Catariana Fieschi, chamada ”a santa do puro amor”, nasceu em 1447. Desejava, ainda adolescente, ingressar na vida religiosa consagrada, mas as imposições sociais e familiares prevaleceram e ela casou-se com Juliano Adorno.
Foram cinco anos de abandono, decepções e sofrimento. Por estranha reação decidiu lançar-se nas frivolidades da vida. Diz seu biógrafo: "Para compensar as tribulações que lhe causava o marido e para diminuir tantos afãs, Catarina entregou-se aos prazeres e às vaidades do mundo e neles se comprazia". Assim, viveu cinco anos.
Aos
vinte e seis anos, triste e abatida, não sabia o que fazer. Foi então que Deus
irrompeu em sua alma com torrentes de graças que a fizeram exclamar: "Não
mais o mundo! Não mais pecados! Ó Amor, não mais pecados". O fogo do amor
transformou rapidamente aquele coração generoso. Arrebatada por atração divina,
disse: Oh! amor, eu não posso compreender que tenha de amar outra coisa fora de
Ti...- Este amor causa tanta alegria que qualquer outra alegria, em comparação,
é tristeza.
Catarina
viveu o amor e ensinou o amor. Dela afirma São Francisco de Salles: "Santa
Catarina é mestra na ciência do Amor" e São Luiz Gonzaga: "As chamas
que reverberaram do incêndio de amor de Santa Catarina abrasaram minha
alma". Consumida pelo amor Catarina foi ao encontro definitivo com Deus
aos 15 de setembro de 1510. Tinha 63 anos.
O
TRATADO DO PURGATÓRIO é fruto de
suas experiências místicas de 1501. Tais experiências são o paradigma do
Purgatório. O leitor não estranhe se no TRATADO encontre colocações que pareçam
discordar do que há lido sobre o Purgatório, pois, como dissemos o TRATADO
resulta de experiências da Santa. Isto não exclui outros modos de ver aquela
realidade.
A doutrina de Santa Catarina a respeito do Purgatório pode ser resumida em alguns pontos-chave que apresentamos para facilitar a compreensão do TRATADO:
A doutrina de Santa Catarina a respeito do Purgatório pode ser resumida em alguns pontos-chave que apresentamos para facilitar a compreensão do TRATADO:
Amor-egoismo
- O amor é Deus e o egoísmo é o pecado. O amor é felicidade e merece prêmio. O
pecado é infelicidade e merece castigo eterno no inferno ou provisório no
Purgatório.
Vida-Morte
- O homem é protagonista de sua história, define seu destino tanto para o bem
como para o mal. A morte fixa-o definitivamente conforme sua escolha.
Dinâmica
da graça e do pecado: A graça tende a assemelhar-nos a Deus. O pecado
tende a separar-nos de Deus levando à auto destruição.
Fim
da graça: O Paraíso. Fim do pecado: O inferno
A
santidade de Deus: Ela não admite manchas. A alma com a menor
imperfeição, afasta-se da presença de Deus por uma intrínseca repugnância entre
o pecado e a graça, a fealdade e a beleza.
Purgatório:
É uma mescla de sofrimento e gozo. São as duas faces do amor: amor purificador
e amor unitivo.
Inferno:
É a privação do Amor. Tortura total.
O
TRATADO insiste na expiação, no sofrimento: Porem, é sobretudo, um ato ao Amor
e à felicidade.
2. PERFEITA CONFORMIDADE DAS ALMAS SOFREDORAS COM A VONTADE DE DEUS
As
almas que estão no purgatório, segundo me parece compreender, não podem ter
nenhuma outra escolha a não ser de estar nesse lugar. Isto acontece pela
disposição de Deus. Não podem essas almas voltar-se sobre si mesmas, nem dizer:
"Eu cometi esses pecados, pelos quais mereço estar aqui". Nem pode
dizer: "Quisera não tê-los cometido, porque agora estaria no
paraíso". Nem sequer exclamar: "Esta alma sairá daqui antes de mim?,
ou, “sairei antes dela?".
Não
podem ter lembrança de si mesmas nem dos outros (de bem ou de mal) que possam
causar-lhe maior aflição da que já têm. Ao contrário, tem tal contentamento de
se encontrarem na disposição e do que Deus nelas realiza quanto quer e como
quer que não podem pensar em ter pena maior para si mesmas.
Vêm somente as operações da divina bondade que, com tanta misericórdia, conduzem o homem para Deus: Por isso, não podem ver nem os sofrimentos, nem os bens que possam acontecer ao homem como coisa dele. Se pudessem ver isto, não estariam em caridade pura. Não podem ver que estão nestas penas por seus pecados nem podem ter esta ideia na mente, porque isso seria uma imperfeição ativa, a qual não pode existir nesse lugar, porque atualmente não se pode ali pecar.
