terça-feira, 30 de dezembro de 2014

CIRCUNCISÃO DO SENHOR

No oitavo dia após seu nascimento, nosso Senhor Jesus Cristo foi circuncidado de acordo com a Lei do Antigo Testamento. Todos os bebês do sexo masculino foram submetidos a circuncisão como um sinal da aliança de Deus com o santo Antepassado Abraão e seus descendentes (Gênesis 17:10-14, Lev. 12:3).

Após este ritual do Divino Infante foi dado o nome de Jesus, como o Arcanjo Gabriel declarou no dia da Anunciação para a Santíssima Theotokos (Lucas 1:31-33, 2:21). Os Padres da Igreja explicam que o Senhor, o Criador da Lei, passou pela circuncisão a fim de dar às pessoas um exemplo de como fielmente os preceitos Divinos devem ser cumpridos. O Senhor foi circuncidado para que mais tarde ninguém tivesse dúvida de que Ele realmente havia assumido a carne humana, e que a Sua encarnação não foi meramente uma ilusão, como certos hereges (Docetistas) ensinavam.

No Novo Testamento, o ritual da circuncisão deu lugar ao mistério do batismo, do qual era prefiguração (Col 2:11-12). Ao cumprir a Lei da circuncisão, Nosso Senhor queria significar que Ele é a plenitude e a conclusão da Antiga Aliança. São Paulo diz, na epístola Lição lida na festa:

“Pois [Jesus] toda a plenitude da divindade habita corporalmente, e você veio para a plenitude da vida nele, que é a cabeça de todo poder e autoridade. Nele também fostes circuncidados com a circuncisão não feita por mãos, colocando fora do corpo de carne na circuncisão de Cristo” (Cl 2:9-11).

Os primeiros relatos da Festa da Circuncisão do Senhor se dão a partir dos meados do século IV. Um Canon da Festa foi escrito por Santo Estêvão do Mosteiro de São Sava (28 de outubro e 13 de Julho).

Além da circuncisão, que o Senhor aceitou como um sinal da aliança de Deus com a humanidade, Ele também recebeu o Nome de Jesus (Salvador), no oitavo dia após seu nascimento como uma indicação de seu serviço e obra da salvação do mundo (Mt.1:21, Marcos 9:38-39, 16:17, Lucas 10:17, Atos 3:06,16; Fil 2:9-10). Estes dois eventos, a circuncisão do Senhor e Sua Nomeação, recordam aos cristãos que eles têm entrado em uma nova aliança com Deus e "são circuncidados com a circuncisão não feita por mãos, no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão de Cristo" (Col 2:11). O próprio nome "cristão" é um sinal de entrada da humanidade para uma Nova Aliança com Deus.

Pôs-se-Lhe o nome de Jesus

Homilia de Santo Ambrósio, Bispo (Livro II sobre o capítulo 2 de Lucas, perto da metade).

Então o Menino foi circuncidado. Quem é Este Menino, senão Aquele de Quem foi dito: “Um Menino nos nasceu, um Filho nos foi dado” (1)? “Submeteu-Se à lei para ganhar aqueles que estavam submetidos à lei” (2). Para apresentá-lo ao Senhor. O que significa ser apresentado ao Senhor em Jerusalém, já o disse no comentário a Isaías. Aquele que circuncidou seus vícios, será achado digno de contemplar o Senhor, porque “Os olhos do Senhor estão sobre os justos” (3). Vês que toda lei antiga era um símbolo da futura: a circuncisão simboliza a purgação dos delitos. Mas, porque a fragilidade do corpo e da mente humanos, envolvidos em invencíveis vícios, conservam a tendência ao pecado, a circuncisão do oitavo dia prefigura a futura purgação de toda culpa, no tempo da ressurreição. Isso deve-se entender do seguinte: “Todo varão, saindo à luz, será chamado santo para o Senhor” (4). Essas palavras só são literalmente verdadeiras para o nascido da Virgem. E Ele era verdadeiramente santo, porque imaculado. E podemos dizer, ainda, que esse era o sentido da lei, porque as palavras são repetidas do mesmo modo pelo Anjo, que diz: “O Santo que nascer de Vós será chamado Filho de Deus”(5). O único, portanto, santo, entre os nascidos de mulher, é o Senhor Jesus, Que, isento do contágio da terrena corrupção, que não atingiu o parto imaculado, nem a majestade celeste. Se, pelo contrário, entendermos literalmente, como chamar santo todo varão, se não é segredo que muitos sejam maculadíssimos? Acaso é santo Acab? Acaso são santos os falsos profetas, sobre quem Elias justamente fez cair fogo do céu(6)? Mas é santo Aquele Que os piedosos mandatos da divina lei figuravam futuramente, Aquele único que, com imaculada fecundidade, da sua santa Igreja, gera povos para Deus.

(1) Is 9: 5.
(2) Gl 4: 4-5.
(3) Sl 32: 18.
(4) Nm 18: 15.
(5) Lc 1: 35.
(6) 2Rs 1: 10.

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