MÊS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
S. João
Fisher, Bispo e S. Thomas More, leigo – Mártires
S.
Paulino de Nola, Bispo
1ª Leitura (Gen
13,2.5-18): Abrão era muito rico em rebanhos,
prata e ouro, e Lot, que acompanhava Abrão, também tinha rebanhos, manadas e
tendas. Mas a região não permitia que habitassem juntos: os seus bens eram tão
grandes que não podiam viver em comum. Houve assim uma contenda entre os
pastores de Abrão e os de Lot. Nesse tempo, os cananeus e os ferezeus habitavam
aquela terra. Abrão disse a Lot: «Não haja questões entre mim e ti, nem entre
os meus pastores e os teus, uma vez que somos irmãos. Não tens toda a região à
tua frente? Peço-te que te separes de mim: se fores para a esquerda, eu irei
para a direita; se fores para a direita, eu irei para a esquerda». Lot ergueu
os olhos e viu que a planície do Jordão até Soar era toda irrigada. - Antes de
o Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, era como o jardim do Senhor, como a
terra do Egito -. Lot escolheu toda a planície do Jordão e dirigiu-se para
oriente. Assim eles se separaram um do outro: Abrão estabeleceu-se na terra de
Canaã e Lot estabeleceu-se nas planícies, armando as suas tendas até Sodoma,
cujos habitantes eram perversos e pecavam gravemente contra o Senhor. O Senhor
disse a Abrão, depois de Lot se ter separado dele: «Ergue os olhos e, do lugar
onde estás, olha para o norte e para o sul, para oriente e para ocidente. Toda
a região que vês, dá-la-ei a ti e à tua descendência para sempre. Tornarei a
tua descendência tão numerosa como a poeira da terra: quem puder contar os
grãos da poeira da terra poderá contar os teus descendentes. Levanta-te e
percorre essa terra no seu comprimento e na sua largura, porque eu ta darei».
Abrão levantou as suas tendas e foi estabelecer-se junto ao Carvalho de Mambré,
em Hebron, e aí construiu um altar ao Senhor.
Salmo Responsorial: 14
R. Quem habitará, Senhor, no vosso
santuário?
O que vive
sem mancha e pratica a justiça e diz a verdade que tem no seu coração e guarda
a sua língua da calúnia.
O que não
faz mal ao seu próximo, nem ultraja o seu semelhante, o que tem por desprezível
o ímpio, mas estima os que temem o Senhor.
O que não
falta ao juramento mesmo em seu prejuízo e não empresta dinheiro com usura, nem
aceita presentes para condenar o inocente. Quem assim proceder jamais será
abalado.
Aleluia. Eu sou a luz
do mundo, diz o Senhor; quem Me segue terá a luz da vida. Aleluia.
Evangelho (Mt
7,6.12-14): «Não deis aos cães o que é santo,
nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos. Pois estes, ao pisoteá-las se
voltariam contra vós e vos estraçalhariam. Tudo, portanto, quanto desejais que
os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles. Isto é a Lei e os Profetas.
Entrai pela porta estreita! Pois larga é a porta e espaçoso o caminho que leva
à perdição, e muitos são os que entram! Como é estreita a porta e apertado o
caminho que leva à vida, e poucos são os que o encontram!».
«Entrai pela porta
estreita»
Diácono D. Evaldo PINA FILHO (Brasília, Brasil)
A segunda é
a chamada “regra de ouro” (cf. Mt 7,12), que compendia tudo o que a Lei e os
Profetas recomendaram, tal como ramos de uma única árvore: o amor ao próximo
pressupõe o Amor a Deus, e dele resulta.
Fazer ao
próximo o que se deseja seja feito conosco implica transparência de ações para
com o outro, reconhecimento de sua semelhança com Deus, da sua dignidade. Por
que razão desejamos o Bem para nós mesmos? Por que o meio de identificação para
ser profundamente reconhecidos é a união com o Criador. Sendo o Bem, para nós,
o único meio para a vida em plenitude, é inconcebível a sua ausência na nossa
relação com o próximo. Não há lugar para o bem onde prevaleça a falsidade e
prepondere o mal.
Por fim, a
“porta estreita” ... O Papa Bento XVI pergunta-nos: «O que significa esta
‘porta estreita’? Por que muitos não conseguem entrar por ela? Trata-se de uma
passagem reservada a alguns eleitos?» Não! A mensagem de Cristo « é-nos
dirigida no sentido de que todos podem entrar na vida. A passagem é ‘estreita’,
mas aberta a todos; ‘estreita’ porque exigente, requer compromisso, abnegação,
mortificação do próprio egoísmo».
Roguemos ao
Senhor, que realizou a salvação universal com sua morte e ressurreição, que nos
reúna a todos no Banquete da vida eterna.
«Entrai pela porta
estreita»
+ Rev. D. Lluís ROQUÉ i Roqué (Manresa, Barcelona,
Espanha)
Se der uma
olhada ao seu redor e à sua própria existência, facilmente comprovará que tudo
quanto vale, custa, e tendo certo nível elevado está sujeito à recomendação do
Mestre: como disseram os Pais da Igreja, com grande profundidade, «pela cruz se
cumprem todos os mistérios que contribuem à nossa salvação» (São Joao Crisóstomo).
