1ª
Leitura (Os 10,1-3. 7-8. 12): Israel era uma vinha exuberante, que
produzia os seus frutos. Quanto mais abundantes eram os frutos, mais aumentavam
os altares. Quanto mais rica se tornava a sua terra, mais belos eram os
monumentos pagãos. O coração de Israel está dividido, mas agora eles têm de
pagar: o próprio Senhor derrubará os seus altares, destruirá os seus monumentos
pagãos. Então eles vão dizer: «Não temos rei, porque não tememos o Senhor; e
ainda que o tivéssemos, que poderia o rei fazer por nós?». Samaria desaparece
com o seu rei, como uma palha à tona da água. Serão destruídos os lugares altos
da idolatria, que eram o pecado de Israel; espinheiros e cardos crescerão sobre
os seus altares. E gritarão às montanhas: «Cobri-nos!» e às colinas: «Caí sobre
nós!». Semeai segundo a justiça e colhereis o fruto da misericórdia; arroteai
novas terras, porque já é tempo de procurar o Senhor, até que Ele venha
derramar sobre vós a chuva da justiça
Salmo
Responsorial: 104
R. Procurai sempre a face do Senhor.
Cantai salmos e hinos ao Senhor,
proclamai todas as suas maravilhas. Gloriai-vos no seu santo nome, exulte o
coração dos que procuram o Senhor.
Considerai o Senhor e o seu
poder, procurai sempre a sua face. Recordai as maravilhas que Ele operou, os
prodígios e os oráculos da sua boca.
Descendentes de Abraão, seu
servo, filhos de Jacob, seu eleito, Ele é o Senhor, o nosso Deus, e as suas
sentenças são lei em toda a terra.
Evangelho
(Mt 10,1-7): Naquele tempo, chamando os doze discípulos, Jesus deu-lhes
poder para expulsar os espíritos impuros e curar todo tipo de doença e de
enfermidade. Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado
Pedro, e depois André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João;
Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e
Tadeu; Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. Jesus
enviou esses doze, com as seguintes recomendações: «Não deveis ir aos territórios
dos pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! Ide, antes, às ovelhas
perdidas da casa de Israel! No vosso caminho, proclamai: O Reino dos Céus está
próximo».
Hoje, o Evangelho nos mostra
Jesus enviando os seus discípulos em missão: «Jesus enviou esses doze, com as
seguintes recomendações» (Mt 10,5). Os doze discípulos formaram então o Colégio
Apostólico, que significa missionário; a Igreja, que em sua peregrinação
terrena, é uma comunidade missionária, pois tem a sua origem no cumprimento da
missão do Filho e do Espírito Santo segundo os desígnios de Deus Pai. Do mesmo
modo que Pedro e os demais apóstolos constituem um só Colégio Apostólico por
instituição do Senhor, assim o Romano Pontífice, sucessor de Pedro, e os
Bispos, sucessores dos Apóstolos, formam um todo sobre o qual recai o dever de
anunciar o Evangelho por toda a terra.
Entre os discípulos enviados em
missão, encontramos aqueles aos quais Cristo conferiu um lugar destacado e uma
maior responsabilidade, como Pedro; e a outros como Tadeu, do qual quase não
temos notícias; afinal, os Evangelhos foram escritos para nos comunicar a Boa
Nova e não para satisfazer nossa curiosidade. Nós, por nossa parte, devemos
rezar por todos os bispos, pelos importantes e pelos menos conhecidos, e viver
em comunhão com eles: «Segui a todos os bispos, como Jesus Cristo seguiu ao
Pai, e ao Colégio dos Anciãos como aos Apóstolos» (Santo Inácio de Antioquia).
Jesus não buscou pessoas instruídas, mas simplesmente as disponíveis e capazes
de segui-lo até o fim. Isto me ensina que eu, como cristão, também devo
sentir-me responsável por uma parte da obra de salvação de Jesus. Afasto o mal?
Ajudo meus irmãos?
Como a obra está em seu começo,
Jesus logo estabelece uns limites: «Não deveis ir aos territórios dos pagãos,
nem entrar nas cidades dos samaritanos! Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa
de Israel! No vosso caminho, proclamai: O Reino dos Céus está próximo» (Mt
10,5-6). Hoje há de se fazer tudo o que se possa, com a certeza de que Deus
chamará a todos os pagãos e samaritanos em outra fase do trabalho missionário.
