneira como Ele quer que eu O experimente?

Oração
            (Fico uns momentos a sós com Ele, em silêncio, para permitir que se revele e se deixe experimentar.)

Ação
            Ter o coração, olhos e ouvido bem atentos para perceber as muitas experiências de Deus que Ele me concede fazer ao longo do dia: esta lectio, um amigo, uma paisagem, um gesto, um necessitado, uma notícia, etc.  

SEXTA-FEIRA

Palavra - Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa, e Tomé com eles. Veio Jesus (…) disse a Tomé: «Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; aproxima a tua mão e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente».
            Parece que os discípulos começam a reunir-se periodicamente, semana a semana. E também parece que Jesus começa a aparecer-lhes semana a semana. Desta vez está Tomé com eles. Sabendo Jesus que ele não tinha acreditado nos outros discípulos, sem o criticar, convida-o a ir mais longe do que qualquer um dos outros foi: a tocar nas suas mãos e no seu lado, para conseguir o mesmo objetivo: que acreditasse.

Meditação
            Em cada eucaristia, Jesus vem e deixa-se ouvir, tocar e comer para que eu acredite. Como vivo cada eucaristia? Sinto realmente que estou entre outros que vivem a mesma fé que eu? Sinto que Jesus se faz presente e se deixa ouvir, tocar e comer? Sinto que Ele fortalece a minha pouca fé? Sinto que devo continuar a eucaristia no meu dia-a-dia?

Oração
            Sei que entendes as minhas distrações, cansaços e faltas de fé, mas quero pedir-te perdão, Senhor, pelas vezes que em que não participo na eucaristia, em que o faço de maneira leviana, em que não contemplo o mistério da tua presença, em que sou sensível aos pequenos gestos e palavras, e deito a perder a oportunidade de um encontro contigo. Desculpa…

Ação
            Sendo sexta-feira e tendo ainda fresca a celebração da paixão e morte do Senhor, procuro ir à eucaristia e aproveitar todos os momentos para usufruir da sua presença tão próxima e generosa, e pedir-lhe que aumente a minha fé.

SÁBADO

Palavra - Tomé respondeu-lhe: «Meu Senhor e meu Deus!».
            Esta resposta de Tomé confessa o senhorio e a divindade de Jesus. Realmente, com a sua paixão, morte e ressurreição, o homem Jesus se revela totalmente como Deus e Senhor. Graças a esta Páscoa de Jesus, Tomé realiza a sua páscoa: de incrédulo passa a crente em Jesus ressuscitado.

Meditação
            Sou consciente de que só serei realmente cristã/o e viverei como ressuscitado/a se declarar e viver tendo a Jesus como Senhor e Deus? O que significa isto para mim? Que consequências tem na minha vida? Que tenho ainda de fazer para afirmar como Tomé que Jesus é ‘meu Senhor e meu Deus’? O que me impede de realizar a minha páscoa?

Oração
            Celebramos nesta semana  (dia 16) o aniversário da eleição do Papa Bento XVI, faço uma oração espontânea em ação de graças a Deus por ele.

Ação
            Em cada coisa que fizer ao longo do dia de hoje, faço-a perante e apoiando-me neste Jesus que é o meu Senhor e o meu Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO