Salmo Responsorial: 12
R. Exulto de alegria no Senhor.
Eu confiei na vossa bondade, o meu coração alegra-se com a vossa salvação.
E cantarei ao Senhor pelo bem que me fez.
2ª Leitura (Rm 8,
28-30):Irmãos: Nós sabemos que Deus
concorre em tudo para o bem daqueles que O amam, dos que são chamados, segundo
o seu desígnio. Porque os que Ele de antemão conheceu, também os predestinou
para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o Primogênito
de muitos irmãos. E àqueles que predestinou, também os chamou; àqueles que
chamou, também os justificou; e àqueles que justificou, também os glorificou.
Palavra do Senhor.
Aleluia. Sois ditosa,
ó Virgem Santa Maria, sois digníssima de todos os louvores, porque de Vós
nasceu o sol da justiça, Cristo, nosso Deus.
Evangelho (Mt 1,1-16.18-23): Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão: Abraão gerou Isaac, Isaac gerou Jacó, Jacó gerou Judá e seus irmãos, Judá gerou Farés e Zara, de Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; Salmon gerou Booz, de Raab. Booz gerou Obed, de Rute. Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, da mulher de Urias. Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. No total, pois, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na Babilônia até o Cristo, quatorze. Ora, a origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de passarem a conviver, ela encontrou-se grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, pensou em despedi-la secretamente. Mas, no que lhe veio esse pensamento, apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: «José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados». Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: «Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus-conosco».
«Eis que a virgem
ficará grávida e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel»
+ Fray Agustí ALTISENT i Altisent Monge de Santa Mª de
Poblet (Tarragona, Espanha)
O Espírito
Santo, que havia de realizar em Maria a encarnação do Filho, penetrou, pois em
nossa história desde muito longe, desde muito cedo e, traçou um rumo até chegar
a Maria de Nazaré e, através dela, a seu filho Jesus. «Eis que a virgem
conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado Emanuel» (Mt 1,23). Quão
espiritualmente delicadas deviam ser as entranhas de Maria, seu coração e sua
vontade, ao ponto de atrair a atenção do Pai e a convertê-la em mãe do
Deus-com-os-homens! Ele que tinha que levar a luz e a graça sobrenaturais para
a salvação de todos. Tudo, nesta obra, nos leva a contemplar, admirar e adorar,
na oração, a grandeza, a generosidade e a simplicidade da ação divina, que
enaltece e resgatará nossa estirpe humana implicando-se de una maneira pessoal.
Mais além,
no Evangelho de hoje, vemos como foi notificado a Maria que traria a Deus, o
Salvador do Povo. E pensemos que esta mulher, virgem e mãe de Jesus, tinha que
ser ao mesmo tempo, nossa mãe. Esta especial escolha de Maria — «bendita entre
todas as mulheres» (Lc 1,42) — faz com que nos admiremos da ternura de Deus, na
maneira de proceder; porque não nos redimiu —por assim dizer— à distância, e
sim se vinculando pessoalmente com nossa família e nossa história. Quem podia
imaginar que Deus ia ser tão grande, e ao mesmo tempo tão condescendente,
aproximando-se intimamente a nós?
Reflexão
* Mateus 1,1-17: A longa lista dos
nomes – o começo e o fim da genealogia
No começo e
no final da genealogia, Mateus deixa claro qual é a identidade de Jesus: ele é
o Messias, filho de Davi e filho de Abraão. Como descendente de Davi, Jesus é a
resposta de Deus às expectativas do povo judeu (2 Sm 7,12-16). Como descendente
de Abraão, ele é uma fonte de bênção e de esperança para todas as nações da
terra (Gn 12,13). Assim, tanto os judeus como os pagãos que faziam parte das
comunidades da Síria e da Palestina na época de Mateus, ambos podiam ver suas
esperanças realizadas em Jesus.
Ao elaborar
a lista dos antepassados de Jesus, Mateus adotou um esquema de 3 x 14 gerações
(Mt 1,17). O número 3 é o número da divindade. O número 14 é duas vezes 7, que
é o número da perfeição. Naquele tempo, era comum interpretar ou calcular a
ação de Deus através de números e datas. Por meio destes cálculos simbólicos,
Mateus revela a presença de Deus ao longo das gerações e exprime a convicção
das comunidades de que Jesus apareceu no tempo estabelecido por Deus. Com a sua
chegada a história alcançou o seu pleno cumprimento.
* A mensagem das cinco mulheres
citadas na genealogia
Jesus é a
resposta de Deus às expectativas tanto de judeus como de pagãos, sim, mas o é
de uma forma totalmente surpreendente. Nas histórias das quatro mulheres do AT,
citadas na genealogia, existe algo de anormal. As quatro eram estrangeiras,
conceberam seus filhos fora dos padrões normais do comportamento da época e não
satisfaziam às exigências das leis da pureza do tempo de Jesus. Tamar, uma cananeia,
viúva, se vestiu de prostituta para obrigar Judá a ser fiel à lei e dar-lhe um
filho (Gn 38,1-30). Raab, uma cananeia,
prostituta de Jericó, fez aliança com os israelitas. Ajudou-os a entrar na
Terra Prometida e professou a fé no Deus libertador do Êxodo (Js 2,1-21). Betsabea, uma hitita, mulher de Urias, foi
seduzida, violentada e engravidada pelo rei Davi, que, além disso, mandou matar
o marido dela (2 Sm 11,1-27). Rute, uma
moabita, viúva pobre, optou para ficar com Noemi e aderiu ao Povo de Deus (Rt
1,16-18). Aconselhada pela sogra Noemi, Rute imitou Tamar e passou a noite na
eira, junto com Booz, forçando-o a observar a lei e dar-lhe um filho. Da
relação entre os dois nasceu Obed, o avô do rei Davi (Rt 3,1-15;4,13-17). Estas
quatro mulheres questionam os padrões de comportamento impostos pela sociedade
patriarcal. Mesmo assim, suas iniciativas pouco convencionais deram
continuidade à linhagem de Jesus e trouxeram a salvação de Deus para todo o
povo. Foi através delas que Deus realizou seu plano e enviou o Messias
prometido. Realmente, o jeito de agir de Deus surpreende e faz pensar! No fim,
o leitor ou a leitora fica com a pergunta: “E Maria? Existe nela também alguma
irregularidade nela? Qual?” A resposta é dada na história de São José que segue
no texto (Mt 1,18-23).
* Mateus 1,18-23: São José era justo
A
irregularidade em Maria é que ela ficou grávida antes de conviver com José, seu
prometido esposo, que era justo. Jesus disse: “Se a justiça de vocês não for
maior que a justiça dos fariseus e escribas, não vão poder entrar no Reino dos
céus”. Se José tivesse sido justo conforme a justiça dos fariseus, ele deveria
ter denunciado Maria e ela teria sido apedrejada. Jesus teria morrido. Graças à
verdadeira justiça de José, Jesus pôde nascer.
Para um confronto pessoal
1. Quando me apresento aos outros, o que digo de mim
mesmo e da minha família?
2. Se o evangelista coloca apenas estas cinco mulheres ao
lado de mais de quarenta homens, ele, sem dúvida, quer comunicar uma mensagem.
Qual é esta mensagem? O que tudo isto nos diz sobre a identidade de Jesus? E o
que diz sobre nós mesmos?
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