ORAÇÃO
PREPARATÓRIA
Senhor
Jesus Cristo, unindo-me à divina intenção com que na terra pelo vosso Coração
Sacratíssimo rendestes louvores a Deus e ainda agora os rendeis de contínuo e
em todo o mundo no Santíssimo Sacramento da Eucaristia até a consumação dos
séculos, eu vos ofereço por este dia inteiro, sem exceção de um instante, à imitação
do Sagrado Coração da Bem-aventurada Maria sempre Virgem Imaculada, todas as
minhas intenções e pensamentos, todos os meus afetos e desejos, todas as minhas
obras e palavras. Amém.
Evangelho
(Mt 7,15-20): «Cuidado com os falsos
profetas: eles vêm até vós vestidos de ovelha, mas por dentro são lobos
ferozes. Pelos seus frutos os conhecereis. Acaso se colhem uvas de espinheiros,
ou figos de urtigas? Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore
má produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore
má dar frutos bons. Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e lançada ao
fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis».
«Pelos seus frutos os
conhecereis»
+ Rev. D. Antoni ORIOL i Tataret (Vic, Barcelona,
Espanha)
Hoje,
apresenta-se perante o nosso olhar um novo contraste evangélico, entre as
arvores boas e as más. As afirmações de Jesus a este respeito são tão simples
que parecem quase simplistas. E é justo dizer-se que não o são em absoluto! Não
o são como não o é a vida real de cada dia.
Esta
ensina-nos que há bons que degeneram e acabam dando frutos maus e que, pelo
contrário, há maus que acabam dando frutos bons. O que significa pois, em
definitiva, que «toda árvore boa produz frutos bons (Mt 7,17)»? Significa que
aquele que é bom o é na medida em que não desanima obrando bem. Obra bem e não
se cansa. Obra o bem e não cede perante a tentação de obrar mal. Obra bem e
persevera até ao heroísmo. Obra o bem e, se por acaso chega a ceder frente ao
cansaço de atuar assim, de cair na tentação de obrar o mal, ou de assustar se
perante a exigência inegociável, reconhece-o sinceramente, confessa-o de veras,
arrepende-se de coração e… volta a começar.
Ah!
E o faz, entre outras razões, porque sabe que se não dá bom fruto será cortado
e deitado ao fogo (o santo temor a Deus guarda a vinha e as boas vides!), e
porque, conhecendo a bondade dos outros através das boas obras, sabe, não
apenas por experiência individual, mas também por experiência social, que ele
só é bom e pode ser reconhecido como tal através dos feitos e não apenas das
palavras.
Não
basta dizer: «Senhor, Senhor! ». Como nos recorda Santiago, a fé acredita-se
através das obras: «Mostra-me a tua fé sem as obras que eu pelas obras te farei
ver a minha fé» (Sant 2,18).
Reflexões de Frei Carlos
Mesters, O.Carm.
São João Fisher, bispo e São Tomás Morus, leigo Mártires |
* Estamos chegando às recomendações
finais do Sermão da Montanha. Comparando o evangelho de Mateus com o de Marcos
percebe-se uma grande diferença na maneira de os dois apresentarem o
ensinamento de Jesus. Mateus insiste mais no conteúdo do ensinamento e o
organizou em cinco grandes discursos, dos quais o Sermão da Montanha é o
primeiro (Mt 5 a 7). Marcos, por mais de quinze vezes, diz que Jesus ensinava,
mas raramente diz o que ele ensinava. Apesar destas diferenças, os dois
concordam num ponto: Jesus ensinava muito. Ensinar era o que Jesus mais fazia
(Mc 2,13; 4,1-2; 6,34). Era o costume dele (Mc 10,1). Mateus se interessava
pelo conteúdo. Será que Marcos não se interessava pelo conteúdo? Depende do que
entendemos por conteúdo! Ensinar não é só uma questão de comunicar verdades
para o povo aprender de memória. O conteúdo não está só nas palavras, mas
também nos gestos e no próprio jeito de Jesus se relacionar com as pessoas. O
conteúdo nunca está desligado da pessoa que o comunica. Ela, a pessoa, é a raiz
do conteúdo. A bondade e o amor que transparecem nas palavras e gestos de Jesus
fazem parte do conteúdo. São o seu tempero. Conteúdo bom sem bondade é como
leite derramado. Não convence e não à conversão.