Uma vez, no leito da sua agonia, uma anciã que tinha sofrido muito em sua vida,
me disse: «Padre, quem não saboreia a cruz, não deseja o céu; sem cruz não há
céu».
Tudo o que
foi dito contradiz a nossa natureza caída, mesmo que tenha sido redimida. Por
isso, além de nos enfrentarmos com o nosso natural modo de ser, é preciso ir
contra a corrente do ambiente do bem estar, que se fundamenta no materialismo e
no incontrolável gozo dos sentidos, que buscam —a preço de deixar de ser— ter
mais e mais, obter o máximo prazer.
Seguindo a
Jesus —que disse «Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não caminha nas trevas,
mas terá a luz da vida» (Jo 8,12) —, nos damos conta que o Evangelho não nos
condena a uma vida obscura, aborrecida e infeliz, ao contrário, pois nos
promete e nos dá a felicidade verdadeira. É só repassar as Bem-aventuranças e
olhar àqueles que, depois de entrar pela porta estreita, foram felizes e
fizeram a outros afortunados, obtendo —pela sua fé e esperança Naquele que não
decepciona—a recompensa da abnegação: «receberá muitas vezes mais no presente
e, no mundo futuro, a vida eterna» (Lc 18,30). O “sim” de Maria está acompanhado
da humildade, da pobreza, da cruz, mas também pelo prêmio à fidelidade e à
entrega generosa.
Reflexão
Vamos às
palavras de Jesus que o texto oferece: "Não lanceis aos cães as coisas
santas, não atireis aos porcos as vossas pérolas, para que não as calquem com
os seus pés, e, voltando-se contra vós, vos despedacem " (7,6). À primeira
vista, este "dito" de Jesus parece estranho à sensibilidade leitor
hodierno. Pode apresentar-se como um verdadeiro enigma. Na realidade, é uma
maneira de dizer de uma língua semítica que requer interpretação. No tempo de
Jesus, como na cultura antiga, os cães não eram muito valorizados porque eram
considerados meio selvagens e de rua (U. Luz). Passemos agora para o aspecto
positivo e didático-sapiencial das palavras de Jesus: não profanar as coisas
sagradas é, afinal, um convite para usar a prudência e discernimento. No AT as
coisas sagradas são a carne para o sacrifício (Lv 22.14, Ex 29,33 ss; Nm
18,8-19). Também a proibição de lançar pérolas aos porcos é incompreensível.
Para os hebreus, os porcos são animais impuros, como a quintessência do
repugnância. Pelo contrário, as pérolas são as coisas mais preciosas que se
pode ter. A advertência de Jesus se refere àquele que dá aos cães vadios a
carne consagrada e destinada ao sacrifício. Tal comportamento é mau e muitas
vezes imprudente, porque aos cães geralmente não se dava de comer e, movidos
por sua fome insaciável, poderiam se voltar e atacar a seus
"benfeitores".
A nível
metafórico, as pérolas indicam os ensinamentos dos sábios e as interpretações
da "Torah". No Evangelho de Mateus, a pérola é a imagem do reino de
Deus (Mt 13,45 ss). A interpretação dada pelo evangelista para colocar este
aviso de Jesus é essencialmente teológica. Seguramente a interpretação que nos
parece mais de acordo com o texto é a leitura eclesial das palavras de Jesus:
um advertência aos missionários cristãos para não pregar o evangelho a qualquer
um (Gnilka).
• O caminho a seguir. No final do
discurso (7,13-27) Mateus coloca, entre outras questões, uma exortação
conclusiva de Jesus, que convida a fazer uma escolha decisiva para entrar no
reino dos céus: a porta estreita (7,13-14). A palavra de Jesus não é apenas
algo que se deve entender e interpretar, mas acima de tudo tem que ser parte da
vida. Agora, para entrar no reino dos céus é necessário seguir um caminho e
entrar na plenitude da vida através de uma "porta". O tema do
"caminho" é muito popular no AT (Dt 11,26-28; 30,15-20; Jr 21,8; Sl
1,6; Sl 118,29-30; Sl 138,4, Sb 5 ,6-7, etc). O caminho mostrado nas duas
portas conduz diferentes metas. Um significado coerente das advertências de
Jesus seria que a porta larga se junta ao caminho largo que conduz à perdição,
ou seja, percorrer um caminho largo é sempre agradável, mas isso não é dito em
nosso texto. Pelo contrário, parece que Mateus concorda com a concepção judaica
de "caminho": seguindo Dt 30,19 e Jr 21,8 há dois caminhos que se
contrapõe, o de morte e o da vida. Saber escolher entre as duas formas
diferentes de vida é fundamental para entrar no reino dos céus. Aquele que
escolhe o caminho estreito, o da vida, deve saber que ele está cheio de
aflições; estreito quer dizer provado no sofrimento pela fé.
