sábado, 8 de dezembro de 2012

II DOMINGO DE ADVENTO



«Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas»

Neste segundo domingo de Advento, ecoa no Evangelho a voz de João Batista, profeta enviado por Deus como precursor do Messias. Ele apresenta-se no deserto da Judeia e, fazendo eco de um antigo oráculo de Isaías, brada: "Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas". Esta mensagem atravessa os séculos e chega até nós, repleta de extraordinária atualidade convidando-nos, também a nós, a preparar o caminho do Senhor no nosso coração e na nossa vida.

Pe. Sílvio Faria sdb

Evangelho segundo S. Lucas (Lc 3, 1-6) - No décimo quinto ano do reinado do imperador Tibério, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes tetrarca da Galileia, seu irmão Filipe tetrarca da região da Itureia e Traconítide e Lisânias tetrarca de Abilene, no pontificado de Anás e Caifás, foi dirigida a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto. E ele percorreu toda a zona do rio Jordão, pregando um batismo de penitência para a remissão dos pecados, como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías: «Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Sejam alteados todos os vales e abatidos os montes e as colinas; endireitem-se os caminhos tortuosos e aplanem-se as veredas escarpadas; e toda a criatura verá a salvação de Deus’».

SEGUNDA FEIRA

PALAVRA - No décimo quinto ano do reinado do imperador Tibério, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes tetrarca da Galileia, seu irmão Filipe tetrarca da região da Itureia e Traconítide e Lisânias tetrarca de Abilene, no pontificado de Anás e Caifás...
Lucas apresenta João como o último dos profetas do Antigo Testamento. Podemos deduzir isto através do seu modo de descrevê-lo. Também os escritos dos antigos profetas se iniciam apresentando o contexto histórico no qual se realiza a pregação profética. Veja-se por exemplo Isaías (Is 1,1), Jeremias (Jr 1,1-3), Oseias (Os 1,1), Amos (Am 1,1). Lucas faz a mesma coisa para dizer que, depois de 500 anos sem uma presença profética, aparece de novo um profeta: João, precursor.

MEDITAÇÃO
Num momento bem concreto da história universal, numa situação que anseia a mudança, na Palestina, uma faixa de terra perdida na vastidão do império romano, tem inicio, pela obra de João, a preparação imediata do tempo da salvação. É nesta nossa história concreta, sem mais distinções entre o sacro e profano, que se faz presente a palavra de Deus. A história da salvação, de fato, não é uma história diferente da história humana e da nossa história pessoal. Tenho consciência do tempo que me toca viver? Acredito que também hoje Deus se pode fazer presente na nossa história?

ORAÇÃO
Senhor, quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor, ser paciente, compreensivo, manso e prudente; ver, além das aparências, os teus filhos como Tu mesmo os vês, e assim não ver senão o bem em cada um. Amém.

AÇÃO
Hoje, vou procurar estar mais atento à realidade onde vivo e da qual faço parte. Dedica um pouco de tempo para ler o jornal, ou mesmo para ver o telejornal. Procura interiorizar como Deus, mesmo com todas as dificuldades ou desgraças que são apresentadas, continua a encontrar razões para fazer da nossa história uma “História da Salvação”.

TERÇA FEIRA

PALAVRA - ...foi dirigida a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto.
A palavra de Deus fez-se ouvir a João, como acontecia com os profetas do Antigo Testamento: “A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: antes de te haver formado no ventre materno, Eu já te conhecia... e dirás tudo o que Eu te mandar... Eis que ponho as minhas palavras na tua boca...” (Jr 1, 4-9). A palavra de Deus chama-o, coloca-o ao seu serviço e continua a ser a força dominante da sua vida.

MEDITAÇÃO
No quadro geográfico traçado anteriormente por Lucas, há um lugar privilegiado no qual Deus falou como ao seu povo: o deserto. É também no deserto que João é surpreendido pela palavra de Deus. O “deserto” evoca, à primeira vista, sensações de solidão, de desvanecimento e de receio. O “deserto”, contudo, também constitui o lugar providencial do encontro com Deus. Que significa para mim fazer a experiência de deserto numa época - como a nossa - cada vez mais exposta à dispersão, à fragmentação interior, ao culto do aparecer?

