Santo Anjo da Guarda do Brasil
Salmo Responsorial: 5
R. Senhor, guiai-me na vossa
justiça.
Vós não
sois um Deus que se agrade do mal, o perverso não tem aceitação junto de Vós,
nem os ímpios suportam o vosso olhar.
Vós
detestais todos os malfeitores e exterminais os que dizem mentiras: o Senhor
abomina os sanguinários e fraudulentos.
Alegrem-se
e rejubilem para sempre os que em Vós confiam: Vós protegeis e alegrais os que
amam o vosso nome.
Aleluia. As minhas
ovelhas escutam a minha voz, diz o Senhor; Eu conheço as minhas ovelhas e elas
seguem-Me. Aleluia.
Evangelho (Lc 6,6-11):
Num outro sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a
ensinar. Lá estava um homem que tinha a mão direita seca. Os escribas e os
fariseus observavam Jesus, para ver se ele faria uma cura no dia de sábado, a
fim de terem motivo para acusá-lo. Ele, porém, conhecendo-lhes os pensamentos,
disse ao homem da mão seca: Levanta-te e fica aqui no meio!. Ele se levantou e
ficou de pé. Jesus disse-lhes: Eu vos pergunto: em dia de sábado, o que é
permitido, fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixar morrer?.
Passando o olhar sobre todos eles, Jesus disse ao homem: Estende a mão!. O
homem assim o fez e a mão ficou curada. Eles se encheram de raiva e começaram a
discutir entre si sobre o que fariam contra Jesus.
«Levanta-te e fica
aqui no meio (...). Estende a mão»
P. Julio César RAMOS González SDB (Mendoza, Argentina)
O amor não
se impõe, mas faz agir, mobiliza devolvendo com amplidão a vida. Aquele mandato
de Jesus: Levanta-te e fica aqui no meio (Lc 6,8); tem a força recriadora
daquele que ama, e pela palavra age. Mas ainda, o outro: Estende tua mão, (Lc
6,10), que termina conseguindo o milagre, restabelece definitivamente a força e
a vida daquele que estava débil e morto. Salvar é arrancar da morte e, é a
mesma palavra que se traduz por sanar. Jesus curando, salva o que havia de
morto nesse pobre homem doente, e isso é um claro signo do amor de Deus Pai
para com suas criaturas. Assim, na nova criação onde o Filho não faz outra
coisa mais do que vê fazer ao Pai, a nova lei que imperará será a do amor que
se põe em obra e, não a de um descanso que inativa, inclusive, para fazer o bem
ao irmão necessitado.
Então,
liberdade e amor conjugados é a chave para hoje. Liberdade e amor conjugados à
maneira de Jesus. Aquilo de: ama e faz o que queiras, de Santo Agostinho tem
hoje vigência plena, para aprender a configurar-se totalmente com Cristo
Salvador.
Reflexão
• Dinâmica do milagre. Lucas coloca
diante de Jesus um homem com uma mão sem força, seca, paralisada. Ninguém se
interessa em pedir a sua cura e menos ainda ele diretamente está interessado.
Mas a doença não era apenas um problema individual, mas os seus efeitos
repercutem em toda a comunidade. Neste relato não emerge tanto o problema da
doença, mas sim a sua relação com o sábado. Jesus é criticado porque ele curou
em dia de sábado. A diferença entre Jesus e os fariseus consiste em que estes,
em dia de sábado, não trabalham com base no mandamento do amor que é a essência
da lei. Jesus, depois de ordenar ao homem para se pôr no meio da assembleia,
faz uma pergunta decisiva: "É lícito curar no sábado, ou não?". Os espaços
de resposta são reduzidos: curar ou não curar (v. 9). Imagine a dificuldade dos
fariseus: tinham que excluir que num sábado se pudesse fazer o mal ou conduzir
o homem à perdição e menos ainda curar, visto que ajudar no sábado somente era
permitido em casos de extrema necessidade. Os fariseus se sentem provocados e
isto por sua vez provoca sua agressividade. Aparece evidente que a intenção de
Jesus ao curar no sábado é procurar o bem do homem, a pessoa que está doente.
Esta motivação de amor nos convida a refletir sobre o nosso comportamento e
fundamentá-lo no comportamento de Jesus que salva. Jesus não presta atenção
apenas para a cura do enfermo, mas também está interessado no comportamento dos
adversários: curá-los de sua distorcida atitude ao observar a lei. Observar o
sábado sem ajudar o próximo em suas doenças não está em conformidade com a
vontade de Deus. Para o evangelista, a função do sábado é fazer o bem, salvar
como Jesus fez em sua vida terrena.
Para um confronto pessoal
1. Você se sente interpelado pelas palavras de Jesus?
Como você se compromete em seu serviço à vida? Você sabe criar condições para
que o outro viva melhor?
2. Você sabe colocar no centro da sua atenção a todos os
homens e suas necessidades?
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