São Martinho de Tours, bispo
Salmo Responsorial: 118
R. A vossa palavra,
Senhor, permanece para sempre.
Senhor, a vossa palavra permanece para sempre imutável como
os céus.
A vossa fidelidade mantém-se de geração em geração, como a
terra que formastes e permanece.
Pela vossa vontade perduram as coisas até este dia, porque
todas elas Vos estão sujeitas.
A manifestação das vossas palavras ilumina e dá inteligência
aos simples.
Fazei brilhar a vossa face sobre o vosso servo e dai-me a
conhecer os vossos decretos.
Viva a minha alma para Vos louvar e os vossos juízos venham
em meu auxílio.
Aleluia. Eu sou a videira, vós sois os ramos, diz o Senhor: se alguém
permanece em Mim e Eu nele, dá muito fruto. Aleluia.
Evangelho (Lc 17,20-25): Naquele tempo, os
fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus.
Ele respondeu: «O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer:
Está aqui, ou: Está ali, pois o Reino de Deus está no meio de vós». E ele disse
aos discípulos: «Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e
não podereis ver. Dirão: Ele está aqui ou: Ele está ali. Não deveis ir, nem
correr atrás. Pois como o relâmpago de repente brilha de um lado do céu até o
outro, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. Antes, porém, ele deverá
sofrer muito e ser rejeitado por esta geração»
«O Reino de Deus está no meio de vós»
Frei Josep Mª MASSANA i
Mola OFM (Barcelona, Espanha)
Jesus disse que isso é imprevisível. O único que sabemos é
que virá subitamente, sem avisar: «como o relâmpago» (Lc 17,24), um acontecimento
repentino e ao mesmo tempo, cheio de luz e de glória. Em quanto às
circunstâncias, a segunda chegada de Jesus permanece no mistério. Mas Jesus
dá-nos uma pista autêntica e segura: desde agora, «o Reino de Deus está no meio
de vós» (Lc 17,21). Ou: «dentro de nós».
O grande sucesso do último dia será um fato universal, mas
também acontece no pequeno microcosmo de cada coração. É aí onde se tem que
buscar o Reino. É no nosso interior onde está o Céu, onde temos de encontrar a
Jesus.
Este Reino, que começará imprevisivelmente fora, pode
começar já agora dentro de nós. O último dia configura-se já agora no interior
de cada um. Se queremos entrar no Reino no dia final, temos de fazer entrar
agora o Reino dentro de nós. Se queremos que Jesus naquele momento definitivo
seja nosso juiz misericordioso, temos que fazer que Ele desde agora seja nosso
amigo e hospede interior.
São Bernardo, no sermão de Advento, fala de três vindas de
Jesus. A primeira vinda, quando se fez homem; a última, quando virá como juiz.
Há uma vinda intermédia, que é a que tem lugar agora no coração de cada um de
nós. É aí donde se fazem presentes, em relação pessoal e de experiência, a
primeira e a última vinda. A sentencia que pronunciará Jesus no dia do Juízo,
será a que agora ressoe no nosso coração. Aquilo que ainda não chegou, agora já
é uma realidade.
Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm.
* Lucas 17,20-21: O
Reino no meio de nós. “Os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em
que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: "O Reino de Deus não vem ostensivamente.
Nem se poderá dizer: Está aqui ou: está ali, porque o Reino de Deus está no
meio de vocês". Os fariseus achavam que o Reino só poderia vir depois que
povo tivesse chegado à perfeita observância da Lei de Deus. Para eles, a vinda
do Reino seria a recompensa de Deus pelo bom comportamento do povo, e o messias
viria de maneira bem solene como um rei, recebido pelo seu povo. Jesus diz o
contrário. A chegada do Reino não pode ser observada como se observa a chegada
dos reis da terra. Para Jesus, o Reino de Deus já chegou! Já está no meio de
nós, independente do nosso esforço ou mérito. Jesus tem outro modo de ver as
coisas. Tem outro olhar para ler a vida. Ele prefere o samaritano que vive na
gratidão aos nove que acham que merecem o bem que recebem de Deus (Lc
17,17-19).
* Lucas 17,22-24:
Sinais para reconhecer a vinda do Filho do Homem. "Chegarão dias em
que vocês desejarão ver um só dia do Filho do Homem, e não poderão ver. Dirão a
vocês: 'Ele está ali' ou: 'Ele está aqui'. Não saiam para procurá-lo. Pois como
o relâmpago brilha de um lado a outro do céu, assim também será o Filho do
Homem”. Nesta afirmação de Jesus existem elementos que vem da visão
apocalíptica da história, muito comum nos séculos antes e depois de Jesus. A
visão apocalíptica da história tem a seguinte característica. Em épocas de
grande perseguição e de opressão, os pobres têm a impressão de que Deus perdeu
o controle da história. Eles se sentem perdidos, sem horizonte e sem esperança
de libertação. Nestes momentos de aparente ausência de Deus, a profecia assume
a forma de apocalipse. Os apocalípticos, procuram iluminar a situação
desesperadora com a luz da fé para ajudar o povo a não perder a esperança e
para continuar com coragem na caminhada. Para mostrar que Deus não perdeu o
controle da história, eles descrevem as várias etapas da realização do projeto
de Deus através da história. Iniciado num determinado momento significativo no
passado, este projeto de Deus avança, etapa após etapa, através da situação
presente vivida pelos pobres, até à vitória final no fim da história. Deste
modo, os apocalípticos situam o momento presente como uma etapa já prevista
dentro do conjunto mais amplo do projeto de Deus. Geralmente, a última etapa
antes da chegada do fim costuma ser apresentada como um momento de sofrimento e
de crise, do qual muitos tentam se aproveitar para iludir o povo dizendo: “Ele
está ali' ou: 'Ele está aqui'. Não saiam para procurá-lo. Pois como o relâmpago
brilha de um lado a outro do céu, assim também será o Filho do Homem”. Tendo
olhar de fé que Jesus comunica, os pobres vão poder perceber que o reino já
está no meio deles (Lc 17,21), como relâmpago, sem sombra de dúvida. A vinda do
Reino traz consigo sua própria evidência e não depende dos palpites e
prognósticos dos outros.
* Lucas 17,25: Pela
Cruz até à Glória. “Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado
por esta geração”. Sempre a mesma advertência: a Cruz, escândalo para judeus e
loucura para os gregos, mas para nós expressão da sabedoria e do poder de Deus
(1Cor 1,18.23). O caminho para a Glória passa pela cruz. A vida de Jesus é o
nosso cânon, é a norma canônica para todos nós.
Para um confronto
pessoal
1) Jesus diz: “O
reino está no meio de vós!” Você já encontrou algum sinal da presença do Reino
em sua vida, na vida do seu povo ou na vida da sua comunidade?
2) A cruz na
vida. O sofrimento. Como você vê o sofrimento, o que faz com ele?
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