ORAÇÃO
Senhor nosso Deus, que quisestes que São João Batista fosse aquele que veio para anunciar o nascimento e a morte do Vosso Filho, assim como ele se empenhou na luta pela justiça e pela verdade, assim também eu possa alcançar também a graça de acolher e testemunhar a Vossa palavra todos os dias da minha vida, aqui e agora.

AÇÃO
Se o deserto é o lugar da intimidade com Deus, hoje isso implica assumir na minha vida algumas (novas) atitudes: não me deixar dominar pela canseira das coisas do dia a dia, não mergulhar no desencorajamento quando experimento a aridez e a dificuldade do quotidiano. Hoje procurarei viver de forma consciente estas atitudes.

QUARTA FEIRA

PALAVRA - E ele percorreu toda a zona do rio Jordão, pregando um batismo de penitência para a remissão dos pecados...
João é o precursor: precede o seu Senhor e proclama o que está para acontecer. A sua mensagem é um batismo para a remissão dos pecados. O batismo (a imersão no Jordão) relacionado com a confissão dos pecados, deve manifestar a vontade de conversão.

MEDITAÇÃO
Este batismo não era apenas um ritual. Tratava-se de um batismo de penitência, que utilizava o símbolo da água para expressar a purificação do coração e da vida. João, chamado o "Batista", ou seja, o "Batizador", pregava este batismo a Israel para preparar a iminente vinda do Messias. E a todos dizia que depois dele viria outro, maior do que ele, que teria batizado não com a água, mas com o Espírito Santo (cf. Mc 1, 7-8).

ORAÇÃO
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

AÇÃO
 Considera a possibilidade de num destes dias te poderes ir confessar, e procura começar a partir de hoje a fazer com mais atenção o teu exame de consciência no final do dia.

QUINTA FEIRA

PALAVRA - … como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías: Uma voz clama no deserto: 'Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas...'.
 Lucas cita um texto de Isaías (Is 40, 3-5) para ajudar os leitores a entender melhor o sentido da pregação de João. Nesse texto Isaías anunciava o regresso do povo do exílio para a Palestina e descrevia-o como um novo êxodo. Para Lucas, Jesus inicia um novo êxodo preparado pela pregação de João no deserto. Um novo regresso a Deus e à sua vontade e Palavra.

MEDITAÇÃO
 Não se pode deixar de notar uma contradição com aquilo que foi proclamado na primeira leitura deste II Domingo de Advento. Nela Baruc afirmava: “Deus decidiu abater todos os altos montes e as colinas seculares e encher os vales, para se aplanar a terra, a fim de que Israel possa caminhar em segurança” (Br 5, 7). Era um canto de confiança na salvação que Deus certamente levaria a bom fim.
 No livro dos oráculos do profeta Isaías, pelo contrário, é pedido aos Israelitas que preparem eles mesmos o caminho do Senhor. O profeta dirige-lhes o convite a que se empenhem em aplanar cada colina e nivelar os lugares inacessíveis. A salvação vem de Deus e é apenas obra das suas mãos, mas só é obtida por quem elimina os obstáculos à sua vinda. Os dois profetas não estão em contradição, mas completam-se. O primeiro sublinha a obra irresistível do amor de Deus. O segundo profeta põe em relevo a obra do homem.

ORAÇÃO
Concede-nos, Senhor omnipotente e bom, que os coisas deste mundo não sejam obstáculo para caminharmos generosamente ao encontro de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Salvador que esperamos, mas que a tua sabedoria nos leve a participar no brilho intenso do teu ser. Luz das nossas vidas. Sentido novo de cada hora. Esperança anunciada e renovadora. Deus em nós, por teu Filho.

