Sta. Catarina de Alexandria, virgem e mártir
Salmo Responsorial: Dan 3
R. Louvai o Senhor,
exaltai-O para sempre.
Orvalhos e gelos, bendizei o Senhor, louvai-O e exaltai-O
para sempre.
Frios e aragens, bendizei o Senhor, louvai-O e exaltai-O
para sempre.
Gelos e neves, bendizei o Senhor, louvai-O e exaltai-O para
sempre.
Noites e dias, bendizei o Senhor, louvai-O e exaltai-O para
sempre.
Luz e trevas, bendizei o Senhor, louvai-O e exaltai-O para
sempre.
Relâmpagos e nuvens, bendizei o Senhor, louvai-O e exaltai-O
para sempre.
Bendiga a terra o Senhor, louve-O e exalte-O para sempre.
Aleluia. Erguei-vos e levantai a cabeça, porque a vossa libertação está
próxima. Aleluia.
Evangelho (Lc 21,20-28): Naquele tempo, Jesus
disse aos discípulos: «Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai
sabendo que a sua destruição está próxima. Então, os que estiverem na Judéia
fujam para as montanhas; os que estiverem na cidade afastem-se dela, e os que
estiverem fora da cidade, nela nem entrem. Pois esses dias são de vingança,
para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. Ai das mulheres grávidas e
daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá grande angústia
na terra e ira contra este povo. Serão abatidos pela espada e levados presos
para todas as nações. E Jerusalém será pisada pelos pagãos, até que se complete
o tempo marcado para eles. Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na
terra, as nações ficarão angustiadas, apavoradas com o bramido do mar e das
ondas. As pessoas vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao
mundo, porque as potências celestes serão abaladas. Então, verão o Filho do
Homem, vindo numa nuvem, com grande poder e glória. Quando estas coisas
começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa
libertação está próxima».
«Levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está
próxima»
Frei Lluc TORCAL Monge
do Monastério de Sta. Mª de Poblet (Santa Maria de Poblet, Tarragona, Espanha)
Porém, será esta a mensagem que hoje nos dirige o Evangelho?
Fiquemos atentos às últimas palavras: «Quando estas coisas começarem a
acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está
próxima» (Lc 21,28). O núcleo da mensagem destes últimos dias do ano litúrgico
não é o medo; mas sim, a esperança da futura libertação, ou seja, a esperança
completamente cristã de alcançar a plenitude da vida com o Senhor, na qual
participarão, também, nosso corpo e o mundo que nos rodeia. Os acontecimentos
narrados tão dramaticamente indicam, de modo simbólico, a participação de toda
a criação na segunda vinda do Senhor, como já participou na primeira,
especialmente no momento de sua paixão, quando o céu escureceu e a terra
tremeu. A dimensão cósmica não será abandonada no final dos tempos, já que é
uma dimensão que acompanha o homem desde que entrou no Paraíso.
A esperança do cristão não é enganadora, porque quando essas
coisas começarem a acontecer —nos diz o próprio Senhor— «Então, verão o Filho
do Homem, vindo numa nuvem, com grande poder e glória» (Lc 21,27). Não vivamos
angustiados perante a segunda vinda do Senhor, a sua Parusia: meditemos, antes,
nas profundas palavras de Santo Agostinho que, já no seu tempo, ao ver os
cristãos temerosos frente ao regresso do Senhor, se pergunta: «Como pode a Esposa
ter medo do seu Esposo?»
Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm.
* Lucas
21,20-24. O sétimo sinal: a destruição
de Jerusalém. Jerusalém era para eles a Cidade Eterna. E agora ela estava
destruída! Como explicar este fato? Será que Deus não deu conta do recado?
Difícil para nós imaginar o trauma e a crise de fé que a destruição de
Jerusalém causou nas comunidades tantos dos judeus como dos cristãos. Aqui cabe
uma breve observação sobre a composição dos Evangelhos de Lucas e de Marcos.