Para um confronto pessoal
1) Qual é o impacto das palavras de Jesus em seu coração?
Você a escuta para viver sob o olhar do Pai, e para mudar pessoalmente e em
suas relações com os irmãos?
2) A palavra de Jesus, ou melhor, ou Jesus mesmo é a
porta que introduz na vida filial e fraterna. Você se deixa guiar atraído pelo
caminho estreito e exigente do evangelho? Ou segue o caminho largo e fácil, que
consiste em fazer o que se gosta ou o que leva a realizar seus próprios
desejos, e ignora as necessidades dos outros?
LADAINHA DO SAGRADO
CORAÇÃO
Senhor,
tende piedade de nós.
Jesus
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor,
tende piedade de nós.
Jesus
Cristo, ouvi-nos.
Jesus
Cristo, atendei-nos.
Deus Pai
dos Céu, tende piedade de nós.
Deus Filho,
Redentor do mundo, ...
Deus
Espírito Santo Paráclito, ...
Santíssima
Trindade, que sois um só Deus, ...
Coração de
Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de
Jesus, formado pelo Espírito Santo no seio da Virgem Mãe, ...
Coração de
Jesus, unido substancialmente ao Verbo de Deus...
Coração de
Jesus, de majestade infinita, ...
Coração de
Jesus, templo santo de Deus, ...
Coração de
Jesus, tabernáculo do Altíssimo, ...
Coração de
Jesus, casa de Deus e porta do céu, ...
Coração de
Jesus, fornalha ardente de caridade, ...
Coração de
Jesus, receptáculo de justiça e amor, ...
Coração de
Jesus, abismo de todas as virtudes, ...
Coração de
Jesus, digníssimo de todo o louvor, ...
Coração de
Jesus, rei e centro de todos os corações, ...
Coração de
Jesus, no qual estão todos os tesouros da sabedoria e ciência, ...
Coração de
Jesus, no qual habita toda a plenitude da divindade, ...
Coração de
Jesus, no qual o Pai celeste põe as suas complacências, ...
Coração de
Jesus, de cuja plenitude nós todos participamos, ...
Coração de
Jesus, desejo das colinas eternas, ...
Coração de
Jesus, paciente e misericordioso, ...
Coração de
Jesus, rico para todos os que vos invocam, ...
Coração de
Jesus, fonte de vida e santidade, ...
Coração de
Jesus, propiciação para os nossos pecados, ...
Coração de
Jesus, saturado de sofrimentos, ...
Coração de
Jesus, atribulado por causa de nossos crimes, ...
Coração de
Jesus, feito obediente até a morte, ...
Coração de
Jesus, atravessado pela lança, ...
Coração de
Jesus, fonte de toda a consolação, ...
Coração de
Jesus, nossa vida e ressurreição, ...
Coração de
Jesus, nossa paz e reconciliação, ...
Coração de
Jesus, vítima dos pecadores, ...
Coração de
Jesus, salvação dos que em vós esperam, ...
Coração de
Jesus, esperança dos que em vós expiram, ...
Coração de
Jesus, delícia de todos os Santos, ...
Cordeiro de
Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de
Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de
Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
V. — Jesus,
manso e humilde de coração,
R. — Fazei o nosso
coração semelhante ao vosso.
ORAÇÃO: Onipotente e eterno Deus, olhai para
o Coração de vosso diletíssimo Filho e para os louvores e satisfações que ele
vos tributa em nome dos pecadores, e àqueles que invocam vossa misericórdia,
concedei benigno o perdão, em nome do mesmo Jesus Cristo, vosso Filho, que
convosco vive e reina juntamente com o Espírito Santo por todos os séculos dos
séculos. Amém.
CONSAGRAÇÃO AO CORAÇÃO
DE JESUS (composta por Sta. Margarida Maria)
Eu...(Nome),
dou e consagro ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo a minha pessoa e
minha vida, minhas ações, penas e dores, não querendo servir-me de parte alguma
de meu ser, senão para o honrar, amar e glorificar É esta a minha vontade
irrevogável - pertencer-lhe e fazer tudo por seu amor, renunciando
completamente ao que não for do seu agrado. Eu vos tomo, pois, ó Sagrado
Coração, por único objeto de meu amor, protetor de minha vida, segurança da
minha salvação, remédio da minha fragilidade e inconstância, reparador de todos
os meus defeitos e asilo seguro na hora da morte. Sede, ó Coração de bondade,
minha justificação para com Deus, vosso Pai, e afastai de mim os castigos de
sua cólera. Ó Coração de amor, ponho em vós toda a minha confiança, pois tudo
receio de minha fraqueza e malícia, mas tudo espero da vossa bondade. Destruí
em mim tudo o que vos possa desagradar ou resistir. Que o vosso puro amor se grave
tão profundamente no meu coração, que eu não possa jamais me esquecer nem me
separar de Vós. Suplico-vos, também, por vossa suma bondade, que o meu nome
seja escrito em vós, pois quero fazer consistir toda a minha felicidade e minha
glória em viver e morrer convosco, na qualidade de vossa (o) escrava (o). Assim
seja.
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