AÇÃO
É verdade que o sucesso do amor de Deus está garantido, mas podemos perder muitos instantes, muitos dias, muitos anos de felicidade e de alegria longe do Senhor. Por isso é urgente que abramos o nosso próprio coração, e que eliminemos todos os obstáculos que se interpõem ao encontro com Ele. Invoca ao longo do dia de hoje a graça de viver de forma empenhada este tempo de Advento.

SEXTA FEIRA

PALAVRA - 'Sejam alteados todos os vales e abatidos os montes e as colinas, endireitem-se os caminhos tortuosos e aplanem-se as veredas escarpadas...'
 Ao contrário dos outros evangelistas que se limitam a citar um versículo de Isaías, Lucas continua a citação: “Sejam alteados todos os vales....” (vv.5-6). Se ele acrescenta também estes versículos isto significa que o faz por um interesse particular. Torna-se mais forte a imagem de mudança que é necessário (aplanar os montes e elevar os vales). Dois movimentos com um mesmo fim: preparar a vinda do Senhor.

MEDITAÇÃO
 Deus deseja vir habitar com os homens de todos os tempos e lugares, e chama-os a cooperar com Ele na obra da salvação. Mas o que é isso? Procurar anunciar um caminho novo de felicidade e vida para cada um de nós, através da presença transformante de Jesus, Seu Filho. Como? O Evangelho dá-nos a resposta: “corrigindo” as injustiças; “enchendo” os vazios de bondade, de misericórdia, de respeito e compreensão; “abatendo” o orgulho, as barreiras, as violências; “aplanando” tudo o que impede às pessoas uma vida livre e digna. Só deste modo nos preparamos para celebrar de modo autêntico o Natal.

ORAÇÃO
Quero aplanar Senhor os montes da injustiça e do egoísmo que crescem no meu viver. Elevar os meus vales de desilusão e medo que me afundam nessa distância que me torna humildade sem sentido. Quero preparar os caminhos da minha vida onde me posso encontrar contigo. Quando menos espero. Quando mais preciso. Quanto mais (e mais vezes) quiseres. E tudo o que for preciso para cá dentro, em meu coração, arder a força do teu amor em mim que me transforma no dar, no ser para os outros, no dom de ti em mim.

AÇÃO
Inspirando-te nas imagens usadas por Isaías, procura identificar através de um desenho, quais são as tuas veredas, os teus vales, montes e colinas. Depois procura escrever junto de cada uma das situações que identificastes, o que podes fazer para responder ao apelo deixado por Isaías e João Baptista.

SÁBADO

PALAVRA - ...e toda a criatura verá a salvação de Deus’.
 O Evangelista sublinha a universalidade da salvação, destinada a cada homem. Jesus veio não só para os judeus, mas para todos os homens. De fato, Lucas escreve o seu evangelho para a comunidade da Grécia, na sua maioria, pagãos convertidos.

MEDITAÇÃO
O período litúrgico do Advento é tempo de meditação, de convite à profundidade, a reencontrar os grandes desejos que “habitam” a nossa vida e que a palavra de Deus nos faz entrever. Por todos podemos e devemos esperar, a todos devemos relançar a confiança respeito a um horizonte mais verdadeiro e autêntico: “todos verão a salvação de Deus!”. Está para cumprir-se o anúncio profético de Simeão (Lc 2, 28-32).

ORAÇÃO
Nós Te bendizemos, Pai nosso, Deus da esperança, Deus da salvação, por este tempo de graça. Estávamos afundados na nossa pequenez mesquinha, mas hoje levantamos os olhos para a vinda de Jesus Cristo às nossas vidas. Faz com que vivamos este tempo de Advento com fé vigilante e amor desperto, com a esperança alegre, com disponibilidade plena.

AÇÃO
Às vezes vemos o futuro muito negro. O Advento convida-nos a mudar de perspectiva: Que frases do evangelho de hoje te ajudam a manter a esperança? Faz uma lista com essas frases e procura recordá-las frequentemente ao longo deste Advento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO