ORAÇÃO
PREPARATÓRIA
Senhor
Jesus Cristo, unindo-me à divina intenção com que na terra pelo vosso Coração
Sacratíssimo rendestes louvores a Deus e ainda agora os rendeis de contínuo e
em todo o mundo no Santíssimo Sacramento da Eucaristia até a consumação dos
séculos, eu vos ofereço por este dia inteiro, sem exceção de um instante, à imitação
do Sagrado Coração da Bem-aventurada Maria sempre Virgem Imaculada, todas as
minhas intenções e pensamentos, todos os meus afetos e desejos, todas as minhas
obras e palavras. Amém.
Evangelho
(Mt 7,6.12-14): «Não deis aos cães o que
é santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos. Pois estes, ao
pisoteá-las se voltariam contra vós e vos estraçalhariam. Tudo, portanto,
quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles. Isto é a
Lei e os Profetas. Entrai pela porta estreita! Pois larga é a porta e espaçoso
o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram! Como é estreita a
porta e apertado o caminho que leva à vida, e poucos são os que o encontram! ».
«Entrai pela porta
estreita»
Diácono D. Evaldo PINA FILHO (Brasília, Brasil)
Hoje,
o Senhor nos faz três recomendações. A primeira, «Não deis aos cães o que é
santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos» (Mt 7,6), contrastes em
que “bens” são associados a “pérolas” e ao “que é santo”; e “cães e porcos” ao
que é impuro. São João Crisóstomo ensina que «nossos inimigos são iguais a nós
quanto à natureza, mas não quanto à fé». Apesar dos benefícios terrenos serem
concedidos igualmente aos dignos e indignos, não é assim quanto às graças
espirituais”, privilégio daqueles que são fiéis a Deus. A correta distribuição
dos bens espirituais implica em zelo pelas coisas sagradas.
A
segunda é a chamada “regra de ouro” (cf. Mt 7,12), que compendia tudo o que a
Lei e os Profetas recomendaram, tal como ramos de uma única árvore: o amor ao
próximo pressupõe o Amor a Deus e, dele resulta.
Fazer
ao próximo o que se deseja seja feito conosco implica na transparência de ações
para com o outro, no reconhecimento de sua semelhança a Deus, de sua dignidade.
Por que razão nós desejamos o Bem para nós mesmos? Porque o meio de
identificação para ser profundamente reconhecidos é a união com o Criador.
Sendo o Bem, para nós, o único meio para a vida em plenitude, é inconcebível
sua ausência na nossa relação com o próximo. Não há lugar para o bem onde
prevaleça a falsidade e prepondere o mal.
Por
fim, a “porta estreita”... O Papa Bento XVI nos pergunta: «O que significa esta
‘porta estreita’? Por que muitos não conseguem entrar por ela? Trata-se de uma
passagem reservada a alguns eleitos? » Não! A mensagem de Cristo «nos é
dirigida no sentido de que todos podem entrar na vida. A passagem é ‘estreita’,
mas aberta a todos; ‘estreita’ porque exigente, requer compromisso, abnegação,
mortificação do próprio egoísmo».
Roguemos
ao Senhor que realizou a salvação universal com sua morte e ressurreição que
nos reúna a todos no Banquete da vida eterna.
«Entrai pela porta
estreita»
+ Rev. D. Lluís ROQUÉ i Roqué (Manresa, Barcelona,
Espanha)
Hoje,
Jesus nos faz três recomendações importantes. Não obstante, centraremos nossa
atenção na última: «Entrai pela porta estreita! » (Mt 7,13), para conseguir a
vida plena e sermos sempre felizes, para evitar cair na perdição e deparar-nos
condenados para sempre.
Se
der uma olhada ao seu redor e à sua própria existência, facilmente comprovará
que tudo quanto vale, custa, e tendo certo nível elevado está sujeito à
recomendação do Mestre: como disseram os Pais da Igreja, com grande
profundidade, «pela cruz se cumprem todos os mistérios que contribuem à nossa
salvação» (São Joao Crisóstomo). Uma vez, no leito da sua agonia, uma anciã que
tinha sofrido muito em sua vida, me disse: «Padre, quem não saboreia a cruz,
não deseja o céu; sem cruz não há céu».
Tudo
o que foi dito contradiz a nossa natureza caída, mesmo que tenha sido redimida.
Por isso, além de nos enfrentarmos com o nosso natural modo de ser, é preciso
ir contra a corrente do ambiente do bem-estar, que se fundamenta no
materialismo e no incontrolável gozo dos sentidos, que buscam — a preço de
deixar de ser — ter mais e mais, obter o máximo prazer.
Seguindo
a Jesus — que disse «Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não caminha nas
trevas, mas terá a luz da vida» (Jo 8,12) —, nos damos conta que o Evangelho
não nos condena a uma vida obscura, aborrecida e infeliz, ao contrário, pois
nos promete e nos dá a felicidade verdadeira. É só repassar as Bem-aventuranças
e olhar àqueles que, depois de entrar pela porta estreita, foram felizes e
fizeram a outros afortunados, obtendo —pela sua fé e esperança Naquele que não
decepciona—a recompensa da abnegação: «receberá muitas vezes mais no presente
e, no mundo futuro, a vida eterna» (Lc 18,30). O “sim” de Maria está
acompanhado da humildade, da pobreza, da cruz, mas também pelo prêmio à
fidelidade e à entrega generosa.
Reflexão
São Luís Gonzaga, religioso |
Vamos
às palavras de Jesus que o texto oferece: "Não lanceis aos cães as coisas
santas, não atireis aos porcos as vossas pérolas, para que não as calquem com
os seus pés, e, voltando-se contra vós, vos despedacem " ( 7.6). À
primeira vista, este "dito" de Jesus parece estranho à sensibilidade
leitor hodierno. Pode apresentar-se como um verdadeiro enigma. Na realidade, é
uma maneira de dizer de uma língua semítica que requer interpretação. No tempo
de Jesus, como na cultura antiga, os cães não eram muito valorizados porque
eram considerados meio selvagens e de rua (U. Luz). Passemos agora para o
aspecto positivo e didático-sapiencial das palavras de Jesus: não profanar as
coisas sagradas é, afinal, um convite para usar a prudência e discernimento. No
AT as coisas sagradas são a carne para o sacrifício (Lv 22.14, Ex 29,33 ss; Nm
18,8-19). Também a proibição de lançar pérolas aos porcos é incompreensível.
Para os hebreus, os porcos são animais impuros, como a quintessência da
repugnância. Pelo contrário, as pérolas são a coisa mais preciosa que se pode
ter. A advertência de Jesus se refere àquele que dá aos cães vadios a carne
consagrada e destinada ao sacrifício. Tal comportamento é mau e muitas vezes
imprudente, porque aos cães geralmente não se dava de comer e, movidos por sua
fome insaciável, poderiam se voltar e atacar a seus "benfeitores".
A
nível metafórico, as pérolas indicam os ensinamentos dos sábios e as
interpretações da "Torah". No Evangelho de Mateus, a pérola é a
imagem do reino de Deus (Mt 13,45 ss). A interpretação dada pelo evangelista
para colocar este aviso de Jesus é essencialmente teológica. Seguramente a
interpretação que nos parece mais de acordo com o texto é a leitura eclesial
das palavras de Jesus: uma advertência aos missionários cristãos para não
pregar o evangelho a qualquer um (Gnilka).
• O caminho a seguir. No final do discurso (7,13-27) Mateus
coloca, entre outras questões, uma exortação conclusiva de Jesus, que convida a
fazer uma escolha decisiva para entrar no reino dos céus: a porta estreita
(7,13-14). A palavra de Jesus não é apenas algo que se deve entender e
interpretar, mas acima de tudo tem que ser parte da vida. Agora, para entrar no
reino dos céus é necessário seguir um caminho e entrar na plenitude da vida
através de uma "porta". O tema do "caminho" é muito popular
no AT (Dt 11,26-28; 30,15-20; Jr 21,8; Sl 1,6, Sl 118,29-30; Sl 138,4, Sb 5
,6-7, etc). O caminho mostrado nas duas portas conduz diferentes metas. Um
significado coerente das advertências de Jesus seria que a porta larga se junta
ao caminho largo que conduz à perdição, ou seja, percorrer um caminho largo é
sempre agradável, mas isso não é dito em nosso texto. Pelo contrário, parece
que Mateus concorda com a concepção judaica de "caminho": seguindo Dt
30,19 e Jr 21,8 há dois caminhos que se contrapõe, o de morte e o da vida.
Saber escolher entre as duas formas diferentes de vida é fundamental para
entrar no reino dos céus. Aquele que escolhe o caminho estreito, o da vida,
deve saber que ele está cheio de aflições; estreito quer dizer provado no
sofrimento pela fé.
Para um confronto
pessoal
1) Qual é o impacto das palavras de
Jesus em seu coração? Você a escuta para viver sob o olhar do Pai, e para mudar
pessoalmente e em suas relações com os irmãos?