* As recomendações finais e o resultado
do Sermão da Montanha na consciência do povo ocupam o evangelho de hoje (Mt
7,15-20) e o de amanhã (Mt 7,21-29). (A sequência dos evangelhos diários da
semana nem sempre é a mesma dos próprios evangelhos.)
Mateus
7,13-14: Escolher o caminho certo
Mateus
7,15-20: O profeta se conhece pelos frutos
Mateus
7,21-23: Não só falar, também praticar
Mateus
7,24-27: Construir a casa na rocha
Mateus
7,28-29: A nova consciência do povo
* Mateus 7,15-16ª:
Cuidado com os falsos profetas
No
tempo de Jesus, havia profetas de todo tipo, pessoas que anunciavam mensagens
apocalípticas para envolver o povo nos vários movimentos daquela época:
essênios, fariseus, zelotes e outros (cf. At 5,36-37). No tempo em que Mateus
escreve também havia profetas que anunciavam mensagens diferentes da mensagem
proclamada pelas comunidades. As cartas de Paulo mencionam estes movimentos e
tendências (cf 1Cor 12,3; Gal 1,7-9; 2,11-14;6,12). Não deve ter sido fácil
para as comunidades fazer o discernimento dos espíritos. Daí a importância das
palavras de Jesus sobre os falsos profetas. A advertência de Jesus é muito
forte: "Cuidado com os falsos profetas: eles vêm a vocês vestidos com
peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes”. A mesma imagem é usada
quando Jesus envia os discípulos e as discípulas para a missão: “Mando vocês
como cordeiros no meio de lobos” (Mt 10,16 e Lc 10,3). A oposição entre lobo
voraz e manso cordeiro é irreconciliável, a não ser que o lobo se converta e
perca a sua agressividade como sugere o profeta Isaías (Is 11,6; 65,25). O que
importa aqui no nosso texto é o dom do discernimento. Não é fácil discernir os
espíritos. Às vezes, acontece que interesses pessoais ou grupais levam as
pessoas a proclamar como falsos aqueles profetas que anunciam a verdade que
incomoda. Isto aconteceu com o próprio Jesus. Ele foi eliminado e morto como
falso profeta pelas autoridades religiosas da época. De vez em quando, o mesmo
aconteceu e continua acontecendo na nossa Igreja.
* Mateus 7,16b-20: A
comparação da árvore e seus frutos
Para
ajudar no discernimento dos espíritos, Jesus usa a comparação do fruto: “Vocês
os conhecerão pelos frutos”. Um critério semelhante já tinha sido sugerido pelo
livro do Deuteronômio (Dt 18,21-22). E Jesus acrescenta: “Uma árvore boa não pode
dar frutos maus, e uma árvore má não pode dar bons frutos. 19Toda árvore que não der bons frutos, será
cortada e jogada no fogo”. No evangelho de João, Jesus completa a comparação:
“Todo ramo que não dá fruto em mim, o Pai o corta. Os ramos que dão fruto, ele
os poda para que deem mais fruto ainda.
O ramo que não fica unido à videira não pode dar fruto. Esses ramos são
ajuntados, jogados no fogo e queimados." (Jo 15,2.4.6)
Para um confronto
pessoal
1) Falsos profetas! Conhece algum caso
em que uma pessoa boa e honesta que proclamava uma verdade incômoda foi
condenada como falso profeta?
2) A julgar pelos frutos da árvore da
sua vida pessoal, como você se define: falso ou verdadeiro?
LADAINHA
DO SAGRADO CORAÇÃO
Senhor,
tende piedade de nós.
Jesus
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor,
tende piedade de nós.
Jesus
Cristo, ouvi-nos.
Jesus
Cristo, atendei-nos.
