Santos Cosme e Damião, Mártires
Salmo - 89/90
R. Ó Senhor, vós fostes sempre um
refúgio para nós.
Vós fazeis
voltar ao pó todo mortal quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!” Pois
mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou.
Eles passam
como o sono da manhã, são iguais à erva verde pelos campos: de manhã ela
floresce vicejante, mas à tarde é cortada e logo seca.
Ensinai-nos
a contar os nossos dias e daí ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos!
Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos!
Saciai-nos
de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Que a bondade do
Senhor e nosso Deus e repouse sobre nós e nos conduza! Tornai fecundo, ó
Senhor, nosso trabalho.
Aleluia. Jesus Cristo
Salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida
imperecíveis. Aleluia.
Evangelho (Lc
9,43b-45): todos se admiravam com tudo o que
Jesus fazia, ele disse aos discípulos: «Prestai bem atenção às palavras que vou
dizer: o Filho do Homem vai ser entregue às mãos dos homens». Mas eles não
compreendiam esta palavra. O sentido lhes ficava oculto, de modo que não podiam
entender. E tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.
«O Filho do Homem vai
ser entregue às mãos dos homens»
Rev. D. Antoni CAROL i Hostench (Sant Cugat del Vallès,
Barcelona, Espanha)
Para di-lo
com uma imagem: podemos encontrar no Céu todos os vícios e pecados, menos a
soberbia, já que o soberbo não reconhece nunca o seu pecado e, não se deixa
perdoar por um Deus, que ama até o ponto de morrer por nós. E no inferno,
poderemos encontrar todas as virtudes, menos a humildade, pois o humilde se
reconhece tal como ele é e, sabe muito bem que sem a graça de Deus não pode deixar
de ofender-lhe, como tampouco pode corresponder a sua Bondade.
Uma das
chaves da sabedoria cristã é reconhecer a grandeza e a imensidade do Amor de
Deus e, ao mesmo tempo admitir a nossa pequenez e a vileza do nosso pecado.
Somos tão lentos para entender isso! No dia que descubramos que temos o Amor de
Deus bem ao nosso alcance, diremos como Santo Agostinho, com lagrimas de Amor:
«Tarde te amei, meu Deus!». Esse dia pode ser hoje. Pode ser hoje. Pode ser.
Reflexões de Frei
Carlos Mesters, O.Carm.
* Lucas 9,43b-44: O contraste.
“O povo
estava admirado com tudo o que Jesus fazia. Então Jesus disse aos discípulos:
"Prestem atenção ao que eu vou dizer: o Filho do Homem vai ser entregue na
mão dos homens”. O contraste é muito grande. De um lado, a vibração e a
admiração do povo por tudo que Jesus dizia e fazia. Jesus parece corresponder a
tudo aquilo que o povo sonho, crê e espera. Por outro lado, a afirmação de
Jesus de que será preso e entregue na mão dos homens. Ou seja, a opinião das
autoridades sobre Jesus é totalmente contrária à opinião do povo.
* Lucas 9,45: O anúncio da Cruz.
“Mas os
discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. Isso estava escondido a eles,
para que não entendessem. E tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto”. Os
discípulos o escutam, mas não entendem a palavra sobre a cruz. Mesmo assim, não
pedem esclarecimento. Eles têm medo de deixar transparecer sua ignorância!
* O título Filho do Homem
Este nome
aparece com grande frequência nos evangelhos: 12 vezes em João, 13 vezes em
Marcos, 28 vezes em Lucas, 30 vezes em Mateus. Ao todo, 83 vezes nos quatro
evangelhos. É o nome que Jesus mais
gostava de usar. Este título vem do AT. No livro de Ezequiel, ele indica a
condição bem humana do profeta (Ez 3,1.4.10.17; 4,1 etc.). No livro de Daniel,
o mesmo título aparece numa visão apocalíptica (Dn 7,1-28), na qual Daniel
descreve os impérios dos Babilônios, dos Medos, dos Persas e dos Gregos. Na
visão do profeta, estes quatro impérios têm a aparência de “animais
monstruosos” (cf. Dn 7,3-8). São impérios animalescos, brutais, desumanos, que
perseguem, desumanizam e matam (Dn 7,21.25). Na visão do profeta, depois dos
reinos anti-humanos, aparece o Reino de Deus que tem a aparência, não de um
animal, mas sim de uma figura humana, Filho de homem. Ou seja, é um reino com
aparência de gente, reino humano, que promove a vida. Humaniza. (Dn 7,13-14).
Na profecia de Daniel a figura do Filho do Homem representa, não um indivíduo,
mas sim, como ele mesmo diz, o “povo dos Santos do Altíssimo” (Dn 7,27; cf Dn
7,18). É o povo de Deus que não se deixa desumanizar nem enganar ou manipular
pela ideologia dominante dos impérios animalescos. A missão do Filho do Homem,
isto é, do povo de Deus, consiste em realizar o Reino de Deus como um reino
humano. Reino que não persegue a vida, mas sim a promove! Humaniza as pessoas.
Apresentando-se
aos discípulos como Filho do Homem, Jesus assume como sua esta missão que é a
missão de todo o Povo de Deus. É como se dissesse a eles e a todos nós: “Venham
comigo! Esta missão não é só minha, mas é de todos nós! Vamos juntos realizar a
missão que Deus nos entregou, e realizar o Reino humano e humanizador que ele
sonhou!” E foi o que ele fez e viveu durante toda a sua vida, sobretudo, nos
últimos três anos. Dizia o Papa Leão Magno: “Jesus foi tão humano, mas tão humano,
como só Deus pode ser humano”. Quanto mais humano, tanto mais divino. Quanto
mais “filho do homem” e tanto “filho de Deus!” Tudo que desumaniza as pessoas
afasta de Deus. Foi o que Jesus condenou, colocando o bem da pessoa humana como
prioridade acima das leis, acima do sábado (Mc 2,27). Na hora de ser condenado
pelo tribunal religioso do sinédrio, Jesus assumiu este título. Perguntado se
era o “filho do Deus” (Mc 14,61), ele responde que é o “filho do Homem: “Eu
sou. E vocês verão o Filho do Homem sentado à direita do Todo-poderoso” (Mc
14,62). Por causa desta afirmação foi declarado réu de morte pelas autoridades.
Ele mesmo sabia disso pois tinha dito: “O Filho do Homem não veio para ser
servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate para muitos” (Mc 10,45).
Para um confronto pessoal
1) Como você na sua vida combina sofrimento e fé em Deus?
2) No tempo de Jesus havia o contraste: povo pensava e
esperava de um jeito, enquanto as autoridades religiosas pensavam e esperavam
de outro jeito. Existe hoje o mesmo contraste
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