Lucas escreve no ano 85. Ele usou o evangelho de Marcos para compor a sua narrativa
sobre Jesus. Marcos escrevia no ano 70, o mesmo ano em que Jerusalém estava
sendo cercada e destruída pelos exércitos romanos. Por isso, Marcos escreveu
dando uma dica ao leitor: “Quando virdes a abominação da desolação instalada
onde não devia estar - (aqui ele abre um parêntesis e diz) “que o leitor
entenda!” (Fecha parêntesis) - então, os
que estiverem na Judéia devem fugir para as montanhas”. (Mc 13,14). Quando
Lucas menciona a destruição de Jerusalém, já fazia mais de quinze anos que
Jerusalém estava em ruínas. Por isso, ele omitiu o parêntesis de Marcos. Lucas
diz: "Quando vocês virem Jerusalém cercada de acampamentos, fiquem sabendo
que a destruição dela está próxima. Então, os que estiverem na Judéia, devem
fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se;
os que estiverem no campo, não entrem na cidade. Pois esses dias são de
vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. Infelizes das
mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando nesses dias, pois haverá
uma grande desgraça nessa terra e uma ira contra esse povo. Serão mortos pela
espada e levados presos para todas as nações. Jerusalém será pisada pelos
pagãos, até que o tempo dos pagãos se completa". Ao ouvirem Jesus anunciar a perseguição (6°
sinal) e a destruição de Jerusalém (7° sinal), os leitores das comunidades
perseguidas do tempo de Lucas concluíam: “Este é o nosso hoje! Estamos no 6° e
no 7° sinal!”
* Lucas 21,25-26: O
oitavo sinal: mudanças no sol e na lua. Quando será o fim? No fim, após ter
ouvido falar de todos estes sinais que já tinham acontecido, ficava esta
pergunta: “O projeto de Deus avançou muito e as etapas previstas por Jesus já
se realizaram. Estamos agora na sexta e na sétima etapa. Quantas etapas ou
sinais será que ainda faltam até que chegue o fim? Será que falta muito?” A
resposta vem agora no 8° sinal: "Haverá sinais no sol, na lua e nas
estrelas. E na terra, as nações cairão no desespero, apavoradas com o barulho
do mar e das ondas. Os homens desmaiarão de medo e ansiedade, pelo que vai
acontecer ao universo, porque os poderes do espaço ficarão abalados”. O 8° sinal é diferente dos outros sinais. Os
sinais no céu e na terra são uma amostra de que está chegando, ao mesmo tempo,
o fim do velho mundo, da antiga criação, e o início da chegada do novo céu e da
nova terra. Quando a casca do ovo começa a rachar é sinal de que o novo está
aparecendo. É a chegada do Mundo Novo que está provocando a desintegração do
mundo antigo. Conclusão: falta muito pouco! O Reino de Deus já está chegando.
Dá para aguentar!
* Lucas 21,27-28: A
chegada do Reino de Deus e a aparição do Filho do Homem. “Então eles verão
o Filho do Homem vindo sobre uma nuvem, com poder e grande glória. Quando essas
coisas começarem a acontecer, levantem-se e ergam a cabeça, porque a libertação
de vocês está próxima.” Neste anúncio, Jesus descreve a chegada do Reino com
imagens tiradas da profecia de Daniel (Dn 7,1-14). Daniel diz que, depois das
desgraças causadas pelos reinos deste mundo, virá o Reino de Deus. Os reinos
deste mundo, todos eles, tinham figura de animal: leão, urso, pantera e
besta-fera (Dn 7,3-7). São reinos animalescos, desumanizam a vida, como
acontece com o reino neoliberal até hoje! O Reino de Deus, porém, aparece com o
aspecto de Filho de Homem, isto é, com aspecto humano de gente (Dn 7,13). É um
reino humano. Construir este reino que humaniza, é a tarefa do povo das
comunidades. É a nova história que devemos realizar e que deve reunir gente dos
quatro cantos do mundo. O título Filho do Homem é o nome que Jesus gostava de
usar. Só nos quatro evangelhos o nome aparece mais de 80 (oitenta) vezes! Toda
dor que suportamos desde agora, toda luta em favor da vida, toda perseguição
por causa da justiça, tudo é dor de parto, semente do Reino que vai chegar no
8° sinal.
Para um confronto
pessoal
1) Perseguição
das comunidades, destruição de Jerusalém. Desespero. Diante dos acontecimentos
que hoje fazem o povo sofrer eu me desespero? Qual a fonte da minha esperança?
2) Filho do Homem
é o título que Jesus gostava de usar. Ele queria humanizar a vida. Quanto mais
humano, tanto mais divino, dizia o Papa Leão Magno. No meu relacionamento com
os outros sou humano? Humanizo?
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