Deus
Pai dos Céu, tende piedade de nós.
Deus
Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.
Deus
Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima
Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Coração
de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração
de Jesus, formado pelo Espírito Santo no seio da Virgem Mãe,
Coração
de Jesus, unido substancialmente ao Verbo de Deus,
Coração
de Jesus, de majestade infinita,
Coração
de Jesus, templo santo de Deus,
Coração
de Jesus, tabernáculo do Altíssimo,
Coração
de Jesus, casa de Deus e porta do céu,
Coração
de Jesus, fornalha ardente de caridade,
Coração
de Jesus, receptáculo de justiça e amor,
Coração
de Jesus, abismo de todas as virtudes,
Coração
de Jesus, digníssimo de todo o louvor,
Coração
de Jesus, rei e centro de todos os corações,
Coração
de Jesus, no qual estão todos os tesouros da sabedoria e ciência,
Coração
de Jesus, no qual habita toda a plenitude da divindade,
Coração
de Jesus, no qual o Pai Celeste põe as suas complacências,
Coração
de Jesus, de cuja plenitude nós todos participamos,
Coração
de Jesus, desejo das colinas eternas,
Coração
de Jesus, paciente e misericordioso,
Coração
de Jesus, rico para todos os que vos invocam,
Coração
de Jesus, fonte de vida e santidade,
Coração
de Jesus, propiciação para os nossos pecados,
Coração
de Jesus, saturado de sofrimentos,
Coração
de Jesus, atribulado por causa de nossos crimes,
Coração
de Jesus, feito obediente até a morte,
Coração
de Jesus, atravessado pela lança,
Coração
de Jesus, fonte de toda a consolação,
Coração
de Jesus, nossa vida e ressurreição,
Coração
de Jesus, nossa paz e reconciliação,
Coração
de Jesus, vítima dos pecadores,
Coração
de Jesus, salvação dos que em vós esperam,
Coração
de Jesus, esperança dos que em vós expiram,
Coração
de Jesus, delícia de todos os Santos,
Cordeiro
de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro
de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro
de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
V.
— Jesus, manso e humilde de coração,
R.
— Fazei o nosso coração semelhante ao vosso.
ORAÇÃO
Onipotente
e eterno Deus, olhai para o Coração de vosso diletíssimo Filho e para os louvores
e satisfações que ele vos tributa em nome dos pecadores, e àqueles que invocam
vossa misericórdia, concedei benigno o perdão, em nome do mesmo Jesus Cristo,
vosso Filho, que convosco vive e reina juntamente com o Espírito Santo por
todos os séculos dos séculos. Amém.
CONSAGRAÇÃO
AO CORAÇÃO DE JESUS (composta por Sta Margarida Maria)
Eu...
(Nome), dou e consagro ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo a minha
pessoa e minha vida, minhas ações, penas e dores, não querendo servir-me de
parte alguma de meu ser, senão para o honrar, amar e glorificar. É esta a minha
vontade irrevogável - pertencer-lhe e fazer tudo por seu amor, renunciando
completamente ao que não for do seu agrado. Eu vos tomo, pois, ó Sagrado
Coração, por único objeto de meu amor, protetor de minha vida, segurança da
minha salvação, remédio da minha fragilidade e inconstância, reparador de todos
os meus defeitos e asilo seguro na hora da morte. Sede, ó Coração de bondade,
minha justificação para com Deus, vosso Pai, e afastai de mim os castigos de
sua cólera. Ó Coração de amor, ponho em vós toda a minha confiança, pois tudo
receio de minha fraqueza e malícia, mas tudo espero da vossa bondade. Destruí
em mim tudo o que vos possa desagradar ou resistir. Que o vosso puro amor se grave
tão profundamente no meu coração, que eu não possa jamais me esquecer nem me
separar de Vós. Suplico-vos, também, por vossa suma bondade, que o meu nome
seja escrito em vós, pois quero fazer consistir toda a minha felicidade e minha
glória em viver e morrer convosco, na qualidade de vossa (o) escrava (o). Assim
seja.
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