quinta-feira, 8 de novembro de 2012

9 de novembro


Dedicação da Santa Arquibasílica Catedral do Latrão, Mãe e Cabeça de todas as Igrejas da Cidade e do mundo.

Evangelho (Jn 2,13-22): Estava próxima a Páscoa dos judeus; Jesus, então, subiu a Jerusalém. No templo, encontrou os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e os cambistas nas suas bancas. Então fez um chicote com cordas e a todos expulsou do templo, juntamente com os bois e as ovelhas; jogou no chão o dinheiro dos cambistas e derrubou suas bancas, e aos vendedores de pombas disse: «Tirai daqui essas coisas. Não façais da casa de meu Pai um mercado!» Os discípulos se recordaram do que está na Escritura: «O zelo por tua casa me há de devorar».  Então os judeus perguntaram a Jesus: «Que sinal nos mostras para agires assim?» Jesus respondeu: «Destruí este templo, e em três dias eu o reerguerei». Os judeus, então, disseram: «Trabalharam durante quarenta e seis anos erguer este templo, e tu serias capaz de erguê-lo em três dias?» Ora, ele falava isso a respeito do templo que é seu corpo. Depois que Jesus fora reerguido dos mortos, os discípulos se recordaram de que ele tinha dito isso, e creram na Escritura e na palavra que Jesus falou.

Comentário: Rev. D. Joaquim MESEGUER García (Sant Quirze del Vallès, Barcelona, Espanha)

Destruí este templo, e em três dias eu o reerguerei

    Hoje, nesta festa universal da Igreja, lembramos que obstante Deus não pode ser contido entre as paredes de nenhum edifício do mundo, desde muito tempo atrás o ser humano sentiu a necessidade de reservar espaços que favoreçam o encontro pessoal e comunitário com Deus. No início do cristianismo, os locais de encontro com Deus eram as casas particulares, nas que reuniam-se as comunidades para a oração e a fração do pão. A comunidade reunida era — como também é hoje—o templo santo de Deus. Com o passar do tempo, as comunidades foram construindo edifícios dedicados às reuniões litúrgicas, a predicação da Palavra e a oração. E assim como no cristianismo, com o passo da perseguição à liberdade religiosa no Império Romano, apareceram as grandes basílicas, entre elas São João de Letran, a catedral de Roma.

   São João de Letran é o símbolo da unidade de todas as Igrejas do mundo com a Igreja de Roma e, por isso esta basílica ostenta o título de Igreja principal e mãe de todas as Igrejas. Sua importância é superior à da mesma Basílica de São Pedro do Vaticano, pois na realidade esta não é uma catedral, senão um santuário sobre o túmulo de São Pedro e o local de residência atual do Papa que, como Bispo de Roma, tem na Basílica Lateranense sua catedral.

   Mas não podemos perder de vista que o verdadeiro local de encontro do homem com Deus, o autêntico templo, é Jesus Cristo. Por isso, Ele tem plena autoridade para purificar a casa do seu Pai e pronunciar estas palavras: «Destruí este templo, e em três dias eu o reerguerei» (Jo 2,19). Graças à entrega da sua vida por nós, Jesus Cristo fez dos crentes um templo vivo de Deus. Por esse motivo, a mensagem cristã lembra-nos que toda pessoa humana é sagrada, está habitada por Deus e, não podemos profana-la usando-a como um meio.

Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm

Bento XVI na cátedra papal na
Basílica do Latrão
   • Contexto. Nessa passagem, contém um ensinamento claro e inequívoco de Jesus no templo. Anteriormente, João Batista havia dado testemunho de Jesus  dizendo que ele era o Messias (1,29), os primeiros discípulos, após a indicação de João Batista, o reconheceram como o Cordeiro de Deus, que era uma nota messiânica: inaugurar uma nova Páscoa e uma nova  aliança, realizando a libertação definitiva do homem (Jo 1,35-51). Em Canã, Jesus fez seu primeiro milagre para manifestar a sua glória (Jo 2,1-12): a glória se tornar visível, poder ser vista, podemos dizer, se manifesta. É a glória do Pai, na pessoa de Jesus, expressa no início da sua atividade na antecipação da "hora" (17,1). Como é que manifestou a sua glória? Deus estabeleceu gratuitamente com o homem uma nova relação; se une intimamente a ele dando-lhe a capacidade de amar como Ele por meio do Espírito que purifica o coração do homem e se faz filho de Deus. É necessário, todavia, reconhecer o amor imutável de Deus manifestado em Jesus, respondendo com fé, ou com um compromisso pessoal.

   • Jesus no templo. Agora, Jesus está em Jerusalém, no templo e cumprindo a profecia de Malaquias (Malaquias 3:1-3), se proclama o Messias. A presença de Jesus e, especialmente, o seu ensinamento produz uma tensão. Agora o leitor pode compreender que os grandes conflitos com os judeus ocorriam continuamente no templo, onde Jesus proclama suas denúncias substanciais; sua missão é levar as pessoas para fora do templo (2.15, 10.4). No final, Jesus é condenado, porque ele representa um perigo para o templo e para o povo. Jesus vai a Jerusalém para a Páscoa: é uma oportunidade flagrante para demonstrar em público e revelar a todos que ele é o messias. Nessa festa, Jerusalém, está cheia de peregrinos vindos de todas as partes e, portanto, suas ações teriam tido ressonância em toda a Palestina. Chegando em Jerusalém, eles se dirigem rapidamente para o templo onde fazem seus  diferentes tipos de trabalho como vendedores e cambistas ... A reunião no templo não se realiza por pessoas que buscam a Deus, mas os comerciantes do sagrado: as taxas de instalação de barracas era entregue ao sumo sacerdote. Jesus escolheu esta ocasião (Páscoa) e este lugar (o templo) para fornecer um sinal. Faz do chicote, um instrumento que simbolizava o Messias castigando o vicio e as maldades, e expulsa todos do templo, juntamente com as ovelhas e bois. É interessante notar sua polêmica contra os vendedores de pombas (12). A pomba era um animal que foi usado no propiciatório oferecida (Lv 1,14-17), no sacrifício de expiação e purificação (Lv 12,8; 15,14.29), especialmente se oferecidos eram pobres ( Lv 5.7, 14,22.30 e ss.) Aqui, os comerciantes vendiam pombas, eles vendem por dinheiro a reconciliação com Deus .

   • A casa do meu pai. A expressão indica que, em sua obra, Jesus age como Filho, que Ele representa o Pai no mundo. Eles transformaram o culto a Deus no comércio. O templo não é mais o lugar do encontro com Deus, mas um mercado onde a presença exige dinheiro. O culto tornou-se um pretexto para o lucro. Jesus ataca a instituição central de Israel, o templo, símbolo do povo e as eleições. Denuncia que foi usurpado do templo seu papel histórico: um símbolo da morada de Deus entre seu povo. A primeira reação ao gesto de Jesus parte dos discípulos, que eles associam com o Salmo 69,10: ". Zelo da tua casa me consome" A segunda reação é por parte dos sacerdotes, que reagem em nome dos vendedores: "Que sinal nos mostras para fazer estas coisas" (v.18). Pedem um sinal, e ele lhes dá o de sua morte: "Destruí este templo e irei reconstruí-lo em três dias" (v.19). Jesus é o templo que garante a presença de Deus no mundo, a presença do seu amor, a morte na cruz vai fazer-lhe o templo único e definitivo de Deus. O templo construído por mãos humanas caiu, Jesus irá substituí-lo, porque ele agora é a presença de Deus no mundo, onde o pai está presente.

Para um confronto pessoal
• Você entende que o sinal do amor de Deus por você não é o templo, mas a pessoa em Jesus crucificado?
• Você sabe o que este sinal oferece pessoalmente para sua libertação definitiva?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU SUA SUGESTÃO