Vêm somente as operações da divina bondade que, com tanta misericórdia, conduzem o homem para Deus: Por isso, não podem ver nem os sofrimentos, nem os bens que possam acontecer ao homem como coisa dele. Se pudessem ver isto, não estariam em caridade pura. Não podem ver que estão nestas penas por seus pecados nem podem ter esta ideia na mente, porque isso seria uma imperfeição ativa, a qual não pode existir nesse lugar, porque atualmente não se pode ali pecar.
A
causa de estarem no purgatório, essas almas a vêm uma só vez, quando passam
desta vida. Já não podem vê-la mais, pois, caso contrário, haveria uma posse.
Portanto, estando essas almas em caridade e, não podendo desviar-se dela com
nenhum defeito atual, não podem querer nem desejar senão o puro querer da pura
caridade. Estando no fogo do purgatório, estão dentro da disposição divina, a
qual é caridade pura, e não podem desviar-se o mínimo em nenhuma outra coisa,
porque estão também igualmente impossibilitadas de pecar como de merecer.
3- O MAIOR SOFRIMENTO DAS ALMAS NO PURGATÓRIO É A SEPARAÇÃO DE DEUS.
Por
outro lado, aquelas almas sofrem um pena tão extrema que não há língua que a
possa expressar, nem inteligência que possa compreender sequer a mínima parte
dela, se Deus, por uma graça especial, não a mostrar. O mínimo desta pena,
Deus, por esta graça especial, a mostrou à minha alma; porém, não posso
expressá-la com minhas palavras. E esta visão que me mostrou o Senhor nunca
mais se apagou da minha mente. Eu lhes direi, da melhor forma possível, porém,
o compreenderão só aqueles a quem o Senhor se digne abrir-lhes o entendimento.
O
fundamento de todas as penas é o pecado original e o atual. Deus criou a alma
pura, simples e limpa de toda a mancha de pecado, e com certo impulso feliz
para Ele. O pecado original, na pessoa em quem ele se encontra, afasta a alma
deste impulso; ao acrescentar-se o pecado atual, a alma afasta-se ainda mais. E
quanto mais a alma se separa de Deus, tanto mais se torna má, porque menos se
assemelha a Deus.
Todas
as bondades que possam existir, existem por participação de Deus, o que
acontece às criaturas irracionais como Deus quer e ordenou. A alma racional
assemelha-se a Ele, mais ou menos, à medida que a encontre purificada do
impedimento do pecado.
Por
isso, quando uma alma se aproxima da sua primeira criação, pura e limpa, esse
impulso feliz se lhe vai descobrindo e crescendo tanto, com tal ímpeto e com
tal veemente fogo da caridade - o que o atrai ao seu último fim basta um que
lhe pareça uma coisa insuportável ser impedida; e quanto mais claramente a alma
vê isto, mais padece um sofrimento extremo.
4. DIFERENÇA ENTRE OS CONDENADOS E AS ALMAS DO PURGATÓRIO
Como
as almas que estão no purgatório, já não têm culpa de pecado, não há outro
impedimento, entre Deus e elas a não ser essa pena que as retêm. Assim, o
impulso não consegue ainda sua perfeição.
Ao
ver claramente quanto lhes custa o menor impedimento e que este impulso é lento
por necessidade de justiça, nasce, então, nelas aquele extremo fogo, parecido
ao do inferno, diferente, porém, por não existir a culpa nas almas sofredoras,
que é a culpa que perverte a vontade dos condenados ao inferno, aos quais Deus
não corresponde com Sua bondade. Por isso, os condenados permanecem naquela
desesperada e maligna vontade contrária à vontade de Deus.
Disto
se vê, claramente, que é a perversa vontade, contrária à vontade de Deus que
faz a culpa e que, perseverando na má vontade, persevera a culpa.
Por
haver passado desta vida com aquela má vontade, a culpa dos que estão no
inferno não está perdoada nem pode ser perdoada. Já não podem mudar a vontade
com a qual saiam desta vida.
Naquela
passagem se estabiliza a alma, no bem ou no mal, com a deliberação da vontade
em que então se encontra, conforme está escrito: “Onde te encontrarei na hora
da morte e com que vontade - de pecar ou de pesar e arrependimento dos pecados
- ali te julgarei”.
Para
este julgamento não há possibilidade de remissão, porque, após a morte, a
liberdade do livre arbítrio não sofre mudanças porque está determinada naquilo
em que se encontra no momento da hora da morte.
Os do inferno, por terem se encontrado, no momento da morte, com a vontade de pecar, levam consigo a culpa infinita e com ela a pena. Esta pena não é tanta como mereciam, embora a que têm seja infinita.
Os do inferno, por terem se encontrado, no momento da morte, com a vontade de pecar, levam consigo a culpa infinita e com ela a pena. Esta pena não é tanta como mereciam, embora a que têm seja infinita.
Os
do purgatório têm somente a pena, já que a culpa foi apagada na hora da morte,
por terem elas se arrependido de seus pecados.
Oh!
Que miséria das misérias a nossa e tanto maior quanto a cegueira humana nem
sequer a vê.
... Continua amanhã
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