Pensamentos para o Evangelho
de hoje
«O vosso batismo deve permanecer como a vossa armadura, a fé como um capacete, a caridade como uma lança, a paciência como um arsenal de todas as armas» (Santo Inácio de Antioquia)
«Também nós somos enviados como
mensageiros e testemunhas da paz. Quanto o mundo precisa de nós como
mensageiros da paz!» (Francisco)
«Os discípulos de Cristo devem
conformar-se com Ele até que Ele Se forme neles (331), (…): configurados com
Ele, com Ele mortos e ressuscitados (…)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 562)
* No capítulo 10 do Evangelho
de Mateus começa o segundo grande discurso, o Sermão da Missão. Mateus
organizou o seu evangelho como uma nova edição da Lei de Deus ou como um novo
“pentateuco” com seus cinco livros. Por isso, o seu evangelho traz cinco
grandes discursos ou ensinamentos de Jesus, seguidos por partes narrativas, nas
quais ele descreve como Jesus praticava o que tinha ensinado nos discursos. Eis
o esquema:
Introdução: nascimento e preparação do Messias (Mt 1 a 4)
1. Sermão da Montanha: a porta de entrada no Reino (Mt 5 a 7)
Narrativa Mt 8 e 9
2. Sermão da Missão: como anunciar e irradiar o Reino (Mt 10)
Narrativa Mt 11 e 12
3. Sermão das Parábolas: o mistério do Reino presente na vida (Mt 13)
Narrativa Mt 14 a 17
4. Sermão da Comunidade: a nova maneira de conviver no Reino (Mt 18)
Narrativa 19 a 23
5. Sermão da vinda futura do Reino: a utopia que sustenta a esperança (Mt 24 e 25)
Conclusão: paixão, morte e ressurreição (Mt 26 a 28).
* O evangelho de hoje traz o início do Sermão da Missão, no qual se acentuam três assuntos: (1) o chamado dos discípulos (Mt 10,1); (2) a lista dos nomes dos doze apóstolos que vão ser os destinatários do sermão da missão (Mt 10,2-4); (3) o envio dos doze (Mt 10,5-7).
* Mateus 10,1: O chamado dos
doze discípulos. Mateus já tinha falado do chamado dos discípulos (Mt
4,18-22; 9,9). Aqui, no começo do Sermão da Missão, ele traz um resumo: “Então
Jesus chamou seus discípulos e deu-lhes poder para expulsar os espíritos maus,
e para curar qualquer tipo de doença e enfermidade”. A tarefa ou missão do
discípulo é seguir Jesus, o Mestre, formando comunidade com ele e realizando a
mesma missão de Jesus: expulsar os espíritos maus, curar qualquer tipo de
doença e enfermidade. No evangelho de Marcos, eles recebem a mesma dupla missão,
formulada com outras palavras: Jesus constituiu o grupo dos Doze, para que
ficassem com ele e para enviá-los a pregar, com autoridade para expulsar os
demônios” (Mc 3,14-15). 1) Estar com
ele, isto é, formar comunidade, na qual Jesus é o eixo. 2) Pregar e ter poder para expulsar demônio,
isto é, anunciar a Boa Nova e combater o poder do mal que estraga a vida do
povo e aliena as pessoas. Lucas diz que Jesus rezou a noite toda e, no dia
seguinte, chamou os discípulos. Rezou a Deus para saber a quem escolher (Lc
6,12-13).
* Mateus 10,2-4: A lista dos
nomes dos doze apóstolos. Grande parte destes nomes vem do Antigo
Testamento. Por exemplo, Simeão é o nome de um dos filhos do patriarca Jacó (Gn
29,33). Tiago é o mesmo que Jacó (Gn 25,26). Judas é o nome de outro filho de
Jacó (Gn 35,23). Mateus também tinha o nome de Levi (Mc 2,14), que é outro
filho de Jacó (Gn 35,23). Dos doze apóstolos sete têm nome que vem do tempo dos
patriarcas. Dois se chamam Simão; dois, Tiago; dois, Judas; um, Levi! Só tem um
com nome grego: Filipe. Isto revela o desejo do povo de refazer a história desde
o começo! Seria como hoje numa família bem brasileira, na qual todos os filhos
têm nomes do tempo dos índios Raoni, Ubiratan, Jussara, etc, e só têm nome
americano Washington. Vale a pena pensar nos nomes que hoje damos para os
filhos. Como eles, cada um de nós é chamado por Deus pelo nome.