2) A palavra de Jesus, ou melhor, ou
Jesus mesmo é a porta que introduz na vida filial e fraterna. Você se deixa
guiar atraído pelo caminho estreito e exigente do evangelho? Ou segue o caminho
largo e fácil, que consiste em fazer o que se gosta ou o que leva a realizar
seus próprios desejos, e ignora as necessidades dos outros?
LADAINHA
DO SAGRADO CORAÇÃO
Senhor,
tende piedade de nós.
Jesus
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor,
tende piedade de nós.
Jesus
Cristo, ouvi-nos.
Jesus
Cristo, atendei-nos.
Deus
Pai dos Céu, tende piedade de nós.
Deus
Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.
Deus
Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima
Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Coração
de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração
de Jesus, formado pelo Espírito Santo no seio da Virgem Mãe,
Coração
de Jesus, unido substancialmente ao Verbo de Deus,
Coração
de Jesus, de majestade infinita,
Coração
de Jesus, templo santo de Deus,
Coração
de Jesus, tabernáculo do Altíssimo,
Coração
de Jesus, casa de Deus e porta do céu,
Coração
de Jesus, fornalha ardente de caridade,
Coração
de Jesus, receptáculo de justiça e amor,
Coração
de Jesus, abismo de todas as virtudes,
Coração
de Jesus, digníssimo de todo o louvor,
Coração
de Jesus, rei e centro de todos os corações,
Coração
de Jesus, no qual estão todos os tesouros da sabedoria e ciência,
Coração
de Jesus, no qual habita toda a plenitude da divindade,
Coração
de Jesus, no qual o Pai Celeste põe as suas complacências,
Coração
de Jesus, de cuja plenitude nós todos participamos,
Coração
de Jesus, desejo das colinas eternas,
Coração
de Jesus, paciente e misericordioso,
Coração
de Jesus, rico para todos os que vos invocam,
Coração
de Jesus, fonte de vida e santidade,
Coração
de Jesus, propiciação para os nossos pecados,
Coração
de Jesus, saturado de sofrimentos,
Coração
de Jesus, atribulado por causa de nossos crimes,
Coração
de Jesus, feito obediente até a morte,
Coração
de Jesus, atravessado pela lança,
Coração
de Jesus, fonte de toda a consolação,
Coração
de Jesus, nossa vida e ressurreição,
Coração
de Jesus, nossa paz e reconciliação,
Coração
de Jesus, vítima dos pecadores,
Coração
de Jesus, salvação dos que em vós esperam,
Coração
de Jesus, esperança dos que em vós expiram,
Coração
de Jesus, delícia de todos os Santos,
Cordeiro
de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro
de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro
de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
V.
— Jesus, manso e humilde de coração,
R.
— Fazei o nosso coração semelhante ao vosso.
ORAÇÃO
Onipotente
e eterno Deus, olhai para o Coração de vosso diletíssimo Filho e para os
louvores e satisfações que ele vos tributa em nome dos pecadores, e àqueles que
invocam vossa misericórdia, concedei benigno o perdão, em nome do mesmo Jesus
Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina juntamente com o Espírito Santo
por todos os séculos dos séculos. Amém.
CONSAGRAÇÃO
AO CORAÇÃO DE JESUS (composta por Sta Margarida Maria)
Eu...
(Nome), dou e consagro ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo a minha
pessoa e minha vida, minhas ações, penas e dores, não querendo servir-me de
parte alguma de meu ser, senão para o honrar, amar e glorificar. É esta a minha
vontade irrevogável - pertencer-lhe e fazer tudo por seu amor, renunciando
completamente ao que não for do seu agrado. Eu
vos tomo, pois, ó Sagrado Coração, por único objeto de meu amor, protetor de
minha vida, segurança da minha salvação, remédio da minha fragilidade e
inconstância, reparador de todos os meus defeitos e asilo seguro na hora da
morte. Sede,
ó Coração de bondade, minha justificação para com Deus, vosso Pai, e afastai de
mim os castigos de sua cólera. Ó Coração de amor, ponho em vós toda a minha
confiança, pois tudo receio de minha fraqueza e malícia, mas tudo espero da
vossa bondade. Destruí em mim tudo o que vos possa desagradar ou resistir. Que
o vosso puro amor se grave tão profundamente no meu coração, que eu não possa
jamais me esquecer nem me separar de Vós. Suplico-vos,
também, por vossa suma bondade, que o meu nome seja escrito em vós, pois quero
fazer consistir toda a minha felicidade e minha glória em viver e morrer
convosco, na qualidade de vossa (o) escrava (o). Assim seja.
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