* Mateus 10,5-7: O envio ou
missão dos doze apóstolos para as ovelhas perdidas de Israel. Depois de ter
enumerado os nomes dos doze, Jesus os envia com estas recomendações: "Não
tomem o caminho dos pagãos, e não entrem nas cidades dos samaritanos. Vão
primeiro às ovelhas perdidas da casa de Israel. Vão e anunciem: O Reino do Céu
está próximo”. Nesta única frase há uma tripla insistência em mostrar que a
preferência da missão é para com a casa de Israel: (1) Não tomar o caminho dos pagãos, (2) não
entrar nas cidades samaritanas, (3) ir primeiro para as ovelhas perdidas de Israel.
Aqui transparece uma resposta à dúvida dos primeiros cristãos em torno da
abertura para os pagãos. Paulo, que afirmava com tanta firmeza a abertura para
os pagãos, concorda em dizer que a Boa Nova trazida por Jesus devia ser
anunciada primeiro aos judeus e, depois, aos pagãos (Rom 9,1 a 11,36; cf. At
1,8; 11,3; 13,46; 15,1.5.23-29). Mais adiante, no mesmo evangelho de Mateus, na
conversa de Jesus com a mulher cananeia, acontecerá a abertura para os pagãos
(Mt 15,21-29).
* O envio dos apóstolos para todos os povos.
Depois da ressurreição de Jesus, há vários episódios do envio dos apóstolos não
só para os judeus, mas para todos os povos. Em Mateus: “Ide e fazei que todas
as nações se tornem discípulos,
batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a
observar tudo quanto vos ordenei. E eis que eu estarei com convosco todos os
dias até à consumação dos séculos” (Mt 28,19-20). Em Marcos: “Ide por todo
mundo, proclamai a Boa Nova a toda criatura. Aquele que crer e for batizado
será salvo; o que não crer será condenado” (Mc 15-16). Em Lucas: "Assim
está escrito: O Messias sofrerá e ressuscitará dos mortos no terceiro dia, e no
seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações,
começando por Jerusalém. E vocês são testemunhas disso. (Lc 24,46-48; At 1,8)
João resume tudo nesta frase: “Como Pai me enviou, eu envio vocês!” (Jo 20,21)
:
Para um confronto pessoal
1. Você já pensou no significado do seu nome? Já perguntou a seus pais por que motivo lhe deram o nome que você tem? Você gosta do seu nome?
2. Jesus chama os discípulos. O seu chamado tem uma dupla finalidade: formar comunidade e ir em missão. Como vivo esta dupla finalidade na minha vida?
R. Procurai sempre a face do Senhor.
Aleluia. Está próximo o reino
de Deus: arrependei-vos e acreditai no Evangelho. Aleluia.
«Ide e proclamai: O Reino dos
Céus está próximo»
Rev. D. Fernando PERALES i
Madueño (Terrassa, Barcelona, Espanha)
«O vosso batismo deve permanecer como a vossa armadura, a fé como um capacete, a caridade como uma lança, a paciência como um arsenal de todas as armas» (Santo Inácio de Antioquia)
Reflexões de Frei Carlos
Mesters, O.Carm.
Introdução: nascimento e preparação do Messias (Mt 1 a 4)
1. Sermão da Montanha: a porta de entrada no Reino (Mt 5 a 7)
Narrativa Mt 8 e 9
2. Sermão da Missão: como anunciar e irradiar o Reino (Mt 10)
Narrativa Mt 11 e 12
3. Sermão das Parábolas: o mistério do Reino presente na vida (Mt 13)
Narrativa Mt 14 a 17
4. Sermão da Comunidade: a nova maneira de conviver no Reino (Mt 18)
Narrativa 19 a 23
5. Sermão da vinda futura do Reino: a utopia que sustenta a esperança (Mt 24 e 25)
Conclusão: paixão, morte e ressurreição (Mt 26 a 28).
* O evangelho de hoje traz o início do Sermão da Missão, no qual se acentuam três assuntos: (1) o chamado dos discípulos (Mt 10,1); (2) a lista dos nomes dos doze apóstolos que vão ser os destinatários do sermão da missão (Mt 10,2-4); (3) o envio dos doze (Mt 10,5-7).
1. Você já pensou no significado do seu nome? Já perguntou a seus pais por que motivo lhe deram o nome que você tem? Você gosta do seu nome?
2. Jesus chama os discípulos. O seu chamado tem uma dupla finalidade: formar comunidade e ir em missão. Como vivo esta dupla finalidade na minha vida?
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